Autor Tópico: [Dúvida] Como posso fazer para iluminar reentrâncias?  (Lida 1566 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 01 de Setembro de 2021, 13:39:58
Costumo fotografar produtos e algumas vezes pego, por exemplo, calçados.

Até hoje não descobri uma maneira satisfatória de iluminar a parte interna dos mesmos, ao um ponto em que a fotometria da palmilha esteja equivalente à do cabedal.

Vez ou outra quando tenho mais tempo e o item vale mais eu coloco a câmera no tripé e faço 2 exposições, sendo uma para o externo e uma segunda para o interno. Em seguida recupero as sombras e mesclo as camadas no PS com máscara usando máscara de luminosidade. Essa é uma solução, mas não é ideal.

Já tentei usar um snoot concentrando a luz na parte de dentro, mas devido a natureza dessa luz, acaba ficando ainda uma sombra bem marcada que destoa com luz mais suave da principal. Portanto ainda não foi a solução ideal.

Outra situação que acontece bastante esse problema de contraste é quando se tem um produto que tem um display/escotilha...  como no exemplo abaixo:




Gostaria de perguntar aos amigos fotógrafos como vocês costumam fazer numa situação como esta?
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2021, 15:04:17
Eu não faço esse tipo de foto mas curto ver os tutorias de fotografia de comida.
Eles usam muitos "rebatedores" pequenos para controlar os detalhes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2021, 18:53:44
Acho o snoot um pouco difícil nestes casos, porque é bem chato casar o formato dele com o da reentrância que vc quer fotografar.

Não sei se vc já tentou usar um softbox iluminando diretamente a reentrância e outro com menor potência iluminando o produto inteiro. Outra opção seria usar um flash anel pra reentrância e o softbox pro produto inteiro.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2021, 18:55:17 por felipemendes »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2021, 22:04:42
Em foto de veículos cada parte é iluminada e fotografada. Depois junta no PS com layers, mas é algo trabalhoso e que só vale a pena em produtos de alto valor agregado
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2021, 22:22:43
Você não postou exemplo mas acho que o problema é o ângulo.

https://www.reggla.com.br/sapatilha-feminina-moleca-alpargata-jeans

O segredo é projetar a sombra pra onde não iremos ver ela, nesse caso para dentro do bico do sapato.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2021, 11:48:42
Note que essa Bobble-head tem um desafio extra, que é a embalagem plástica. Tem que achar um ângulo onde o reflexo não seja capturado pela câmera.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2021, 13:27:00
Bom exemplificando com o exemplo do @vangelismm



No caso para iluminar o fundo deste calçado sem ter sombra teria que existir uma fonte que de luz no mesmo eixo da câmera..... só que até onde sei não tem nenhuma fonte de luz que saia de dentro da lente. Assim acabo ficando preso ao efeito paralaxe.

Agora, talvez o Ring Flash por teoricamente ser a fonte luminosa que mais se pode chegar perto do eixo da lente consiga iluminar internamente, mas eu confesso que nunca usei um flash assim.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2021, 15:49:47
Só não entendi porque você está brigando tanto com as sombras   :D
São elas que dão profundidade aos produtos.

Uma sombrinha difusora no mesmo eixo da câmera, eliminaria 99% dessa sombra.......
E mais de uma fonte de luz também ajuda bastante.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2021, 15:58:49
No caso da caixa lá mesmo.

02 sombrinhas na mesma potencia, na altura da camera, uma no lado direito e outra no esquerdo.
A sombra que uma vai fazer, vai ser anulada pela outra luz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2021, 13:10:27
Só não entendi porque você está brigando tanto com as sombras   :D
São elas que dão profundidade aos produtos.

sim sim... mas no caso do calçado, se estiver iluminado a parte interna (e não com aquela sombra conforme a foto) consigo revelar mais detalhes.
Para o comprador é importante ver os detalhes internos pois eles transmitem a sensação de conforto que aquele acabamento proporciona. Além do mais, eles também mostram que o produto é caprichado no acabamento (costuras, enchimento, etc.) tanto internamente quanto externamente.

Claramente é o tipo de fotografia técnica.

E se talvez se invés de usar um sensor Canon eu utilizasse um sensor Sony, não teria uma melhor recuperação das sombras?
« Última modificação: 03 de Setembro de 2021, 13:12:28 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2021, 15:55:33
Claramente é o tipo de fotografia técnica.

E se talvez se invés de usar um sensor Canon eu utilizasse um sensor Sony, não teria uma melhor recuperação das sombras?

Mas aí é gambiarra. A foto bem iluminada não precisa de recuperação. Vou fazer uns experimentos aqui e relato o que eu observar.