Autor Tópico: Melhor SLR mecânica?  (Lida 3452 vezes)

vjcspessoa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 02 de Julho de 2021, 16:45:59
Olá! Meu primeiro post aqui :wub:. Quero comprar uma SLR mas estou em dúvida de qual. A única coisa que sei é que quero uma 100% mecânica. Pesquisando sobre, as que mais me chamaram atenção foram:

Praktica MTL3
Pentax Spotmatic
Pentax MX
Olympus OM-1

Qual vale mais a pena?

Obs.: Sei que algumas dessas não encontramos mais a bateria original. Qual bateria posso usar em cada uma?
« Última modificação: 02 de Julho de 2021, 16:46:48 por vjcspessoa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2021, 23:55:38
Ih cara, vai arrumar 500 opiniões diferentes aqui...

Tive essas 4...
Limitando a opinião entra as citadas, para o meu gosto, seria essa ordem:

1 - OM-1, muito confiável, visor excepcional, leve, silenciosa
2 - Pentax MX, bem basica, confiavel, leve e bom visor, mas menos refinada que a OM-1
3 - Spotmatic, ótima mas bem mais pesada. Muito problemática no prisma e fotômetro.
4 - MTL-3 (essa eu evitaria ou procuraria uma MTL-5B)

Em todas elas, atenção especial se o fotômetro funciona e está correto, se o prisma não tem falhas e se o obturador funciona corretamente em todas as velocidades.

Existem uma infinidade de outras câmeras mecânicas, Nikon FM/FM2, Minolta SRT 101/202/303, Fujica st-7xx , etc.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2021, 18:37:05

Acrescentando uma variável em favor da MX que, como usa objetivas com montagem tipo baioneta PK, pode, através de um adaptador, abrir portas para o uso de lentes no padrão rosca M42, utilizada pela Spotmatic da própria Pentax e por câmeras de diversos outros fabricantes da época.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2021, 21:31:08
Olá! Meu primeiro post aqui :wub:. Quero comprar uma SLR mas estou em dúvida de qual. A única coisa que sei é que quero uma 100% mecânica. Pesquisando sobre, as que mais me chamaram atenção foram:

Praktica MTL3
Pentax Spotmatic
Pentax MX
Olympus OM-1

Qual vale mais a pena?

Obs.: Sei que algumas dessas não encontramos mais a bateria original. Qual bateria posso usar em cada uma?

Boa noite!

Seja bem vindo! :ok:

Tive a Olympus  OM-1n (comprei em 1991, foi minha primeira câmera fotográfica). Gostei muito dela; pequena porém robusta, com um excelente visor (melhor que a maioria das DSLR atuais) e diversos recursos. Totalmente mecânica, requer uma bateria apenas para alimentar seu sistema de fotometria, que é bem básico, porém confiável. Veja abaixo:

"...It is supplied with a 1.35V mercury battery (JIS H-D type) to power its through-the-lens exposure metering system. It will last approximately one year depending upon use and must be replaced with an Eveready (UCAR) EPX625, Mallory PX625 or equivalent...".

O sítio abaixo é o famoso "MIR", da Malásia. É, atualmente, a melhor fonte de pesquisas para equipamentos clássicos (filme, digital, objetivas etc.)

Olympus OM-1(n) - Instruction Manual - Part I:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/om1manual/index.htm

Olympus OM-1(n) - Instruction Manual - Part II:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/om1manual/index1.htm

Olympus OM-1(n) - Instruction Manual - Part III
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/om1manual/index2.htm

Olympus OM-1(n) - Instruction Manual - Part IV
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/om1manual/index3.htm

Olympus OM-1(n) - Instruction Manual - Part V
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/om1manual/index4.htm

Olympus OM-1(n) - Instruction Manual - Part VI
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/om1manual/index5.htm

Olympus Shared Resources - Zuiko Lenses
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/shared/zuiko/index.htm

Trata-se de um sistema de câmeras bastante completo, com uma grande variedade de equipamentos e acessórios. 

Uma boa pesquisa é tão divertida quanto fotografar!  Boa leitura e uma excelente semana para ti!  :ok:


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2021, 11:56:49
Olha, eu só recomendaria fugir da Zenit, e, caso vc use Nikon, tentaria talvez uma FM10, ou as mais sofisticadas F2, F3 talvez (embora essa não seja 100% mecanica eu acho, deve ter fotometro aletronico).

Ou as Pentax com mount M42.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2021, 13:13:06
Olha, eu só recomendaria fugir da Zenit...

Poderia explicar o motivo?
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2021, 13:23:51
Olha, eu só recomendaria fugir da Zenit, e, caso vc use Nikon, tentaria talvez uma FM10, ou as mais sofisticadas F2, F3 talvez (embora essa não seja 100% mecanica eu acho, deve ter fotometro aletronico).

Ou as Pentax com mount M42.

A FM10 é uma Cosina. É a mesma coisa que a Vivitar V3000, Olympus OM-2000, Ricoh KR5 Super-II e muitas outras.
Não é grande coisa e cobram caro por ela, muito mais do que ela vale.

Zenit sai fora a não ser que seja saudosista soviético. A única coisa boa é a lente que vem com ela, a mecânica é terrível, não tem as velocidades baixas no obturador e o fotômetro é difícil de encontrar algo pior...

A F2 é confiável, talvez a mais confiável das Nikons, mas é um trambolho, pesa pra caramba e o sistema de prismas dela nunca me agradou. Semana passada vendi uma em estado de nova, com o prisma/fotoˆmetro analógico. Se for falar em Nikons mecânicas, as que mais me agradam são a FM (não a FM2) e as Nikormat Ft2/ft3, tive as 4. Duas FM2, uma comprada nova me deram problema no obturador mais de uma vez. A FM, nunca, as FT2/FT3 menos ainda.

Se for para sair da proposta inicial, vale conferir as Minolta SRT, Fujicas e alguns modelos de Chinon.
« Última modificação: 04 de Julho de 2021, 13:29:33 por AFShalders »


vjcspessoa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2021, 10:25:54

1 - OM-1, muito confiável, visor excepcional, leve, silenciosa
2 - Pentax MX, bem basica, confiavel, leve e bom visor, mas menos refinada que a OM-1
3 - Spotmatic, ótima mas bem mais pesada. Muito problemática no prisma e fotômetro.
4 - MTL-3 (essa eu evitaria ou procuraria uma MTL-5B)


Obrigada pela resposta! Vai me ajudar muito. Poderia me dizer o motivo da preferência pela MTL-5B? Digo, a diferença dela para a MTL-3?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2021, 11:26:12
Olá! Meu primeiro post aqui :wub:. Quero comprar uma SLR mas estou em dúvida de qual. A única coisa que sei é que quero uma 100% mecânica. Pesquisando sobre, as que mais me chamaram atenção foram:

Praktica MTL3
Pentax Spotmatic
Pentax MX
Olympus OM-1

Qual vale mais a pena?

Obs.: Sei que algumas dessas não encontramos mais a bateria original. Qual bateria posso usar em cada uma?
Com excessão da Spotmatic tive as outras 3 cameras.

Minha preferência é pela OM-1, mas isso se vc achar uma OM-1 em bom estado e principalmente com objetivas tbm em bom estado. Caso contrario pega alguma Pentax pela abundância de lentes, bem mais fácil de encontrar aqui no BR.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2021, 11:26:53
Acrescentando uma variável em favor da MX que, como usa objetivas com montagem tipo baioneta PK, pode, através de um adaptador, abrir portas para o uso de lentes no padrão rosca M42, utilizada pela Spotmatic da própria Pentax e por câmeras de diversos outros fabricantes da época.
sim  :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2021, 19:22:49
Obrigada pela resposta! Vai me ajudar muito. Poderia me dizer o motivo da preferência pela MTL-5B? Digo, a diferença dela para a MTL-3?

Não é bem preferência... É praticidade.

A MTL-3 usa bateria de mercúrio de 1.35V. Na melhor das hipóteses tem que usar uma bateria de óxido de prata de 1.55V e recalibrar. Bateria alcalina não serve porque a tensão dela cai conforme a carga diminui, já nas de mercúrio e prata, a tensão é constante em uma faixa imensa de carga.

A MTL-5B usa uma SR-44 ou LR-44 que você encontra na esquina. O fotômetro da 5B é por leds e dá menos problemas do que o da 3.

São câmeras pés-de-boi, funcionam a contento mas o visor é péssimo.

A única coisa boa é que usam objetivas de rosca M42. Cuidado que existem Prakticas com outros mounts. Pessoalmente eu deixaria passar salvo se encontrasse uma 5B em condição imaculada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2021, 19:24:52
Poderia explicar o motivo?

- visor horrivel
- fotômetro péssimo
- só tem velocidades de 1/30 a 1/500



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2021, 19:26:41
Dessas listadas por você, Pentax MX ou Olympus OM. Examine bem o estado de funcionamento e do visor. A imensa maioria dessas câmeras a venda tem algum detalhe.



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2021, 21:00:16
- visor horrivel
- fotômetro péssimo
- só tem velocidades de 1/30 a 1/500

Mas você também pode usar como arma pessoal... Essa é uma grande vantagem.
 :hysterical:
« Última modificação: 08 de Julho de 2021, 21:01:04 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2021, 22:27:56
Mas você também pode usar como arma pessoal... Essa é uma grande vantagem.
 :hysterical:

Ou para prender livros na prateleira ou então a porta !

É um compromisso entre o preço e a qualidade, muito barata antigamente e sobrevalorizada hoje.
A única coisa que salva é a lente.
Mas tem gente que adora, eu mesmo tive uma dez Zenits em épocas diversas.
« Última modificação: 08 de Julho de 2021, 22:30:25 por AFShalders »