Autor Tópico: Canon fecha fábrica no Brasil.  (Lida 4096 vezes)

Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2021, 18:39:12
Estranho, não achei nada a respeito no Google ou na aba de notícias no site da própria Canon. :ponder:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2021, 18:53:52
Eu apostaria que vai...

A Canon tem outras divisões fora cinema e fotografia; só faz sentido fecharem se estiver dando prejuízo, mas não parece ser o caso. Aliás, a Canon é a empresa de câmeras que tem a melhor representação por aqui já que Sony e Nikon deixaram o barco.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2021, 20:04:30
Pior que ano que vem temos dois candidatos da maçonaria militar: Lula , ex-espião da ditadura militar e um completo tosco, e Bozo , um sujeito completamente desequilibrado.  Mas a questão é que será que se entrar algum outro vai mudar algo?

É só votar 17 de novo... Vá que agora dá certo. :-)
Aí a Canon não vai embora e capaz que até a Nikon volte...
« Última modificação: 02 de Junho de 2021, 20:06:30 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 02 de Junho de 2021, 21:34:10
É só votar 17 de novo... Vá que agora dá certo. :-)
Aí a Canon não vai embora e capaz que até a Nikon volte...
Ele tá sem partido  :hysterical:
Não vai ser 17


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 03 de Junho de 2021, 00:50:06
Ele tá sem partido  :hysterical:
Não vai ser 17

Tem que ser partido 666.  >:(


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 03 de Junho de 2021, 01:04:03
É só votar 17 de novo... Vá que agora dá certo. :-)
Aí a Canon não vai embora e capaz que até a Nikon volte...

Nem 17, nem 13. Rapaz, tá osso o negócio kkkkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 03 de Junho de 2021, 01:04:46
Tem que ser partido 666.  >:(

Nem precisa, 13(Mula) e 17(Bozolino) já dá duas bestas quadradas kkkkk


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #22 Online: 03 de Junho de 2021, 16:40:28
Eu apostaria que vai...

A Canon  iniciou as operações no Brasil em 1974: 

"...Desde 1974 no país, a CANON do Brasil atua no fornecimento de equipamentos e soluções de tecnologia de imagem, visando atender o público nacional com competência e know-how de uma marca líder mundial no segmento em que atua.

A CANON do Brasil atualmente é responsável pela distribuição de equipamentos e soluções na linha de impressão, controle e gerenciamento de documentos, com equipes especializadas para atendimento de pequenas, médias e grandes empresas e Revendedores autorizados espalhados por todo o território nacional
..."

Fonte: https://www.canon.com.br/a-canon/canon-no-brasil

Ao contrário do que alguns acreditam, a Canon  não fabrica / vende somente equipamento fotográfico.  A empresa anunciou em 2012 a fabricação de equipamentos fotográficos - da linha de entrada - em uma planta de produção localizada na cidade de Manaus (AM):

Fonte: https://global.canon/en/news/2012/jun11e.html

Pelo que pude acompanhar, a decisão de encerrar as atividades da planta de Manaus veio do Japão:

"...Informamos que o fechamento da fábrica [em Manaus] não afetará nenhum serviço ou estratégias de venda da multinacional. É uma decisão tomada pela Canon Japão que respondia pela fábrica”, diz um trecho da nota enviada ao Tecnoblog.

Em 2012, a multinacional japonesa inaugurou sua fábrica na Zona Franca de Manaus como uma nova e decisiva etapa para aumentar as vendas de câmeras e acessórios em mercados emergentes – o Brasil era o quarto maior mercado da Canon no mundo, atrás de EUA, China e Japão. Foi algo inédito: a primeira linha de produção da empresa fora da Ásia.

A abertura da fábrica custou à Canon 110 milhões de ienes (na época, o equivalente à R$ 2,78 milhões). A unidade tinha 1,8 mil metros quadrados e inaugurou com 60 funcionários. A empresa ainda precisou abrir uma filial para dar apoio ao lançamento no Brasil: a Canon Indústria de Manaus Ltda., com capital de giro de 210 milhões de ienes (cerca de R$ 5,32 milhões)
..."

Fonte: https://tecnoblog.net/447873/canon-fecha-fabrica-brasileira-de-cameras-na-zona-franca-de-manaus/

Ok!  Voltando ao segmento fotográfico; para quem só fotografa com EOS 1D X Mk III; 5D Mk IV; R5; R6 e comprará a futura R3 assim que for lançada e que também não usa objetivas que não sejam "L" Series, faz alguma diferença a Canon  ter (ou não) uma fábrica em Manaus?   

Os EUA, salvo engano, ainda são o maior mercado da Canon  para equipamentos fotográficos. Até onde me lembro, a empresa nunca fabricou câmeras ou lentes por lá.

Ter (ou não) uma fábrica de equipamentos fotográficos de entrada aqui não altera em nada a situação do país, na prática. E, o preço dos equipamentos fotográficos no Brasil é determinado pelos fatores abaixo relacionados:

 a) Política cambial;
 b) Política tributária, e
 c) Relação entre oferta e demanda
  (esta afeta ainda mais o mercado de equipamentos usados...)

Entendo que o Brasil deveria ter uma indústria pesada de ponta, que entrega bens de produção (não bens de consumo) e outros produtos de alto valor agregado! Ex: Indústria naval; ferroviária (material rodante - locomotivas, vagões etc.); siderúrgica; de semicondutores; aeroespacial (a Embraer nos representa bem mas ela sozinha não consegue cobrir todos os segmentos; precisaríamos de outras atuando neste setor para termos uma indústria competitiva, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos, na Europa e, mais recente, na China), etc. etc.. Todos os países realmente desenvolvidos possuem indústria pesada forte.  O Japão industrializou-se na segunda metade do séc. XIX; somente após a II Guerra é que desenvolveu uma indústria voltada a bens de consumo porém, a sua indústria naval, apenas para citar um exemplo, ainda é uma das maiores do mundo, juntamente com a da Coréia do Sul e a da China. Estes dois últimos países desenvolveram suas indústrias pesadas décadas antes de partirem para o desenvolvimento e fabricação de bens de consumo.

Voltando (novamente) ao "mercado fotográfico", ter ou não uma fábrica de câmeras ou lentes no país é, ao meu ver, irrelevante.  O que realmente importa é a existência políticas cambial e tributária que favoreçam a importação dos equipamentos e insumos necessários para que se desenvolva aqui uma "indústria" de prestação de serviços.  Pois o fotógrafo profissional é basicamente um prestador de serviços fotográficos; a maioria está sempre fotografando para alguém (eventos, moda, produtos etc.)!  A exceção é quando ele fotografa exclusivamente com o propósito de vender o produto de seu trabalho (imagens), seja diretamente para o público, seja para "bancos de imagem", veículos de imprensa, etc.

É o meu entendimento sobre o assunto. Não apostaria na saída da Canon do país. Sair do Brasil, significa aqui, deixar de atuar nos segmentos em que ela atua desde 1974:

https://www.canon.com.br/produtos/para-sua-empresa/sistemas-de-producao-grafica;

https://www.canon.com.br/produtos/para-sua-empresa/grandes-formatos-impressoras-e-multifuncionais;

https://www.canon.com.br/produtos/para-sua-empresa/outsourcing;

https://www.canon.com.br/produtos/para-sua-empresa/gestao-documental-para-o-setor-de-saude.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 03 de Junho de 2021, 17:46:41
Fabio excelente explicação e concordo. Pra falar a verdade, o Brasil nunca teve um Estadista de verdade que enxergasse o Brasil de forma integral; e isso dificulta muito que o Brasil tenha e seja um país industrializado com bens de produção.

Sobre a Canon , eu acredito que ela fique no Brasil sim, a médio prazo. Se ela está tendo lucros mesmo com dólar a 5 reais, imagine se o dólar voltar a pelo menos 3,50 . Mas uma coisa te digo, este país não é um país para amadores, literalmente falando.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 03 de Junho de 2021, 19:57:15
Eu acho irrelevante também.
Maioria das câmeras e lentes que comprei novas foram do Paraguai.

Mas também acho irrelevante o fato da canon atuar aqui de 1974.

A Ford tinha 100 anos aqui...

Entre no site da Canon e me diga quantas câmeras que não são feitas em Manaus estão a venda lá.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 03 de Junho de 2021, 20:13:47
Eu acho irrelevante também.
Maioria das câmeras e lentes que comprei novas foram do Paraguai.

Mas também acho irrelevante o fato da canon atuar aqui de 1974.

A Ford tinha 100 anos aqui...

Entre no site da Canon e me diga quantas câmeras que não são feitas em Manaus estão a venda lá.

Este é o ponto que quase nunca é discutido; a industrialização do Brasil se focou em alimentação e indústria de veículos. Tirando essas duas, qual grande pólo industrial o país tem? Quais são as inovações tecnológicas próprias (fora desses dois setores) feitas com pesquisa particular ou governamental? A resposta é quase nenhuma ou muito pouco.

Tirando raros setores como, por exemplo, o de vacinas, agropecuária , veículos, quase nada é produzido legitimamente no Brasil. Essa é a questão falta visão de longo prazo. Sobre a Canon estar no Brasil desde 1974 eu acho importante sim; não pelo tempo, mas porque facilita muito em alguns casos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 04 de Junho de 2021, 19:06:39
Se ele for eleito o dolar cai... O problema é que se elegerem o vermelho, o dolar vai a 5 !!!



Sim, ele foi eleito.. mas se deixarem ele tomar posse, o dolar cai. Vai por mim. Ele é o #CabdidatoDoMercado


Calma...tem que aguatdar as reformas... depois da reforma da previdência o dolar cai...

vcs precisam ler mais a Veja  :assobi:

 :clap: :clap:

Muita gente coloca os dois potenciais favoritos nas próxias eleições como se tivessem o mesmo peso. Nã têm. Um deles fez um governo tão bom quanto possível (sim, teve corrupção, mas tanto quanto sempre houve. Mas muito foi potencializado pela imprensa). O outro é um golpista, fascista e incompetente. Não é "uma escolha difícil". Creio que no primeiro turno, deve-se votar na convicção. Mas no segundo turno, vai ser votar contra a barbárie.

Isso tudo se tiver mesmo eleição ano que vem.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Junho de 2021, 07:11:45
:clap: :clap:

Muita gente coloca os dois potenciais favoritos nas próxias eleições como se tivessem o mesmo peso. Nã têm. Um deles fez um governo tão bom quanto possível (sim, teve corrupção, mas tanto quanto sempre houve. Mas muito foi potencializado pela imprensa). O outro é um golpista, fascista e incompetente. Não é "uma escolha difícil". Creio que no primeiro turno, deve-se votar na convicção. Mas no segundo turno, vai ser votar contra a barbárie.

Isso tudo se tiver mesmo eleição ano que vem.

É, concordo. Tenho saudades de governantes que governavam, bem ou mal. O que esse atual faz, não dá nem pra descrever. Não acho que seja uma escolha nem um pouco difícil, também.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 05 de Junho de 2021, 17:51:10
:clap: :clap:

Muita gente coloca os dois potenciais favoritos nas próxias eleições como se tivessem o mesmo peso. Nã têm. Um deles fez um governo tão bom quanto possível (sim, teve corrupção, mas tanto quanto sempre houve. Mas muito foi potencializado pela imprensa). O outro é um golpista, fascista e incompetente. Não é "uma escolha difícil". Creio que no primeiro turno, deve-se votar na convicção. Mas no segundo turno, vai ser votar contra a barbárie.

Isso tudo se tiver mesmo eleição ano que vem.

Pra mim os dois são incompetentes. O único presidente que realmente fez alguns avanços no Brasil, por incrível que pareça e eu não gosto dele, é FHC. O restante nem preciso comentar; o atual é ridículo e o vermelho idem. São duas opções totalmente inviáveis, mas o povo brasileiro ama ser feito de trouxa, literalmente, basta a imprensa elogiar ou criticar. Essa tática sempre deu certo, como acham que Getúlio Vargas conseguiu ficar tanto tempo no poder? E olha que ele misturava características dos dois incompetentes, o Bozo e o Cachaceiro.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #29 Online: 05 de Junho de 2021, 18:08:00
:clap: :clap:

Muita gente coloca os dois potenciais favoritos nas próxias eleições como se tivessem o mesmo peso. Nã têm. Um deles fez um governo tão bom quanto possível (sim, teve corrupção, mas tanto quanto sempre houve. Mas muito foi potencializado pela imprensa). O outro é um golpista, fascista e incompetente. Não é "uma escolha difícil". Creio que no primeiro turno, deve-se votar na convicção. Mas no segundo turno, vai ser votar contra a barbárie.

Isso tudo se tiver mesmo eleição ano que vem.

Concordo totalmente, Felipe. Entre essa tragédia atual e qualquer outro governo (qualquer outro) não existe a menor possibilidade de comparação. Serão décadas de atraso econômico, social e moral. Tudo bem que o Brasil nunca foi um paraíso. Desde os tempos da independência (e antes) que o povo vive, em resumo, na merda. Mas agora a gente tá na merda e sendo morto. Sendo morto e os caras tirando sarro da cara de todo mundo. Então eu quero primeiro voltar pra merda. Depois a gente tenta sair, mas tem de haver democracia pra isso, tem de ter eleições, liberdade de imprensa, etc. E pode apostar: esse doido ainda vai querer aprontar quando perder as eleições. Ele sabe que vai perder e já começou com aquelas desculpinha de voto impresso que é justamente pra dizer "olhai ai, falei que se não fosse impressa era fraude" etc.

Mas enfim, por isso votarei em qualquer um pra tirar esse neofascista genocida. Qualquer um, Lula, Dória, Luciano Huck, Ciro, ET & Rodolpho, Jô Jô Todinho, Anitta, qualquer um. Jamais anularia ou votaria em branco, dando qualquer chance desse louco se reeleger.

Sobre o tema do tópico: o Armando Vernaglia publicou hoje um vídeo falando sobre o fechamento da fábrica da Canon. Eu ainda não assisti, mas vou ver. Além de gostar das informações dele, ele trabalha com o pessoal da Canon Brasil. Deve ter infos legais sobre o encerramento da fábrica.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro