Autor Tópico: 50tinha sumida (ou cara demais) - Principais motivos e consequências  (Lida 1455 vezes)

Gregg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
Sabemos que a pandemia e o real desvalorizado tem jogado o preço de equipamentos fotográficos nas nuvens, exemplo é a famigerada lente 50mm 1.8 stm, que quando se acha nova por aí, tem variado de preço pra mais de 1k fácil, uma lente que nova se encontra por 125 dólares lá fora...
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1143786-REG/canon_0570c002_ef_50mm_f_1_8_stm.html

Várias lojas e vendedores famosos estão esgotadas
https://angelfoto.com.br/objetiva-canon-50mm-f1-8-stm.html

E a consequência disso é o o preço dela usada aumentou... a maioria tem anunciado na faixa de 750 reais... É uma pena não ter aproveitado antes quando ela nova era vendida aqui abaixo disso.

Qual é a saída?
Canon T6 + ef-s 18-55mm + Godox TT685


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.011
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2021, 16:31:34
Somente uma pessoa desesperada, Leia-se: "Sem lente nenhuma e com trabalho marcado para o dia seguinte" pagara quase 1K nessa lente...

« Última modificação: 31 de Maio de 2021, 16:32:40 por Marcelo Rezende »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2021, 23:19:59
Sabemos que a pandemia e o real desvalorizado tem jogado o preço de equipamentos fotográficos nas nuvens, exemplo é a famigerada lente 50mm 1.8 stm, que quando se acha nova por aí, tem variado de preço pra mais de 1k fácil, uma lente que nova se encontra por 125 dólares lá fora...
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1143786-REG/canon_0570c002_ef_50mm_f_1_8_stm.html

Várias lojas e vendedores famosos estão esgotadas
https://angelfoto.com.br/objetiva-canon-50mm-f1-8-stm.html

E a consequência disso é o o preço dela usada aumentou... a maioria tem anunciado na faixa de 750 reais... É uma pena não ter aproveitado antes quando ela nova era vendida aqui abaixo disso.

Qual é a saída?

Cara posso até estar enganado, mas a maioria dos que colocam a STM 50MM 1.8 acima de 700 reais tem dificuldade pra vender. Não tem sentido pagar mais do que 600 nela usada. Essa semana aqui no Facebook Market(Moro em SP) encontrei 3 , uma custando 450, outras por 550. Nada justifica , repito, nada justifica pagar mais caro por uma lente usada mais caro. Se pesquisar tú vai encontrar essa média de preço de 450 a 600. Mais do que isso é melhor ir pra 50MM 1.4 mesmo.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2021, 17:07:46
Já estava pensando em vender ela, vou anunciar no ML nessa faixa de preço e dou um retorno da procura  :D .

Desde que eu comprei a 17-50 2.8 da tamron e a 24 stm, quase não uso ela!
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2021, 19:36:05
Já estava pensando em vender ela, vou anunciar no ML nessa faixa de preço e dou um retorno da procura  :D .

Desde que eu comprei a 17-50 2.8 da tamron e a 24 stm, quase não uso ela!
Por quanto quer vender?


Gregg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2021, 20:39:10
Atualizando, comprei uma usada por 620, após negociar e baixar o preço que estavam pedindo. Agora é aguardar chegar e conferir se está tudo certo com a lente.
Canon T6 + ef-s 18-55mm + Godox TT685


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2021, 20:25:15
Fora que a Canon encerrou a produção de lentes EF e EF-s
quem tem tem, que não tem só enquanto durarem os estoques  :D


Gregg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2021, 19:50:05
A lente chegou e deu tudo certo. Para mim, que só tinha a 18-55, está sendo incrível. Pude constatar a merecida fama dessa lente. Só achei o anel de foco manual dela um pouco "áspero", espera ser mais suave. Ele é assim mesmo?
Canon T6 + ef-s 18-55mm + Godox TT685


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.606
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2021, 00:24:48
Fora que a Canon encerrou a produção de lentes EF e EF-s
quem tem tem, que não tem só enquanto durarem os estoques  :D

Não sei se encerrou a produção, não. Sei que encerrou o desenvolvimento, que seriam novas lentes EF/EF-s.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2021, 00:50:11
Não sei se encerrou a produção, não. Sei que encerrou o desenvolvimento, que seriam novas lentes EF/EF-s.

Sim, a Canon encerrou a produção desta lente. Só agora mês de maio pararam de produzir mais de 20 lentes EF, EF-s. E já anunciaram que até final de 2022 é encerramento 100% das lentes EF.
Fotógrafo e birdwatching


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2021, 10:57:31
Uma solução é pegar a versão barateada dela: a Yongnuo YN50. Agora o dólar deu uma recuada é uma boa chance. No Aliexpress ser pesquisar cupom e cashback (cuponomia, meliuz) muitas vezes se consegue um preço bom. Tem também a opção do cupom de primeira compra que costuma dar 60-70 reais de desconto, compensa até criar uma conta nova pra comprar.
O cartão de crédito do Banco Pan junto com a Meliuz também dá  cashback em cima do que é comprado.
Lente pequena assim não costuma pegar na alfândega.
Agora dependendo do vendedor está chegando em 12 dias!

Outra opção é pegar do eBay também ou usar redirecionador (Weget2u, USCloser, Tienda Mia, Grabr).
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.606
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2021, 11:21:58
Sim, a Canon encerrou a produção desta lente. Só agora mês de maio pararam de produzir mais de 20 lentes EF, EF-s. E já anunciaram que até final de 2022 é encerramento 100% das lentes EF.

Não sabia disso, não. Por um lado, parece um desincentivo a comprar qualquer coisa EF, por outro, eu diria que quem quer continuar usando este formato tem que se mexer pra comprar logo tudo que precisa. E sem medo de usar nas futuras câmeras ML.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2021, 06:59:20
Não sabia disso, não. Por um lado, parece um desincentivo a comprar qualquer coisa EF, por outro, eu diria que quem quer continuar usando este formato tem que se mexer pra comprar logo tudo que precisa. E sem medo de usar nas futuras câmeras ML.

Eu já penso o contrário  :ponder:

Muita gente vai pensar assim agora, mas não vai querer perder dinheiro, então o preço vai estar caro ainda... Daqui há uns 5 anos você vai conseguir comprar muita lente boa e barata.
Eu tenho lente EF de mais de 20 anos, de câmera de filme, que funciona perfeitamente. Muitas das lentes vendidas hoje no ML já tem mais de 10 anos.
Acho que quem quiser continuar no EF, e não liga de comprar usado, vai ter aí uns 10, 15 anos de compras boas...
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.606
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2021, 09:48:03
Eu já penso o contrário  :ponder:

Muita gente vai pensar assim agora, mas não vai querer perder dinheiro, então o preço vai estar caro ainda... Daqui há uns 5 anos você vai conseguir comprar muita lente boa e barata.
Eu tenho lente EF de mais de 20 anos, de câmera de filme, que funciona perfeitamente. Muitas das lentes vendidas hoje no ML já tem mais de 10 anos.
Acho que quem quiser continuar no EF, e não liga de comprar usado, vai ter aí uns 10, 15 anos de compras boas...
No geral, vc está certo. O porém são as lentes difíceis de encontrar.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk