Autor Tópico: Como é o fluxo de trabalho de um fotógrafo oficial de F1  (Lida 3687 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 10 de Junho de 2021, 20:55:09
Achei super legal as dicas de workflow dele. Além disso é interessante ver outras dicas e estilos de fotografia dele.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2021, 22:11:16
Achei super legal as dicas de workflow dele. Além disso é interessante ver outras dicas e estilos de fotografia dele.

Muito bom de ver.
Morri de inveja — é o trabalho que eu queria ter.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2021, 00:03:15
Muito bom de ver.
Morri de inveja — é o trabalho que eu queria ter.

Sent from my motorola one using Tapatalk
Bem legal né...

Mais legal é um outro que assisti semana passada que o cara é fotógrafo da Aeronáutica dos EUA. Ele só fotografa os shows e eventos aéreos dos F22.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2021, 05:47:56
Bem legal né...

Mais legal é um outro que assisti semana passada que o cara é fotógrafo da Aeronáutica dos EUA. Ele só fotografa os shows e eventos aéreos dos F22.
Coloquei este vídeo no watch later... Agora que você falou, vou lá ver!

Sent from my motorola one using Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2021, 23:07:11
Ótimo vídeo com dicas e recomendações realmente relevantes. Isso é algo que pode ser útil para novos fotógrafos, bem como para os experientes. Obrigado por compartilhar  :worship:
Bem legal né!?
Acho que o mais legal dessa profissão que ele tem é o glamour de viagens. Uma hora deve encher o saco mas com o calendário da F1 se expandindo cada vez mais, fica bem interessante e intenso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2021, 10:01:49
Bem legal né!?
Acho que o mais legal dessa profissão que ele tem é o glamour de viagens. Uma hora deve encher o saco mas com o calendário da F1 se expandindo cada vez mais, fica bem interessante e intenso.
Viajar a trabalho é bom e ruim ao mesmo tempo. Antes da pandemia cheguei a fazer mais de 8 cidades (16 voos) em menos de um mês. É bom porque você vai para outro lugar, ganha milhas, conhece hotel, etc. É ruim porque aeroporto é chato demais, tem sempre o transfer (que às vezes demora - já peguei mais de 1h de transfer porque o aeroporto era longe da cidade do trabalho), fica longe de casa e apesar do "glamour" tem muito trabalho e pouco descanso.
Vou contar uma das situações para ilustrar. Era a última etapa da Fórmula Truck, em Brasília. A corrida começa sempre entre 14-15h mas tem evento desde cedo no autódromo. Saí de SP no primeiro voo para Brasília (acho que era 5:30h da manhã), cheguei e fui direto para o autódromo. A corrida/pódio terminou lá pelas 17:30h. Fui do autódromo para o hotel fazer check-in, backup e upload das fotos, tomar um banho e 19h já estava no evento de encerramento do campeonato, que foi até 2h da manhã. Voltei para o hotel, banho, backup e 3h depois já estava de pé para pegar o transfer para o aeroporto. É puxado, mas quem gosta se diverte!
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2021, 12:01:42
Viajar a trabalho é bom e ruim ao mesmo tempo. Antes da pandemia cheguei a fazer mais de 8 cidades (16 voos) em menos de um mês. É bom porque você vai para outro lugar, ganha milhas, conhece hotel, etc. É ruim porque aeroporto é chato demais, tem sempre o transfer (que às vezes demora - já peguei mais de 1h de transfer porque o aeroporto era longe da cidade do trabalho), fica longe de casa e apesar do "glamour" tem muito trabalho e pouco descanso.
Vou contar uma das situações para ilustrar. Era a última etapa da Fórmula Truck, em Brasília. A corrida começa sempre entre 14-15h mas tem evento desde cedo no autódromo. Saí de SP no primeiro voo para Brasília (acho que era 5:30h da manhã), cheguei e fui direto para o autódromo. A corrida/pódio terminou lá pelas 17:30h. Fui do autódromo para o hotel fazer check-in, backup e upload das fotos, tomar um banho e 19h já estava no evento de encerramento do campeonato, que foi até 2h da manhã. Voltei para o hotel, banho, backup e 3h depois já estava de pé para pegar o transfer para o aeroporto. É puxado, mas quem gosta se diverte!
Bem isso mesmo...
Tenho vários colegas que foram para área de atendimento a cliente (Qualidade ou Vendas) e esse "glamour" com o tempo fica puxado. Tem muita gente que após alguns anos acaba pedindo para migrar de área pois, com uma vida dessa, é bem complicado manter o equilíbrio de alimentação, sono, prática de exercícios e, o principal, conciliar família.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2021, 12:10:19
Bem isso mesmo...
Tenho vários colegas que foram para área de atendimento a cliente (Qualidade ou Vendas) e esse "glamour" com o tempo fica puxado. Tem muita gente que após alguns anos acaba pedindo para migrar de área pois, com uma vida dessa, é bem complicado manter o equilíbrio de alimentação, sono, prática de exercícios e, o principal, conciliar família.
Bem isso mesmo. Sono eu sofro bastante. Em convenção eu dormia no máximo 4-5h por noite. O resto do tempo era trabalho. A vantagem é que o exercício consiste em andar o dia todo com mais de 14kg de equipamentos  :hysterical:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2021, 22:45:53
Bem isso mesmo. Sono eu sofro bastante. Em convenção eu dormia no máximo 4-5h por noite. O resto do tempo era trabalho. A vantagem é que o exercício consiste em andar o dia todo com mais de 14kg de equipamentos  :hysterical:
Muda pra ML que parte desse peso vai se embora... compra uma Canon RF 800 f/11... kkkkk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2021, 11:30:42
Muda pra ML que parte desse peso vai se embora... compra uma Canon RF 800 f/11... kkkkk
Kkkkkkkk
O problema é estar com dois corpos, 4 lentes (3 são 2.8, duas 4), flash, pilha e bateria. Aí o peso sempre vai ser grande.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2021, 03:48:22
Tenta mudar suas lentes.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2021, 07:25:33
Tenta mudar suas lentes.
Vixi, não rola..... Já tirei as fixas do set para "aliviar", troquei meu flash de bkp por um menor e mais leve. Mas preciso das lentes 2.8 por conta da situação crítica de luz e do desfoque.  :aua:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2021, 07:31:45
Esse sou eu no S do Senna em Interlagos, trabalhando. É uma foto antiga que o amigo IG fez, mas mostra bem (na época usava Nikon). Uma D3, uma D2x, 70-209 2.8, uma ga que não me lembro qual era na época e mais um monte de tralhas no nowbomb (veja como está "recheado".
Agora deu saudades de Interlagos... Kkkk

Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 30 de Agosto de 2021, 07:45:08
E tem uma coisa que os fotógrafo em eventos tem que tomar muito cuidado : furto de equipamentos. Acontece direto e das formas mais bizarras inclusive de malas dentro da sala da imprensa, no pé da mesa onde a pessoa está trabalhando. Então eu também tenho essa mania de andar "com tudo que posso" por uma questão de segurança e mitigando riscos, até porque o seguro não cobre furto, apenas roubo.
Acredito que lá na Europa não seja tão crítico como aqui, mas de qualquer forma equipamentos fotográficos sempre foram alvo de quadrilhas especializadas.
Em Interlagos mesmo já tive dois amigos furtados : um teve o vidro do carro estourado  (dentro do circuito) e a mala com o backup foi levada. O outro teve a mochila furtada dentro da sala de imprensa!!!
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Agosto de 2021, 09:47:46
Muito legal compartilhar suas experiências Guto.  :ok: