Autor Tópico: O que você quer ver no Fórum em 2021-2022?  (Lida 15483 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #30 Online: 10 de Outubro de 2021, 01:23:40
eu gostaria de ver as pessoas discutindo mais sobre composição, linguagem, arte, cultura, técnica do que sobre equipamentos.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #31 Online: 11 de Outubro de 2021, 13:29:28
eu gostaria de ver as pessoas discutindo mais sobre composição, linguagem, arte, cultura, técnica do que sobre equipamentos.
Meu conhecimento com relação a arte é muito, muito limitado.

Eu tenho uma tendência muito grande a falar de equipamento, até um certo conforto. Quando entra na arte, falta referência e me sinto perdido.

:ponder:

Dei uma pesquisada rápida no fórum sobre o assunto e achei um tópico, meu inclusive, de 2007, pedindo indicação de livros sobre filosofia e arte fotográfica. Segue o link:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,19158.0.html

Pelo que vi, de todos aqueles, li 1 e passei rapidamente os olhos em um outro.  :doh:




André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 11 de Outubro de 2021, 19:07:30
eu gostaria de ver as pessoas discutindo mais sobre composição, linguagem, arte, cultura, técnica do que sobre equipamentos.
x2 mas esse tipo de assunto normalmente é meio que desinteressante por aqui.
Conhecimento importa mais que equipamento.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #33 Online: 12 de Outubro de 2021, 00:14:41
x2 mas esse tipo de assunto normalmente é meio que desinteressante por aqui.

uma pena né Lindsay, eu fico pensando no tempo e esforço gasto de algumas pessoas aqui nesse forum em ver videos ou pesquisar sobre equipamentos só pra saber se que tal camera faz 4.5 FPS e outra faz 5.5 FPS, ou tem sensor tal de 30MP ou 45MP, se tem botão em cima ou na lateral.

se esse tempo gasto fosse usado pra foliar um livro Bresson, não precisa comprar é só ir numa livraria e foliar por 10min, ou ir numa exposição ou aprender uma tecnica nova tipo "metodo brenizer", ver um tutorial para editar fotos no lightroom ou editar videos, fazer um curso ou ir numa palestra ( do Luminous  :D ).

eu tbm me interesso por equipamentos, mas esse interesse não ocupa nem 5% do meu tempo que eu dedico para a fotografia.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2021, 00:17:27 por pkawazoe »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 12 de Outubro de 2021, 11:06:34
Acho legal levantar essa bola, mas eu já desisti de ver esse tipo de assunto discutido por aqui. Para que isso acontecesse, teria que ter um número suficiente de pessoas naturalmente interessadas no assunto, com acesso frequente, para sustentar conversas. Mas não temos isso faz tempo. Não é "culpa" de quem prefere falar mais de equipamento, é só a ausência de quem queira falar sobre outras coisas mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 12 de Outubro de 2021, 11:31:50
Não é "culpa" de quem prefere falar mais de equipamento, é só a ausência de quem queira falar sobre outras coisas mesmo.

Exatamente.
Sem contar que temos pessoas que não enxergam nenhuma fotografia como arte.
Inclusive o tópico que descobrimos isso foi o ultimo interessante que fugia da parte de equipamento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 12 de Outubro de 2021, 11:50:19
Aproveitando que estou aqui e o novo proprietário está procurando formas de monetizar o fórum.

O fórum precisa de um "feed" de fotografias.
Abrir tópicos de um e um no sub fórum de galeria é coisa para dinossauros como eu.
Se o fórum quiser segurar os novos usuários que tiram duvidas e somem, precisa disso pra ontem.
Exemplos:






A outra sugestão é um concurso fotográfico para atrair as pessoas pelos prêmios.
Aqui precisaria de bons contatos para conseguir patrocinadores.
Mas é o tipo de coisa se propaga feito pólvora nos grupos de what´s app.



"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #37 Online: 12 de Outubro de 2021, 15:27:58
O fórum precisa de um "feed" de fotografias.
Abrir tópicos de um e um no sub fórum de galeria é coisa para dinossauros como eu.
Se o fórum quiser segurar os novos usuários que tiram duvidas e somem, precisa disso pra ontem.

Me parece uma excelente ideia, se puder ser implementada. Mais fácil entrarmos em discussões sobre foto (e arte em si) se, ao entrar no fórum, vermos um feed de fotos logo de cara.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 12 de Outubro de 2021, 16:22:13




Até um índice de posts que já mostrasse a foto ajudaria.
Não deve ser difícil programar para pegar o primeiro link de foto do post.
E poderia ser no forum de galeria.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #39 Online: 12 de Outubro de 2021, 19:13:05
Até um índice de posts que já mostrasse a foto ajudaria.
Não deve ser difícil programar para pegar o primeiro link de foto do post.
E poderia ser no forum de galeria.

Depois que vc mostrou esta captura de tela, lembrei que o Tapatalk faz exatamente isso. Ao entrar no tópico pelo Tapatalk, vc vê as últimas fotos de cada tópico.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 21 de Dezembro de 2021, 20:02:45
Sou um tanto viciado em técnicas, regras, equipamentos e edição, uma idéia era tópicos específicos sobre determinados tipos de fotografia, que tivesse todas as técnicas e regras possíveis dentro do tema escolhido, para aprendizado de outras pessoas ou nós mesmos sobre alguma coisa nova na fotografia, dentro de um determinado assunto (macro,aves,casamentos etc) tópico fixo seria ótimo.

Exemplo disso é o tópico do Felipe sobre Astrofotografia, e o tópico caçadores de estrelas, acho que era isso o título...
 Sendo o mais detalhado possível com prints da edição, motivo da configuração usada e se possível fotos dos equipamentos que foram usados, inclusive as gambiarras para fazer à foto.

Também seria legal mais pessoas participando da galeria.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #41 Online: 23 de Dezembro de 2021, 14:28:59
Sou um tanto viciado em técnicas, regras, equipamentos e edição, uma idéia era tópicos específicos sobre determinados tipos de fotografia, que tivesse todas as técnicas e regras possíveis dentro do tema escolhido, para aprendizado de outras pessoas ou nós mesmos sobre alguma coisa nova na fotografia, dentro de um determinado assunto (macro,aves,casamentos etc) tópico fixo seria ótimo.

Exemplo disso é o tópico do Felipe sobre Astrofotografia, e o tópico caçadores de estrelas, acho que era isso o título...
 Sendo o mais detalhado possível com prints da edição, motivo da configuração usada e se possível fotos dos equipamentos que foram usados, inclusive as gambiarras para fazer à foto.

Interessante. :ok:
Gostei da sua opinião. Já meu deu algumas idéias.
 :ok:

Também seria legal mais pessoas participando da galeria.
Isso sempre foi uma eterna discussão: de como fazer as pessoas participarem mais do fórum.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #42 Online: 26 de Dezembro de 2021, 11:55:20
Podem ter certeza de que o grande desafio atualmente, é fazer o povo participar. Podem propor as coisas mais bacanas que vierem à cabeça (e ideia com certeza tem de montes), mas fazer o povo participar é que é o lance, hehe.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 12 de Janeiro de 2022, 10:12:52



Eu não gostaria de ver isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #44 Online: 12 de Janeiro de 2022, 10:22:37
No passado dei esta sugestão, funciona bem nos fóruns internacionais que participo.

- tópicos temáticos por Câmera e Lente:
"Nikon D3XXX, D5XXX", "Nikon D7XXX, D300, D500", "Z6, Z7..."...
"Nikon 24-70 f/2.8", "Nikon 18-55VR" ...

Com estes "pools" a turma pode postar suas fotos, tirar dúvidas etc.

Outra sugestão técnica, não sei o custo, de um plugin que lesse o EXIF das fotos e ficasse apenas disponível para quem fosse registrado/logado.  :ok: