Autor Tópico: Parece que a Samyang encerrou a produção de lentes RF  (Lida 2442 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2021, 19:24:58
Sobre o protocolo de comunicação Canon EF: se a empresa abriu, eu não sei; mas é bem conhecido e muito bem documentado. É o padrão SPI (serial peripheral interface), usado em diversas aplicações na indústria. Usar este protocolo é mais ou mneos como usar parafusos: já existem na indústria, e o desenho é adaptado pra uma certa aplicação.

http://camera-wiki.org/wiki/Canon_EF_lenses

https://en.wikipedia.org/wiki/Serial_Peripheral_Interface

https://birger.com/products/lens_controller/manuals/canon_ef232/Canon%20EF-232%20Library%20User%20Manual%201.3.pdf


Pelo que a notícia sugere, as câmeras RF, além de comunicarem com o padrão SPI, podem comunicar com outro padrão, ainda desconhecido. Mas este último parágrafo é pura especulação minha.
« Última modificação: 28 de Julho de 2021, 19:25:48 por felipemendes »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2021, 19:49:08
Sobre o protocolo de comunicação Canon EF: se a empresa abriu, eu não sei; mas é bem conhecido e muito bem documentado. É o padrão SPI (serial peripheral interface), usado em diversas aplicações na indústria. Usar este protocolo é mais ou mneos como usar parafusos: já existem na indústria, e o desenho é adaptado pra uma certa aplicação.

http://camera-wiki.org/wiki/Canon_EF_lenses

https://en.wikipedia.org/wiki/Serial_Peripheral_Interface

https://birger.com/products/lens_controller/manuals/canon_ef232/Canon%20EF-232%20Library%20User%20Manual%201.3.pdf


Pelo que a notícia sugere, as câmeras RF, além de comunicarem com o padrão SPI, podem comunicar com outro padrão, ainda desconhecido. Mas este último parágrafo é pura especulação minha.

É uma simples adaptação eletrônica; por isso existem adaptadores EF -> RF da própria Canon e os genéricos que funcionam tão bem quanto.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #17 Online: 28 de Julho de 2021, 21:06:31
Não sei se tem dedo da Canon querendo limitar lentes de terceiro, se for, é um tiro no pé... Uma das maiores sacadas da Sony foi justamente ter opções mais acessíveis de lentes de terceiros, e nem por isso deixou de produzir e vender as suas lentes próprias mais caras.. existe público consumidor para as duas coisas, negligenciar um deles é limitar o próprio alcance.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 28 de Julho de 2021, 22:47:55
Não sei se tem dedo da Canon querendo limitar lentes de terceiro, se for, é um tiro no pé... Uma das maiores sacadas da Sony foi justamente ter opções mais acessíveis de lentes de terceiros, e nem por isso deixou de produzir e vender as suas lentes próprias mais caras.. existe público consumidor para as duas coisas, negligenciar um deles é limitar o próprio alcance.

Também pensei o mesmo; todavia lentes genéricas foram e são produzidas pra vários sistemas e empresas como Tamron, Sigma, Tokina, etc, não se tem notícias de fabricantes barrarem a produção; talvez a única excessão seja a Fuji ; mas agora até a Tamron entrou no mundo da Fuji rs; quanto a Sony pra mim foi a fabricante que fez a decisão mais inteligente, abrir seus protocolos ; assim qualquer fabricante que queira produzir lentes tem o aval oficial da Sony.

Conheci, por exemplo, fotógrafo e vídeo maker que saiu do sistema Z e foi pra Sony, justamente pra pegar o kit FF da Tamron 12-28, 28-75 e 70-180 2.8 por valores muito mais baratos que as lentes equivalentes da Nikon.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2021, 08:45:22


(...) quanto a Sony pra mim foi a fabricante que fez a decisão mais inteligente, abrir seus protocolos ; assim qualquer fabricante que queira produzir lentes tem o aval oficial da Sony. .

Interessante, até pouco tempo atrás a Sony era conhecida justamente por ser a empresa dos protocolos fechados. Joe Edelman, quando decidiu emigrar da Nikon, alegou isso, para não ir p/sistema da Sony (ele foi pra Olympus).

Aparentemente, estão aprendendo. A empresa tem um longa história de fracassos e sucessos — e nas mais diversas indústrias. (Nos videogames, ela parece ter entendido, finalmente, que não pode jogar fora uma base de 4 milhões de clientes).

A necessidade de controlar tudo, foi uma das várias razões do naufrágio da Betamax, não?


Sent from my motorola one using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2021, 10:18:09
Não sei se tem dedo da Canon querendo limitar lentes de terceiro, se for, é um tiro no pé... Uma das maiores sacadas da Sony foi justamente ter opções mais acessíveis de lentes de terceiros, e nem por isso deixou de produzir e vender as suas lentes próprias mais caras.. existe público consumidor para as duas coisas, negligenciar um deles é limitar o próprio alcance.

Mas isso tudo de a Canon estar inibindo outros fabricantes é especulação nossa, ou existe essa hipótese em algum outro lugar? Porque pode simplesmente a Samyang ter decidido que vai se dedicar a outros mounts no momento. Ou ainda que um determinado fabricante tenha pago pra empresa não desenvolver pra outro fabricante.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2021, 11:06:25
Acho mais fácil isso, da Sony ter fechado uma acordo para ela não fazer RF.
Do que a Canon ter ganhando um processo contra fabricantes de lentes em 2021.......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 29 de Julho de 2021, 11:33:01
Acho mais fácil isso, da Sony ter fechado uma acordo para ela não fazer RF.
Do que a Canon ter ganhando um processo contra fabricantes de lentes em 2021.......

Havia um boato sobre isso com a Tamron. Pode ser que tal arranjo tenha validade de alguns meses ou anos, uma vez que a Tamron agora faz lentes também pra Fuji.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 29 de Julho de 2021, 13:45:04
O caso da Tamron pelo o que entendi é que a Sony tem ações dela.
Enquanto a linha não estiver ociosa, a prioridade seria da Sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #24 Online: 29 de Julho de 2021, 19:02:49
Não tem cópia nenhuma nesse caso.
Muito menos algo ilegal.

As lentes são patentes legais da samyang.
E a Canon não pode impedir que façam um lente que encaixe no bocal da câmera.


Concordo, mas ACHO que haja alguma patente do formato do bocal que a Canon tenha e que se outra marca resolver fazer uma lente ou acessório precise pagar pelo uso.

Ouvi um lance assim sobre o mount Z da Nikon.
Por outro lado a Sony tá nadando de braçada já que liberou o mount E/FE. Dizem os gringos que é a marca que mais tem lente disponível, já que este mount vem desde as NEX. Aqui no br não vemos pq só a maioria usa Canon, mas na gringa a Sony tá forte.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 29 de Julho de 2021, 22:00:39
Concordo, mas ACHO que haja alguma patente do formato do bocal que a Canon tenha e que se outra marca resolver fazer uma lente ou acessório precise pagar pelo uso.

Isso existe, mas é bastante fácil contornar. Basta fazer um recorte diferente, e já era. Há alguns exemplos disso na indústria. Por isso a maioria das empresas nem gasta dinheiro patenteando formatos.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 29 de Julho de 2021, 23:28:05
O caso da Tamron pelo o que entendi é que a Sony tem ações dela.
Enquanto a linha não estiver ociosa, a prioridade seria da Sony.

A Sony passou há alguns anos a ser detentora de quase metade das ações da Tamron; por isso a produção de lentes da Tamron passou a ser prioridade pro sistema Emount. É similar, a Zeiss, que tem a Sony também como acionista; e ambas as empresas produzem lentes pra Canon , Nikon, etc.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 29 de Julho de 2021, 23:29:23
Acho mais fácil isso, da Sony ter fechado uma acordo para ela não fazer RF.
Do que a Canon ter ganhando um processo contra fabricantes de lentes em 2021.......

Bem possível mesmo que seja isso. Aliás, não estamos vendo um movimento tão grande das fabricantes de lente genérica para os sistemas RF e Z .


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 29 de Julho de 2021, 23:35:38

Concordo, mas ACHO que haja alguma patente do formato do bocal que a Canon tenha e que se outra marca resolver fazer uma lente ou acessório precise pagar pelo uso.

Ouvi um lance assim sobre o mount Z da Nikon.
Por outro lado a Sony tá nadando de braçada já que liberou o mount E/FE. Dizem os gringos que é a marca que mais tem lente disponível, já que este mount vem desde as NEX. Aqui no br não vemos pq só a maioria usa Canon, mas na gringa a Sony tá forte.

Em tese, o bocal e a flange, bem como a parte eletrônica, são registrados pela Canon, assim como Nikon, etc. Ou seja, em teoria, as empresas de lentes genéricas precisariam fazer um acordo pra fazer lentes compatíveis com cada fabricante. Mas isso em teoria, pois sei que todas essas empresas tem acordos de bons cavalheiros pois quase todas elas fazem parte da Cipa (japonesa), entidade que reúne as empresas de vídeo e foto.

Sobre o fato da Sony, desde a linha Nex que foi um teste para a Sony fazer uma linha melhorada E_mount, ter lançado acordo onde as fabricantes podem produzir lentes pro sistema, desde que mantenham segredo industrial, o fato é que a Sony foi experta sim, mas o fez mais por questão de necessidade mesmo. A Sony nos EUA estava perdendo mercado pra venda de lentes Canon e genéricas pra Canon; as lentes equivalentes da Sony eram muito caras. A liberação possibilitou um leque amplo de escolhas aos clientes, bem como possibilitou melhora de vendas das câmeras da Sony. Foi uma tacada de mestre deles.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #29 Online: 30 de Julho de 2021, 13:09:44
Pelo que pude perceber parece que foi uma decisão de concentrar as vendas de determinadas lentes por apenas 1 marca. Isso devido a atual situação global de componentes eletrônicos.

Não sei como é esse acordo entre Rokinon e Samyang, mas, no atual momento apenas a Rokinon continuará vendendo lentes RF.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.