Autor Tópico: Vale a Pena Entrar No Mundos das Mirrorless Agora?  (Lida 7300 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2021, 10:40:55
Lembro que na época desse tópico eu ri muito.
A mensagem original, era provavelmente esta: "Não tem diferença! Nada pra ver aqui, pessoal... Circulando..."

Sent from my motorola one using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2021, 10:44:39
A mensagem original, era provavelmente esta: "Não tem diferença! Nada pra ver aqui, pessoal... Circulando..."

Sent from my motorola one using Tapatalk

Tipo isso kkkkk !

Na boa, tenho fotos aqui do tempo da 350D que duvido que se remover o exif alguem sonhe que foram feitas com essa câmera.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2021, 10:56:41


Use sua câmera até acabar, amigo. Tem uma puta máquina em mãos, com lentes excelentes, e que entregam um resultado fantástico.

Melhor conselho.
Daqui a alguns anos, vai ter coisa bem melhor que a R ou a RP.

Essa sanha do povo, de trocar as DSLR pelas ML, parece mercado automobilístico, antes dessa moda suve: o sujeito queria um Focus sedã (suspensão multilink, motorzão 177cv) ou um Peugeot 408/C4 Lounge (itens de série e motorzão turbo 173cv)
Só que a Síndrome do próximo dono fazia o cara comprar um Corolla prata caretão com cambio de 4 marchas. Porque "desvaloriza menos na revenda".

Tenho um amigo que sempre fala isso "comprar carro, pensando em valor de revenda, é como comprar para os outros".


Sent from my motorola one using Tapatalk



Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 02 de Agosto de 2021, 09:24:28
 Eu nunca mais volto para DSLR, depois que troquei a 5D mark IV pela R6, o salto na qualidade de imagem em iso alto, precisão de AF, funções, foi tão grande, que não tenho a minima saudades das cameras anteriores que tive.
Para social uso uma EF 24-70mm f/2.8 L serie II, e está funcionando 100% ok, inclusive funcionando muito bem na tele EF 500mm f4 L IS.
Fotógrafo e birdwatching


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #19 Online: 02 de Agosto de 2021, 09:52:25
Nunca voltei atrás, de uma DSLR nova para a antiga. Não sei por que eu faria isso de uma mirrorless.

É ponto pacífico que câmeras novas tendem a ser melhores e a ter mais tecnologia embarcada.

Ter prazer de usar um equipamento também ajuda imensamente a fazer fotos que você gosta — e uma câmera "nova" ou diferente pode ajudar muito nesse aspecto (até mais do que os recursos tecnológicos).

Creio que "o bolso" e as prioridades de cada um também tem um papel importante na decisão de comprar coisas novas.

Fazer este gasto, agora, me privaria da liberdade de priorizar outras coisas importantes pra minha fotografia.

O sistema mais avançado de foco é um grande atrativo, sem dúvida... Mas eu tenho que me lembrar que "erro de foco", por outro lado, não é um problema pra mim. Não tenho a menor dificuldade nesta área. Mas entendo e respeito que outros tenham ;-)

As empresas não investiriam milhões de dólares em tecnologias de autofoco se isso não fosse uma questão crucial para uma grande parte da comunidade de fotógrafos/videografos.

Sent from my motorola one using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2021, 10:17:49
No dia que você usar uma, vai entender que a questão não é erro de foco.

O pulo do gato é ignorar completamente a variável foco.
Sua mente fica somente na composição e luz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 02 de Agosto de 2021, 11:31:06
No dia que você usar uma, vai entender que a questão não é erro de foco.

O pulo do gato é ignorar completamente a variável foco.
Sua mente fica somente na composição e luz.

Até que, como todas as câmeras com multiplos pontos de foco ela cismar cravar o foco em um ponto que não for o principal. Cansei e canso de ver isso acontecer... Na imensa maioria das vezes ou seleciono o ponto central ou o conjunto próximo do centro. Já tomei rasteiras nisso vindo de Nikon, de Canon, de Sony, de Pentax e assim vai. O problema diminui quando o objeto a ser fotografado está a uma distância maior, tipo 10-20m e torna-se cada vez mais crítico conforme a distância diminui, em macro então nem se fala.

Geralmente os algoritmos de foco são feitos para escolherem o ponto mais perto. Alguns poucos mais sofisticados fazem uma média das distâncias e compensam ajustando a abertura de acordo (era o antigo modo A-DEP da Canon)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2021, 12:54:41
Eu nunca mais volto para DSLR, depois que troquei a 5D mark IV pela R6, o salto na qualidade de imagem em iso alto, precisão de AF, funções, foi tão grande, que não tenho a minima saudades das cameras anteriores que tive.
Para social uso uma EF 24-70mm f/2.8 L serie II, e está funcionando 100% ok, inclusive funcionando muito bem na tele EF 500mm f4 L IS.

Essas característica como foco no olho, focus peaking, são motivos que me levarão a migrar totalmente pro mirrorless; é um caminho sem volta mesmo. A questão é quando farei essa migração,  por enquanto não sinto necessidade, mas no futuro haverá.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2021, 13:29:16
Essas característica como foco no olho, focus peaking, são motivos que me levarão a migrar totalmente pro mirrorless; é um caminho sem volta mesmo. A questão é quando farei essa migração,  por enquanto não sinto necessidade, mas no futuro haverá.
Digo o mesmo.
Só não vou hoje ("sou nem obrigado", como dizem...).

Tecnologia sempre foi assim: os "early adopters" pagam mais caro. Quem espera um pouco, ganha mais e paga menos.

As próximas gerações, vão oferecer melhor desempenho de consumo de energia, EVFs mais confortáveis, algoritmo de focagem mais avançado e preços mais baixos.



Sent from my motorola one using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 02 de Agosto de 2021, 14:09:34
Então, falar "Mirrorless é isso ou aquilo" é uma questão complicada e depende muito da pergunta.

Grande verdade. Temos uma variação enorme entre recursos, tanto das linhas mais básicas pras mais avançadas, quanto entre fabricantes. Essencial pesquisar se, pro uso desejado, a câmera tal atende ou não.

Por isso eu sempre digo que se a câmera atual atende, não há por que trocar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #25 Online: 02 de Agosto de 2021, 14:46:10
O melhor é trocar com uma oportunidade... Se aparecer alguém com a corda no pescoço se desfazendo barato de uma câmera pegue! só que isso não acontece quando queremos... tem que ficar de olho.
Outra coisa é saber alguém que esteja indo para o exterior e pedir pra trazer... com isso tú vende sua câmera atual e praticamente não gasta nada a mais para pegar uma mais nova.
Eu acho que como vc é entusiasta, usa por hobby então é uma boa trocar... acho que 2021 e 2022 vai ser o ano que vai começar a troca aqui no BR...
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2021, 16:25:16
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 02 de Agosto de 2021, 18:24:08
O melhor é trocar com uma oportunidade... Se aparecer alguém com a corda no pescoço se desfazendo barato de uma câmera pegue! só que isso não acontece quando queremos... tem que ficar de olho.
Outra coisa é saber alguém que esteja indo para o exterior e pedir pra trazer... com isso tú vende sua câmera atual e praticamente não gasta nada a mais para pegar uma mais nova.
Eu acho que como vc é entusiasta, usa por hobby então é uma boa trocar... acho que 2021 e 2022 vai ser o ano que vai começar a troca aqui no BR...

É antigamente tinham muitas oportunidades, tanto que lucrei um bom dinheiro comprando de gente desesperada pra vender (motivos financeiros, mudança, etc) e revendia com bom lucro. Mas veio a alta do dólar e dificultou isso, pois hoje tão querendo vender usadas por preços de nova. Hoje quando perguntam que câmera comprar até 4.000 reais eu já falo, pega a SL3 ; se a pessoa tem até 9.000, pega a EOS RP e pronto. Problema  que as poucas RPS que o povo tá vendendo o preço tá 500 reais mais barato, por essa diferença, tá compensando mesmo comprar uma nova. Com o dólar abaixando, talvez voltemos a um patamar mais decente de preços no mercado de usados; por hora o negócio tá em pausa .
« Última modificação: 02 de Agosto de 2021, 18:24:48 por cheferson »


leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #28 Online: 03 de Agosto de 2021, 00:27:19
Praticamente todos os meus equipamentos foram comprados nesta base da troca.

O dolar realmente fez os preços decolarem, a minha 6d Mark II está sendo vendida na casa dos R$ 7 mil, sendo que eu a comprei por bem menos no começo do ano passado.

Não me lembro por quanto a RP estava sendo vendida antes da pandemia, mas tenho a impressão de ter visto uma por volta dos R$ 5,5 mil com adaptador.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2021, 15:19:25
No dia que você usar uma, vai entender que a questão não é erro de foco.

O pulo do gato é ignorar completamente a variável foco.
Sua mente fica somente na composição e luz.

Exatamente isso, as fotos ficam muito mais fluídas, e a voce trabalha mais tranquilo, é um caminho sem volta !
Fotógrafo e birdwatching