Autor Tópico: Alguma indicação de plugin para limpeza de imagens?  (Lida 1142 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 08 de Março de 2022, 15:09:58
Será que tem algum plugin que faça de maneira inteligente a limpeza de poeira, imperfeições, fiapos, riscos, etc?

Para meu fluxo de limpeza de imagens (para e-commerce), uso algumas Actions que criei... Basicamente elas duplicam a camada e aplicam algum filtro tipo: Poeira e Rabiscos, Desfoque Superficial. Também uso o Spot Healing Brush e a Patch Tool, de forma pontual nas imperfeições mais aparentes. Até aí nada de novidade do que se faz, a pergunta é: será que não existe algum plugin que faça isso de maneira Automatizada ou por Machine Learning ou por Inteligência Artificial? Sei que para retratos tem o Retouch 4 Me, mas não se aplica a imagens de coisas.
Será que assim como nos editores de áudio que existem como o usuário dar uma amostra do ruído e o programa o eliminar baseado nesta amostra não teria algum plugin que fizesse isso? Penso que seria um bom adianto no tratamento ter um plugin que saísse clicando automaticamente um tipo de imperfeição de uma imagem.

O grande problema de usar os filtros como o Dust and Scratches e o Surface Blur é que se perde muita textura e a imagem acaba ficando empastelada. As vezes até consigo depois jogar uma camada cinza com ruído em overlay e também aumentar a nitidez, mas não fica muito natural.

Eu lembro que quando começaram aqueles filtros neurais (que até hoje estão em BETA), eles tinham colocado  uma proposta de um filtro neural de poeira e rabiscos. Eu obviamente cliquei infinitamente que queria, mas de uns tempos pra cá o negócio sumiu  :(.
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2022, 17:00:37
Já usei literalmente dezenas deles, principalmente durante a digitalização de películas. Nenhum que tenha usado fez o serviço direito, sempre empastela, principalmente esses do tipo "magico".

O único sistema que usei que funcionou relativamente bem foi um chamado ICE da Kodak, que equipava alguns scanners e que fazia um pré scan da imagem em infravermelho para mapear a posição da poeira e dos fiapos, mas só funciona se for realmente poeira e fiapos de verdade na superfície.

Depois de digitalizados esse contaminantes passam a fazer parte da imagem e a remoção automática de forma decente é quase impossível. Pontos de poeira são relativamente fáceis mas fiapos não são.

Eu fazia manualmente depois, com muita paciência.

 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2022, 01:27:55
Eu faço isso bastante, mas sem plugin; porém meu processo vai ser diferente do seu. Vc pode experimentar isso aqui:
https://helpx.adobe.com/lightroom-classic/help/flat-field-correction.html

Eu tenho um painel só pra fazer minhas fotos de calibração, mas vc pode experimentar primeiro colocando uma camiseta branca na frente de câmera.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 09 de Março de 2022, 08:16:23
Eu entendi que a poeira está nos objetos fotografados, confere?

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2022, 10:38:16
Eu entendi que a poeira está nos objetos fotografados, confere?

Se for isso, meu processo não resolve.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2022, 19:36:05
Eu entendi que a poeira está nos objetos fotografados, confere?

exato... vai caindo poeira conforme passa o tempo. Uso muito a bombinha sopradora fuc-fuc e pincel, mas querendo ou não acaba passando umas poeirinhas. Outra coisa é que produto para e-commerce não é que nem mockup de fotográfico, este último usado em fotografia publicitária, que tem muitas vezes até uma equipe para fazer o modelo. E-commerce é o produto real. Eu até tento quando possível achar o mais fotogênico, mas tem imperfeição que na lente Macro em f16 acaba saindo e até exagerando.

Um comando que me ajudou muito foi o Spot Healing Brush no modo Darken.... Ele faz um ótimo trabalho com poeiras em coisas mais escuras, mas toda vida é uma tarefa totalmente manual.
Uma vez eu vi um cara que fez uma action que ia clicando meio que a tela toda com o Spot Healing brush, mas eu tenho meus receios com esse modo "força bruta". acho que pode não funcionar pois quando se pega uma aresta o pincel não funciona muito bem, meio que depende do lado que se faz o traço.

Se eu compreendesse de programação iria tentar desenvolver, mas meu conhecimento nisso está parado no IF, then - else do PASCAL que era em DOS kkkkk. Certamente não é uma questão punhado de ifs, muito menos no PASCAL.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2022, 19:55:49
Pode postar uma foto de exemplo sem tratar as poeiras?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2022, 20:15:42
Tem um programa que eu curto para essas coisas mais complicadas, chama-se PictureWindow Pro

Se quiser testar:

https://www.dl-c.com/Downloads.html
nao esqueça de baixar o help dele e procure por advanced sharpen. Tem uma sub-função para remover spekcs e linhas muito boa (pag.231)







fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #8 Online: 14 de Março de 2022, 18:15:08
Estou testando aqui... interessante o sw, bem estilinho windows 95 hahahah, mas funciona legal.
Fotógrafo oficial Foco Radical