Autor Tópico: Canon 80D Teste Fotografar somente a mão esquerda  (Lida 5172 vezes)

José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Julho de 2021, 13:31:41
Boa tarde colegas

Vou comprar uma Canon 80D (um sonho) - 90D não dá, mais cara ou black friday...não. Ou T7i.
Pontos 45 foco, dual pixel e 7 fotos p/segundo é (muito) importante na fotografia de aves ou esportes.
Eu uso Canon T5i de fotografia de aves ou pássaros mas perco muito fotos. A T5i pontos de foco 9, 'lenta' focar... A 80D pontos 45 foco, dual pixel, 7 FOTOS/seg, mais ISO, etc.
No site vlog do zack, ele o fotografo, analisou Canon 80D, Canon T7i, por exemplo. As medidas são 'parecidas' (T7i 13.1 cm largura x 9.9 cm altura x 7.6cm comprimento –
 80D 13.9 L x 10.5 A x 7.8 C cm
(mais largura 1 cm largura)
Hoje testei minha filha. ela 1,55 +/-, a mão é pequena. Somente a mão esquerda, ela, fotografou... 1 foto, mas 1 ou 2 HORAS cansa, dá dor.…
Mas eu meço 1,88m a mão normal/grande.
Testei, eu, dedinho, ok, dedo anelar, ok, indicador, ok e dedo médio (prefiro para fotografar)

Por favor você faz um teste.
Somente com a mão esquerda.
Com a mão esquerda, dedo indicado ou dedo médio, chega ao obturador? Sim ou não.

Vejam as 5 fotos

1 foto Colocar a câmera sobre a mão esquerda
https://www.flickr.com/photos/187858547@N03/51317457998/in/dateposted-public/
2 foto Dedos polegar e indicador bem firme
https://www.flickr.com/photos/187858547@N03/51318256895/in/dateposted-public/
3 foto Mão direita ‘não util’
https://www.flickr.com/photos/187858547@N03/51318256690/in/dateposted-public/
4 foto Dedo médio obturador (seguro bem câmera com ‘rosto’ e olho)
https://www.flickr.com/photos/187858547@N03/51317249971/in/dateposted-public/
5 foto Close mais perto
https://www.flickr.com/photos/187858547@N03/51318256155/in/dateposted-public/

Agradeço sua atenção e ajuda

José Getúlio de Oliveira


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2021, 14:00:08


A 80d tem grip, se você colocar de cabeça pra baixo a câmera, acho que o obturador cai no dedão da mão esquerda.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2021, 20:57:15
Colega, não sei se entendi bem, mas você fotografa utilizando apenas a mão esquerda?

Olha, não sei se no seu caso vai ajudar, mas o fotógrafo Steve Mcurry utiliza uma espécie de adaptador pois não consegue utilizar a mão direita para acionar o obturador. No entanto ele consegue usá-la para segurar a câmera através do adaptador, utilizando a mão esquerda para fazer todos os ajustes inclusive o click.

para exemplificar:

Steve McCurry's Nikon D700 Camera by Cheng Kiang Ng, no Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2021, 21:15:12
Uma alça de mão dessas ajuda a segurar a camera de cabeça pra baixo com a mão esquerda.
Aí pode tentar o mindinho no obturador ou o dedão na tela touch.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2021, 22:51:03
Hoje fui fazer um ensaio depois de anos com a 5d Mark 2 e 5D clássica que tem +- o tamanho e layout e ergonomia da 80D (que já usei também). É qeu sou destro; mas imagino que qualquer câmera é um pouco mais desafiante pra quem for canhoto. De toda forma, eu sempre gostei da ergonomia da Canon talvez uma das coisas que me fazem gostar da marca é que eles nunca inventaram a roda nesse sentido de querer mudar muito a ergonomia. Nikon DSLR tem uma boa pegada também; de forma geral; mas a Sony por exemplo a ergonomia nas mãos, a pegada sempre foi medonha.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2021, 23:02:37
A questão não é somente ser canhoto, é não ter o movimento do braço direito.
Precisa apoiar e manusear ao mesmo tempo com uma mão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2021, 23:34:23
Boa noite colegas Vangelismm, Cheferson, LeandroR

Eu uso somente a mão esquerda para fotografar. Sofri, faz 8 anos, 2 AVC (acidente vascular cerebral) a mão direita fraca, lenta - é  'inútil' para fotografar; obturador é impossível.
A alça de mão (foto do Vangelismm) é boa. Eu não pensado nisto.




José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2021, 23:35:19
A questão não é somente ser canhoto, é não ter o movimento do braço direito.
Precisa apoiar e manusear ao mesmo tempo com uma mão.

Exatamente!


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2021, 23:37:18
Colega, não sei se entendi bem, mas você fotografa utilizando apenas a mão esquerda?

Olha, não sei se no seu caso vai ajudar, mas o fotógrafo Steve Mcurry utiliza uma espécie de adaptador pois não consegue utilizar a mão direita para acionar o obturador. No entanto ele consegue usá-la para segurar a câmera através do adaptador, utilizando a mão esquerda para fazer todos os ajustes inclusive o click.

para exemplificar:

Steve McCurry's Nikon D700 Camera by Cheng Kiang Ng, no Flickr

Agradeço LeandroR.

Uso somente a mão direita.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2021, 12:24:53
Bom dia colegas

Agradeço Mike Castro pela ajuda.
Semana passada eu enviei mensagem para ele. O Mike leu e gravou um vídeo dizendo dava ou não. etc.
Muito muito obrigado

Abraços 


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2021, 17:01:10
Bom dia colegas

Agradeço Mike Castro pela ajuda.
Semana passada eu enviei mensagem para ele. O Mike leu e gravou um vídeo dizendo dava ou não. etc.
Muito muito obrigado

Abraços

Oi meu amigo. Lamento não ter conseguido ajudar mais.
Se conseguisse pelo menos segurar a maquina com um monopé, daria para alterar as configurações na mão esquerda, pela tela touch.
Queria poder ajudar mais...

A questão não é somente ser canhoto, é não ter o movimento do braço direito.
Precisa apoiar e manusear ao mesmo tempo com uma mão.

Essa é a grande dificuldade. Tentei de todo jeito fazer dar certo, mas é bem difícil. Consegui fazer um ou dois cliques, usando o recurso de disparar a foto com toque na tela, mas sem firmeza alguma, sem compromisso em manter a mão firme, etc. Difícil mesmo.

Só como curiosidade, sou canhoto, kkkkk. Quando a gente aprende usar as coisas como devem ser usadas, fica normal, como a câmera, cambio do carro, mouse, modulação de freio de bike e acelerador de moto, etc...
O duro é aquelas coisas que a gente aprende de criancinha com a esquerda, comer, escrever,  :assobi: :assobi: ... aí quando tenta fazer com a direita, é tenso, hehehe.




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2021, 20:29:39
Ola Jose Getulio, que bom que voce ira pegar a 80d .  :ok:

Fotografar com um grip adicinal bg 14n como foi sugerido, me parece oferecer uma pegada que ira segurar melhor a pressao do disparo. o grip e bem anatomico, e bem cavado e parece ter uma boa curva no final.

Faca a tua estoria.   :ok:






 




José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2021, 21:29:00
Oi meu amigo. Lamento não ter conseguido ajudar mais.
Se conseguisse pelo menos segurar a maquina com um monopé, daria para alterar as configurações na mão esquerda, pela tela touch.
Queria poder ajudar mais...

Essa é a grande dificuldade. Tentei de todo jeito fazer dar certo, mas é bem difícil. Consegui fazer um ou dois cliques, usando o recurso de disparar a foto com toque na tela, mas sem firmeza alguma, sem compromisso em manter a mão firme, etc. Difícil mesmo.

Só como curiosidade, sou canhoto, kkkkk. Quando a gente aprende usar as coisas como devem ser usadas, fica normal, como a câmera, cambio do carro, mouse, modulação de freio de bike e acelerador de moto, etc...
O duro é aquelas coisas que a gente aprende de criancinha com a esquerda, comer, escrever,  :assobi: :assobi: ... aí quando tenta fazer com a direita, é tenso, hehehe.




Eu 'era destro' antes acidente. Depois sou 'canhoto' kkk. Escrevo por exemplo cartas e assino a mão esquerda.

Abraços para todos


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2021, 21:43:31
Ola Jose Getulio, que bom que voce ira pegar a 80d .  :ok:

Fotografar com um grip adicinal bg 14n como foi sugerido, me parece oferecer uma pegada que ira segurar melhor a pressao do disparo. o grip e bem anatomico, e bem cavado e parece ter uma boa curva no final.

Faca a tua estoria.   :ok:

Muito obrigado Leonardo




 





Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2021, 04:27:55
Jose Getulio, fique atento as lentes que possam ser um pouco leves, talvez mais escuras mas é possivel compensar com software dxo que tem uma boa reducao de ruído.