Autor Tópico: Envelhecimento  (Lida 2028 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Agosto de 2021, 17:27:08
Pelo que percebo do pessoal que frequenta o fórum, poucos parecem ser bem novos. Eu estou com 41 anos, e já percebendo as mudanças que o passar do tempo traz. Tem aspectos negativos e positivos. Para mim, o principal ponto negativo é a maior preocupação com a saúde e as limitações físicas, em especial aquelas que não podem ser condicionadas com exercícios (como visão, audição). Já a maior vantagem é precisar cada vez menos se provar na vida, pensar menos no que os outros pensam e, com isso, ter muito mais liberdade para aproveitar o que realmente gosto.

E você? Qual a sua idade e o que percebe com a passagem do tempo?


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2021, 11:24:49
Eu acho péssimo envelhecer.

Eu queria muito, mas muito mesmo, ter morrido pouco depois dos 40 (tenho 43).

Sério.

Mas no meu caso, junta o envelhecimento em si - que por si próprio é uma bosta - com o contexto atual, no qual só vale a pena estar vivo caso vc seja milionário (enquanto isso valer a pena também, pois em breve só vai valer a pena se vc for bilionário).

Antes que alguém pense em qualquer coisa: não, eu não tenho diagnóstico de depressão (muito pelo contrário), e tenho uma vida ótima (melhor inclusive do que a da maioria das pessoas que tem muito mais dinheiro do que eu).

Enfim, sem querer desanimar ninguém ok?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2021, 12:57:52
Envelhecer é um conceito interessante.

Envelhecer o corpo???
Envelhecer as ideias.... amadurecer???
Envelhecer o espírito...  :ponder:
Parar a mente em um tempo que já passou, e não se conectar com o hoje. Desejar o futuro???

Todo fotografo pretende ser um manipulador do tempo, materializando o passado para transportá-lo ao futuro, alterando o hoje para criar cenários possíveis na imaginação.

Em que tempo vc vive???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2021, 14:41:54
Tenho 47 e me cuido, não me sinto com essa idade. Acho que vou envelhecer bem.
não acredito que envelhecer seja ruim. Envelhecer mal é ruim. Mas tem como envelhecer bem, é uma escolha que podemos fazer.
Pra mim, as coisas só estão melhorando (tirando o colágeno que eu adoraria que seguisse firme e forte comigo, rsrs, mas não tem milagre)... o auge vai ser a aposentadoria. Sonho com esse dia. Fim dos compromissos da vida (fora o compromisso com a saúde que resolvi fazer, esse vou carregar até meus últimos dias). Se for pra ter mais algum compromisso, vai ser com bicho de estimação, e só. Ou de repente até algum trabalho voluntário, pois acho que vai valer à pena me dedicar um pouco a fazer o bem ao próximo.



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2021, 15:37:27
Tô com 37.

De positivo, eu vejo a questão de maturidade, ser menos bobo, não gastar dinheiro com besteira, aproveitar melhor o tempo...  A gente aprende a viver melhor, e boas.
O ruim é que cada dia vivido é um dia mais perto da morte. Sentir o corpo declinar é FODA. Exercícios que eu fazia com um pé nas costas, agora eu tenho que fazer com dor nas costas.

Fora a porcaria da calvície  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Já não pode comer tanto disso, tem que evitar aquilo, tem que exercitar mais, cuidar, afff :hysterical: Quando a gente é novo, come igual javali e não engorda. Agora, o cheiro do churrasco já basta pra estufar a pança...

Envelhecer é um paradoxo. Ao mesmo tempo que melhora nosso espírito, nos torna pior como organismo. Eu ainda não sei como vou enfrentar minha velhice, de fato. Se fala em viver bem, mas o que é viver bem? Dinheiro? Saúde? Quanto de dinheiro? O que é uma boa saúde? Difícil definir. Não sendo um velho moribundo e ranzinza que dá trabalho e despesa para o filho, acho que já estarei no lucro.


Gustavo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2021, 15:59:10
to com 54 já....

Saúde e disposição são os importantes... e também a cabeça para ser um longlife learner, para tentar sempre ficar em dia com o mundo atual.... nada daquela coisa de ficar dizendo "no meu tempo era assim".... nosso tempo é o tempo do dia de hoje, não o que passou e nem o que virá.

Abraços,
Gustavo
Canon EOS Rebel T1i
Porto Alegre/RS

Eu participo do Sul Foto Clube[/color]

"A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida" (Voltaire)


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2021, 16:29:17
Até hoje eu só aproveitei minha condição de idoso (tenho 62) em duas situações, a fila da vacina contra COVID e as vagas reservadas (e nem sempre respeitadas) para estacionar. No mais, continuo procurando o FDP que criou a tal de "melhor idade"...


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2021, 17:03:43
Só existe uma maneira de não envelhecer: morrer jovem.
Alguém almeja isso?
Então, bora lá levar a vida da melhor maneira possível e tentar ser feliz.
Em tempo, tenho 53 anos e pretendo ficar muitas décadas ainda do lado de cá. :)


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2021, 17:19:13
Só existe uma maneira de não envelhecer: morrer jovem.
Alguém almeja isso?
Então, bora lá levar a vida da melhor maneira possível e tentar ser feliz.
Em tempo, tenho 53 anos e pretendo ficar muitas décadas ainda do lado de cá. :)
Excelente.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2021, 14:58:04
Só existe uma maneira de não envelhecer: morrer jovem.
Melhor não...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2021, 20:12:32
Só existe uma maneira de não envelhecer: morrer jovem.
Alguém almeja isso?
Então, bora lá levar a vida da melhor maneira possível e tentar ser feliz.
Em tempo, tenho 53 anos e pretendo ficar muitas décadas ainda do lado de cá. :)

Sou dessa vibe também.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2021, 22:26:33
Tive o prazer de trabalhar como voluntário numa casa dia para idosos. Em sua maioria não tinham recursos e outros até tinham, mas presença deles na família causava uma involuntária tensão. Dentro da casa dia eles eram felizes, era passeio, cinema, atividades recreativas, musicas e muitas vezes só queriam falar, aliás um ficou alguns anos sem desferir uma palavra, só voltou a falar lá.

Enfim o que nós mais velhinhos, praticamento um clássico,vintage, old school ou algo do gênero  precisamos é de perspectiva e o segredo é não deixar o cérebro em standby, sempre estudar, desenvolver, realizar e claro, curtir.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2021, 22:32:23
Eu acho bastante viável uma pessoa da minha geração chegar vivo ao próximo século (é o que eu penso pra mim, aliás).

Imaginem, virada do ano 2100 pra 2101, que loucura...

Numa praia no Alaska, inverno ameno, 30º - na hora da virada. Uma festa com quem sobrou vivo, trabalhando por comida, contando causos do início do século XXI pra entreter os ricaços. "Fala da 1a pandemia LSD".

E ai eu pensaria - poxa, podia ter morrido em 2020, no carnaval né, mas teimei em ficar vivo...

Será que eu vou lembrar do forum?
« Última modificação: 19 de Agosto de 2021, 22:32:50 por lsd »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2021, 10:53:15
esse assunto ta ficando cada vez mais trágico...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2021, 16:18:02
Envelhecer é ruim, no fim das contas.
Embora o tempo nos dê experiência que nada mais dá, esse mesmo tempo nos tira a vitalidade.
Interessante que minha cabeça não parece (pelo menos para min) que envelheceu.
Não tenho comorbidades e a única coisa que preciso cuidar é do ácido úrico que aumentou.
Ah! O joelho também está com problemas, o que atrapalha de correr, mas nada muito sério.
Parei a corrida por isso, mas ia para a natação quando veio a maldita pandemia.
Vou esperar ela melhorar e começar a nadar.
Não entendo como já tenho 65. Minha cabeça não é de alguém com essa idade.
Tanto que me assusto quando me olho no espelho.
Putz meu... a imagem não corresponde ao que tenho dentro da cabeça.  :hysterical:

Há uma "vantagem". Não precisamos mais provar nada pra ninguém.
Não dou a mínima para a opinião alheia.
Sei de meus pontos fortes e fracos e isso não incomoda.
Não sei se é assim com muitas pessoas mas estou muito em paz.  :D



Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva