Olá amigos e amigas do fórum .
Recebi como parte do pagamento de uma dívida de um antigo cliente, essa lente para Canon de baixo custo a Jintu 85MM 1.8 que tem versões para DSLRs da Canon e Nikon, além das mirrorless da Sony (E-Mount).
Totalmente manual, não possui nenhum controle de abertura e foco eletrônicos. Isso quer dizer que todo o controle de abertura e foco precisam ser feitos manualmente.
A primeira coisa que observa-se na lente Jintu 85MM 1.8 é que ela é extremamente leve para uma lente 85MM 1.8. Um pouco maior que uma 50MM 1.8 STM mas menor e mais leve que a excelente Canon 85MM 1.8 e, imagino, as Nikon 85MM 1.8D e G.
Embora não seja meu objetivo fazer qualquer comparação com as Canon e Nikon 85MM 1.8 (não dá pra comparar uma lente de baixo custo, com uma lente de ótica superior como as da Canon e Nikon), meu objetivo aqui é passar as impressões pessoais da lente da forma mais justa possível.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a baioneta , toda de metal e bem construída. Não há qualquer contato eletrônico com a câmera e, portanto, o foco e a abertura do diafragma são feitos de maneira totalmente manual.
Outro ponto interessante é que essa lente é vendida sob outros nomes, embora seja o mesmo projeto óptico. Nomes alternativos: Lightdown 85MM 1.8, Kelda 85MM 1.8, entre outros.
Projetada pela fabricante chinesa de lentes para circuitos de tv (CCTV), Changchun Kaili Optronics Co, a fabricante distribui também algumas lentes manuais (com nomes diversos) para os sistemas da Canon, Nikon e Sony.
Outro detalhe que chama a atenção é que a lente é construída quase que totalmente em vidros e metal. Com exceção do anel de foco, que é construído de um anel de plástico emborrachado, toda a lente tem uma construção no geral, muito boa, e até surpreendente para uma lente tão barata.
A fabricante, evidentemente, não declara vedação e nota-se que a lente nem tem vedação, o que seria pedir demais para uma lente de pouco mais de 100 dólares.
A lente vem na caixa com apenas com uma “bolsa”, tampas dianteira e traseira, e um bonito parasol feito de plástico, mas um plástico bem feito e resistente, o que passa uma idéia de solidez ao conjunto. Dado que o elemento ótico dianteiro é muito visível (pelo tamanho compacto da lente), o uso do parasol é praticamente obrigatório para proteger a lente em caso de quedas.
Com somente 6 elementos em 6 grupos óticos, na frente a lente aceita filtros de 55MM (um tamanho pouco comum). O Parasol citado encaixa na frente através de uma rosca, o que permite o uso conjunto com filtros ND, entre outros. Trazendo nos elementos, que projetam um ângulo de visão de 28 graus (sensor Fullframe) a lente trás Coatings aprimorados para melhorar o contraste e evitar aberrações cromáticas. Será que tudo isso funciona na prática? Vejamos.
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O anel de foco mexe, do foco mínimo ao infinito, em aproximadamente 45 graus. O anel de foco da minha é um pouco duro e a pegada não é das melhores , mas ele de forma geral funciona bem para realizar o ajuste ; nem curto demais como lentes antigas eletrônicas com motor de foco DC (ex: Lentes Nikon D quando operadas com motor de foco na câmera, ou lentes antigas da Canon), nem grande demais como a maioria das lentes analógicas antigas. O anel de foco, no geral, funciona bem na operação da objetiva.
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Chefferson Amaro, no Flickr
Muito estranho mesmo é o anel de abertura que funciona por “clicks” e é muito “exótico”. O anel possui aberturas fixas 1.8, 2.5, 3, 3.5, 4.5, 6, 10 e 22: aberturas totalmente exóticas.
Por exemplo usando 1.8 , ao clicar a abertura para fechar o diafragma, a abertura “pula” direto para 2.5, não sendo possível usar aberturas intermediárias. Diferente de outras lentes de foco manual que possuem os pontos inteiros para controlar abertura (ex: 2.0, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22), aqui as aberturas são controladas por números bem “aleatórios” e confesso que não entendi o motivo de tal bizarrice!
Embora a fabricante chinesa Changchun Kaili Optronics Co declare que a lente é projetada para sensores de câmeras APSC, na verdade, ela cobre todo o sensor Fullframe, mas com uma desvantagem: nas DSLRs Fullframe da Canon, a lente pode bater no espelho ao focar no infinito.
Se você usar câmeras Mirrorless ela funcionará sem problemas, mas no caso das DSLR como foi o caso das duas 5Ds clássica e Mark 2, usada nos testes, ela não servirá para uso em fotos de paisagens onde o foco infinito é exigido. Já nas câmeras DSLR com sensor APSC não existe tal restrição e a lente funciona fazendo o foco no infinito sem problemas.
QUALIDADE DE IMAGEM
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Agora vamos falar do fator mais importante que é a qualidade de imagem nas fotos e vídeos geradas pela lente Jintu 85MM 1.8 .
Começando em abertura 1.8 , claramente, a lente tem alguns problemas óticos como um leve blooming que vaza a luz para fora da objetiva, comprometendo a nitidez das bordas.
Contudo, a nitidez de centro da imagem é significamente boa (bem melhor por exemplo que as lentes da Youngnuo que sofrem consideravelmente com este problema). Evidentemente estamos falando de uma lente de custo ultra-baixo (low cost), por isso seria até injusto comparar a performance óptica dela com Canon ou Nikon.
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Aberrações cromáticas em zonas de alto contraste e nas regiões de foco são bem intensas mas com uma grande vantagem: devido aos poucos elementos óticos (apenas 6 elementos em 6 grupos) e coatings para evitar as aberrações, essas são muito discretas: você precisa ampliar a imagem em 100% no Lightroom para enxergá-las.
E, convenhamos, as aberrações cromáticas são facilmente removidas no Lightroom , caso você precise remover para o uso de grandes impressões, por exemplo. Mas para fotos em até tamanho A3, as aberrações são praticamente imperceptíveis. E isso foi algo até que me surpreendeu positivamente: o controle de aberrações cromáticas existe, e é bem controlado para uma lente de custo tão baixo.
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Qualidade de imagem em abertura máxima 1.8 - 5D classic - Foto em abertura máxima. Performance óptica central excelente para uma objetiva de baixo custo.
No sensor Full-frame, em abertura máxima, temos uma boa nitidez de centro e uma vinheta nas bordas o que pode fazer total sentido se seu objetivo for posicionar o sujeito da sua foto no centro da foto.
Fechando para abertura F2.5 ou F3.0 , temos um ganho notável de qualidade nas bordas da imagem, mas nem tanto no centro. A vinheta também já diminui consideravelmente nessas aberturas.
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Abertura em F22 - uma perda de nitidez absurda em todo quadro, tornando a lente inviável para paisagens ou grandes exposições de obturador.
Fechando para abertura F10 ou F22, a lente claramente tem uma perda considerável de nitidez em todo o quadro, o que indica que essa lente não é apropriada para paisagens e/ou para fotografias de alta exposição.
De forma geral, a performance ótica não chega aos pés da Canon 85MM 1.8, mas é bem superior ao que eu esperava.
DESFOQUE E BOKEH
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Eu não gosto muito de falar sobre o desfoque de fundo, pois é algo muito particular. Tem pessoas que adoram aquele desfoque mais “cremoso”, “homogêneo”; tem pessoas que adoram o desfoque das lentes Helios que formam um redemoinho, enfim…
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No geral até F6 o bokeh é bem agradável e acho a performance ótica dela nesse ponto justa. Eu gostei do desfoque dela .
DISTORÇÕES
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O nível de distorção dessa lente é próximo de zero. Neste aspecto por ser uma lente tele-objetiva e também por possuir poucos elementos óticos o que foi uma grata surpresa.
FLARE e CONTRALUZ
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A lente tem boa capacidade de lidar com o flare e fotos em contra-luz, o que foi outro fato bem curioso. Todavia não fiz testes muito profundos nisso. Como dito , o parasol da lente diminui bastante a incidência desse tipo de problema.
CORES E CONTRASTE
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De forma geral, a lente tem um nível baixo de contraste nos arquivos RAW direto da câmera. Bem diferente da Canon 85MM 1.8 em que os arquivos RAW já saíam da câmera com um nível até alto de saturação e cores bem legais para retratos puxando o laranja e o amarelo pra cima, em relação ao verde.
Nessa lente chinesa, as cores são neutras e o contraste é satisfatório. As cores são boas, de certa forma, a lente gera cores bem neutras no sensor o que é um fato duplo: se por um lado torna o tratamento mais trabalhoso, por outro , dá uma margem maior para a edição.
Suspeito que as cores tenham este aspecto mais neutro devido a falta de tratamentos químicos mais avançados que são aplicados nos vidros de lentes mais caras. Não me considero um expert neste assunto, mas enfim (risos).
CONCLUSÕES
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A lente Jintu 85MM 1.8 é uma lente diferente e tem uma pegada das lentes antigas que hoje em dia a galera tanto gosta de usar nas câmeras digitais com adaptador.
A performance ótica dessa, no geral, me surpreendeu pois não esperava, sinceramente, muita coisa dela. Como dito é injusto compará-la com lentes mais caras na faixa de 85MM de Canon, Nikon, Sigma, Tamron, entre outras.
Mas dentro do seu limite e do seu custo a Jintu 85MM 1.8 entrega mais do que ela custa em resultado final de imagem e é uma lente alternativa para retratos que tem vários defeitos e algumas virtudes.
No geral, vale a pena mais como uma brincadeira mesmo. Tanto que nem sei se vou ficar com a lente, mas fica aqui o meu registro para fins de ficar no banco de dados do fórum.
PS: para melhor visualização, sugiro acessar esse post de um computador e no site do Flickr, pois a postagem no fórum via Flickr não sei porque diminui a qualidade dos arquivos.