Autor Tópico: Canon AE 1 - vale a pena?  (Lida 2273 vezes)

vanesasa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 24 de Julho de 2021, 21:32:05
Boa noite

Comprei uma Canon ae1 pelo mercado livre, a vendedora afirmou que a câmera estava funcionando, mas... a câmera chegou hoje e verifiquei que a alavanca não funciona e o espelho está solto, entre outros problemas. Testei a câmera com bateria nova.

Será que vale a pena correr atrás de uma assistência e ver o custo para arrumar?
Tenho apenas 7 dias para devolver, então tenho pouco tempo para decidir. Agradeço se puderem compartilhar as experiências de vocês, talvez me ajudem a decidir o que fazer.




RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2021, 07:15:40
Boa noite

Comprei uma Canon ae1 pelo mercado livre, a vendedora afirmou que a câmera estava funcionando, mas... a câmera chegou hoje e verifiquei que a alavanca não funciona e o espelho está solto, entre outros problemas. Testei a câmera com bateria nova.

Será que vale a pena correr atrás de uma assistência e ver o custo para arrumar?
Tenho apenas 7 dias para devolver, então tenho pouco tempo para decidir. Agradeço se puderem compartilhar as experiências de vocês, talvez me ajudem a decidir o que fazer.

São problemas sérios, eu devolveria. Inclusive pela má-fé da vendedora. A menos que você tenha pagado tão pouco por ela que valesse a pena o conserto, mas acho difícil.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2021, 11:52:29
Devolveria também.

Caso pretenda comprar outra procuraria uma cujo controle do obturador e do diafragma sejam totalmente mecânicos e não dependam em nada de bateria, o que não é o caso desta AE-1.

Não desista da câmera de filme. Vai se divertir muito.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2021, 15:32:53
Devolveria na hora. Isso pode te dar uma dor de cabeça danada.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2021, 21:47:41
Devolve esse trem e pega seu dinheiro de volta; com certeza boas chances de ter má fé da vendedora.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2021, 22:51:07
como já disseram acima , D E V O L V A  .... enquanto está no prazo .
aparentemente , houve má fé do vendedor ...
segundo , cameras canon desta época já eram excessivamente eletronicas , tive duas , uma AE 1 e uma AE 1 program , vendi as duas ANTES dos problemas aparecerem . na época do lançamento , quando as comprei , a manutenção ( caso fosse necessario ) já era dificil , cara e somente em sp , imagine nos dias de hoje ...
existem excelentes câmeras analógicas , mecânicas e de excepcional qualidade , se queres , aqui vão algumas ... nikon fm , nikon fm2 , nikon f2 , pentax k1000 , olympus om 1 ...
espero ter ajudado
« Última modificação: 25 de Julho de 2021, 22:52:16 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


vanesasa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2021, 17:15:30
Oi, pessoal

Muito obrigada pelo retorno!

Vocês têm razão, câmeras mecânicas são melhores. Minha primeira câmera foi uma Nikon 401s, sempre dava problema, levava ela na assistência uma vez por ano, até o triste dia em que ela não voltou mais (o problema era no sistema da bateria).

 Hoje tenho uma Diana Mini e uma Trip 35, mas queria uma câmera com mais recursos manuais. Pelo que tenho pesquisado as câmeras nikon fm , nikon fm2 , nikon f2 , pentax k1000 , olympus om 1 que vocês indicaram parecem ser boas, mas estão com valores bem altos...

Como tenho contato com uma assistência, levei  a Canon AE-1 para eles darem uma olhada. Por SORTE não foi necessário trocar peças, o espelho estava na verdade travado, então o técnico só destravou o espelho e a alavanca e ela voltou a funcionar - ele não cobrou nada.

Testei com um filme Kodak Vision vencido - porque não estava disposta a vender um rim da Deep Web para comprar um rolo novo - e mesmo com filme vencido as fotos ficaram ok. Só tenho medo que o espelho fique travando - não aconteceu nesse rolo, mas nunca se sabe.

Uma amostra do resultado: https://flic.kr/p/2mdLXG9

Obrigada novamente. Tenho acompanhado outros tópicos e é muito bom ver as interações e o respeito entre os participantes. Estou pegando várias dicas por aqui :)

Abs.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2021, 19:52:38
Como tenho contato com uma assistência, levei  a Canon AE-1 para eles darem uma olhada. Por SORTE não foi necessário trocar peças, o espelho estava na verdade travado, então o técnico só destravou o espelho e a alavanca e ela voltou a funcionar - ele não cobrou nada.

Que bom que era só isso. E que bom que vc insistiu em verificar se a câmera estava mesmo boa como a vendedora disse.