Autor Tópico: Objetivas analógicas como boa qualidade ótica.  (Lida 4238 vezes)

Pedro Venturini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 22 de Junho de 2021, 20:23:29
Olá, pessoal! Como vão?

Hoje em dia há um grande número de objetivas analógicas com ótima qualidade de construção que podem facilmente ser adaptadas para câmeras dslr ou mirrorless, como é o caso das objetivas de baioneta m42, por exemplo, a qual já vi adaptadores para Canon, Nikon, Sony e Fuji! Meu objetivo com esse tópico é que recomendemos boas objetivas analógicas em termos de construção, vidro, e etc que possam ser usadas por aqueles que queiram se aventurar nesse mundo das objetivas analógicas! Além de tudo é possível encontrar excelentes objetivas analógicas por aí por menos de R$ 300!

Eu já tive ótimas experiências com as seguintes objetivas:
- Helios 44m-7 - 58mm f2 (baioneta m42)
- Yashica - 50mm f1.7 (baioneta c/y)

Algum de vocês já usou boas objetivas com adaptador? Se sim, qual?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2021, 22:10:53
Rapaz, tem um tópico gigante aqui em algum lugar sobre isso... O problema é essa ferramenta de busca tosca, mas com paciência você acha.

Uns anos atrás comprei a minha primeira Sony, uma A7R justamente para poder usar objetivas antigas nela, principalmente as da Minolta MD e Canon FD que não rolavam bem nas Canon EOS 5D/6D porque precisavam de adaptador com elemento ótico o que esculhamba a imagem, e eu queria mesmo era aproveitar umas grandes-angulares bacanas. Dá para usar nas mirrorless tipo Fuji, Panasonic e todas as outras mas o meu interesse era justamente nas full-frames.

Meus dois tostões:

Objetiva FF em câmera com sensor APS ou MFT muito dificilmente darão mau resultado porque basicamente aproveita o centro da imagem gerada por lentes FF, então aqueles problemas de bordas não são significativos. Qualquer Helios-44 se sai muito bem na definição.

Se o sensor for FF tem que ter mais cuidado na escolha, principalmente com comprimentos focais abaixo de 35mm. A ótica tem que ser boa senão as bordas ficam um horror dependendo da abertura.

Atualmente tenho algumas Minolta MD 17/4 , 20/2.8 , 24/2.8 , 50/2 , 100/2.8 e 135/2.8 todas realmente excelentes, selecionadas a dedo. Depois algumas Zeiss Planar 50/2 e Tele-Tessar 135/4 e 200/4. Finalmente algumas Rollei QBM variadas.

Não tenho mais nenhuma Pentax nem K nem M42, mas tem algumas muito boas como a 50/1.4 e a 135/3.5. Não gosto muito das GAs da Pentax, nenhuma ficou muito boa na A7R. Testei 24/2.8 28/2.8 28/3.5 40/2.8. As teles 135 e 200 são muito boas.

A Canon tem a 50/1.4 SSC que é espetacular e a 135/2.8 SSC. Time uma 35/? que não gostei.

As Olympus OM geralmente são muito boas, especialmente as 21/3.5 , 35/2.8 , 50/1.4 , 55/1.2, 85/2 e 100/2.8

Das Nikkors gosto da 55/3.5 Micro Ai, da 24/2.8 Ai e da 55/1.4 Ai. Muito boas. Tive várias outras, algumas fantásticas, outras nem tanto, mas fica dificil de comentar, a lista é imensa.

O universo de rosca é absurdamente grande. Assim de cabeça a que mais me traz melhores recordações são as Zeiss Tessar 50/2.8 e a Yashinon 55/1.4

Enfim, isso é uma conversa extremamente longa e para cada um que perguntar receberá uma lista imensa de boas objetivas.
Algumas são boas e baratas mas outras podem ser absurdamente boas e caras ! Difícil lembrar de todas, sempre faltará uma excelente esquecida....


 


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2021, 08:36:02
Rapaz, tem um tópico gigante aqui em algum lugar sobre isso...

Acho que é esse tópico:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,70153.0.html
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2021, 09:17:09
Analógicas excelentes por R$300 nos dias atuais é meio impossível, mas vc encontra boas objetivas.
Eu já usei algumas, M42 tive a Helios 44-6, Takumar 135mm 3.5 (booooa lente e barata), Mamiya Sekor 50 1.8, Nikkor series E 100mm 2.8.
No geral as Takumares são lentes muito decentes com preços acessíveis, Minolta tbm tem boas lentes, porém os preços já começam a beirar os R$700 ou mais. Namoro aquela MD 58mm 1.2, mas só se encontra ela a mais de R$1500, acredito ser uma das melhores lentes 1.2 da época do "filme" ao lado da Nikon.

Hoje possuo apenas uma lente analógica, que já namorava há muuuito tempo e não comprava pois não daria certo nas DSLR que é a Canon FL 55mm f/1.2. Bem soft em 1.2 e gosto do visual de sonho, melhorando muuuito já em f/2, fechou f/2.8 fica muito nítida.

No tópico ali em cima, tem uma infinidade de dicas e lentes que nem imaginamos que existam. Uma enciclopédia.
« Última modificação: 23 de Junho de 2021, 09:22:04 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2021, 10:40:19
Algum de vocês já usou boas objetivas com adaptador? Se sim, qual?

Acho que é esse tópico:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,70153.0.html

Se está interessado em lentes manuais, esse tópico citado (Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia) vai fazer sua alegria. Tem muita informação e fotos.

Reforçando o que já foi dito, posso acrescentar:

1 - É fácil adaptar essas lentes antigas nas câmeras Mirrorless. Tenho uns 20 adaptadores para Sony E-Mount (todos para lentes de diferentes mounts) e todos funcionam bem na minha velha Sony ILCE-3000K. A adaptação nas DSRL Canon também é fácil (mas algumas lentes batem no espelho das fullframe). A adaptação nas DSRL Nikon já é mais complicada: só uns pouquinhos mounts podem ser adaptados sem que o adaptador use um elemento ótico adicional (que costuma degradar a imagem).

2 - Entre todas as lentes manuais, acredito que as mais comuns e amplamente disponíveis são as de mount M42. Dá para se divertir bastante com elas.

3 - Assim, concentrando meu comentário nas M42, posso indicar:

- Qualquer Helios 44: Helios 44, Helios 44-2 (conhecida pelo swirly bokeh mais pronunciado), Helios 44-3, Helios 44M, Helios 44M-4, Helios 44M-5, Helios 44M-6 e Helios 44M-7 (supostamente a que tem maior resolução). Estas são fáceis de encontrar, ainda que cada vez com preço mais e mais alto.

- Qualquer M42 Takumar: a 50mm f/1.4 (tem 4 versões) é lendária e gosto muito dela; a 135mm f/3.5 também é excelente (tem uma versão f/2.5 bem mais cara); a Macro 50mm f/4 é considerada uma das melhores lentes macro já fabricadas (tem três versões: uma é macro verdadeira, com fator de ampliação 1:1). Entre estas Takumar há algumas muito raras e caras, como a de 85mm f/1.9 e a Fish-Eye 17mm f/4. Para quem gosta de swirly bokeh, tem a divertida 55mm f/2.2.

- As Pentacon M42:  começando pela comum e barata 50mm f/1.8 (que recomendo fortemente) e passando pelas 29mm f/2.8 e 135mm f/2.8, considero todas elas muito boas. Mais difíceis de encontrar, e para quem gosta de swirly bokeh, são a Pentacon Lydith 30mm f/3.5 e Pentacon Orestor 50mm f/2.8 (cópia da Meyer Optik Gorlitz Domiplan). Mais rara (e cara) é a de 135mm com 15 lâminas no diafragma, conhecida como "Bokeh Monster".

- As Carl Zeiss M42: a comum e barata Tessar 50mm f/2.8 e as raras Flektogon 35mm f/2.4 e Pancolar 50mm f/1.8 são clássicas. A Sonnar 135mm f/3.5 achei bem parecida com a Pentacon 135mm. Para quem gosta do bokeh típico das Trioplan tem a Carl Zeiss Triotar 135mm f/4.

Se quiser, posso listar mais algumas, de outras marcas e mounts que também achei divertidas... mas só com algumas destas já terá diversão para um bom tempo.

E vá com calma... que o troço provoca adição muito facilmente.

« Última modificação: 23 de Junho de 2021, 10:43:32 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2021, 11:01:34
E vá com calma... que o troço provoca adição muito facilmente.

Eu que o diga... Teve uma época que tive umas dez cinquentinhas !


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2021, 12:05:59
Eu que o diga... Teve uma época que tive umas dez cinquentinhas !

 :eek:

O dia que eu tiver só 10 cinquentinhas vou me considerar curado...

Só por curiosidade... como você conseguia viver com apenas 10 cinquentinhas?
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2021, 12:10:28
O pior que algumas lentes são bonitas, parecem que foram feitas para o visual retrô das Fujis (no meu caso) mesmo tendo uma FL 55 1.2, estive de olho na FD 50 1.4 só pela beleza. E as FL são ainda mais bonitas, com aquele anelzinho de diafragma na frente da lente  :doh:

Ah lembrei agora tbm, tenho uma Industar 50-2, que ta parada na 5D clássica, não tenho adaptador M42 pra Fuji ainda. Mas é uma lente bem decente, embora não tenha nenhum atrativo decisivo, é só mais uma. O legal é que é pancake, em DSLR fica piquinininha. Fiz um ensaio uma vez e ela me surpreendeu.
« Última modificação: 23 de Junho de 2021, 12:14:01 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2021, 12:24:11
O pior que algumas lentes são bonitas...
Ah lembrei agora tbm, tenho uma Industar 50-2...

É verdade: algumas são verdadeiras obras de arte. As Schneider Kreuznach prateadas, com mount DKL, naquele estojo transparente são um charme. Tenho duas (50mm e 135mm... me falta a 28mm para completar o trio). E além disso são boas lentes!

Eu adoro também o design das Takumar: todas elas (bom, quase todas... as muito antigas, não) tem um padrão visual que você pode reconhecer de longe como sendo Takumar. Além disso, as Takumar, quando em bom estado, tem o anel de foco extremamente "macio"... dá para reconhecer que é uma Takumar de olhos fechados, só girando o anel de foco.

E essa Industar que mencionou, é surpreendente mesmo... pequenininha, parece de brinquedo. Mesmo na minha Sony mirrorless (que é menor que as DSRL) ela quase some!
« Última modificação: 23 de Junho de 2021, 12:35:56 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2021, 15:00:28
:eek:

O dia que eu tiver só 10 cinquentinhas vou me considerar curado...

Só por curiosidade... como você conseguia viver com apenas 10 cinquentinhas?

Porque tinha mais um montão de outras lentes haha ! Teve época que eu nem sabia quantas tinha.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2021, 15:09:08
A Industar-50 é boa, afinal é uma derivada da Tessar, o que irrita nela é o ajuste de abertura na frente da lente.

Falando em M42 tem a Industar-61 L/Z e a Mir-1A, minhas favoritas da ex-urss

Falando em Takumares, tem uma que não recomendo, a 85mm F1.9. Não que seja ruim, mas porque é muito cara para a performance que entrega, sobretudo em grandes aberturas, fica muito soft. Mas é muito boa para portrait, fica suave.

Estou com um conjuntinho de lentes da Icarex (BM), doido para testar na A7, só que o adaptador custa uma baba.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2021, 19:50:33
Acabei de montar um kit de Mamiya sekor c pra usar na sony, existe um speedbooster pra elas serem usadas com fullframe.
to só esperando chegar pra começar a brincar


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2021, 20:46:35
Eu tenho a Helios 44M-4 58mm, a Industar 61 LZ 50mm, a Industar 50-2 50 mm, a Mir-1Sh 37mm e a Tair-3S 300mm. Todas M42. A Helios tem muito bokeh, a Industar 61LZ é muito afiada e os contrastes fantásticos. A Tair-3S é boa de contraste, pesada não treme a mão. Se eu pudesse tinha mais lentes soviéticas.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2021, 22:22:31
A Industar-50 é boa, afinal é uma derivada da Tessar, o que irrita nela é o ajuste de abertura na frente da lente.

Falando em M42 tem a Industar-61 L/Z e a Mir-1A, minhas favoritas da ex-urss

Falando em Takumares, tem uma que não recomendo, a 85mm F1.9. Não que seja ruim, mas porque é muito cara para a performance que entrega, sobretudo em grandes aberturas, fica muito soft. Mas é muito boa para portrait, fica suave.

Estou com um conjuntinho de lentes da Icarex (BM), doido para testar na A7, só que o adaptador custa uma baba.

Tenho um amigo aqui da grande SPO que está com essa Takumar 85MM 1.9 e, pasmem, foram feitas em torno de 5.000 unidades dessa lente no mundo. Ela é incrivelmente rara e se colocar ela a venda em fóruns gringos de lentes manuais ele passa de 15.000 reais brincando; não por ser a melhor lente mecânica 85MM mas sim pelo número reduzido de exemplares. Afinal 5.000 unidades a nível mundial não é nada, literalmente.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2021, 22:36:01
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,70153.0.html

Aproveitando tem este tópico do fórum com muitas dicas. Vou dar um resumo de várias lentes que testei, algumas recomendo e outras não.

Lentes pra fugir: Hanimar ou Hanimex; são lentes B japonesas. Ótica péssima; fuja delas, mesmo que baratas.

Zeiss Jena 50MM 2.8: apesar de levar o nome Zeiss, me decepcionei com essa lente. Muito soft em 2.8 ; e as lâminas da minha cópia travaram duas vezes; vendi ela por um preço barato , não tive paciência de ficar com ela; e ela é super-valorizada no mercado (mesmo no Ebay ) , eu não acho que ela vale tudo isso.

Agora vamos as lentes que tem o meu selo de aprovação:
Vivitar 28MM 2.8 para Canon FD: lente top;
Canon FD 28MM 2.8: lente animal pra fotografia de rua(APSC principalmente); ótica boa demais.
Polar (pra Pentax 2.8) : muito soft, mas as cores dela meio lavadas dão um vintage pras fotos. Entre F4 a F8 a lente é bem nítida. As Takumar 28MM não testei mas todos falam bem dela;

Tamron 28MM 2.5 Adaptall: aqui uma sacada do Adaptall, era um formato "único" que você comprava o adaptador pra ela . Tenho o adaptador Adaptall-M42, assim uso ela com um adaptador M42 em minhas digitais da Canon e Sony. Confesso que sou apaixonado por ela, tanto que vendi as outras 28MM pra ficar com ela. No tópico tem alguams fotos feitas com ela. Muito boa lente e a abertura 2.5 tem um centro bem nítido , mas os cantos nem tanto. entre F4 a F11 a lente é muito nítida, tem um desfoque maravilhoso em F4

50MM: tive várias mecânicas; todas muito boas (com excessão da Zeiss Jena 2.8) , sendo

_Pentacon 50MM 1.8; lente soft em 1.8, mas incrível em 2.8 ou mais fechada. Bokeh bem bonito;

_Canon FD 50MM 1.4: lente impressionante em todos os aspectos, uma das minhas favoritas;

_Nikon 50MM 1.4 E : lente ótima também, soft em 1.4, mas muito boa de 2.0 pra cima, desfoque bacana;

_Nikon 50MM 1.8 AIS: depois da Canon FD 50MM 1.4, a melhor 50MM que já usei ; muito nítida em 1.8. Comparando com a linha atual da Nikon, posso afirmar tranquilamente que ela ganha da 50MM 1.8D e fica muito próxima da 1.8G (o que é um fato impressionante, a linha AI-S é muito mais antiga);

_Yashica_50MM_1.9: tem o famoso desfoque de redemoinho no estilo lentes Helios. Falta contraste e nitidez em abertura máxima, mas justamente por isso é legal usar ela; dar um ar diferenciado nas fotos. Muito nítida mais fechada.

Jintu_85MM_1.8 : lente chinesa baratinha, roda em cropadas e Fullframe. Nas DSLR FF pode bater no espelho se focar de 10 metros ao infinito (abaixo disso sem problemas) ; nas cropadas vai de boa; em mirrorless tanto faz. Bom foco e construção; nitidez de 2.5 até 5.6 excelente; muita aberração cromática em abertura máxima. Lente muito boa pra retratos, até me surpreendeu.

Soligor 135MM 2.8 pra Nikon AI: lente com muita aberração cromática em 2.8; puxa as cores bastante pra azul (cores mais frias). Em F4 é nítida no quadro todo e tem um desfoque muito bonito. Tem parasol embutido;

Takumar 135MM 3.5 M42: lente absurdamente nítida, compacta e entrega boa qualidade de imagem já em abertura máxima.

Helios 44-2: desfoque lindo, mas precisa de um parasol pra usar. Hoje tenho a 44M-4 que gosto mais do que a 44-2.

Neste tópico você pode ver um ensaio feito fim de semana passado só com algumas lentes antigas na 5D:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,140159.0.html

É isso rs
« Última modificação: 23 de Julho de 2021, 22:41:46 por cheferson »