Autor Tópico: Sigma: vamos continuar a desenvolver lentes exclusivas  (Lida 1865 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 31 de Maio de 2021, 01:36:53
    Eu nao tinha essa informacao, realmente cria insatisfacao com o cliente, embora nem todos tenham lentes af p.
Por outro lado eu nao sei muito bem se e correto ou nao, que outra empresa pague para ter acesso. Para o consumidor, e melhor quando empresas possuem algum acordo. O fato e que as lentes 1.8 vieram depois disso com mais forca, hoje as lentes 1.8 da linha z ..s ( sei la  :assobi:) me parecem bem mais competitivas.
Mas voltando a falar da Sigma, essas lentes merecem adaptadores para que nao virem sucata. Foram muito ousados e felizes na proposta. ( O modo que eu falo e meio serio, pareco pretencioso, arrogante, mas e pura falta de habilidade mesmo,  abraco. )

Não é só com lentes AF-P, não. Isso acontece desde a época da D90.

Sobre pagar pra ter acesso, também não existe. A Nikon não licencia tecnologia pra outros fabricantes. Podemos ver se essa estratégia está dando certo pelo sucesso dos fabricantes que liberaram acesso aos protocolos: Canon e Sony.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 31 de Maio de 2021, 23:54:07
Não é só com lentes AF-P, não. Isso acontece desde a época da D90.

Sobre pagar pra ter acesso, também não existe. A Nikon não licencia tecnologia pra outros fabricantes. Podemos ver se essa estratégia está dando certo pelo sucesso dos fabricantes que liberaram acesso aos protocolos: Canon e Sony.

Eu tive a D90, câmera antigona, mas bem competente pra fotografia. Só não entendi realmente o lance que a Nikon fazia nas DSLRs, ela criava lentes incompatíveis com sua própria linha de câmeras, uma coisa realmente sem sentido prático. Ex: comprar a 18-55 AFP e descobrir que ela não roda em sua câmera D90, por exemplo.

Sobre as licenças de fabricantes terceiros, a Canon e Nikon não liberaram seus protocolos de foco para empresas terceiras, até onde eu saiba. Parece que a Fuji seguiu o mesmo caminho, tanto que a Sigma até hoje nunca mostrou interesse em produzir lentes para a Fuji.

A Sony é a única fabricante que liberou os protocolos de foco para qualquer fabricante produzir lentes. A Sony não fez isso porque ela é "bonzinha" e sim porque estava perdendo , no começo da linha EMount, a venda de lentes da própria Sony para outros que estavam usando lentes da Canon e da Nikon com adaptadores que, foram evoluindo o sistema de autofoco. A Sony liberou os protocolos, desde que as fabricantes façam sigilo sobre os mesmos.

Isso significa , na prática, que fabricantes como Tokina, Rokinon, Youngnuo, Sigma, Tamron, etc entre outras criem lentes para o sistema da Sony cuja velocidade e precisão de foco é igual às lentes originais da Sony, pois eles estão usando o mesmo sistema de foco da fabricante, que é licenciado e autorizado pela própria Sony.

Diferente na Canon e Nikon, o sistema funciona por engenharia reversa, onde a fabricante da lente precisa decodificar a programação do autofoco da câmera e produzir uma lente com capacidade de focalização automática para aquela marca. Isso ocorre sem a permissão oficial de Canon, Nikon, Fuji, etc. Por isso o foco dessas lentes geralmente sempre será mais lento e/ou menos preciso do que uma lente original da própria fabricante.

Todavia, isso ocorre com mais frequências nas DSLR. Como nas Mirrorless, o sistema de foco é feito junto do sensor de imagem, a precisão do foco aumenta incrivelmente e lentes nao autorizadas oficialmente pela fabricante da câmera, tendem a focar de maneira mais lenta, porém bem precisa. Já nas DSLR o problema é mais grave, pois podem ocorrer diversas inconsistências de foco, dependendo da câmera, da lente e da marca.