Autor Tópico: Suporte para fundo infinito  (Lida 1815 vezes)

Breno Baére

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 27 de Agosto de 2021, 15:30:17
Olá, pessoal, tudo bom?

Meu nome é Breno e fotografo ensaios externos e, recentemente, estou tentando começar a montar meu estúdio caseiro.

Queria uma indicação de suporte para fundo infinito em rolo. Procuro no mercado livre, mas parece tudo meio igual e, além de tudo, vários dos mais vendidos possuem péssimos reviews acerca de durabilidade e resistência do material.

Poderiam me ajudar nessa?

Muito obrigado!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2021, 21:07:53
Varias maneiras alem dos que são vendidos.
Em um casa de ferragens / construção vc encontrara suportes que podem ficar fixos na parede / teto e na sequancia vc bola uma barra para passar o fundo.

Vantagens: Durabilidade e custo menor
Desvantagens: Se precisar fotografar em outro local, dançou.

Abs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2021, 23:57:21
Varias maneiras alem dos que são vendidos.
Em um casa de ferragens / construção vc encontrara suportes que podem ficar fixos na parede / teto e na sequancia vc bola uma barra para passar o fundo.

Vantagens: Durabilidade e custo menor
Desvantagens: Se precisar fotografar em outro local, dançou.

Abs

Boa. Seria tipo varão de cortina?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2021, 01:43:06
Olá, pessoal, tudo bom?

Meu nome é Breno e fotografo ensaios externos e, recentemente, estou tentando começar a montar meu estúdio caseiro.

Queria uma indicação de suporte para fundo infinito em rolo. Procuro no mercado livre, mas parece tudo meio igual e, além de tudo, vários dos mais vendidos possuem péssimos reviews acerca de durabilidade e resistência do material.

Poderiam me ajudar nessa?

Muito obrigado!
Rolo de papel é relativamente pesado. Rolo de tecido pintado do tipo TNT é um pouco mais leve. Rolos de outros tipos de tecido dependendo do material tbm podem ser pesados.

O tubo de papelão desses rolos tem um diâmetro interno padrão, e existe um acessório que vc pode comprar a parte para fazer a conexão do tudo com uma haste que vai apoiá-lo no suporte.

Existem varias lojas vendendo esse tipo de acessório, mas vou recomendar 3 fabricantes que tem tudo o que vc precisa, são eles ATEK (São Paulo), Mako (Santa Catarina) e Painel MG (Minas Gerais). Essas empresas tem vários representantes pelo Brasil e tbm vendem/entregam pela internet, tanto no site oficial quanto no MKT place de outras lojas.

Todos eles tem suporte de parede, suporte para colocar no tripé, e diversas outras soluções para isso que vc precisa.

https://www.atek.com.br/fundos-e-suportes

https://www.painelmg.com.br/suporte-para-fundos

https://www.makostore.com.br/suportes-para-fundo-infinito




abaixo: suporte de parede com roldanas:






« Última modificação: 30 de Agosto de 2021, 01:57:44 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2021, 01:50:05
Fazendo uma gambiarra:
Vc pode pegar pedaços de madeira e cortar no formato dos suportes de parede, ou então arrumar uma cantoneira em "L" de alumínio bem grande, ou ainda uma chapa de ferro dobrada, para fazer algo parecido:


Para resolver o tubo vc pode comprar um eletroduto galvanizado de 1 polegada, que é uma barra de metal galvanizado de 3m de comprimento, o problema é que na maioria dos eletrodutos que vc encontra em lojas de material de construção são feitos de um material leve e fino, pouco resistente para suportar um rolo de Papel BD, esses de chapa fina quebram um galho mas se vc conseguir o pesado é melhor:
https://www.copafer.com.br/eletroduto-galvanizado-leve-1-com-3-metros-elecon-p1097520


O melhor seria vc conseguir comprar "Eletroduto Pesado Galvanizado" que são tubos com parede mais grossa.
https://www.lojajl.com.br/eletroduto-pesado-galvanizado-a-fogo-12-a-6-3-metros-nbr-5597-npt-5598-bsp

« Última modificação: 30 de Agosto de 2021, 01:51:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2021, 10:12:04
Boa. Seria tipo varão de cortina?

Tipo...mas tem que ser mais resistente. Eu uso uma barra de alumínio que é leve e resistente.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2021, 13:29:19
Tudo começa no dimensionamento do estúdio...

Quando é algo mais amador pode-se usar esses do ML que na verdade são importados da China.
Eu mesmo fiz o meu suporte com tubos de PVC, ficou tipo uma arara de roupa com bengalas que segura o tecido TNT com grampinhos, mas eu só faço foto de produto pequenos.

O pessoal fala que dependendo compensa fazer com alvenaria, ou com compensado...
Lembro que tinha um vídeo explicando justamente isso qual valia mais a pena em cada condição.

Esse vídeo explica legal.


Ainda nesse estilo de suporte que seja desmontável um modelo que náo é vagabundo são os da Century... os famosos C-Stand, mas paga-se (e muito) por isso... Tipo um tripé Xing ling custa R$50,00 enquanto um C-Stand vai custar R$1600,00, mas dura a vida.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2021, 13:34:34
Rolo de papel é relativamente pesado. Rolo de tecido pintado do tipo TNT é um pouco mais leve. Rolos de outros tipos de tecido dependendo do material tbm podem ser pesados.

Tipo...mas tem que ser mais resistente. Eu uso uma barra de alumínio que é leve e resistente.

Uma pergunta idiota que me ocorreu:

O rolo precisa, por algum motivo, ficar preso no alto? Porque isso necessariamente se traduz em um suporte forte. Mas por que não fazer algo do tipo abaixo?




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2021, 14:27:37
Uma pergunta idiota que me ocorreu:

O rolo precisa, por algum motivo, ficar preso no alto? Porque isso necessariamente se traduz em um suporte forte. Mas por que não fazer algo do tipo abaixo?


Felipe um rolo de papel BD vem com 11 metros de comprimento. Vc vai usando e ele vai sujando, dai vc vai cortando a parte suja, pq normalmente é onde as pessoas pisam. Eu por ex nunca uso tubo de alumínio, pq é fraco, se envergar no meio do tubo é ruim pq o produto é muito delicado, ao desenrolar e enrolar novamente se não cuidar direitinho vai formando vincos e marcas que podem aparecer depois nas fotos. A própria estrutura do papel enrolado no canudo de papelão concede uma resistência e firmeza extra ao sistema, eu teria uma preocupação para adotar o sistema que vc mostrou pq acho que será difícil alinhar o papel e evitar que se formem esses vincos... não sei se vc entendeu o que são os vincos e/ou amassados que podem ocorrer... imagine a largura do rolo é de 2,70m (parecido com uma cartolina).

Pode até ser que funcione, a principio acho arriscado. A gente trabalha em equipe, e o pessoal que trabalha com a gente não é muito ligado e cuidadoso com essas coisas.

« Última modificação: 30 de Setembro de 2021, 14:29:59 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.