Autor Tópico: Review Lente Chinesa Ultra-Barata 85MM Jintu 1.8  (Lida 2575 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Online: 06 de Junho de 2021, 19:41:41
 :D :D

Olá amigos e amigas do fórum .

Recebi como parte do pagamento de uma dívida de um antigo cliente, essa lente para Canon de baixo custo a Jintu 85MM 1.8 que tem versões para DSLRs da Canon e Nikon, além das mirrorless da Sony (E-Mount).

Totalmente manual, não possui nenhum controle de abertura e foco eletrônicos. Isso quer dizer que todo o controle de abertura e foco precisam ser feitos manualmente.

CONSTRUÇÃO e ERGONOMIA

jintu_85_3 by Chefferson Amaro, no Flickr

A primeira coisa que observa-se na lente Jintu 85MM 1.8 é que ela é extremamente leve para uma lente 85MM 1.8. Um pouco maior que uma 50MM 1.8 STM mas menor e mais leve que a excelente Canon 85MM 1.8 e, imagino, as Nikon 85MM 1.8D e G.

Embora não seja meu objetivo fazer qualquer comparação com as Canon e Nikon 85MM 1.8 (não dá pra comparar uma lente de baixo custo, com uma lente de ótica superior como as da Canon e Nikon), meu objetivo aqui é passar as impressões pessoais da lente da forma mais justa possível.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a baioneta , toda de metal e bem construída. Não há qualquer contato eletrônico com a câmera e, portanto, o foco e a abertura do diafragma são feitos de maneira totalmente manual.

Outro ponto interessante é que essa lente é vendida sob outros nomes, embora seja o mesmo projeto óptico. Nomes alternativos: Lightdown 85MM 1.8, Kelda 85MM 1.8, entre outros.

Projetada pela fabricante chinesa de lentes para circuitos de tv (CCTV), Changchun Kaili Optronics Co, a fabricante distribui também algumas lentes manuais (com nomes diversos) para os sistemas da Canon, Nikon e Sony.


Outro detalhe que chama a atenção é que a lente é construída quase que totalmente em vidros e metal. Com exceção do anel de foco, que é construído de um anel de plástico emborrachado, toda a lente tem uma construção no geral, muito boa, e até surpreendente para uma lente tão barata.

A fabricante, evidentemente, não declara vedação e nota-se que a lente nem tem vedação, o que seria pedir demais para uma lente de pouco mais de 100 dólares.

A lente vem na caixa com apenas com uma “bolsa”, tampas dianteira e traseira, e um bonito parasol feito de plástico, mas um plástico bem feito e resistente, o que passa uma idéia de solidez ao conjunto. Dado que o elemento ótico dianteiro é muito visível (pelo tamanho compacto da lente), o uso do parasol é praticamente obrigatório para proteger a lente em caso de quedas.

Com somente 6 elementos em 6 grupos óticos, na frente a lente aceita filtros de 55MM (um tamanho pouco comum). O Parasol citado encaixa na frente através de uma rosca, o que permite o uso conjunto com filtros ND, entre outros. Trazendo nos elementos, que projetam um ângulo de visão de 28 graus (sensor Fullframe) a lente trás Coatings aprimorados para melhorar o contraste e evitar aberrações cromáticas. Será que tudo isso funciona na prática? Vejamos.

FOCO E ABERTURA
jintu_85_2 by Chefferson Amaro, no Flickr
[/b]
O anel de foco mexe, do foco mínimo ao infinito, em aproximadamente 45 graus. O anel de foco da minha é um pouco duro e a pegada não é das melhores , mas ele de forma geral funciona bem para realizar o ajuste ; nem curto demais como lentes antigas eletrônicas com motor de foco DC (ex: Lentes Nikon D quando operadas com motor de foco na câmera, ou lentes antigas da Canon), nem grande demais como a maioria das lentes analógicas antigas. O anel de foco, no geral, funciona bem na operação da objetiva.


jintu_85_1 by Chefferson Amaro, no Flickr

Muito estranho mesmo é o anel de abertura que funciona por “clicks” e é muito “exótico”. O anel possui aberturas fixas 1.8, 2.5, 3, 3.5, 4.5, 6, 10 e 22: aberturas totalmente exóticas.

Por exemplo usando 1.8 , ao clicar a abertura para fechar o diafragma, a abertura “pula” direto para 2.5, não sendo possível usar aberturas intermediárias. Diferente de outras lentes de foco manual que possuem os pontos inteiros para controlar abertura (ex: 2.0, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22), aqui as aberturas são controladas por números bem “aleatórios” e confesso que não entendi o motivo de tal bizarrice!


PROJEÇÃO DE IMAGEM e USO EM DSLR[/b]
jintu_85_2 by Chefferson Amaro, no Flickr

 Embora a fabricante chinesa Changchun Kaili Optronics Co declare que a lente é projetada para sensores de câmeras APSC, na verdade, ela cobre todo o sensor Fullframe, mas com uma desvantagem: nas DSLRs Fullframe da Canon, a lente pode bater no espelho ao focar no infinito.

Se você usar câmeras Mirrorless ela funcionará sem problemas, mas no caso das DSLR como foi o caso das duas 5Ds clássica e Mark 2, usada nos testes, ela não servirá para uso em fotos de paisagens onde o foco infinito é exigido.  Já nas câmeras DSLR com sensor APSC não existe tal restrição e a lente funciona fazendo o foco no infinito sem problemas.

QUALIDADE DE IMAGEM
[/b]
bancos_imagens_05_06_ (10 de 16) by Chefferson Amaro, no Flickr


Agora vamos falar do fator mais importante que é a qualidade de imagem nas fotos e vídeos geradas pela lente Jintu 85MM 1.8 .

Começando em abertura 1.8 , claramente, a lente tem alguns problemas óticos como um leve blooming que vaza a luz para fora da objetiva, comprometendo a nitidez das bordas.

Contudo, a nitidez de centro da imagem é significamente boa (bem melhor por exemplo que as lentes da Youngnuo que sofrem consideravelmente com este problema). Evidentemente estamos falando de uma lente de custo ultra-baixo (low cost), por isso seria até injusto comparar a performance óptica dela com Canon ou Nikon.

bancos_imagens_05_06_ (9 de 16) by Chefferson Amaro, no Flickr

Aberrações cromáticas em zonas de alto contraste e nas regiões de foco são bem intensas mas com uma grande vantagem: devido aos poucos elementos óticos (apenas 6 elementos em 6 grupos) e coatings para evitar as aberrações, essas são muito discretas: você precisa ampliar a imagem em 100% no Lightroom para enxergá-las.

E, convenhamos, as aberrações cromáticas são facilmente removidas no Lightroom , caso você precise remover para o uso de grandes impressões, por exemplo. Mas para fotos em até tamanho A3, as aberrações são praticamente imperceptíveis. E isso foi algo até que me surpreendeu positivamente: o controle de aberrações cromáticas existe, e é bem controlado para uma lente de custo tão baixo.


bancos_imagens_03_06_ (1 de 1) by Chefferson Amaro, no Flickr
Qualidade de imagem em abertura máxima 1.8 - 5D classic - Foto em abertura máxima. Performance óptica central excelente para uma objetiva de baixo custo.


No sensor Full-frame, em abertura máxima, temos uma boa nitidez de centro e uma vinheta nas bordas o que pode fazer total sentido se seu objetivo for posicionar o sujeito da sua foto no centro da foto.

Fechando para abertura F2.5 ou F3.0 , temos um ganho notável de qualidade nas bordas da imagem, mas nem tanto no centro. A vinheta também já diminui consideravelmente nessas aberturas.
bancos_imagens_30_05_ (14 de 17) by Chefferson Amaro, no Flickr

Abertura em F22 - uma perda de nitidez absurda em todo quadro, tornando a lente inviável para paisagens ou grandes exposições de obturador.

Fechando para abertura F10 ou F22, a lente claramente tem uma perda considerável de nitidez em todo o quadro, o que indica que essa lente não é apropriada para paisagens e/ou para fotografias de alta exposição.

De forma geral, a performance ótica não chega aos pés da Canon 85MM 1.8, mas é bem superior ao que eu esperava.

DESFOQUE E BOKEH
[/b]

bancos_imagens_05_06_ (11 de 16) by Chefferson Amaro, no Flickr

Eu não gosto muito de falar sobre o desfoque de fundo, pois é algo muito particular. Tem pessoas que adoram aquele desfoque mais “cremoso”, “homogêneo”; tem pessoas que adoram o desfoque das lentes Helios que formam um redemoinho, enfim…

bancos_imagens_05_06_ (10 de 16) by Chefferson Amaro, no Flickr
bancos_imagens_05_06_ (8 de 16) by Chefferson Amaro, no Flickr

No geral até F6 o bokeh é bem agradável e acho a performance ótica dela nesse ponto justa. Eu gostei do desfoque dela .

DISTORÇÕES
[/b]

O nível de distorção dessa lente é próximo de zero. Neste aspecto por ser uma lente tele-objetiva e também por possuir poucos elementos óticos o que foi uma grata surpresa.

FLARE e CONTRALUZ
[/b]

bancos_imagens_05_06_ (16 de 16) by Chefferson Amaro, no Flickr

A lente tem boa capacidade de lidar com o flare e fotos em contra-luz, o que foi outro fato bem curioso. Todavia não fiz testes muito profundos nisso. Como dito , o parasol da lente diminui bastante a incidência desse tipo de problema.

CORES E CONTRASTE
[/b]

De forma geral, a lente tem um nível baixo de contraste nos arquivos RAW direto da câmera. Bem diferente da Canon 85MM 1.8 em que os arquivos RAW já saíam da câmera com um nível até alto de saturação e cores bem legais para retratos puxando o laranja e o amarelo pra cima, em relação ao verde.

Nessa lente chinesa, as cores são neutras e o contraste é satisfatório. As cores são boas, de certa forma, a lente gera cores bem neutras no sensor o que é um fato duplo: se por um lado torna o tratamento mais trabalhoso, por outro , dá uma margem maior para a edição.

Suspeito que as cores tenham este aspecto mais neutro devido a falta de tratamentos químicos mais avançados que são aplicados nos vidros de lentes mais caras. Não me considero um expert neste assunto, mas enfim (risos).

CONCLUSÕES
[/b]
jintu_85_3 by Chefferson Amaro, no Flickr
A lente Jintu 85MM 1.8 é uma lente diferente e tem uma pegada das lentes antigas que hoje em dia a galera tanto gosta de usar nas câmeras digitais com adaptador.

A performance ótica dessa, no geral, me surpreendeu pois não esperava, sinceramente, muita coisa dela. Como dito é injusto compará-la com lentes mais caras na faixa de 85MM de Canon, Nikon, Sigma, Tamron, entre outras.

Mas dentro do seu limite e do seu custo a Jintu 85MM 1.8 entrega mais do que ela custa em resultado final de imagem e é uma lente alternativa para retratos que tem vários defeitos e algumas virtudes.

No geral, vale a pena mais como uma brincadeira mesmo. Tanto que nem sei se vou ficar com a lente, mas fica aqui o meu registro para fins de ficar no banco de dados do fórum.
 
 PS: para melhor visualização, sugiro acessar esse post de um computador e no site do Flickr, pois a postagem no fórum via Flickr não sei porque diminui a qualidade dos arquivos.
« Última modificação: 06 de Junho de 2021, 19:53:23 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2021, 20:21:27
Pequenos adendos: não sei dizer se ao focar no infinito a lente bate no espelho das DSLRs da Nikon (imagino que sim), de toda forma, bate no espelho das FF DSLR da Canon. Pode ser usada nas mirrorless com adaptador de Canon para o seu sistema mirrorless , sem esse problema. Na 5D clássica e 5d mark 2 usada nos testes, a lente fotografava normalmente com o foco até 10M, acima disso já se corre o risco de bater no espelho.

Adendo 2: não tire fotos em F22, é horrível, em F10 é aceitável.

Adendo 3: talvez eu venda a lente; pois já tive a Canon 85MM 1.8 e gostava dela. Mas penso que dá pra fazer uns ensaios/retratos legais com essa chinesinha aí rs.

Adendo 4: sugiro que visualizem no flickr as fotos , se quiser, ampliando as fotos pra ver mais detalhes. No geral , achei a performance ótica bem honesta pelo preço.
« Última modificação: 06 de Junho de 2021, 20:23:06 por cheferson »


Zepa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2021, 11:03:05
Adendo 3: talvez eu venda a lente; pois já tive a Canon 85MM 1.8 e gostava dela. Mas penso que dá pra fazer uns ensaios/retratos legais com essa chinesinha aí rs.


Obrigado pela postagem. Muito legal. Bom que ainda  tenho  - e uso bem - a EF 85mm 1.8 da Canon


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2021, 13:50:12
Obrigado pela postagem. Muito legal. Bom que ainda  tenho  - e uso bem - a EF 85mm 1.8 da Canon

Olá, obrigado! Realmente a 85MM 1.8 da Canon é um projeto muito bem feito, ótimas cores, ótimo desfoque, ótima nitidez, foco ultra rápido. Realmente as 24, 40 2.8 e essa 85MM 1.8 são, na minha humilde opinião, os projetos com melhor custo-benefício da Canon .

Sobre a lente chinesa vou fazer uns 2 ou 3 ensaios no próximo mês pra ver o real desempenho dela e se fico com ela ou vendo.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2021, 14:39:41
Muito bom o review ! :ok:

Não conhecia esse fabricante.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2021, 20:25:46
Muito bom o review ! :ok:

Não conhecia esse fabricante.

André essa Jintu é também vendida sob o nome de Opteka, mas são a mesma fábrica estilo a Samyang/Rokinon/Vivitar que são a mesma fábrica com nomes diferentes. Eles tem algumas lentes interessantes pra várias marcas, dá uma conferida aqui no Ebay por exemplo:

https://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2380057.m570.l1313&_nkw=lente+opteka&_sacat=0


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2021, 08:50:34
500 bozos nova no Ali.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2021, 22:59:52
500 bozos nova no Ali.



Ultra barato! Confesso que ainda quero testar ela em retratos; esperando pra tomar minha vacina primeiro que, felizmente, foi antecipada a primeira dose pro fim deste mês ;)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2021, 16:40:38
Valeu por compartilhar.
Em termos de AF, tem lente da YN 85 1.8 para Sony e não sei se tem para DSLR mas é uma lente que tem uma qualidade aceitável para quem está sem grana no bolso.

Eu, particularmente, só consigo usar lente manual para landscape.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2021, 19:49:24
Valeu por compartilhar.
Em termos de AF, tem lente da YN 85 1.8 para Sony e não sei se tem para DSLR mas é uma lente que tem uma qualidade aceitável para quem está sem grana no bolso.

Eu, particularmente, só consigo usar lente manual para landscape.

Thales, a Youngnuo tem uma 85MM 1.8 pra Canon e Nikon DSLR que, francamente, não vale um centavo. Agora, surpreendemente, eles passaram a lançar boas lentes; se tú ver as lentes que eles tem feito pra Sony por exemplo, são boas e baratas , um bom custo-benefício.

Sobre lentes de foco manual, você que trabalha com mirrorless, o focus_peaking é quase que um foco automático ; eu adoro este recurso que as mirrorless trazem, e eu como fã de lentes manuais antigas adoro esse recurso das ML.

Sobre a lente acima em si: vou revender ela e voltar a comprar a da Canon EF mesmo que é muito boa. Como peguei ela de uma dívida, não me interessei muito, ela tem sérios problemas óticos ; mas não dava pra esperar muita coisa mesmo, pelo preço, talvez a 85MM 1.8 da Canon é imbatível no custo-benefício pra quem usa Canon ou Sony com adaptador, abraços!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2021, 20:02:18
O bom do sistema da Sony é esse tanto de lentes alternativas com autofoco, deixa o sistema bem interessante; um review da Youngnuo 35MM 2.0 pra Sony: https://radojuva.com/en/2021/03/yongnuo-ynlens-yn-35mm-f2s-df-dsm-sony-e/