Autor Tópico: Vale a Pena Entrar No Mundos das Mirrorless Agora?  (Lida 7390 vezes)

leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 30 de Julho de 2021, 15:56:50
Salve pessoal!

Tem uma coisa que está me martelando a cabeça nos últimos dias e eu queria muito uma opinião. Eu fotografo há uns 3 anos apenas por hobby e nesse período consegui chegar em um kit que gosto muito composto pela minha 6d mark II, a 24-105mm F4 II L, a 35mm IS F2 e a 100mm F2.8 macro.


Agora que  a Canon abandonou de vez o mundo das DSLR, fico sempre pensando sobre migrar para as  mirrorless,  nem tanto porque eu sinta falta de algum recurso que exista apenas nelas, mas por receio de demorar muito e acabar com  um equipamento que será muito dificil de  vender para dar um upgrade.

Como é a primeira vez que eu estou vendo uma mudança de tecnologia ligada ao mundo da fotografia, não sei se os equipamentos perdem valor muito rápido. Será que vale a pena mudar agora ou talvez um esperar um pouco mais? Mesmo com esses preços astronomicos vira e mexe surge alguma coisa interessante e por um preço razoável no mercado livre :)
« Última modificação: 30 de Julho de 2021, 15:59:40 por leandrorocha »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2021, 17:15:15
Do meu humilde ponto de vista, creio que a próxima geração da R pode ser interessante, como upgrade para a EOS 6D II.

A R6 é um salto muito grande pro meu bolso.

Sent from my motorola one using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2021, 17:17:35
Se estiver satisfeito não tem porque migrar.
A migração futura é tranquila, você não perde as lentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2021, 17:20:44
Para migrar da 6D mk2 a lógica seria a RP (mesma faixa de preço) ou a R (um pouco mais cara). Mas acho que não vale a pena.... Vai ser um investimento que não vai mostrar "retorno" na qualidade da sua fotografia. Só vale a pena se você quer usar mirrorless e não tem problema com $. Lembre-se que precisa usar o adaptador das lentes EF para o mount R, o que aumenta um pouco o investimento
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2021, 17:21:08
Salve pessoal!

Tem uma coisa que está me martelando a cabeça nos últimos dias e eu queria muito uma opinião. Eu fotografo há uns 3 anos apenas por hobby e nesse período consegui chegar em um kit que gosto muito composto pela minha 6d mark II, a 24-105mm F4 II L, a 35mm IS F2 e a 100mm F2.8 macro.


Agora que  a Canon abandonou de vez o mundo das DSLR, fico sempre pensando sobre migrar para as  mirrorless,  nem tanto porque eu sinta falta de algum recurso que exista apenas nelas, mas por receio de demorar muito e acabar com  um equipamento que será muito dificil de  vender para dar um upgrade.

Como é a primeira vez que eu estou vendo uma mudança de tecnologia ligada ao mundo da fotografia, não sei se os equipamentos perdem valor muito rápido. Será que vale a pena mudar agora ou talvez um esperar um pouco mais? Mesmo com esses preços astronomicos vira e mexe surge alguma coisa interessante e por um preço razoável no mercado livre :)

Não se preocupe tanto assim com a perda de valor. Não é porque apareceu equipamento novo que equipamento antigo passou a ser lixo. Se você gosta do seu kit e não sente falta de nada, não tem porque trocar. Se vc quer trocar pouco, ou só comprar lentes, eu ficaria com o mesmo sistema. Minha sugetsão é só trocar se vc sente falta de alguma coisa importante no seu sistema.

Pra mim, o foco no olho era o recurso importante pra valer a troca.


leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2021, 20:20:21
O passo mais racional seria realmente a RP, a R talvez, mas não vejo tanta diferença entre as duas para justificar a R.

R6 e R5 estão fora orçamento, quem sabe dê para pegar uma delas quando lançarem um dia a R6 mark II?  :D

Tem os rumores da R "rebel", mas só a Canon sabe o que vai vir nela, se é que vai vir. Seria bom uma full frame barata, mas não mais "capeada" que a RP.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 663
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2021, 21:02:57
Não se preocupe tanto assim com a perda de valor. Não é porque apareceu equipamento novo que equipamento antigo passou a ser lixo. Se você gosta do seu kit e não sente falta de nada, não tem porque trocar. Se vc quer trocar pouco, ou só comprar lentes, eu ficaria com o mesmo sistema. Minha sugetsão é só trocar se vc sente falta de alguma coisa importante no seu sistema.

Pra mim, o foco no olho era o recurso importante pra valer a troca.

Concordo com colega Felipe.

Veja  ou leia ou não
1. https://iphotochannel.com.br/por-que-nao-vou-mudar-para-as-cameras-mirrorless/
Minha opinião (dele) quase igual.
2. . https://iphotochannel.com.br/mirrorless-ou-dslr-entenda-as-vantagens-e-desvantagens/

Minha idéia comprar Canon 80D, se der 3 meses. A 90D é cara...(Meu bolso)
Pesquisei RP ...(ou R) olha, prefiro 90D ou 80D! 2x.
Eu prefiro 6D II também...
Mas fotografia 'social' = 6D II
fotografia esporte ou aves (eu!) = 80D 90D ou 7D...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2021, 00:12:12
Acho que há umas particularidades no seu caso que é:
1- Você fotografa apenas por hobby; então pra isso eu acho que a 6D Mark 2 tá de ótimo tamanho, você estará bem servido de câmera por pelo menos 3 anos (2021, 2022, 2023);

2- Mais importante do que o corpo da câmera são as lentes, você tem 3 lentes excelentes em mãos : 24-105 F4L pra dar aquela saída; pra uso mais geral; a 35 pra street e ensaios e a 100MM macro 2.8 que é muito nítida, inclusive pra retratos.

Sendo bem sincero eu não vejo motivo pra você se desfazer da 6D Mark 2 , nem das suas lentes. Primeiro porque daqui 2, 3 anos, o sistema RF estará bem mais consolidado e , acredito que conforme for a eleição do ano que vem , o dólar pode baixar (sim isso pode acontecer, mas é uma possibilidade, não fato consumado) . Segundo, porque até lá uma R-RP usada poderá estar mais barata; Terceiro, porque pode vender a 6D Mark 2 e empatar mais uma grana pra fazer o upgrade pra alguma câmera R e usar perfeitamente as suas lentes com o adaptador da Canon ou algum genérico que funciona muito bem.

Eu só migraria pra mirrorless se realmente fosse usar recursos das mirrorless como, por exemplo, o foco no olho. Tirando isso, eu não vejo sentido em fazer um upgrade agora e, mais importante do que o corpo, são as lentes.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2021, 00:14:07
Concordo com colega Felipe.

Veja  ou leia ou não
1. https://iphotochannel.com.br/por-que-nao-vou-mudar-para-as-cameras-mirrorless/
Minha opinião (dele) quase igual.
2. . https://iphotochannel.com.br/mirrorless-ou-dslr-entenda-as-vantagens-e-desvantagens/

Minha idéia comprar Canon 80D, se der 3 meses. A 90D é cara...(Meu bolso)
Pesquisei RP ...(ou R) olha, prefiro 90D ou 80D! 2x.
Eu prefiro 6D II também...
Mas fotografia 'social' = 6D II
fotografia esporte ou aves (eu!) = 80D 90D ou 7D...


Cara eu acho a R e RP câmeras boas muito boas, mas se você fotografa esportes, aves, se tem orçamento a R6 é uma boa pedida; o Ernesto pode falar melhor dela rsrsrs; ou a 7D Mark 2 que eu acho uma das melhores câmeras pra esportes já lançadas.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2021, 09:50:19
Concordo com colega Felipe.

Veja  ou leia ou não
1. https://iphotochannel.com.br/por-que-nao-vou-mudar-para-as-cameras-mirrorless/
Minha opinião (dele) quase igual.
2. . https://iphotochannel.com.br/mirrorless-ou-dslr-entenda-as-vantagens-e-desvantagens/

Minha idéia comprar Canon 80D, se der 3 meses. A 90D é cara...(Meu bolso)
Pesquisei RP ...(ou R) olha, prefiro 90D ou 80D! 2x.
Eu prefiro 6D II também...
Mas fotografia 'social' = 6D II
fotografia esporte ou aves (eu!) = 80D 90D ou 7D...
"(...) inevitavelmente mudarei para as câmeras sem espelho. O principal motivo provavelmente seria o envelhecimento das minhas DSLRs. Além disso, minha lente 70-200mm de 2001 não funcionará para sempre. O mesmo se aplica à minha frota envelhecida de outras lentes DSLR."

Se ainda tem muito o que tirar da câmera atual, migrar pode ser um gasto alto e injustificável.

A gente sabe que uma hora ela vai parar de funcionar e o conserto vai começar a ficar mais caro ou inviável.

A história da obsolescência tecnológica, quando se fala de câmeras e lentes... bem... tente explicar isso para o Platon, citado no texto

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2021, 10:06:09


Acho que há umas particularidades no seu caso que é:
1- Você fotografa apenas por hobby; então pra isso eu acho que a 6D Mark 2 tá de ótimo tamanho, você estará bem servido de câmera por pelo menos 3 anos (2021, 2022, 2023);

2- Mais importante do que o corpo da câmera são as lentes, você tem 3 lentes excelentes em mãos : 24-105 F4L pra dar aquela saída; pra uso mais geral; a 35 pra street e ensaios e a 100MM macro 2.8 que é muito nítida, inclusive pra retratos.


O "ponto de partida", que o @cheferson cita é fundamental para compreender a hora de fazer uma nova compra.

Pra quem tem uma Canon EOS 6D Mark II, uma 5D Mark IV ou, ainda, a 1DX Mark III, somado a um bom kit de lentes, não há muito avanço significativo pela frente.

Claro que existe o fator "querer comprar coisas novas" — e é perfeitamente legítimo! A única pessoa que tem argumentos sólidos o suficiente, contra isso, é a esposa da gente.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2021, 10:30:50
Eu acompanhei a mudança de filme pra digital.

Naquela época, as máquinas de filme viraram peso de papel, porque ninguém queria mais. Era uma tecnologia morta, as fotos digitais traziam muitas vantagens.
Naquela época, quem tinha só maquina de filme, foi ficando sem opção, porque os laboratórios foram focando em digital, as reveladoras de filme sumiram, os bons laboratórios desapareceram, etc. Virou produto de nicho, de entusiastas.
Com o DSLR x Mirrorless, não acho que vá acontecer isso. As pessoas continuarão a fotografar com elas, e na moral, é dificil ver diferença de uma foto feita com DLSR para uma ML.
Tem aquele tópico "Primeira foto do presidente dos EUA com uma Mirrorless" Grande bosta. Uma 60d com uma 85 1.8 faria aquela foto.

O que vejo na transição "DSLR > Mirrorless" não é uma revolução, como foi com o "filme > digital".  É apenas uma evolução. Melhor em alguns pontos, porém não é totalmente superior. Tem gente dizendo "Ainn as ML são o hype do futuro". É, mas para o presente, são melhores?

 

Use sua câmera até acabar, amigo. Tem uma puta máquina em mãos, com lentes excelentes, e que entregam um resultado fantástico. Tem um tópico aqui, falando da RP x 6d II. Na moral, eu tava esperançoso em pegar a RP, mas não tô vendo vantagem nela em relação à DSLR. (Falando aqui em preço equivalente, me sugeriram R, mas aí quase dobra o preço)  :D :D


Essa sanha do povo, de trocar as DSLR pelas ML, parece mercado automobilístico, antes dessa moda suve: o sujeito queria um Focus sedã (suspensão multilink, motorzão 177cv) ou um Peugeot 408/C4 Lounge (itens de série e motorzão turbo 173cv)
Só que a Síndrome do próximo dono fazia o cara comprar um Corolla prata caretão com cambio de 4 marchas. Porque "desvaloriza menos na revenda".

*Não que seja seu caso.
« Última modificação: 31 de Julho de 2021, 10:34:23 por Mike Castro »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2021, 10:31:43

Claro que existe o fator "querer comprar coisas novas" — e é perfeitamente legítimo! A única pessoa que tem argumentos sólidos o suficiente, contra isso, é a esposa da gente.


Só não pode morrer e deixar ela vender pelo preço que disse que pagou!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 31 de Julho de 2021, 10:31:59 por Mike Castro »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2021, 10:36:26
Acho que o brasileiro em geral adora gastar dinheiro à toa. Não troco de equipamento por trocar, somente se tiver alguma vantagem técnica absurda, ou se estiver muito barato ou se algo precisar ser substituido. Também tem a questão de finalidade (tipo não curto carregar um peso danado se não tiver absoluta necessidade)

Tem sim, muito do efeito manada, do hype e é nessa que se perde muito dinheiro e depois ficam reclamando.

A 6D Mk2 está pra lá de boa para a esmagadora maioria dos casos, mesmo para os profissionais. Há quem discorde, como sempre existe. Só que convenhamos uma 6D com uma 24-105L é um peso enorme e chama atenção demais, mas se isso não te incomoda, qual o problema ?

Tive uma 6D com a 24-70 L e uma 70-200 F4 L, depois de passar um mês tendo que carregar esse conjunto no ombro durante uma viagem decidi que era mais prático no meu caso um equipamento mais leve. Lembre que impacta no peso da bagagem de mão, etc. Comprei uma câmera menor, com um bom conjunto de lentes e foi muito melhor no meu caso. Mas foi uma decisão calculada e comprei na black friday lá fora.

Pense bem antes, veja se realmente terá algum ganho que seja perceptível nas suas fotos. Se ficar na dúvida deixe quieto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2021, 10:38:35
Com o DSLR x Mirrorless, não acho que vá acontecer isso. As pessoas continuarão a fotografar com elas, e na moral, é dificil ver diferença de uma foto feita com DLSR para uma ML.
Tem aquele tópico "Primeira foto do presidente dos EUA com uma Mirrorless" Grande bosta. Uma 60d com uma 85 1.8 faria aquela foto.

Lembro que na época desse tópico eu ri muito.