Autor Tópico: Foto cravada na vertical, mas não na horizontal?  (Lida 1071 vezes)

Kai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Online: 06 de Agosto de 2021, 22:10:10
Olá pessoal boa noite, venho fazer uma pergunta que nem eu ao certo, sei se ela faz sentido rs.
Eu tenho tirado uma sequência de fotos com a minha 70-300mm nikon af-s e tenho notado um fato interessante.
Independente da luz , abertura, distância... quando eu tiro a foto no sentido horizontal ela fica com uma qualidade pior do que quando eu tiro na vertical.

E ai fica a minha dúvida, existe algum defeito possível em lentes para isso acontecer?

No momento estou impossibilitada de levar ela para uma assistência pois estou "no meio do mato". Mas ficam aqui duas fotos para comparativo.

(detalhe, estou iniciando na fotografia então por favor, não morram de rir das minhas edições haha, mas críticas são super bem vindas também)

Edições basicamente identicas nas duas. Então eu não usei mais nitidez em uma do que na outra nao...rsss as duas foram editadas para ter mais nitidez igualmente






vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2021, 22:14:54
Se o ponto de foco utilizado não for cruzado, isso pode acontecer.
Culpa da câmera e não da lente.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2021, 22:15:10 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2021, 22:23:27
Algumas DSLR permitem configurar os pontos de auto foco diferentes: vertical, uma coisa; horizontal, outra. Isso pode estar causando a discrepância.


Sent from my motorola one using Tapatalk



Kai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2021, 22:45:06
Se o ponto de foco utilizado não for cruzado, isso pode acontecer.
Culpa da câmera e não da lente.

Desculpa a ignorância mas o que seria isso?
Eu uso uma d3100 e configurei o foco como ponto unico e ela nao tem muitas opções de configuração rss


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2021, 22:58:33
Olá pessoal boa noite, venho fazer uma pergunta que nem eu ao certo, sei se ela faz sentido rs.
Eu tenho tirado uma sequência de fotos com a minha 70-300mm nikon af-s e tenho notado um fato interessante.
Independente da luz , abertura, distância... quando eu tiro a foto no sentido horizontal ela fica com uma qualidade pior do que quando eu tiro na vertical.

E ai fica a minha dúvida, existe algum defeito possível em lentes para isso acontecer?

No momento estou impossibilitada de levar ela para uma assistência pois estou "no meio do mato". Mas ficam aqui duas fotos para comparativo.

(detalhe, estou iniciando na fotografia então por favor, não morram de rir das minhas edições haha, mas críticas são super bem vindas também)

Edições basicamente identicas nas duas. Então eu não usei mais nitidez em uma do que na outra nao...rsss as duas foram editadas para ter mais nitidez igualmente




Bem vinda ao forum!! Esse é um lugar de amigos apaixonados por fotografia.

Pode perguntar a vontade o que vc quiser, todo mundo aqui ja começou um dia, então fique a vontade, tenho certeza que o pessoal vai sempre te tratar com carinho e respeito.

Olha só eu acho inconclusivo analisar e perceber o problema com as fotos que vc colocou, pq o animal pode se mover, mesmo que minimamente a ponto de superar a exposição, por ex. alguma parte dele pode se mover, o pescoço pode mudar um pouquinho de posição, e ai fica difícil de analisar.
O ideal seria vc colocar a câmera em um tripé e fotografar um objeto fixo. Dai fica mais fácil perceber alguma imperfeição no sistema de foco ou ainda do da relação entre o ângulo que vc produzia a foto e a profundidade de campo, e outras coisinhas como algum problema óptico da objetiva de acordo como vc varia o zoom dela.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2021, 23:52:25
Desculpa a ignorância mas o que seria isso?
Eu uso uma d3100 e configurei o foco como ponto unico e ela nao tem muitas opções de configuração rss

A precisão dos pontos de foco não é a mesma.

Sua câmera tem 11 pontos mas só o ponto central é cruzado.
O ponto cruzado "enxerga" linhas verticais e horizontais.

Os outros 10 pontos podem se confundir a depender do assunto fotografado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2021, 01:53:14
Me pareceram igualmente nítidas, olhando em 100%. Lentes longas têm profundidade de campo (o quanto está em foco) estreito, qualquer errinho de foco aparece bastante. Não creio muito ser o problema de estar na vertical/horizontal, não.

É extremamente improvável, mas experimente verificar a folga do cilindro que estende pra fora da lente, na direção vertical/horizontal, e na direita/esquerda. A folga deve ser bem pequena (se existir) em ambas as direções.


Kai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2021, 12:12:18
Me pareceram igualmente nítidas, olhando em 100%. Lentes longas têm profundidade de campo (o quanto está em foco) estreito, qualquer errinho de foco aparece bastante. Não creio muito ser o problema de estar na vertical/horizontal, não.

É extremamente improvável, mas experimente verificar a folga do cilindro que estende pra fora da lente, na direção vertical/horizontal, e na direita/esquerda. A folga deve ser bem pequena (se existir) em ambas as direções.


ENTÃO... mas se tu olha bem com carinho voce vê que a debaixo parece que o bicho ta mais ...nitido, n sei explicar, a foto toda tem um desfoque mais bonito no fundo e etc....

as duas foram com f 5.6 e 1/500 a 240mm e os bichinhos tavam bem parados.

Eu ainda estou acostumando com essa lente, mas eu acho tão dificil usar f9, 10..11...
Mas é isso, vou fazer mais testes com o tripe igual voces sugeriram para ver isso e aproveitar e olhar essa folga se ela existe algo de estranho nela, mas creio que não a lente está bem novinha , o antigo dono era bem cuidadoso


Kai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2021, 12:12:44
Bem vinda ao forum!! Esse é um lugar de amigos apaixonados por fotografia.

Pode perguntar a vontade o que vc quiser, todo mundo aqui ja começou um dia, então fique a vontade, tenho certeza que o pessoal vai sempre te tratar com carinho e respeito.

Olha só eu acho inconclusivo analisar e perceber o problema com as fotos que vc colocou, pq o animal pode se mover, mesmo que minimamente a ponto de superar a exposição, por ex. alguma parte dele pode se mover, o pescoço pode mudar um pouquinho de posição, e ai fica difícil de analisar.
O ideal seria vc colocar a câmera em um tripé e fotografar um objeto fixo. Dai fica mais fácil perceber alguma imperfeição no sistema de foco ou ainda do da relação entre o ângulo que vc produzia a foto e a profundidade de campo, e outras coisinhas como algum problema óptico da objetiva de acordo como vc varia o zoom dela.


 :wub: :wub: :wub: ahhh obrigada!! me sinto bem recebida mesmo aqui!