Autor Tópico: O papo é política!  (Lida 16342 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 08 de Junho de 2021, 09:55:05
O país precisa de um reboot total na política.
Concordo 100%. Mas como fazemos isso se os guardiões se guardam?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 08 de Junho de 2021, 10:14:18
Concordo 100%. Mas como fazemos isso se os guardiões se guardam?

Um grande ativo de um país é a estabilidade. Sem isso, empresas vêem riscos em entrar no país, e saem quando a estabilidade diminui ( :ponder: ). A estabilidade que temos vem da constituição de1988 e suas cláusulas pétreas, que vetam várias propostas, necessárias ou não. Pra dar um reboot, precisaríamos de uma nova constituição. Seria tudo o que este governo quer, e tenho certeza de que faria um reboot no país. Só que um reboot pra um sistema operacional lá do século 15: volta à escravatura, capitanias hereditárias e massacre de índios pra explorar pau-brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 08 de Junho de 2021, 10:18:05
Dar 600 reais pra sustentar uma família de 5 pessoas quebra o Brasil, auxílio-paletó de 45000 pra um político que já ganha 30000 por mês, não. Dinheiro tem. Falta é alguém que consiga redirecionar pra onde precisa.

O auxílio paletó tem problemas por atrair quem se interessa mais em dinheiro que eu ajudar o país, isso é verdade. E, claro, esse dinheiro seria melhor usado em benefício da população. Mas o valor não é realmente tão alto que faça diferença no orçamento. O problema não é haver auxílio paletó, e que este valor seja de país rico, embora estejamos em país pobre.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #18 Online: 08 de Junho de 2021, 10:23:43
Um grande ativo de um país é a estabilidade. Sem isso, empresas vêem riscos em entrar no país, e saem quando a estabilidade diminui ( :ponder: ). A estabilidade que temos vem da constituição de1988 e suas cláusulas pétreas, que vetam várias propostas, necessárias ou não. Pra dar um reboot, precisaríamos de uma nova constituição. Seria tudo o que este governo quer, e tenho certeza de que faria um reboot no país. Só que um reboot pra um sistema operacional lá do século 15: volta à escravatura, capitanias hereditárias e massacre de índios pra explorar pau-brasil.
Pois é. Estamos em um momento muito crítico. Sob risco de nossa sociedade democrática ir pro beleléu. Novamente.
O fato de tantos militares DA ATIVA estarem trabalhando no governo é um grande exemplo disso.
Não sei se procede, mas ouvi o número de 20000 militares ocuparem cargos no atual governo.
Historicamente, desde a ditadura, não temos envolvimento de militares na política. Isso como consenso dos próprios militares. Pois não há lei que impeça.
Mas chagamos ao absurdo de termos um DEPUTADO PASTOR SARGENTO. Temos um presidente sem partido que dá discurso em quartel e leva um general da ativa pra discurso político.
Associação extremamente perigosa.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2021, 10:28:09
Ótimo!

Quanto a legalizar as drogas, do meu ponto de vista isso é necessário (liberar todas mesmo).

Entendo que isso não resolveria os problemas de consumo (e dependência), e nem os problemas da criminalidade. Mas resolveria muita coisa, como por exemplo um encarceramento excessivo.

O tráfico depende muito mais do dinheiro do que das drogas - estas são apenas um meio de conseguir lucrar. Ou seja, se não lucrarem com drogas, procurarão outra forma.

Sobre taxar igrejas, eu já sou mais radical nesse ponto.

Em um mundo ideal, eu acho que o mais correto seria proibir religião (eu sou cristão, evangélico). Mas como isso não é viável, o correto seria taxar as religiões com a mesma lógica de se taxar tabaco, álcool e outras drogas - carga tributária alta e muita regulação (exemplo: limite de número de membros).

Outra coisa é reformular as forças armadas e a polícia. Isso é uma necessidade pra ontem.

Por fim, é necessário regular a imprensa (e isso inclui as redes sociais), pra coibir abusos e oligo/monopólios.

A coisa da renda básica demorou também... e devia ser muito maior, no mínimo uns 2000 reais por mês. Isso daria um impuslo absurdo na economia, até eu ia querer abrir um comércio. Além de acabar com a criminalidade (pelo menos esses crimes como latrocínio, assaltos... ou seja, a polícia poderia se preocupar em dar segurança de fato).

Mas olha que coisa...

Todos aqui conseguimos chegar a consensos de que essas coisas é que importam de fato, e cadê algum possível candidato defendendo de fato essas coisas?

E além disso, que possa colocar isso em prática de maneira crível?

Bolsonaro, Lula, Ciro, Huck... e mais além: os deputados e senadores, quem desse povo todo teria condições de levar esse "progresso" adiante?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 08 de Junho de 2021, 10:30:27


O problema não é haver auxílio paletó...

São 37 milhões por ano.
Dividindo por R$ 300 por mês
Sustentaria mais de 10.000 famílias durante o ano todo.
Isso só os auxílios extras. Não estamos entrando no mérito de verbas de gabinete e demais verbas sem sentido que os deputados recebem.
Pra mim é um problema existir um auxílio-paletó num país que está (segundo o presidente) quebrado e precisando reformar a previdência do jeito que fez.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Junho de 2021, 10:39:39
Nenhum deles. No final acabam sendo a mesma coisa de sempre, todos defendem interesses particulares.
O país precisa de um reboot total na política.
Aí que tá.
Ninguém que é limpo quer se sujar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 08 de Junho de 2021, 10:54:49
Bom ponto.

- Fim das renúncias fiscais a grandes empresas: Renúncia fiscal não fez a Ford nem a Canon ficarem no Brasil. E contribuem na direção de aumentar o défict fiscal. Acho "engraçado" o pessoal que se diz de direita, de livre mercado achar que tá tudo bem com benefício fiscal destas empresas. Quem vai ser contra: grandes empresários.

Assunto interessante, você que mora nos EUA vai poder me confirmar uma coisa.
Os carros elétricos aí tem incentivo fiscal, mas até onde entendi você paga o preço cheio do carro e depois o governo te manda um cheque no valor do imposto pago, confere?

Se isso for verdade, me parece ser um ótimo modelo para o empresário não garfar o incentivo como lucro.

*Nem acredito que uma nação que mandou o homem para a lua ainda trabalha com cheque em 2021:hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 08 de Junho de 2021, 11:03:33
Assunto interessante, você que mora nos EUA vai poder me confirmar uma coisa.
Os carros elétricos aí tem incentivo fiscal, mas até onde entendi você paga o preço cheio do carro e depois o governo te manda um cheque no valor do imposto pago, confere?

Se isso for verdade, me parece ser um ótimo modelo para o empresário não garfar o incentivo como lucro.

*Nem acredito que uma nação que mandou o homem para a lua ainda trabalha com cheque em 2021:hysterical:
Acho que é por aí mesmo... mesmo coisa para painéis solares mas para mim não ficou claro se esse "cheque/desconto" do governo só vem se você não for restituir nada.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #24 Online: 08 de Junho de 2021, 11:05:23


*Nem acredito que uma nação que mandou o homem para a lua ainda trabalha com cheque em 2021:hysterical:
Não esqueça que eles ainda usam voto "impresso" e por correio.



Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 08 de Junho de 2021, 11:10:24
Esse tópico vai que vai..... espero ter conversas civilizadas. Como já disseram, falar de política, discustir política e ser político é parte do nosso dia a dia. Toda vez que negociamos alguma coisa, discutimos um assunto em casa como a estratégia de educação dos filhos, o que fazer na casa, etc.... tudo isso é POLÍTICA.

Mas acabou-se criando uma imagem horrível de que falar de política é justamente defender um político/candidato X ou Y, defender sistema de democracia A ou B, ser de esquerda ou ser de direita. Essa polarização é péssima para todo mundo.

Eu fico espantado de ver pessoas próximas de mim caindo nessa lavagem cerebral dos dois lados mas principalmente para o lado bolsonarista. Até parece coisa de novela ou ficção.

Eu já votei no Lula em 2002 mas me senti traído mais pra frente. Amadureci um pouco e decidi voltar para a tal "direita" mas eu me identifico mais como Social Democrata. Depois lá nas indas e vindas de 2018 e 2019 eu me considerei que deveria ser de Direita, Conservador e Liberal. Depois de tudo que vi acontecer no Brasil e nos EUA, percebi que tenho de voltar a ser daquele centro com misto de políticas dos dois lados. O grande problema é que você não pode criticar os destros ou canhotos que você acaba sendo trucidado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 08 de Junho de 2021, 11:16:14
Sobre as eleições e possibilidades para ano que vem:

Continuar com o Bolsonaro é a pior coisa que pode acontecer no nosso país. Simplesmente ele foi o maior estelionatário eleitoral que já conheci. Apoiei e torci para ele ganhar no segundo turno e, até metade de 2019 ainda achava que tinha jeito (mesmo dando as mancadas dele). Mas aí quando começou a proteger o filho, fazer cagada no Itamaraty, etc. etc. não teve mais defesa. Falar de pandemia então, nem vale a pena. Está na cara como ele só fez coisa errada e agora quer sair por cima como o cara as vacinas. Vai TNC!!!

Escolher o Lula também não vai trazer grandes coisas pois não haverá uma renovação e todo o esquema de roubalheira vai continuar ou se aprimorar para não serem pegos novamente mas, diante do Bolsonaro, não tem como não votar no Lula (coisa que eu nunca achei que fosse falar).

O que o Brasil precisa é de uma terceira via. Algo como os EUA está passando agora. Alguém mais do centro (não quis dizer do Centrão sangue suga mas sim alguém no centro do espectro político) para poder pacificar e achar um senso comum que seriam reformas sem pensar na reeleição. O maldito do Bolsonaro já pensa em reeleição desde do seu primeiro semestre na presidência. Isso é asqueroso.
O Brasil tem bons quadros políicos nesse meião do espectro político e acho que agora caras como Amoedo, Ciro, Mandetta entre outros deveriam se reunir e fazer uma única candidatura. Dória teria mais chance se não tivesse exagerado no seu marketing diário e nas bolas fora que deu.
Acho a história do Danilo Gentilli muito forçação de barra. Gosto dele, não tenho nada contra mas o Brasil precisa de uma raposa mais velha com experiência no Executivo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 08 de Junho de 2021, 11:31:24
Eu sou progressista, votei e votaria novamente em Ciro.
Mas ele não tem chance com Lula numa eleição.
Sem o PT, ele teria que ter o PSB, PC do B e ainda algum partido depois da centro direita, como DEM ou PSDB.
Missão impossível pra ele.

Terceira via é uma farsa.
Não se faz um candidato a presidente assim.
A negação da politica foi uma terceira via e resultamos em Bolsonaro.

O que precisamos é de uma direita votável, que venha para eleição apresentando um projeto e não a negação e demonização de outra corrente de pensamento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 08 de Junho de 2021, 11:40:57
Escolher o Lula também não vai trazer grandes coisas pois não haverá uma renovação e todo o esquema de roubalheira vai continuar ou se aprimorar para não serem pegos novamente mas, diante do Bolsonaro, não tem como não votar no Lula (coisa que eu nunca achei que fosse falar).
[...]
Acho a história do Danilo Gentilli muito forçação de barra. Gosto dele, não tenho nada contra mas o Brasil precisa de uma raposa mais velha com experiência no Executivo.

Peço licença pra polemizar um pouco aqui.

Roubalheira sempre houve. Quem diz que não houve na época do FHC não quer ver a realidade. Teve, e foi muita. A gente fica irritado, fica triste, mas isso, se mudar, vai ser em muito tempo, e não vai haver um salvador da pátria.

Dito isso, há que se discutir o que se faz com o dinheiro desviado. Se pouco dinheiro traz progresso e satisfação, menos mal. O problema é que agora é muito dinheiro indo pra corrupção, e não há nada bom sendo feito. Quando se compara tratoraço com mensalão, os valores eram muito menores (mesmo corrigindo pela inflação). O despreparo do atual presidente é tão grande que o preço pra mantê-lo lá é muito alto. E quem paga esse preço somos nós.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 08 de Junho de 2021, 11:47:51
Agora fazendo um terceiro bloco falando sobre as reformas.
Do ponto de vista de impacto na sociedade essa não é a mais importante mas para mim deveria ser a primeira reforma que é a política.
Deveria acabar com o câncer da reeleição e mudar para 5 anos de mandato. O câmara de vereadores e deputados deveria ser voto distrital, não tem nenhum problema em manter o número de deputados atual desde que se enxugue a estrutura legistaltiva, partidos deveriam ser consolidados e não pulveriados e não deveria haver dono da legenda, possibilidade de candidatura independente, fortalecer a lei da ficha limpa e por último, manter o financiamento público de campanha mas reduzindo dramaticamente o seu valor já que com voto distrital e internet os custos são bem menores.

Depois viria a reforma admnistrativa enxugando a máquina pública principalmente nos altos escalões dos 3 poderes.

A terceira reforma seria a Tributária simplificando para poucos impostos e tendo foco na renda e não no consmo.

A quarta reforma deveria ser a do sistema educacional brasileiro.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales