Autor Tópico: Windows 11 : oficialmente anunciado  (Lida 12022 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2021, 13:42:45
Tem só um porém: Se o micro não tiver o chip Trusted Platform 2.0 não rola.

Nem sabia o que era isso. Fui pesquisar e olhei esse artigo aqui:
https://www.theverge.com/2021/6/25/22550376/microsoft-windows-11-tpm-chips-requirement-security

Mudando um pouco de assunto, quando li este trecho:
Citar
Microsoft has been warning for months that firmware attacks are on the rise. “Our own Security Signals report found that 83 percent of businesses experienced a firmware attack, and only 29 percent are allocating resources to protect this critical layer,”

Lembrei de uma história esquisitíssima publicada pela Bloomberg (e somente por ela) sobre um caso assombroso de ataque de hardware/firmware aos servidores de uma empresa chamada Supermicro. Hoje eu acho que essa história é lenda urbana, mas vendo a afirmação da MS, será que tem algo de verdade no artigo da Bloomberg?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2021, 14:25:53
Felipe essa estória de TP não é unicamente para "beneficiar" os usuários. É muito mais para efeito de DRM e coibir pirataria. De quebra, se algum software ou hardware não tiverem sido notarizados, não será possível usar/instalar/copiar/etc.

Pode ser um problemão dependendo de como for implementado, por exemplo em relação a criptografia de discos. Um hd criptografado em uma máquina pode não ser descriptografável em outra por conta de alguma cagada no TP.

E isso não impede hackers nem virus, só dá uma de seleção natural separando os lamers dos hackers de verdade.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Julho de 2021, 12:12:15
Esse TPM vai tbm acabar com pessoas que como eu fica toda hora trocando peças dos equipamentos. Pq o sistema fica cravando no HW onde ele esta instalado e pra mudar alguma coisa tem que resetar, ai vem MS e os outras empresas quererem cobrar novas licenças, etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 02 de Julho de 2021, 13:40:51
Esse TPM vai tbm acabar com pessoas que como eu fica toda hora trocando peças dos equipamentos. Pq o sistema fica cravando no HW onde ele esta instalado e pra mudar alguma coisa tem que resetar, ai vem MS e os outras empresas quererem cobrar novas licenças, etc...

Exatamente.

Verifiquei aqui e como já suspeitava, o Jurassico não tem chip TPM, então não rola de testar o W11 nele. Sinceramente um alívio, confesso. O notebook tem o TPM 2.0 mas não sei se vale a pena testar o W11 nele por enquanto. Vou esperar mais uns dois meses, essa coisa deve estar cheio de bugs.

Por essas e outras é que ainda mantenho dois HDs com o Windows 8.1, como contingencia mesmo. O Jurassico Xeon aqui tem dois SSDs de 1T e dois HDs de 4T. Um SSD tem o W10, o outro uma partição com Linux e outra com o W8.1

Na verdade a situação é bem mais complexa, tive que manter um Mac Intel com o High Sierra juntamente com o M1 BigSur exatamente por causa dessas palhaçadas de TP, DRM e similares. A hora que ficar de saco cheio com isso entro de sola com Linux e maquinas virtuais, perde-se um pouco de performance mas acaba com essas idiotices de uma vez por todas.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 02 de Julho de 2021, 13:59:39
Sim Antonio, e vai começar novamente toda epopeia de drivers de tudo quanto é equipamento antigo. Tenho aqui scanner SCSI, impressoras com uns 10 anos de idade, calibrador de tela, etc... Tenho sftw antigo que ainda uso, por ex a minha suíte Adobe ainda é a 5.5 que mais uso.

Quero só ver a merda que vai dar e onde tudo isso vai parar...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 02 de Julho de 2021, 15:09:56
Esse TPM vai tbm acabar com pessoas que como eu fica toda hora trocando peças dos equipamentos. Pq o sistema fica cravando no HW onde ele esta instalado e pra mudar alguma coisa tem que resetar, ai vem MS e os outras empresas quererem cobrar novas licenças, etc...

Mas se lembro bem, o Windows por algum tempo já tinha um rastreio de hardware, justamente pra coibir pirataria. Lá pelos idos do W95 até 2000. Se mudasse muito o hardware, ele pedia a licença de novo.

https://www.zdnet.com/article/a-brief-history-of-anti-piracy-at-microsoft/

Mas cobrar pelo SO pro usuário doméstico eu acho bobagem.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 02 de Julho de 2021, 15:14:46
Sim Antonio, e vai começar novamente toda epopeia de drivers de tudo quanto é equipamento antigo. Tenho aqui scanner SCSI, impressoras com uns 10 anos de idade, calibrador de tela, etc... Tenho sftw antigo que ainda uso, por ex a minha suíte Adobe ainda é a 5.5 que mais uso.

Quero só ver a merda que vai dar e onde tudo isso vai parar...

Pode ter certeza que isso vai causar muita chiadeira. Não pretendo migrar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 02 de Julho de 2021, 15:16:08
Mas se lembro bem, o Windows por algum tempo já tinha um rastreio de hardware, justamente pra coibir pirataria. Lá pelos idos do W95 até 2000. Se mudasse muito o hardware, ele pedia a licença de novo.

https://www.zdnet.com/article/a-brief-history-of-anti-piracy-at-microsoft/

Mas cobrar pelo SO pro usuário doméstico eu acho bobagem.


E que nunca resolveu nada. Sempre teve um craqueador se licença. No caso do TPM, daqui a pouco alguém inventa um dispositivo USB que simula.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 02 de Julho de 2021, 18:17:55

E que nunca resolveu nada. Sempre teve um craqueador se licença. No caso do TPM, daqui a pouco alguém inventa um dispositivo USB que simula.

Já tem ISO sem TPM rolando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Julho de 2021, 01:19:22
Ja tem uma comunidade inteira reclamando dessa limitação seletiva de equipamento, muitas sem sentido.

Por ex dei uma olhada em minhas maquinas aqui e casa e da empresa, todas elas tem suporte a esse TPM 2.0, porem 2 delas, mais especificamente um R7 1700 (computador de trabalho) e um R3 2200 (que fica no home theater de casa) apesar de terem o suporte, esses processadores não estão na lista de compatibilidade e teoricamente não podem receber o upgrade.
Isso é incrível pq que a maioria dos Ryzen ger 2000 são habitados, mas o R3 2200 não... a Microsoft explicou que a lista é provisória e contempla modelos que já foram testados, e que poderá haver uma atualização com a inclusão de novos processadores.

Imagine o absurdo, um Athlon 3000g é habilitado e um Ryzem 7 1700 muuuito mais poderoso fica de fora da lista.
Tem tbm toda a galera que gastou fortunas com CPUs da 7ª geração Intel e estão de fora, ao mesmo que tem vários "Atom" e "Celerons" menos poderosos ma que são habilitados.
Conhecimento importa mais que equipamento.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
« Última modificação: 27 de Agosto de 2021, 17:32:11 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 27 de Agosto de 2021, 23:33:30
Eu já estava feliz com o Windows 7. O W10 veio e tornou muito melhor. Qualquer coisa que vier em cima do que já existe no W10, para mim, será bem vindo.

Queria muito que o mundo dos PCs começasse a migrar para ARM a médio e longo prazo. Ia ser uma revoulção. Uma integração maior com Android e mesmo com o iOS seria bem vindo também.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 28 de Agosto de 2021, 00:13:55
Eu já estava feliz com o Windows 7. O W10 veio e tornou muito melhor. Qualquer coisa que vier em cima do que já existe no W10, para mim, será bem vindo.

Queria muito que o mundo dos PCs começasse a migrar para ARM a médio e longo prazo. Ia ser uma revoulção. Uma integração maior com Android e mesmo com o iOS seria bem vindo também.


Uma coisa que a galera que não é da área deveria ser informada mas não é por razões óbivas, é que tudo que tem uma imensa compatibilidade "para trás" é problemático. O Windows 10 ainda tem muito código originário da época dos Windows XP e 2000, e essa reciclagem de código ao extremo tem seus problemas, como por exemplo propagação de bugs e buracos abertos para falhas que nem eram imaginadas na época. A tal compatibilidade retroativa com a série de processadores x86 teoricamente é boa mas na prática é um pesadelo.

O W10 herdou muito desse lixo todo e tem coisas que simplesmente não são viáveis de serem consertadas. Já o W10 ARM 64-bit realmente me surpreendeu, é leve e muito rápido no M1 mesmo rodando em uma máquina virtual (Parallels). Voa baixo e é bem estável. Isso acontece porque ele foi escrito do zero praticamente.

O W11 com certeza irá herdar um monte de vícios do W10. Para mim essa estória do TPM é simplesmente para manter os usuário nas rédeas com DRM, a MS não me engana. Não irá melhorar em nada a segurança contra ameaças tipo exploits, CVMs e similares, na minha opinião é conversa de marketing e a proposta da MS é que cada vez mais você fique escravo do cloud deles.

Meu note pode ser atualizado para o W11 mas nem vou perder tempo.




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 30 de Agosto de 2021, 12:24:48
Então, galera. Comprei um note novo, que veio com uma versão xexelenta do W10, aquela que só permite um idioma.  Alguém sabe se, ao instalar o W11 preview, ele vai ter a mesma xexelentice do meu W10?
« Última modificação: 30 de Agosto de 2021, 12:25:05 por felipemendes »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #29 Online: 31 de Agosto de 2021, 12:13:26
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.