Autor Tópico: Fujifilm pode abandonar a fotografia!?  (Lida 1665 vezes)



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2021, 21:20:16
 :eek: :eek: :eek:

Não é impossível, mas não creio que vá acontecer nos próximos 8 anos.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2021, 03:46:21
Também acho que não.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2021, 10:14:15
Fora que não faz o menor sentido acabar com a divisão de câmeras pra produzir vacinas. São setores sem quase nenhuma sobre posição. Não dá pra tirar funcionários de uma área pra colocar na outra, salvo altos executivos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2021, 10:25:41
Só demitir geral....

Mas não acho que vá acontecer essa saída tão cedo assim.
Vamos ver o ritmo de lançamentos, eu acho a linha GFX bem manca na oferta de lentes.
A zoom mais wide é equivalente a 28mm e a tele equivalente a 178mm, lamentável.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2021, 12:47:46
Pra mim isso é click bait.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2021, 13:49:41

O investimento de USD 0.85bi na nova área é certo ...

https://www.fujifilm.com/us/en/news/Fujifilm_to_Invest_850M_in_FUJIFILM_Diosynth_Biotechnologies

... mas não fala nada do segmento de fotografia.

Uma hipótese seria reduzir ainda mais o foco de em filmes, químicos e afins.



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2021, 16:11:35
Uma hipótese seria reduzir ainda mais o foco de em filmes, químicos e afins.

O artigo original (acho que do petapixel) dizia que um "indício" da morte do ramo fotográfico da Fuji era o fechamento de "quatro grandes fábricas" nos EUA. Fui olhar, e eram fábricas de papel fotográfico, placas de impressão e tintas. Das quatro fábricas, 400 pessoas ficaram sem emprego. É ruim, mas é muito menor que aparenta.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2021, 17:41:10
O artigo original (acho que do petapixel) dizia que um "indício" da morte do ramo fotográfico da Fuji era o fechamento de "quatro grandes fábricas" nos EUA. Fui olhar, e eram fábricas de papel fotográfico, placas de impressão e tintas. Das quatro fábricas, 400 pessoas ficaram sem emprego. É ruim, mas é muito menor que aparenta.

Na verdade o papo foi mais pelas declarações do CEO novo, que andou falando que setores não lucrativos poderiam ter sua continuidade avaliada no futuro.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2021, 17:29:12
É mais fácil a Nikon abandonar a fotografia do que a Fuji.... Rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2021, 16:24:24
"Aqueles que não conhecem a história estão condenados a repeti-la” Edmund Burke

Recomendo a leitura da obra abaixo:



"...In 2000, photographic film products made up 60% of Fujifilm's sales and up to 70% of its profit. Within ten years, digital cameras had destroyed that business. In 2012, Kodak filed for bankruptcy. Yet Fujifilm has boasted record profits and continues strong. What happened? What did Fujifilm do? What do businesses today need from their leaders? What kinds of employees can help businesses thrive in the future? Here, the CEO who brought Fujifilm back from the brink explains how he engineered transformative organizational innovation and product diversification, with observations on his management philosophy..."

https://www.amazon.com.br/Innovating-Out-Crisis-Fujifilm-Vanishing/dp/1611720230


Estou lendo a obra acima e gostando bastante!  A Fujifilm já enfrentou crises no passado e sobreviveu. Aliás, não só sobreviveu como saiu fortalecida!  No final da 2ª Guerra Mundial, com o Japão literalmente em ruínas, ela estava em melhores condições que a Nikon, mesmo sendo bem menor.  E hoje está ai...

Nos últimos anos, foi a linha Instax (filmes) que manteve a rentabilidade da empresa, na área fotográfica.  Lembrando também que a Fuji  atua na fabricação de objetivas para cinema e broadcast.



Fujinon UA80x9 1.2x 4K Plus Premier UHD 80x Box Zoom 1.2x and 2x Extenders

Preço: US$ 219.000,00


https://www.bhphotovideo.com/c/product/1309404-REG/fujinon_ua80x9besm_e_digi_1_2_ext_ua80x9besm_e_digi_is_4k.html


Na parte ótica, fabrica equipamentos de uso civil e militar (binóculos etc.); fabrica lentes para uso em satélites e outras aplicações avançadas. Atua há muitos anos na área de equipamentos médicos e recentemente investiu pesado na área de cosméticos, onde usa tecnologias derivadas da fabricação de emulsões fotográficas.

Ainda que ela saia da área de produtos de consumo (equipamentos fotográficos) não será problema para a empresa pois ela é um dos principais players nos mercados acima mencionados (mercados estes que trabalham com bens de produção, na maioria).

Lembrando que a empresa não iniciou suas atividades em 1934, fabricando câmeras...

E, voltando à frase do Burke, lá no começo, entendo que a Fuji conhece bem a sua história (e a dos mercados também)

Boa leitura (a quem se dispuser a ler a obra indicada - tem também na versão Kindle) e um excelente final de semana a todos!  :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2021, 21:06:38
Se a Pentax tá ai até hoje; quem dirá a Fuji que tem uma imagem e mercado maiores. A Fuji e Pentax, diferente da antiga Kodak, por exemplo, soube se reinventar, assim como tem feito a Canon, a Nikon que ainda está em fase de reestruturação, enfim, toda empresa teve pontos altos e baixos. A ilusão é achar que essas empresas vivem apenas da venda de câmeras, filmadoras e lentes. Todas elas atuam em múltiplos segmentos. A própria Canon em 2020 passou a atuar em segmentos como produção de sensores para câmeras de segurança, venda de seus sensores para que terceiros possam usar sua tecnologia, etc. A Nikon também tem uma linha de microscópios e instrumentos de observação espacial, enfim, nenhuma dessas empresas atua só com fotografia.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2021, 21:08:06
Sobre atuar no mercado da bio-medicina com vacinas, cara, é um mercado que sempre terá demanda, até que a gente evolua a tecnologia pra curar doenças mais fácil do que hoje. Embora tenhamos avançado, ainda estamos longe disso, mas é possível que entre 50 a 100 anos tenhamos criado tecnologias de cura extraordinárias, que até dispensem o uso de vacinas .