Autor Tópico: Vale a Pena Entrar No Mundos das Mirrorless Agora?  (Lida 7397 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 05 de Agosto de 2021, 10:27:11
Depois de refletir um tempinho:


Cara, pra mim, os diferenciais são:
-> Exposição em tempo real da cena;
Fato. Mas raramente tenho problemas com isso nas DSLR. Vai mais da experiência de uso.

-> Possibilidade do uso de qualquer lente mecânica com o respectivo adaptador (nisso eu gosto muito das mirrorless, de qualquer marca);
Fato. Isso foi o que me fez comprar inicialmente as MFT e posteriormente as A7

-> Autofoco no olho e, em alguns modelos mais novos, em animais;
Lenda. A Canon tinha isso no tempo do filme.Não precisa ser ML para ter isso.

-> Portabilidade (devido a tirada do espelho, as câmeras e lentes serão menores).
Mais ou menos. O que pega no tamanho de uma lente é o tamanho do sensor. A presença do espelho não influi quase nada, vide as lentes da Pentax para DSLR

-> Fim ou quase eliminação de eventuais problemas de front e back focus das DSLR , sobretudo com lentes genéricas.
Tendo a concordar,mas isso depende muito do modelo da câmera.

-> Focus peaking: uma mão na roda pra fazer foco manual, inclusive ajuda demais com lentes mecânicas novas ou atuais (a própria Zeiss faz lentes incríveis e caras só de foco manual).
Mais ou menos. Existem telas de foco manual para praticamente todas as DLSRs e são excelentes.

Desvantagens:
-> Visor eletrônico melhorou muito, mas ainda não se compara ao ótico das DSLR;
Questão do tipo de uso.

-> Bateria ainda é um gargalo, mas tem melhorado (falando de forma geral, abrangendo todos os fabricantes).
Lenda. Depende mais da burrada de um fabriicante forçar a barra em manter uma mirrorless pequena e usar uma bateria minúscu

Onde vejo que DSLR continuará fazendo boas fotos:
-> Arquitetura;
Irrelevante, já fiz com ambas e não faz diferença se é ML ou DSLR

-> Gastronomia;
Idem

-> Retrato em estúdio;
Idem

-> Fotos onde se tenha mais controle da luz e possa ser pensado  melhor em como serão feitas as fotos.
Isso eu não captei, desculpe


Onde eu acredito que o mirrorless veio pra acabar com DSLR:
-> Ensaios, retratos (foco no olho é bom demais);
Comentado acima.
-> Eventos (o foco mais preciso e foco no rosto, certamente ajuda a pensar mais na composição do que na parte "técnica");
Controverso. Sempre usei técnica hiperfocal nesses casos.

-> Esportes (o sistema mirrorless ainda não estava pronto pra esportes, mas já começamos a ver que Nikon Z9, R3, R5 e R6 são um ótimo indicativo de que são câmeras com desempenho altíssimo.
Idem. A vantagem para mim estaria no FPS.



Cara é isso, tem algo mais? Rs

Só acrescentaria que em certas marcas/modelos o EVF não mostra bons resultados no(s):

- Efeito de polarizador  (que sairá na foto final)
Nunca percebi, nem sei se entendi.

- Estouros de luz  (que sairá na foto final)
Fato. Problema causado pela imprecisão do EVF

- Erro de velocidade  (que sairá na foto final)
Não entendi

- Rolling Shutter (que sairá na foto final)
Depende. Se estiver no obturador eletrônico, sim.

- Faixas pretas sob luz led e outras (que sairão na foto final)
Mesmo problema. Pelo menos nunca notei nas minhas ML

- Transição de cena clara para escura (lag)
Fato

- Diferença entre hardwares de foco  (que prejudicarão a foto final)
Lenda. Isso existe nos dois sistemas.

- O auxilio da luz auxiliar de flash (que prejudicarão a foto final)
Desconheço. Nunca vi acontecer.

- Lag ao movimentar a câmera rápido
Fato

- problemas de performance em baixa luz
Fato se estiver falando do EVF em si. Se for por causa do ML em si nada a ver, vide as A7x-S e as Panasonic.




Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #46 Online: 05 de Agosto de 2021, 11:43:21


Depois de refletir um tempinho:


Cara, pra mim, os diferenciais são:
-> Exposição em tempo real da cena;
Fato. Mas raramente tenho problemas com isso nas DSLR. Vai mais da experiência de uso.

Sem esquecermos que as DSLR são híbridas. Eu uso muito o viewfinder para fotos, principalmente em ensaios

Citar

-> Possibilidade do uso de qualquer lente mecânica com o respectivo adaptador (nisso eu gosto muito das mirrorless, de qualquer marca);
Fato. Isso foi o que me fez comprar inicialmente as MFT e posteriormente as A7

Focus peaking: uma mão na roda pra fazer foco manual, inclusive ajuda demais com lentes mecânicas novas ou atuais (a própria Zeiss faz lentes incríveis e caras só de foco manual).
Mais ou menos. Existem telas de foco manual para praticamente todas as DLSRs e são excelentes.


Não é uma "necessidade", mas sem dúvida um forte atrativo. Principalmente se levar em conta as possibilidades criativas de muitas lentes manuais, vintage etc.

Definitivamente. No mínimo, isso torna a fotografia mais divertida.


Citar
-> Autofoco no olho e, em alguns modelos mais novos, em animais;
Lenda. A Canon tinha isso no tempo do filme.Não precisa ser ML para ter isso.


Novamente, usar o viewfinder resolve bem isso. A maioria das raças de cachorro e gato, eu consigo fazer foco com o face tracking.

Citar
-> Fim ou quase eliminação de eventuais problemas de front e back focus das DSLR , sobretudo com lentes genéricas.
Tendo a concordar,mas isso depende muito do modelo da câmera.

Unificar 2 sistemas redundantes de autofoco é uma evolução no caminho certo. Definitivamente.

Citar
Desvantagens:
-> Visor eletrônico melhorou muito, mas ainda não se compara ao ótico das DSLR;
Questão do tipo de uso.


O EVF da R5 é o mínimo aceitável, em termos de resolução. Na minha humilde opinião, vale esperar este nível de qualidade chegar aos modelos intermediários.

Citar

-> Bateria ainda é um gargalo, mas tem melhorado (falando de forma geral, abrangendo todos os fabricantes).
Lenda. Depende mais da burrada de um fabriicante forçar a barra em manter uma mirrorless pequena e usar uma bateria minúscu


Sem sombra de dúvida. Concordo demais. Ergonomicamente, as DSLR já estavam com tamanhos reduzidos o bastante.

O espaço pode ser melhor aproveitado, em vez de jogado fora.



Sent from my motorola one using Tapatalk



hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 05 de Agosto de 2021, 11:57:00
 :snack:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 05 de Agosto de 2021, 12:14:54

-> Autofoco no olho e, em alguns modelos mais novos, em animais;
Lenda. A Canon tinha isso no tempo do filme.Não precisa ser ML para ter isso.



Desculpem, agora que caiu a ficha !  :doh:

Eu tinha entendido em focar onde o fotógrafo estivesse olhando e não nos olhos das pessoas a serem fotografadas !

Falha total minha. No resto, mantenho.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2021, 12:15:32 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #49 Online: 05 de Agosto de 2021, 12:19:48
Então, como vantagens do mirrorless, temos o autofoco e o que mais? Tô tentando aprender.

Na moral, todo tópico acaba virando uma treta de DSLR  x ML.

Que as fábricas enfiaram goela abaixo esses sistemas, não há dúvidas. Mas o que vamos fazer, né...

Isso mesmo. Esse é um movimento sem volta.

O autofoco parece uma coisinha só, até você se acostumar. Daí você se pega disparando muito menos que se estivesse com uma DSLR. Que então vc percebe que fica menos ansioso, porque sua câmera vai ser mais previsível.  Você se percebe prestando mais atenção na composição, porque o foco está na maioria das vezes bem resolvido.

A captura em si vai ser tão boa quanto sempre foi com uma DSLR, apesar dos debates infrutíferos sobre buracos no sensor. Só o que muda é como chegar lá. Eu acho mais cômodo fazer tudo o que faço com uma ML do que com uma DSLR. Quando migrei, não tinha tanto equipamento, e tinha dinheiro pra trocar. Só vale a pena se os recursos novos menos os recursos antigos valem o tanto de dinheiro que vc está disposto a pagar.

Toda vez que leio essa discussão sobre recursos, lembro daquela piada do velho jogando xadrez com o cachorro. Passa um cara e diz "isso é incrível, o cachorro sabe jogar xadrez!", e o velho responde "sabe nada, de 5 partidas, perdeu três".


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #50 Online: 05 de Agosto de 2021, 12:22:03

Desculpem, agora que caiu a ficha !  :doh:

Eu tinha entendido em focar onde o fotógrafo estivesse olhando e não nos olhos das pessoas a serem fotografadas !

Falha total minha. No resto, mantenho.


Cachorro... xadrez...

Um diz: é incrível, foca no olho!

Outro diz: é, mas não acerta todas. Não que este seja o seu caso.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2021, 12:27:46 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 05 de Agosto de 2021, 12:23:03

O EVF da R5 é o mínimo aceitável, em termos de resolução. Na minha humilde opinião, vale esperar este nível de qualidade chegar aos modelos intermediários.


Para mim o problema nem é a resolução, isso é secundário perto da diferença no aspecto real da imagem no que diz respeito à luminosidade (leia-se brilho e contraste). É quase impossível que o EVF tenha os mesmos valores que a cena real e isso pode tanto ajudar quanto atrapalhar. Na maioria das vezes é aceitável, mas em certas horas é super irritante.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #52 Online: 05 de Agosto de 2021, 18:22:01
Exato !

Em certas marcas/modelos até +-2020, o que se vê no EVF não é o que sairá na foto final (mesmo após ativar o modo que diz que faz isso)

Principalmente na questão contraste, luz intensa e sombra intensa

Isso nos leva, nas primeiras sessões de fotos, a ajustar o equipamento de forma errada (por confiarmos no EVF).

E nessa, a gente faz as primeiras sessão de fotos confiando e, quando abrimos no PC, está tudo diferente e complexo de recuperar

No fim, terminamos por usar o EVF como se fosse um OVF de Reflex... pois não dá para confiar

Entendo o problema de vcs, embora eu não o tenha observado ou sido atrapalhado por ele.

Agora, mesmo com um EVF, continua existindo um fotômetro. E vc já até falou que a "solução" é usar o EVF como se fosse um OVF... pois não dá pra confiar, da mesma forma que não creio que vc já tenha confiado no OVF.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 05 de Agosto de 2021, 23:15:17
Essas duas páginas me esclareceram muito mais do que todos os tópicos de treta DSLR x ML  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Obrigado.


(...)  vai guardando dinheiro para aproveitar uma boa oferta no futuro. Este é o meu caminho.
O que eu tenho, pretendo usar até acabar. Valor de revenda, significa nada pra mim.

Pra mim, a pergunta original poderia ser "quando será o melhor momento para migrar?"


Acho que meu raciocínio seguirá essa linha. Muito sensato isso.

O que eu vejo de fulano falando "Ainnn mirrorless é o futuro!"
Pode até ser o futuro. Mas tô preocupado com meu presente, hahaha.
Não vou mudar tudo só pra ficar na moda. Não fiz quando a moda era "ir pro fufreime" não vou fazer agora que a moda é tirar o espelhinho.

Mas tô gostando de ver os argumentos. As vantagens e desvantagens, achei interessante.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #54 Online: 06 de Agosto de 2021, 09:50:39
Na minha opinião, já tem boas opções mirrorless pra qualquer atividade.
Desde 2017 com a A9, A7RIII e 2018 com a A7III já tinhamos essas opções bem sólidas e agora com as maiores marcas competindo, temos um mercado bem maduro.

Então, pra uma pessoa que está procurando adquirir uma nova câmera, já vale a pena sim migrar.
Pra quem ainda pode esperar e está satisfeito com seu equipamento atual, espere.
Mas não acho que vai acontecer muita coisa daqui pra frente. O maior amadurecimento dos sistemas já aconteceu, agora devemos voltar a dar passos pequenos em cada geração, como era nas DSLRs, com as maiores novidades ficando com os modelos de entrada recebendo aos poucos as features mais avançadas dos modelos topo de linha.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #55 Online: 06 de Agosto de 2021, 10:56:23
Essas duas páginas me esclareceram muito mais do que todos os tópicos de treta DSLR x ML  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Obrigado.

Acho que meu raciocínio seguirá essa linha. Muito sensato isso.

O que eu vejo de fulano falando "Ainnn mirrorless é o futuro!"
Pode até ser o futuro. Mas tô preocupado com meu presente, hahaha.
Não vou mudar tudo só pra ficar na moda. Não fiz quando a moda era "ir pro fufreime" não vou fazer agora que a moda é tirar o espelhinho.

Mas tô gostando de ver os argumentos. As vantagens e desvantagens, achei interessante.

Hoje, realmente tem que pensar muito antes de fazer a mudança. Quando eu fiz, o mercado DSLR ainda estava vem aquecido, então foi fácil vender meu equipamento Nikon e comprar Fuji. Hoje as coisas estão mais complicadas, pois equipamento DSLR está desvalorizando (em dinheiro; não em qualidade), e pra piorar não tá fácil encontrar equipamento ML. Então há o risco de se iniciar a migração e não terminar, além da perda de dinheiro. Por isso hoje eu acho mais complicado do que já foi. E daqui a 5-7 anos, vai ser fácil de novo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 06 de Agosto de 2021, 13:53:33
Na minha opiniao mirrorless veio para tornar cameras.mais atraentes em video, e o eye af é algo genial, mas a desvalorizacao das dslr é algo a ser discutido. O estado do equipamento é algo importante.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2021, 13:58:44 por Leonardo Tonin »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #57 Online: 06 de Agosto de 2021, 15:24:44
Na minha opiniao mirrorless veio para tornar cameras.mais atraentes em video, e o eye af é algo genial, mas a desvalorizacao das dslr é algo a ser discutido. O estado do equipamento é algo importante.

A desvalorização vai se dar mais pela procura.
É tipo carro sem direção elétrica. Anda do mesmo jeito, vira do mesmo jeito, só exige mais força, mas são poucas pessoas dispostas a pegar um carro sem esse item de conforto hoje em dia, valorizando mais o mesmo modelo com esse item, mesmo menos conservado.

Boa parte das pessoas que migram pra ML nem pensam em comprar uma DSLR pois as vantagens do sistema fazem o trabalho fluir com mais facilidade. E com isso, a procura vai caindo e fica mais difícil de vender, desvalorizando a oferta. Ainda mais que o mercado tende a estagnar conservando só o público que já está nele.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 06 de Agosto de 2021, 17:05:52
A desvalorização vai se dar mais pela procura.
É tipo carro sem direção elétrica. Anda do mesmo jeito, vira do mesmo jeito, só exige mais força, mas são poucas pessoas dispostas a pegar um carro sem esse item de conforto hoje em dia, valorizando mais o mesmo modelo com esse item, mesmo menos conservado.

Boa parte das pessoas que migram pra ML nem pensam em comprar uma DSLR pois as vantagens do sistema fazem o trabalho fluir com mais facilidade. E com isso, a procura vai caindo e fica mais difícil de vender, desvalorizando a oferta. Ainda mais que o mercado tende a estagnar conservando só o público que já está nele.

Di Torres,  eu entendo o sentido pratico dentro do mercado de eventos e compreendo que grande parte pensa nesse mercado.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #59 Online: 06 de Agosto de 2021, 17:29:44
As DSLRs topo de linha continuam caras pra caramba pelo que vejo.
Só as de entrada e as do meio é que baixaram.