Autor Tópico: Canon Rumors: Sucessora da EOS RP e uma "RF Mount" APS-C a caminho...  (Lida 5658 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #45 Online: 15 de Junho de 2021, 20:32:21
The first APS-C RF mount camera that is rumoured to be announced is the EOS R7.  I am told that the announcement for this camera could come as soon as Q4 this year, or Q1 in 2022.

The second APS-C RF mount camera will be the EOS R8, this camera will be designed for vloggers and other types of social media creators.

The third APS-C RF mount camera will be the EOS R9, and this will be the entry-level camera to the EOS R system.

https://www.canonrumors.com/there-may-be-as-many-as-three-rf-mount-aps-c-cameras-on-the-horizon-cr1/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 15 de Junho de 2021, 20:37:22
R7 sucessora da 7D MK II/90D/M6 II.

R8 sucessora da M50.

R9 pra matar o resto das rebels e o que sobrou do EF-m.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #47 Online: 15 de Junho de 2021, 20:59:29
Só sei que estou feliz com minha RP e minhas lentes...

única certeza é que não devo trocar de equipamento para uso amador tão cedo...  no máximo adquirir umas lentes RF quando (e se) o dólar baixar ou eu conseguir ir nas terras do tio sam novamente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #48 Online: 15 de Junho de 2021, 21:09:38
:ponder:

Com tudo isso fica difícil manter o EF-M...

RIP.

Quem investiu em lente EF-m a Canon agradece. :hysterical:

Quem ficou com camera EF-m + lentes EF-s, se armou porque leva as lentes pro sistema novo.

Inclusive é bem capaz das EF-s se valorizarem no mercado, as já populares 24mm STM, 10-18, 18-135 e 55-250.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 16 de Junho de 2021, 13:26:00

Quem comprou uma DSLR nova, há menos de 5 anos, ainda está com uma baita câmera nas mãos -- e com muito potencial tecnológico e ainda pode render muito dinheiro nas mãos de qualquer profissional.


Estou acompanhando com atenção esse tópico, e o da RP. E o porquê vou explicar agora: meu equipamento todo, são 2 80d, uma de 2017, outra 2019, uma 60d, lentes Tamron 17-50 2.8, Sigma 50-150 2.8 e 18-135, de becape. Todas elas EF-S.

No meu fluxo de trabalho, clientes, etc, o único gargalo que sinto é a lerdeza de foco da Tamron, que eu resolveria com uma Sigma, ou uma Canon 17-55. É a única coisa que me "trava", digamos. Não tenho problema com qualidade, ruído em ISO alto, etc. Gosto das 80d. Aliás, adoro elas.

Porém, algumas empresas de formatura, para as quais eu presto serviço, estão pedindo/priorizando os fotógrafos que tem fufreime. Não sei porque, mas é isso.

Aí, estava pensando em trocar de câmera, justamente por isso. Para mim, uma 80d fufreime resolveria 99% dos problemas. E essa 80d fufreime é a 6d Mark II. Ambas muito parecidas, com o sensor diferente. Eu gosto da 6d Mark II.

O porém da 6d Mark II é a lente, que de cara eu precisaria trocar uma, pelo menos. Uma 24-105, 24-85 (aquela 3.5-4.5) para entrar no clubinho das fufreimes.

Aí, vi a RP. O olho engordou. Porque a RP é basicamente uma 6d Mark II mirrorless, e com a vantagem de usar minhas lentes a princípio.

Sobre a questão da bateria, eu já tava conformado, comprar um monte de bateria e tocar a vida. FAzer o que, né.

Mas o relato do colega no outro tópico, me deixou MUITO preocupado com a possível lerdeza dela em focos sequenciais, com flash. Porque flash eu uso tanto quanto a máquina, rsrsrs.
Agora eu não sei o que fazer, rsrsrs.

RP está mais barata que a 6dII no PY. Mas com o preço do adaptador, sai o mesmo preço.

As baterias extras custariam U$ 55,00 cada. Pelo ritmo de eventos que eu tinha, e que espero ter um dia, teria que ter pelo menos três ou quatro.

Tô indeciso. Queria entrar na modinha do mirrorless fufreime, mas não posso comprar um equipamento mais fraco que o meu atual (ou desejado primeiramente), só porque tá na moda.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #50 Online: 16 de Junho de 2021, 13:54:38
Estou acompanhando com atenção esse tópico, e o da RP. E o porquê vou explicar agora: meu equipamento todo, são 2 80d, uma de 2017, outra 2019, uma 60d, lentes Tamron 17-50 2.8, Sigma 50-150 2.8 e 18-135, de becape. Todas elas EF-S.

No meu fluxo de trabalho, clientes, etc, o único gargalo que sinto é a lerdeza de foco da Tamron, que eu resolveria com uma Sigma, ou uma Canon 17-55. É a única coisa que me "trava", digamos. Não tenho problema com qualidade, ruído em ISO alto, etc. Gosto das 80d. Aliás, adoro elas.

Porém, algumas empresas de formatura, para as quais eu presto serviço, estão pedindo/priorizando os fotógrafos que tem fufreime. Não sei porque, mas é isso.

Aí, estava pensando em trocar de câmera, justamente por isso. Para mim, uma 80d fufreime resolveria 99% dos problemas. E essa 80d fufreime é a 6d Mark II. Ambas muito parecidas, com o sensor diferente. Eu gosto da 6d Mark II.

O porém da 6d Mark II é a lente, que de cara eu precisaria trocar uma, pelo menos. Uma 24-105, 24-85 (aquela 3.5-4.5) para entrar no clubinho das fufreimes.

Aí, vi a RP. O olho engordou. Porque a RP é basicamente uma 6d Mark II mirrorless, e com a vantagem de usar minhas lentes a princípio.

Sobre a questão da bateria, eu já tava conformado, comprar um monte de bateria e tocar a vida. FAzer o que, né.

Mas o relato do colega no outro tópico, me deixou MUITO preocupado com a possível lerdeza dela em focos sequenciais, com flash. Porque flash eu uso tanto quanto a máquina, rsrsrs.
Agora eu não sei o que fazer, rsrsrs.

RP está mais barata que a 6dII no PY. Mas com o preço do adaptador, sai o mesmo preço.

As baterias extras custariam U$ 55,00 cada. Pelo ritmo de eventos que eu tinha, e que espero ter um dia, teria que ter pelo menos três ou quatro.

Tô indeciso. Queria entrar na modinha do mirrorless fufreime, mas não posso comprar um equipamento mais fraco que o meu atual (ou desejado primeiramente), só porque tá na moda.

Já considerou a EOS R?  Não teria que se preocupar com bateria e poderia utilizar as lentes que tem atualmente.  Em termos de construção é superior a RP; usa o mesmo sensor da 5D Mk IV (30MP) e é compatível com as baterias que usa atualmente.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 16 de Junho de 2021, 14:00:01
Já considerou a EOS R?  Não teria que se preocupar com bateria e poderia utilizar as lentes que tem atualmente.  Em termos de construção é superior a RP; usa o mesmo sensor da 5D Mk IV (30MP) e é compatível com as baterias que usa atualmente.

Eu já pensei nela sim! Mas ela tá U$ 1700,00...
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-r-corpo__2630761/

Vou te dizer, se fizer a conta certinho, preço de baterias, troca de lentes, etc, até que não sai tão cara, rsrsrsrs.
Mas além dos 1700 dólares, ainda teria o adaptador, que é mais 300... Na soma, pesa, não sei se tenho coragem de gastar dois mil dólares pra ficar fazendo freela de formatura, rsrs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 16 de Junho de 2021, 14:03:37
Eu já pensei nela sim! Mas ela tá U$ 1700,00...
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-r-corpo__2630761/

Vou te dizer, se fizer a conta certinho, preço de baterias, troca de lentes, etc, até que não sai tão cara, rsrsrsrs.
Mas além dos 1700 dólares, ainda teria o adaptador, que é mais 300... Na soma, pesa, não sei se tenho coragem de gastar dois mil dólares pra ficar fazendo freela de formatura, rsrs
Mas está tendo formaturas? Por aqui não sai nada desde o início da pandemia.
Ainda mais essas enormes que você faz haha

Tenta pegar alguma emprestada de alguém e testa. Nada melhor que fazer isso, vai que não atenda as expectativas.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #53 Online: 16 de Junho de 2021, 14:27:51

Mas o relato do colega no outro tópico, me deixou MUITO preocupado com a possível lerdeza dela em focos sequenciais, com flash. Porque flash eu uso tanto quanto a máquina, rsrsrs.
Agora eu não sei o que fazer, rsrsrs.


Mike, eu uso M50 e nada daquilo relatado acontece comigo.
E a RP é uma geração na frente.
Eu fiz casamento com a M50 no lugar das minhas 5D.
Aquilo ali é BO de usuário.....

Eu não vendi minhas lentes EF.
O Ef-m é meu pitstop enquanto o dolar não da um alivio.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 16 de Junho de 2021, 14:48:18
R7 sucessora da 7D MK II/90D/M6 II.

R8 sucessora da M50.

R9 pra matar o resto das rebels e o que sobrou do EF-m.
:ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 16 de Junho de 2021, 14:54:00
Mas está tendo formaturas? Por aqui não sai nada desde o início da pandemia.
Ainda mais essas enormes que você faz haha

Tenta pegar alguma emprestada de alguém e testa. Nada melhor que fazer isso, vai que não atenda as expectativas.

Cara, formatura mesmo, só colaçãozinha pequena, ou foto-convite.
Tenho feito ate que uma quantidade razoavel de casamentos, e casamentinho civil+ensaio em dia de semana.
Primeira comunhão e crisma aos montes.

É o que tá me mantendo, hahaha.

A questão de trocar de câmera era mais pra estar preparado quando e se voltar, né.

Tenho já agendados alguns contratos meus, coisa pequena, perto de 80~100 formandos. Mas a galera tá entusiasmada com as vacinas... Queria estar pronto, quando os eventos grandes voltarem, freelas para outras empresas, em outras cidades.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #56 Online: 16 de Junho de 2021, 15:13:08

Vou te dizer, se fizer a conta certinho, preço de baterias, troca de lentes, etc, até que não sai tão cara, rsrsrsrs.
Mas além dos 1700 dólares, ainda teria o adaptador, que é mais 300... Na soma, pesa, não sei se tenho coragem de gastar dois mil dólares pra ficar fazendo freela de formatura, rsrs

Entendi  :ok:

Olá, Mike!

Sugeri a "R" por entender que é uma câmera bastante versátil. A não ser que você fotografe partidas de futebol ou uma corrida de Fórmula 1, por exemplo, entendo que a "R" pode ser utilizada na maioria dos trabalhos fotográficos.

Não fotografo profissionalmente mas tenho conhecidos que fotografam, muitos utilizam Canon  e alguns deles compraram a "R". Estão bastante satisfeitos, alguns já migraram de vez para o mirrorless.

Tive a oportunidade de brincar com uma delas e, se eu usasse Canon,  teria comprado uma! rsrsrs

Na minha área de atuação profissional (aviação civil) o equipamento que iremos operar deve atender às especificidades da operação pretendida, além de atender aos requisitos de segurança previstos na legislação em vigor para aquela operação específica.
 
Por esta razão, não usamos o "preço" como critério para adquirir o equipamento. Ao invés disso, calculamos o "custo da operação" ao longo de sua vida comercial.   

Nesta ótica, entendo que uma "R"  te daria um retorno a longo prazo melhor que a RP.

Quanto ao fotografar formaturas, terá mesmo que ver se vale a pena continuar na atividade, no longo prazo, ou mudar de segmento de mercado.  Mais uma vez, uma "R" seria uma câmera mais flexível, podendo atender qualquer segmento, exceto (talvez) esportes.

Mas, com o câmbio do jeito que está atualmente, tem que planejar com calma e ver se é melhor aguardar mais um pouco.

Se puder testar alguma R neste meio tempo, melhor ainda!

Boa fotos  :ok:



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 16 de Junho de 2021, 15:58:32
Entendi  :ok:

Olá, Mike!

Sugeri a "R" por entender que é uma câmera bastante versátil. A não ser que você fotografe partidas de futebol ou uma corrida de Fórmula 1, por exemplo, entendo que a "R" pode ser utilizada na maioria dos trabalhos fotográficos.

Não fotografo profissionalmente mas tenho conhecidos que fotografam, muitos utilizam Canon  e alguns deles compraram a "R". Estão bastante satisfeitos, alguns já migraram de vez para o mirrorless.

Tive a oportunidade de brincar com uma delas e, se eu usasse Canon,  teria comprado uma! rsrsrs

Na minha área de atuação profissional (aviação civil) o equipamento que iremos operar deve atender às especificidades da operação pretendida, além de atender aos requisitos de segurança previstos na legislação em vigor para aquela operação específica.
 
Por esta razão, não usamos o "preço" como critério para adquirir o equipamento. Ao invés disso, calculamos o "custo da operação" ao longo de sua vida comercial.   

Nesta ótica, entendo que uma "R"  te daria um retorno a longo prazo melhor que a RP.

Quanto ao fotografar formaturas, terá mesmo que ver se vale a pena continuar na atividade, no longo prazo, ou mudar de segmento de mercado.  Mais uma vez, uma "R" seria uma câmera mais flexível, podendo atender qualquer segmento, exceto (talvez) esportes.

Mas, com o câmbio do jeito que está atualmente, tem que planejar com calma e ver se é melhor aguardar mais um pouco.

Se puder testar alguma R neste meio tempo, melhor ainda!

Boa fotos  :ok:

Eu agradeço a sugestão! Eu até poderia comprar a R, mas aí ficaria com pouco recurso para investir em lentes, etc., sem ter certeza do retorno, rsrsrs. Por isso estou pensando tanto. Não estou a ponto de ir comprar "amanhã", apenas considerando opções, estudando modelos, lendo... Eu não me ligo muito em equipamento, não sou de ficar acompanhando lançamentos. Pra ser sincero, fico meio por fora, rsrsrs.
Por isso fiquei com dúvida, rsrsrs.

Sobre as formaturas, a gente tá se reinventando, aos poucos. Além claro, de procurar outras coisas.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #58 Online: 16 de Junho de 2021, 16:01:56
Mas além dos 1700 dólares, ainda teria o adaptador, que é mais 300... Na soma, pesa,

$300 o adaptador? Tão metendo a mão.
Melhor comprar na B&H. Mesmo se taxar (o que não costuma acontecer com objetos pequenos na B&H) sai mais barato.
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1433717-REG/canon_mount_adapter_ef_rf.html


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #59 Online: 16 de Junho de 2021, 16:31:52
Não é esse adaptador que está em falta direto ultimamente?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs