Autor Tópico: Canon Rumors: Sucessora da EOS RP e uma "RF Mount" APS-C a caminho...  (Lida 5657 vezes)

Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #30 Online: 14 de Junho de 2021, 20:08:34
Mirrorless é o futuro.
A grande maioria das pessoas que já usaram mirrorless nem cogitam a possibilidade de voltar pra DSLR.
É o diferencial de tecnologia mais significativo que já vimos desde a introdução do vídeo nas DSLRs.
Como vocês mesmo falaram, uma DSLR de 2011 ainda faz o mesmo trabalho até hoje.
Já faz tempo que decisões de compra são feitas por detalhes e não por uma evolução realmente significativa.

Mas, claro, vai acontecer o mesmo choro da mudança do filme pro digital.
Canon cortou a linha FD de supetão, chororô danado, mas em 10 anos a linha EF já era a linha de lentes mais vendida da história da fotografia.



Certíssimo. Pra indústria, o caminho é esse.
Já os clientes-profissionais precisam olhar p/as próprias finanças/necessidades e analisar a hora de fazer seu upgrade. A perspectiva do usuário é diferente.

A pressão que existe sobre a Canon/Nikon, não existe sobre a gente. O desespero é delas, não nosso.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Em 2015 substitui meu sistema DSLR  "Full Frame" por um sistema Mirrorless APS-C.   Hoje, em 2021, continuo usando um sistema mirrorless  (ainda APS-C).   Não tenho a menor razão, seja ela técnica, seja ela financeira, para voltar a usar DSLR. As mirrorless  foram a evolução natural das antigas compactas.  Ao ganharem a capacidade de intercambiar as objetivas, as ML  reuniram algumas das melhores características das compactas e das DSLR

Mirrorless  é o futuro!  A própria Sony  que o diga...  O colega acima lembrou muito bem a transição que a Canon  fez, de 1987 até 1992, do FD Mount  para o EF Mount.  Houve muito chôro e ranger de dentes por parte dos fotógrafos mas, o sistema EF  tornou-se o mais vendido da história em cerca de uma década!  A Canon  simplesmente destronou a Nikon  e tem-se mantido na liderança do mercado até o presente momento.   A mesma coisa irá ocorrer com o RF Mount,  por mais que algumas pessoas protestem e neguem veementemente.

Em relação a um mercado de equipamentos fotográficos menor?  Sempre foi assim na era do filme!  A "explosão" nas vendas de câmeras e lentes entre 2010 e 2014 é que foi uma "anomalia".  O advento dos celulares capazes de fotografar veio corrigir esta anomalia.  O grau de qualidade técnica e construtiva que as câmeras atingiram a partir de 2008 - 2010 também fez com que muitos profissionais e amadores conservassem seus equipamentos por mais tempo. Isto também está corrigindo a anomalia; na época do filme as câmeras eram utilizadas por anos a fio; algumas até passavam "de pai para filho", rsrsrs

Claro que um celular não substituirá um sistema dedicado, no que diz respeito a fotografia profissional (e mesmo para muitos amadores) mas poderá complementar uma câmera, afinal, os celulares estão o tempo todo em nossos bolsos e bolsas, podendo ser utilizados a qualquer tempo! 

« Última modificação: 14 de Junho de 2021, 20:12:23 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #31 Online: 14 de Junho de 2021, 20:47:31
Uma coisa eu tenho certeza, que a Canon e a Nikon poderiam dar uns 7-8 anos de vida pras DSLR apsc de entrada ; com certeza teria público pra isso. Hoje um fotógrafo ou video-maker que não vai usar sua câmera na praia,na neve ou em esportes onde um foco rápido é exigido, que são a maioria deles diga-se de passagem, poderiam muito bem migrar suas Rebels por Rebels mais novas. Vejo que foi um erro a Canon e Nikon terem aposentado DSLR tão cedo.

Ué, mas a SL3 é do ano passado e a T8i é desse ano, as duas são Rebels... E teve a 90D e a 1DX mark III tudo em 2020... Pelos próximos 3 ou 4 anos a Canon tá apostando em DSLR. E não duvido nada sair uma T8 esse ano ainda
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831



A mesma coisa irá ocorrer com o RF Mount,  por mais que algumas pessoas protestem e neguem veementemente.



Creio que as pessoas não estão "protestando" contra o mount RF ou "negando seus avanços". Nem creio que isso faria sentido.

O cara que tem um Corolla 2021, obviamente reconhece que o 2022 é mais bonito e mais avançado.

Contudo, o upgrade, neste momento, pode não fazer sentido para ele. Simples assim. Para desespero da Toyota...

Talvez ele compre a versão 2023 ou um carro de outra marca. Ele não está "protestando" contra o Corolla 2022, só por que não vê vantagem em comprar um agora.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #33 Online: 14 de Junho de 2021, 20:59:45
Ué, mas a SL3 é do ano passado e a T8i é desse ano, as duas são Rebels... E teve a 90D e a 1DX mark III tudo em 2020... Pelos próximos 3 ou 4 anos a Canon tá apostando em DSLR. E não duvido nada sair uma T8 esse ano ainda

SL3 e 90D são de 2019.
T8i e 1DxIII são de 2020.

Esses foram os modelos DSLR lançados de 2019 pra cá.
Enquanto isso no lado ML teve M200, M50II, M6II, RP, Ra, R6, R5 e nesse ano ainda sai R3.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #34 Online: 14 de Junho de 2021, 21:35:16
SL3 e 90D são de 2019.
T8i e 1DxIII são de 2020.

Esses foram os modelos DSLR lançados de 2019 pra cá.
Enquanto isso no lado ML teve M200, M50II, M6II, RP, Ra, R6, R5 e nesse ano ainda sai R3.

E isso muda o argumento de que a Canon deve vender DSLR pelos próximos 3 ou 4 anos ainda? Ou as câmeras lançadas em agosto, setembro de 2020 vão ser descontinuadas esse ano?

Não neguei que o foco seja mirrorless, só estou dizendo que as DSLR ainda não morreram, e ganharam uma boa sobrevida... Até porque, pra cada mirrorless vendida pela Canon, ela vendeu uma vez e meia a mais de DSLR. O mercado tá forçando as DSLR por enquanto...
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #35 Online: 14 de Junho de 2021, 23:02:48
Pois é... lhe dou toda a razão...

E se tem que apelar misturando, no mesmo saco, câmera profissional com câmera de brinquedo voltada ao público infanto-juvenil... só para tentar enrolar quem não conhece, sobre qual modelo saiu mais.. é pq tá ruim mesmo, hein ?  :D #SóNaNet  ;)

Sei lá... Na internet tem sempre gente que sabe mais... Declara a morte do APS-C e sabe mais do que a Fuji, que só tem APS-C e formato médio a venda. Declara a morte das DSLR mesmo com as empresas lançando, fabricando e vendendo mais. Acha que quem entra na fotografia já tem que gastar de 7 mil reais pra cima numa câmera e se não tem tá comprando câmera de brinquedo, mesmo já tendo feito trabalhos com câmeras de brinquedo... Enfim, #SóNaNet mesmo!  ;)
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 15 de Junho de 2021, 10:20:27
Estou observando o seguinte: nós aqui só estamos vendo o lado dos fotógrafos, mas não estamos vendo o lado das pobres e sofridas empresas que fabricam nossos equipamentos.  :D

A empresa quer é faturar. Aliás, ganhar dinheiro é melhor que vender. Não só na indústria fotográfica, quando as vendas do produto principal começam a cair, vai vir outro produto. Ninguém pensa "Olha, as vendas estão caindo, então a gente vai lançar produtos iguais aos que já não estão vendendo". As empresas não vão parar de lançar DSLR, mas a tendência é de diminuição, sim. Porque pra continuar vendendo, tem que oferecer algo diferente. Por isso a Fuji resolveu ficar em dois campos que sofrem menos concorrência: o APS-C "sério" e o MF. Se isso vai dar certo ou não, é outro papo.

Sobre se as ML vão substituir as DSLR? Depende de quem está usando. Por exemplo, o carro substituiu o cavalo? Se o "motorista" esperava o balanço do cavalo e reclamava de ter que colocar gasolina no carro, não servia. O mesmo vale pra DSLR e ML: o jeito de usar é diferente. Pra usar igual a DSLR, nada melhor que uma DSLR. O que não quer dizer que essa seja a melhor ou pior forma de se fotografar.
« Última modificação: 15 de Junho de 2021, 10:20:42 por felipemendes »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #37 Online: 15 de Junho de 2021, 11:07:58
Citar
só estamos vendo o lado dos fotógrafos, mas não estamos vendo o lado das pobres e sofridas empresas que fabricam nossos equipamentos.  :D

A empresa quer é faturar.

A propaganda quer vender uma "revolução" aonde não existe.

Das DSLR para as mirrorless há uma clara evolução, em termos de engenharia inclusive. Mas não é a "revolução" (nem de perto!) que foi do filme pro digital.  :eek:

O David Bergman, fez hoje um vídeo no canal do Adorama (Youtube) contando o que ele leva para fotografar em shows e esportes: 3 DSLR (1DX Mark III e 5D mark IV) e 1 Mirrorless (R5).

É lógico que ele planeja migrar para 100% mirrorless. Mas não vai ser "esta semana". A expectativa dele é de que a R3 possa substituir as 1DX.

Só quem tem pressa é a empresa (a Canon, no caso). A gente não precisa ter.

Quem comprou uma DSLR nova, há menos de 5 anos, ainda está com uma baita câmera nas mãos -- e com muito potencial tecnológico e ainda pode render muito dinheiro nas mãos de qualquer profissional.

Falei do Bergman, mas há outros grandes youtubers (com milhões de seguidores) que não estão com pressa -- A Jessica Kobeissi, por exemplo.

Opinião ultra-mega-pessoal, aqui... A Canon devia demitir aquele  :hysterical: "mercenário" do Peter McKinnon e dar o cargo de embaixadora pra Jessica Kobeissi. :D :) :hysterical: A garota faz muito mais pela marca do que o canadense.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831



Não escreve isso aqui, mano...

Senão vão encher de vídeo do Jared dando cambalhota e fazendo pirueta com caretas, "provando" a magia do bocão largo na era da yutubilândia...

Vai ser um saco...

Ainda bem que ninguém implicou por causa do Peter MacKinnon. Aquele cara "overrated" demais... :Eek:

Sent from my motorola one using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 15 de Junho de 2021, 15:14:59
A verdade é...  se expor é algo dificil.
Atores cuidam muito disso.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Já é ponto pacífico, creio, que muitos reviewers não são mais fotógrafos. Talvez se encaixem na videografia, dentro da subcategoria "vlogging".

Não estou desmerecendo a rapaziada, mas as análises deles têm limitações — até pelo tempo que as câmeras permanecem nas suas mãos. Acho que 1 semana é pouco para se avaliar um equipamento complexo como uma câmera. O ideal seria algo próximo de 1 ano — mais aí inviabiliza o negócio do Youtuber... :Eek:

Sent from my motorola one using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #41 Online: 15 de Junho de 2021, 16:59:20
A propaganda quer vender uma "revolução" aonde não existe.


Esse é o único objetivo da propaganda... "Compre o novo, ele é muito melhor que o velho!". É o que faz as empresas continuarem ganhando dinheiro e funcionando.

Pra quem tem uma DSLR que atende bem, nem faz sentido mudar de câmera. Isso é o problema que eu falei lá atrás: a maioria das DSLRs ainda atende muito bem. Câmeras não possuem o ciclo de vida de eletrônicos de consumo, tais como celulares*. Mas quem precisa comprar uma câmera hoje e não está preso a nenhum sistema, só consigo considerar uma ML.

Sobre esses youtubers, não os vejo. Só quando alguém aqui comenta, eu vou lá e procuro.

* Aliás, já reparou como antigamente os celulares tinham bateria removível e tela inquebrável? Como eles duravam vários anos, não interessavam aos fabricantes de celular. Os "problemas" foram resolvidos com bateria fixa e tela de vidro. Quebra mais e força o consumidor a comprar um novo em ciclo muito mais rápido.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831


Pra quem tem uma DSLR que atende bem, nem faz sentido mudar de câmera. Isso é o problema que eu falei lá atrás: a maioria das DSLRs ainda atende muito bem. Câmeras não possuem o ciclo de vida de eletrônicos de consumo, tais como celulares*. Mas quem precisa comprar uma câmera hoje e não está preso a nenhum sistema, só consigo considerar uma ML.

É isso aí. Concordo 100%.
Ficou bem resumido

Sent from my motorola one using Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #43 Online: 15 de Junho de 2021, 19:17:02
YouTubers são a forma de mídia mais honesta que já vimos nesse meio.
Confio muito mais em YouTubers do que em campanhas de marketing ou nas antigas matérias de revistas que em sua maioria eram apenas peças publicitárias.

Peter McKinnon, que foi criticado aqui no tópico, divulgou uma falha do sistema de IBIS da R5 no seu vídeo de divulgação da câmera.
Isso sendo embaixador da marca.

Antes mesmo da câmera chegar ao público, ele já alertou que o IBIS não funciona bem com lentes GA em vídeo.

Esse tipo de coisa nunca se viu antes nesse meio. Você conhece várias falhas potenciais do equipamento antes mesmo dele chegar nas lojas.
Como YouTubers não dependem de cachê/salário das marcas, e a plataforma oferece diversas formas para eles monetizarem o negócio, é fácil encontrar criadores de conteúdo dispostos a divulgar suas opiniões verdadeiras e expor fatos importantes pro consumidor sem ficar com o rabo preso com as fabricantes.

É só saber separar joio do trigo.
Jason Lanier é um exemplo de um mal caráter que não deve ser levado em conta.
Mas ao mesmo tempo temos excelentes fontes como o Dustin Abbott.

E isso vale pra praticamente todos os assuntos, não apenas câmeras.
Tem criadores de conteúdo muito bons que falam sobre carros, smartphones, computadores, etc e tal.
Estamos na era da informação pra quem procura por isso.
« Última modificação: 15 de Junho de 2021, 19:32:00 por Di Torres »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #44 Online: 15 de Junho de 2021, 19:32:58
É só saber separar joio do trigo.

Exatamente.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.