Autor Tópico: Número Guia  (Lida 985 vezes)

Nathan Moreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 01 de Agosto de 2021, 17:42:23
Tenho uma dúvida sobre número guia. Não consigo entender como funciona o número guia em relação ao obturador da câmera, f/stop, enfim. Sou iniciante na fotografia.

Comprei um flash yn568ex III pra minha Canon T6i, e o número guia dele é de 58. O que isso quer dizer? No anúncio diz que o número guia é de 58 em ISO 100.

Me ajudem a entender, por favor. Muito obrigado! 😊


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2021, 18:36:40
Não quer dizer praticamente nada.

É apenas uma medida para comparar a potência entre flashs diferentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2021, 07:25:03
Tenho uma dúvida sobre número guia. Não consigo entender como funciona o número guia em relação ao obturador da câmera, f/stop, enfim. Sou iniciante na fotografia.

Comprei um flash yn568ex III pra minha Canon T6i, e o número guia dele é de 58. O que isso quer dizer? No anúncio diz que o número guia é de 58 em ISO 100.

Me ajudem a entender, por favor. Muito obrigado! 😊

Hoje sua princjpal função é indicar a potência luminosa mesmo, mas no passado era usado para determinar o diafragma recomendado para a foto, em função da distância entre o flash e o assunto a ser iluminado por ele.

Para não ter que ficar fazendo conta os fabricantes colocavam uma tabela, nos flash mais antigos, com este cálculo já efetuado para diversas situações de distâncias.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2021, 16:10:58

https://www.youtube.com/results?search_query=numero+guia+do+flash

Ha algumas controvérsias, mas se você for um fotografo engenheiro, tipo Tales Trigo ou RR Miranda, fara sentido para você. Se você for como eu, semi analfabeto, esquece e vai fotografar! na pratica fotográfica "eu" nem lembro que isso existe

Divirta-se!


« Última modificação: 02 de Agosto de 2021, 16:15:41 por Marcelo Rezende »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2021, 16:13:37
.


[/quote]

« Última modificação: 02 de Agosto de 2021, 16:14:36 por Marcelo Rezende »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2021, 17:12:59
Tenho uma dúvida sobre número guia. Não consigo entender como funciona o número guia em relação ao obturador da câmera, f/stop, enfim. Sou iniciante na fotografia.

Comprei um flash yn568ex III pra minha Canon T6i, e o número guia dele é de 58. O que isso quer dizer? No anúncio diz que o número guia é de 58 em ISO 100.

Me ajudem a entender, por favor. Muito obrigado! 😊

Em teoria, o número guia do flash é pra determinar a potência do disparo em metros; assim usando um filme com ASA 100, ou colocando no digital ISO 100, um flash com NG (Número Guia) 58, a potência máxima do disparo alcançaria até 58Metros.

Porém, quer saber de uma coisa, o número guia na prática hoje em dia é IRRELEVANTE . O que conta mesmo é saber as relação entre ISO, abertura, velocidade e a potência de disparo e como direcionar a luz.

Pra mim o melhor investimento foi em flash-meter; pra alguns tipos de fotografia um flash-meter é fundamental. Acho um ótimo investimento pois ele já calcula a abertura correta pra potência usada e você configura a câmera e faz a foto; não há perda de tempo.

« Última modificação: 02 de Agosto de 2021, 17:15:01 por cheferson »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2021, 15:07:05
Comprei um flash yn568ex III pra minha Canon T6i, e o número guia dele é de 58. O que isso quer dizer? No anúncio diz que o número guia é de 58 em ISO 100.

Significa que seu flash consegue deixar exposto uma cena que esteja a 58m da sua câmera com o ISO 100 e diafragma f1.0

Como a câmera tem lente com abertura f5.6, dá pra dizer que dá pra fotografar algo a 10,3 metros na exposição correta. NG=Diafragma(f)/Distância(m)
Ou seja, 58=5.6/Dist; isolando Dist=58/5.6=~ 10,3m

Isso na carga máxima que é 1/1.

Só vai funcionar certinho ser usar o flash em cima da câmera, apontando para o assunto sem nenhum modificador.
Na real é meio inútil o GN... Há outras coisas que influenciam, o modificador que está na frente (softox, rebatedor, difusor grande angular, a luz ambiente já presente, etc.)


Uma vez ouvi (não me lembro se foi o RR Miranda) que o melhor a fazer é comprar um flash com número guia baixo e só manual. Eu sigo essa lógica e funciona bem para mim. Flash de GN33 já dão bem conta de 90% das demandas, e são baratos. Dependendo com o preço 1 TTL GN58 dá pra comprar 2 simples manuais com GN33.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2021, 15:54:11
Talvez na época do filme e sem fotômetro fosse útil.

Hoje só serve como referencia de potencia entre flashs diferentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2021, 11:44:51
 :o :shock: :snack:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2021, 14:29:06
Talvez na época do filme e sem fotômetro fosse útil.
<...>

Não posso dizer que tenha saudades disso:

No primeiro caso era para potência fixa de dispara, no segundo caso não.







« Última modificação: 12 de Agosto de 2021, 14:45:08 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna