Autor Tópico: Windows 11 : oficialmente anunciado  (Lida 12083 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 17 de Dezembro de 2021, 18:42:20
Se vc buscar no google vai perceber uma tonelada de sites falando para não atualizar, pq tem muitas desvantagens e poucas vantagens.

Outro dia eu vi um site mostrando que tem quase ninguém migrando neste momento, pouca gente mesmo, a maioria das licenças atuais são de computares novos que já vem com o novo sistema de fabrica.

https://www.express.co.uk/life-style/science-technology/1527980/Windows-11-free-upgrade-cant-compete-with-Windows-10

https://www.tecmundo.com.br/software/229360-ninguem-instalou-windows-11-diz-nova-pesquisa.htm
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2021, 18:43:15 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 17 de Dezembro de 2021, 18:51:55
ahhh e quem quiser instalar o win 11 em maquinas mais antigas tem jeito sim:

"How to Bypass Windows 11's TPM, CPU and RAM Requirements"
https://www.tomshardware.com/how-to/bypass-windows-11-tpm-requirement
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2021, 18:52:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 18 de Dezembro de 2021, 00:52:47
ahhh e quem quiser instalar o win 11 em maquinas mais antigas tem jeito sim:

"How to Bypass Windows 11's TPM, CPU and RAM Requirements"
https://www.tomshardware.com/how-to/bypass-windows-11-tpm-requirement

Estou usando W11 em dois computadores aqui, ambos estão rodando liso. Estou gostando. Mas esse esquema de proteção tá uma porcaria.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #48 Online: 18 de Dezembro de 2021, 02:11:13
Mas esse esquema de proteção tá uma porcaria.
Que esquema de proteção é esse?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 18 de Dezembro de 2021, 10:15:43
Não atualizei de nenhum pc. E pelo jeito nem vou..  :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #50 Online: 18 de Dezembro de 2021, 12:29:47
Não atualizei de nenhum pc. E pelo jeito nem vou..  :hysterical:

Não vou nem perder tempo com isso.

Há uma cultura de que as pessoas tem sempre que estar com a últimas versões de tudo instaladas, sejam programas ou sistemas.
Tomando os cuidados usuais, com um bom firewall, um bom antivírus, um navegador confiável e não sendo idiota para clicar em tudo que vê, 99% dos problemas estarão resolvidos.

OS novo quase nunca tem todos os problemas do anterior resolvidos e geralmente incluem bugs novos, então para que a versão nova atinja um grau de confiabilidade razoável demora um certo tempo, e quase sempre quando alcança cismam de lançar uma versão nova e o ciclo se perpetua.



« Última modificação: 18 de Dezembro de 2021, 12:39:33 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 18 de Dezembro de 2021, 14:14:03
Que esquema de proteção é esse?

TPM 2.0. É um recurso que armazena certificados e informações sensíveis separados do armazenamento principal. A ideia é antiga, mas o Windows nunca efetivamente usou até agora. Android e iOS (provavelmente MacOS  também) já usam isso há anos.

Por exemplo, imagine que vc tem um gerenciador de senhas instalado no seu PC com Windows XP. Esse gerenciador tem todas as senhas gravadas em um arquivo encriptado no armazenamento principal. Se vc copiar aquele arquivo mais uma meia dúzia de ajustes de um PC pra outro, vc terá acesso às suas senhas no novo PC. COm o TPM 2.0, isso não é mais possível.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 18 de Dezembro de 2021, 15:25:01
TPM 2.0. É um recurso que armazena certificados e informações sensíveis separados do armazenamento principal. A ideia é antiga, mas o Windows nunca efetivamente usou até agora. Android e iOS (provavelmente MacOS  também) já usam isso há anos.

Por exemplo, imagine que vc tem um gerenciador de senhas instalado no seu PC com Windows XP. Esse gerenciador tem todas as senhas gravadas em um arquivo encriptado no armazenamento principal. Se vc copiar aquele arquivo mais uma meia dúzia de ajustes de um PC pra outro, vc terá acesso às suas senhas no novo PC. COm o TPM 2.0, isso não é mais possível.


Não somente isso !

Pode ser usado como um DRM por hardware.
A Apple, por exemplo usa essa tecnologia para impedir o reuso de componentes eletrônicos (chip T2 é um deles)
Com o TPM os fabricantes tem a faca,o queio, e o prato e a sua carteira na mão.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2021, 15:28:28 por AFShalders »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #53 Online: 08 de Junho de 2022, 15:36:40
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 09 de Junho de 2022, 13:51:37
Tô usando em um dos meus PCs um W11 que não faz uso de TPM2.0 nem Secure boot. Roda 100%. Mas realmente o futuro é sombrio pra quem usa Windows. Queria que Linux tivesse vingado, mas fato é que fica sempre pra trás. Tudo é complicado no Linux...  :(


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 09 de Junho de 2022, 14:15:03
Tô usando em um dos meus PCs um W11 que não faz uso de TPM2.0 nem Secure boot. Roda 100%. Mas realmente o futuro é sombrio pra quem usa Windows. Queria que Linux tivesse vingado, mas fato é que fica sempre pra trás. Tudo é complicado no Linux...  :(


Complicado em termos. Uso Linux para algumas aplicações específicas como servidores, NAS, roteadores e coisas do tipo. Comecei em 1995... Hoje em dia para aplicações tipo Office sinceramente não tem dificuldade nenhuma, tem todos os navegadores, bons suites de Office como o Libre Office, Open Office, Calligra, WPS e assim por diante.

Complica para quem depende ou só sabe usar os programas comerciais de sempre e não tem tempo ou vontade de experimentar outras coisas. Existem, várias opções para processamento e edição de imagem e vídeo a disposição. São diferentes ? Sim, e daí ?

No resto, a instalação e a configuração hoje são até mais fáceis do que no Windows. O Linux Mint é muito bom.

Um comentário off-topic: Desovaram aqui um Sony Vaio pré-histórico com um processador dual Centrino e 4 GB de RAM. Só de brincadeira particionei e instalei um W10 bem tunado nele e um Lunix Mint, com os mesmíssimos programas (Chrome, Vivaldi, Firefox e o conjunto completo para desenvolvimento para microcontroladores STM32, além da IDE do Arduino). No W10, tudo se arrasta mesmo usando um SSD. Quase 2 minutos para compilar um código em C e fazer o upload para um STM32... No Linux são 15 segundos ! Abro fácil dez abas no Chrome no Linux sem enlouquecer. No W10 dá vontade de chorar.

Se vocês acham que o futuro do Windows é sombrio, acertaram em cheio. O W11 vem com tantas restrições na licença que quem percebe arregala os olhos e vê que a coisa só tende a piorar. Tente desinstalar um W11 e reinstalar após ter trocado de placa-mãe ! No W10 era um saco mas muito mais fácil.

A idéia da MS é oferecer tudo como serviço em um futuro não muito distante. Assinatura do Office, do Windows, etc.

A Apple também restringe um montão de coisas, nem de longe são santos, todo mundo sabe disso, mas pelo menos os OSs são de graça. 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #56 Online: 10 de Junho de 2022, 01:28:48
Complica para quem depende ou só sabe usar os programas comerciais de sempre e não tem tempo ou vontade de experimentar outras coisas. Existem, várias opções para processamento e edição de imagem e vídeo a disposição. São diferentes ? Sim, e daí ?

Eu conheço e uso Linux. Mas nem de longe. ASCOM, por exemplo, é toda uma plataforma de equipamento de astrofoto que é baseada no .NET. Tem plataforma alternativa? Tem o INDI. Funciona? Provavelmente, depois de muito tempo perdido, suor e lágrimas, parte do meu equipamento funcionaria. Estou disposto a investir meu (pouco) tempo pra resolver esse tipo de problema ao invés de fotografar? Com certeza não.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #57 Online: 10 de Junho de 2022, 10:27:09
Eu conheço e uso Linux. Mas nem de longe. ASCOM, por exemplo, é toda uma plataforma de equipamento de astrofoto que é baseada no .NET. Tem plataforma alternativa? Tem o INDI. Funciona? Provavelmente, depois de muito tempo perdido, suor e lágrimas, parte do meu equipamento funcionaria. Estou disposto a investir meu (pouco) tempo pra resolver esse tipo de problema ao invés de fotografar? Com certeza não.


Sim, existem problemas mas são bem pontuais.

Pra você ter idéia, ainda tenho que manter uma VM com Windows XP por causa de drivers que não funcionam no W8 em diante e são instáveis no W7...
« Última modificação: 10 de Junho de 2022, 10:29:02 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #58 Online: 10 de Junho de 2022, 11:54:26

Sim, existem problemas mas são bem pontuais.

Pra você ter idéia, ainda tenho que manter uma VM com Windows XP por causa de drivers que não funcionam no W8 em diante e são instáveis no W7...

Pra trabalho: o sistema da minha empresa é todo baseado em office365 e Teamcenter. Não tenho como mudar.

Pro uso pessoal, até que haveria opções pro que eu uso 80% do tempo. Mas vamos ver:
- o C1 não vai ser desenvolvido pra Linux nem roda no wine.
- Programas Topaz precisam de uma máquina monstruosa pra rodar no wine.
- Affinity roda no wine, mas o prognóstico seria de suor e lágrimas.
- Pixinisight, pra minha surpresa, é nativo do linux e portado pra Windows/ macOS.
- Blender roda nativo no Linux
- Prusa Slicer tem instalador Linux
- Tudo relacionado a ASCOM, teria que ser portado pro INDI, que não é nem de longe tão abrangente. Mais suor e lágrimas.

Eu gostaria de esperar que, quando começar essa história de cobrar mensalidade do Windows, mais desenvolvedores portem seus programas pro Linux. Mas não há indício de que isso aconteceria.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #59 Online: 10 de Junho de 2022, 13:31:58
Pra trabalho: o sistema da minha empresa é todo baseado em office365 e Teamcenter. Não tenho como mudar.

Pro uso pessoal, até que haveria opções pro que eu uso 80% do tempo. Mas vamos ver:
- o C1 não vai ser desenvolvido pra Linux nem roda no wine.
- Programas Topaz precisam de uma máquina monstruosa pra rodar no wine.
- Affinity roda no wine, mas o prognóstico seria de suor e lágrimas.
- Pixinisight, pra minha surpresa, é nativo do linux e portado pra Windows/ macOS.
- Blender roda nativo no Linux
- Prusa Slicer tem instalador Linux
- Tudo relacionado a ASCOM, teria que ser portado pro INDI, que não é nem de longe tão abrangente. Mais suor e lágrimas.

Eu gostaria de esperar que, quando começar essa história de cobrar mensalidade do Windows, mais desenvolvedores portem seus programas pro Linux. Mas não há indício de que isso aconteceria.


Ai tem o Mac... Sai do chupa-cabras e cai no colo da iara...