Autor Tópico: Vale a Pena Entrar No Mundos das Mirrorless Agora?  (Lida 7484 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 854
Resposta #30 Online: 03 de Agosto de 2021, 16:56:18
Sól lembrando que para quem usa Flash em estúdio e produtos, geralmente não vê vantagem no Mirrorless.

Mas é um movimento da indústria.

Não temos força sobre ele.
Todos iremos para lá. Uns, mais cedo. Outros mais tarde.

Mesmo o mais teimoso, um dia sua câmera irá quebrar e não terá mais p/onde correr se quiser continuar a fazer fotos.

Problemas a ser resolvidos, sempre haverá. Os do flash talvez encontrem solução já na próxima geração de câmeras. Quem sabe...





Sent from my motorola one using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.599
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 03 de Agosto de 2021, 18:19:56
Sól lembrando que para quem usa Flash em estúdio e produtos, geralmente não vê vantagem no Mirrorless.

Mas é um movimento da indústria.

Não temos força sobre ele.

 :ponder:

Por que não? Porque fica escuro sem flash? Porque eu achei o foco no olho em estúdio tão bom quanto com luz natural. Claro que há condições em que realmente não há vantagem, mas também não há desvantagem nestes casos. É só um jeito diferente de usar.

Sobre ser um movimento da indústria, concordo 100%. Acho que hoje ninguém discorda disso.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #32 Online: 03 de Agosto de 2021, 19:00:57
:ponder:

Por que não? Porque fica escuro sem flash? Porque eu achei o foco no olho em estúdio tão bom quanto com luz natural. Claro que há condições em que realmente não há vantagem, mas também não há desvantagem nestes casos. É só um jeito diferente de usar.

Sobre ser um movimento da indústria, concordo 100%. Acho que hoje ninguém discorda disso.

Cara, depois que vi o que o Bagnola faz em fotos de gastronomia com rádio + 1 ou 2 flashs portáteis; 20D e uma lente Canon Macro 3.5 e flash-meter; cheguei a conclusão que as DSLRs dão conta do recado em fotos de estúdio, produtos, gastronomia e arquitetura.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.599
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 04 de Agosto de 2021, 00:49:42
E não foi isso que eu escrevi.

Realmente, não foi...  :ponder:

E não há vantagem se o fotógrafo não vê vantagem. Se ele vê vantagem, aí ele escolhe o que lhe dê vantagem, se o custo vale a pena. Mas, claro, cada um trabalha à sua maneira.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.599
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #34 Online: 04 de Agosto de 2021, 09:32:57
:ponder:

Então você poderia compartilhar conosco quais vantagens você vê para quem usa flash em estúdio e produtos ?

Quando "produtos" entraram na história? Até então, falávamos sobre uso em estúdio. :ponder:

Mas se vc quiser uma vantagem que eu vejo em foto de produtos no estúdio: com a câmera no tripé, eu posso colocar o ponto de foco no lugar onde quero, e não me limitar aos pontos do sensor de foco fora do sensor de imagem. Pra alguns, isso não vai ser vantagem. Como eu falei, o que é vantagem pra uns, não é pra outros.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 854
Resposta #35 Online: 04 de Agosto de 2021, 09:46:43


posso colocar o ponto de foco no lugar onde quero, e não me limitar aos pontos do sensor de foco fora do sensor de imagem.

As DSLR também tem liveview.
E, já que o centro das lentes tem maior nitidez, faz sentido usar, predominantemente, o ponto central de auto foco.

Sent from my motorola one using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.599
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 04 de Agosto de 2021, 11:47:12

As DSLR também tem liveview.
E, já que o centro das lentes tem maior nitidez, faz sentido usar, predominantemente, o ponto central de auto foco.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Usar live view = usar ML. É uma maneira de fotografar, além de ser um equipamento diferente. Em alguns casos, eu prefiro usar o LCD. Nestes casos, tanto faz. Em outros casos, eu prefiro usar o visor.  Aí é questão de preferência, e outros podem preferir o visor ótico.

Sobre usar o ponto central, não necessariamente:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,140163.0.html
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138973.0.html

Fotos de estúdio onde o ponto de foco não foi o central.

Mas creio estarmos desviando do assunto principal, e indo pra um assunto já exaustivamente discutido.


fotografosonline

  • Administrador
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *****
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Masculino
  • Dell - Fotógrafos Online
    • Comunidade Fotógrafos Online
Resposta #37 Online: 04 de Agosto de 2021, 14:22:11
Sobre mirrorless, pessoalmente não acredito que seja uma má escolha migrar para mirrorless. Acredito que é uma evolução natural.

Eu fotografei muito em vários países, tanto em casamentos quanto em projetos pessoais e Mirrorless faz uma ENORME diferença.

Fotografia de Casamento:
http://www.wendellfernandes.com/

Fotografia Documental
http://vidanafoto.com/documentario-de-missionarios-no-peru/

Acho totalmente válida a opção.
Unir, Somar, Agir e Transformar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.599
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 04 de Agosto de 2021, 16:14:25
Ah, foi quando você fez um quote sobre minha frase sobre flash em estúdio e produtos :ok:

Só pra ficar claro, não foi quando vc perguntou sobre as vantagens de ML em estúdio. Foi depois.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.463
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 04 de Agosto de 2021, 19:50:03
Poderiam nomear as vantagens do uso de Mirrorless em com flash, fotografando pessoas em estúdio e/ou produtos em estúdio ?

Flash e luz contínua são tecnicas diferentes que permitem resultados semelhantes, mas com luz contínua é muito mais fácil.
Mas não tem absolutamente nada a ver com ser mirrorless ou dslr. O conceito é o mesmo nos dois casos.

Eu tinha um manual de iluminção de estúdio de 1950 e qualquer coisa que ensinava as duas técnicas bastante a fundo. A vantagem da contínua é que você vê o resultado antes de bater a foto com mais facilidade, é mais conveniente e hoje em dia com o advento dos leds consegue-se uma iluminação potente sem quase calor emitido.

A fotografia com flash é muito mais trabalhosa, embora possa-se obter resultados idênticos se a técnica for totalmente dominada. Trabalhar com multiplas fontes, com flashmeter mesmo na era digital e com difusores faz parte e acaba sendo obrigatório.

Iluminação de estúdio não é algo simples, conheço pouquissimios fotógrafos de produto e de modelos que realmente dominam o assunto. Todos eles são absolutamente unânimes que não faz a menor diferença ser SLR ou mirrorless. Um dos que entendem MUITO doassunto é o CArlos Rombauer, mas acho que ele não frequenta mais o MF.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.463
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 04 de Agosto de 2021, 20:18:00
Sinceramente não entendi o porquê dessa estória de flash mirrorless x dslr.

A única coisa que eu poderia imaginar seria TALVEZ que os sistemas de flash das atuais mirrorless fossem muito melhores, mas isso não faz muito sentido para mim, mesmo porque sempre fiz fotografia com flash em modo manual e flashmeter.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.857
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 05 de Agosto de 2021, 00:52:33
Então, como vantagens do mirrorless, temos o autofoco e o que mais? Tô tentando aprender.

Na moral, todo tópico acaba virando uma treta de DSLR  x ML.

Que as fábricas enfiaram goela abaixo esses sistemas, não há dúvidas. Mas o que vamos fazer, né...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #42 Online: 05 de Agosto de 2021, 01:18:10
Então, como vantagens do mirrorless, temos o autofoco e o que mais? Tô tentando aprender.

Na moral, todo tópico acaba virando uma treta de DSLR  x ML.

Que as fábricas enfiaram goela abaixo esses sistemas, não há dúvidas. Mas o que vamos fazer, né...


Cara, pra mim, os diferenciais são:
-> Exposição em tempo real da cena;
-> Possibilidade do uso de qualquer lente mecânica com o respectivo adaptador (nisso eu gosto muito das mirrorless, de qualquer marca);
-> Autofoco no olho e, em alguns modelos mais novos, em animais;
-> Portabilidade (devido a tirada do espelho, as câmeras e lentes serão menores).
-> Fim ou quase eliminação de eventuais problemas de front e back focus das DSLR , sobretudo com lentes genéricas.
-> Focus peaking: uma mão na roda pra fazer foco manual, inclusive ajuda demais com lentes mecânicas novas ou atuais (a própria Zeiss faz lentes incríveis e caras só de foco manual).

Desvantagens:
-> Visor eletrônico melhorou muito, mas ainda não se compara ao ótico das DSLR;
-> Bateria ainda é um gargalo, mas tem melhorado (falando de forma geral, abrangendo todos os fabricantes).

Onde vejo que DSLR continuará fazendo boas fotos:
-> Arquitetura;
-> Gastronomia;
-> Retrato em estúdio;
-> Fotos onde se tenha mais controle da luz e possa ser pensado  melhor em como serão feitas as fotos.

Onde eu acredito que o mirrorless veio pra acabar com DSLR:
-> Ensaios, retratos (foco no olho é bom demais);
-> Eventos (o foco mais preciso e foco no rosto, certamente ajuda a pensar mais na composição do que na parte "técnica");
-> Esportes (o sistema mirrorless ainda não estava pronto pra esportes, mas já começamos a ver que Nikon Z9, R3, R5 e R6 são um ótimo indicativo de que são câmeras com desempenho altíssimo.

Cara é isso, tem algo mais? Rs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 854
Resposta #43 Online: 05 de Agosto de 2021, 07:44:46
Caramba !

Que legal  :clap: :worship:

Muito legal esse resumo !

Só acrescentaria que em certas marcas/modelos o EVF não mostra bons resultados no(s):
- Efeito de polarizador  (que sairá na foto final)
- Estouros de luz  (que sairá na foto final)
- Erro de velocidade  (que sairá na foto final)
- Rolling Shutter (que sairá na foto final)
- Faixas pretas sob luz led e outras (que sairão na foto final)
- Transição de cena clara para escura (lag)
- Diferença entre hardwares de foco  (que prejudicarão a foto final)
- O auxilio da luz auxiliar de flash (que prejudicarão a foto final)
- Lag ao movimentar a câmera rápido
- problemas de performance em baixa luz

Deve ter umas coisinhas mais  :ponder:


Por isso é importante saber eleger o modelo correto para a necessidade que se busca.

--

Mirroless não são todas "tão parecidas" como as Reflex são :ok:
São problemas que serão resolvidos no futuro. Ninguém nasce perfeito. Se nenhum desses itens te atinge (ou se der pra conviver bem com as limitações), o sinal tá 100% verde para migrar.

Senão, vai guardando dinheiro para aproveitar uma boa oferta no futuro. Este é o meu caminho.
O que eu tenho, pretendo usar até acabar. Valor de revenda, significa nada pra mim.

Pra mim, a pergunta original poderia ser "quando será o melhor momento para migrar?"

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 854
Resposta #44 Online: 05 de Agosto de 2021, 07:55:47


Caramba !

Que legal  :clap: :worship:

Muito legal esse resumo !

Só acrescentaria que em certas marcas/modelos o EVF não mostra bons resultados no(s):
- Efeito de polarizador  (que sairá na foto final)
- Estouros de luz  (que sairá na foto final)
- Erro de velocidade  (que sairá na foto final)
- Rolling Shutter (que sairá na foto final)
- Faixas pretas sob luz led e outras (que sairão na foto final)
- Transição de cena clara para escura (lag)
- Diferença entre hardwares de foco  (que prejudicarão a foto final)
- O auxilio da luz auxiliar de flash (que prejudicarão a foto final)
- Lag ao movimentar a câmera rápido
- problemas de performance em baixa luz

Do meu, mais do que humilde, ponto de vista, boa parte destes problemas pode ser resolvido com softwares. Só que o software vai exigir uma ou duas CPUs melhores. Leve em conta que a câmera precisa processar isso em milésimos de segundos.

E esta capacidade maior de processamento, demanda mais energia e gera mais calor.

O espaço, liberado pelo espelho e pelo sistema de focagem das DSLR, deveria ser ocupado por uma bateria maior e pelo sistema de refrigeração.

Sent from my motorola one using Tapatalk