Autor Tópico: Atualizações de Firmware Nikon Z6II Z7II com novo Rastreamento em Setembro  (Lida 1174 vezes)

peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.279
Há algum tempo, mencionei em um post de blog  sobre as novas atualizações de firmware da Nikon Z6II e Z7II. As supostas atualizações devem sair em setembro e apresentarão um novo rastreamento em tempo real - esta será uma versão mais simples do sistema de rastreamento em tempo real que será implementado na Nikon Z9 .

Não tenho todos os detalhes, mas o rastreamento em tempo real da Nikon deve ser semelhante (mas melhor) ao rastreamento 3D disponível em câmeras DSLR de ponta. Pelo que eu sei, a Sony é a única empresa hoje que oferece rastreamento em tempo real em alguns de seus modelos como o a6400 e a9 (corrija-me na seção de comentários se eu estiver errado - eu realmente não sigo a Sony tão de perto).

https://nikonrumors.com/2021/07/12/nikon-z6ii-and-z7ii-firmware-updates-with-new-real-time-tracking-rumored-to-be-released-in-september.aspx/
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Esse cara do blog viajou legal.

Toda mirrorless tem real time tracking, inclusive as Nikon.
O que vem é um upgrade nele.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Esse cara do blog viajou legal.

Toda mirrorless tem real time tracking, inclusive as Nikon.
O que vem é um upgrade nele.

Se estou certo, esse tracking aí se refere a reconhecer um elemento e seguí-lo. Toda ML atualiza em tempo real, sim. Mas reconhecer o que está sendo mostrado como um olho ou um rosto é outro papo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Mas reconhecer o que está sendo mostrado como um olho ou um rosto é outro papo.

Não entendi....

Qual a ML ou DSLR lançada nos últimos 5 anos que não reconhece e segue o rosto ou olho?

Não tem nada de exclusivo nas Sony a6400 e a9 sobre isso....

O que andam fazendo é eye af em animal, reconhecimento de objetos como caros e etc.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia

Se isso aqui não for rastreio em tempo real, eu to mais perdido que cego em tiroteio. :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Não entendi....

Qual a ML ou DSLR lançada nos últimos 5 anos que não reconhece e segue o rosto ou olho?

Não tem nada de exclusivo nas Sony a6400 e a9 sobre isso....

O que andam fazendo é eye af em animal, reconhecimento de objetos como caros e etc.

Veja que agora vc falou "todas as ML e DSLR dos últimos 5 anos", que está certo. Mas no post anterior, era "toda ML", o que não é 100% correto. As antigas faziam foco por fase e refinamento por contraste, mas o fotógrafo tinha que colocar o quadradinho de foco no olho manualmente. As câmeras atuais fazem isso automaticamente, mas tem vários refinamentos possíveis: tem como, com base em de onde o olho está vindo, pra onde ele deve ir. Isso é útil quando o olho é temporariamente bloqueado por um objeto. Como já vimos em outro tópico, as câmeras detectam a área do olho e focam ali, mas não necessariamente focam no olho; podem ficar na sobrancelha, por exemplo. Pode-se tornar o algoritmo mais eficiente, com uma taxa de atualização melhor. Não sei qual é essa melhoria, mas pode ser um monte de coisas.

Se isso aqui não for rastreio em tempo real, eu to mais perdido que cego em tiroteio. :hysterical:

Isso é rastreio em tempo real, sim! Também achei incorreta a declaração de que somente as câmeras Sony fazem isso. 


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
É que Canon T3 já tinha detecção de rosto no liveview.
Ninguém usava pela lentidão do foco por contraste.

Por isso que me espanta saber que teve ML que não fazia isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs