Autor Tópico: Lentes yashica  (Lida 2898 vezes)

JPedrow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Setembro de 2021, 02:36:42
Boa noite.

Eu tenho uma grande dúvida… estou iniciando no mundo da fotografia, mais especificamente na fotografia analógica.
Comprei uma câmera Yashica FX-D e junto com esta compra, eu acabei ganhando uma lente Pentax 70-200. Gostaria de saber se tem a possibilidade de usar essa lente na yashica, ou se existe algum adaptador que eu possa usar na mesma, pois pesquisei mas não sei ao certo o adaptador que vai servir tanto na lente quanto na câmera.
Grato desde já galerinha!!


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2021, 23:43:07

se realmente for de seu interesse ( 💰💰💰 ) procure o andre mattos , 011 / 9534 . 25209 e converse com ele , talvez seja possivel POREM pessoalmente não acredito que valha a pena , tanto pela câmera quanto pela lente ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2021, 23:47:20

a fx d já foi uma boa câmera , era montada no brasil , e mesmo assim , encontrar lentes para ela era um parto , isso na época em que no rio e sp se encontrava muita coisa de material fotografico ... hoje em dia vai mais dificil ainda ... e em se tratando de manutenção então   :no:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2021, 22:10:25
Não sei dizer, essa câmera Yashica é o encaixa CY (Contax Yashica) ou M42? Falo isso porque a Yashica produziu algumas câmeras com montagem M42 de lentes. Todavia, eu acho que a adaptação não vale a pena não. Se for referente a Yashica, ela tem algumas ótimas lentes tanto M42, quanto CY. Uma que você encontra baratinho no Mercadolivre é a 50MM CY 1.9 , uma lente muito boa, com uma estética de desfoque similar as Helios. Não é um primor de nitidez como outras 50MM de baixo custo antigas, mas ela entrega cores, desfoque e uma estética vintage muito interessante, por exemplo, pra retratos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2021, 10:03:48
A FX/D é mount CY. Existe um adaptador rarissimo que permite usar M42 em corpos CY, mas não me recordo de ter visto qualquer adaptador CY para outras SLRs, salvo aqueles malditos com ótica.

Quanto as 50mm Yashonon, a nitidez depende do modelo, geralmente os modelos mais antigos são bastante nítidos em F8-F11 e bem menos nas aberturas maiores. Concordo que para retratos essas objetivas são ótimas, tive várias em M42.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2021, 10:08:49 por AFShalders »


JPedrow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2021, 04:06:33
Gostaria de agradecer a todos vocês!! Foi de grande contribuição as dicas e respostas. Eu tenho a lente da própria yashica, era mais pra saber se tinha a possibilidade de utilizar a outra mesmo. Ela tava a muito tempo parada e vou mandar fazer uma manutenção/limpeza e ver se está tudo ok.
Grato.