Autor Tópico: Sugestão de equipamento para Biólogo.  (Lida 2747 vezes)

Azames

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 09 de Setembro de 2021, 20:42:08
Olá, meu nome é Angie.

Eu estou iniciando no mundo da fotografia e não entendo muito sobre os equipamentos, eu estou recorrendo ao fórum porque preciso de sugestões.

Sou bióloga, pesquisadora, e estou precisando de um equipamento para me auxiliar na gravação de vídeo ou captura de fotos para meu projeto. Esse equipamento tem que ser capaz de fotografar pequenos animais, insetos, e no período noturno, onde há pouca iluminação ou nenhuma.

O orçamento que possuo é no valor de 2 a 3 mil reais.

Vocês poderiam me ajudar ?



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2021, 20:57:00
Quase missão impossível atender todos os requisitos num equipamento só e nessa faixa de preço então...

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2021, 21:06:07
Sua melhor opção é uma Handycam com visão noturna para os vídeos.

https://whatcamcorders.com/5-top-camcorders-with-night-vision-mode-2017/

Pra foto ela vai deixar a desejar.
Sendo um celular recente melhor para foto.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2021, 13:55:59
Eu posso sugerir um corpo Canon T2i e pegar uma lente macro, este tipo de lente,  sendo bem simplista, consegue aproximar muito, fazendo que o objeto fotografado fique "grande" - quase um microscópio. Lente Macro geralmente tem fator 1:1 que é a proporção que ela amplia. Existem lentes que colocam macro na nomenclatura mas é só para tapear leigo... essas tem proporção tipo 1:2 ou 0,3x ou menor, enfim lente macro é 1:1 ou mais. Opção mais barata mas não são fáceis de achar: Tamron 90mm macro, Sigma que tem alguns modelos, os que me vem à mente: 70mm macro, 105mm macro, e tem uma 70-300 que quebra um galho mas é só 1:2... tem também a Tokina, mas não lembro o modelo da lente macro deles e a própria Canon tem a 60mm Macro e a 100mm Macro.
Fora isso é necessário um sistema de iluminação, e fotografia macro é uma das mais difíceis de iluminar... vai bastante tempo até aperfeiçoar a técnica. O difícil é que tem que chegar muito perto e quando quando se chega perto o inseto foge, a lente faz sombra no inseto, a lente macro também tem uma profundidade de foco muito pequena, então tem que acabar usando a lente fechada, o que provoca escurecimento da foto. Sendo assim tem que ter mais luz para poder iluminar. A focalização em macro também é bem mais difícil.
Luz contínua costuma ser mais barato, mas acaba sendo fraca, então o fotógrafo opta por usar um flash que dá um "estouro" muito grande de luz para conseguir iluminar. A questão é que flash já é mais caro do que luz contínua... e a segunda dificuldade é aprender a regular o flash que também não é uma coisa muito intuitiva.

Em resumo, depois que estiver bem entendida da técnica fotográfica, o kit que atende é Câmera de entrada antiga tipo T2i, lente Sigma e um Ring Flash.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 10:17:08
Excelente ajuda, NANDOBELMONTE!
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 11:42:13
Excelente ajuda, NANDOBELMONTE!

quando sair apaga a luz e verifica se a chave de fenda ficou na bancada, logo abaixo do elavador do Mc Donalds. Fala pra Flávia levar o cachecol que vai chover! Bjss e me liga!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 12:47:55
Eu posso sugerir um corpo Canon T2i e pegar uma lente macro, este tipo de lente,  sendo bem simplista, consegue aproximar muito, fazendo que o objeto fotografado fique "grande" - quase um microscópio. Lente Macro geralmente tem fator 1:1 que é a proporção que ela amplia. Existem lentes que colocam macro na nomenclatura mas é só para tapear leigo... essas tem proporção tipo 1:2 ou 0,3x ou menor, enfim lente macro é 1:1 ou mais. Opção mais barata mas não são fáceis de achar: Tamron 90mm macro, Sigma que tem alguns modelos, os que me vem à mente: 70mm macro, 105mm macro, e tem uma 70-300 que quebra um galho mas é só 1:2... tem também a Tokina, mas não lembro o modelo da lente macro deles e a própria Canon tem a 60mm Macro e a 100mm Macro.
Fora isso é necessário um sistema de iluminação, e fotografia macro é uma das mais difíceis de iluminar... vai bastante tempo até aperfeiçoar a técnica. O difícil é que tem que chegar muito perto e quando quando se chega perto o inseto foge, a lente faz sombra no inseto, a lente macro também tem uma profundidade de foco muito pequena, então tem que acabar usando a lente fechada, o que provoca escurecimento da foto. Sendo assim tem que ter mais luz para poder iluminar. A focalização em macro também é bem mais difícil.
Luz contínua costuma ser mais barato, mas acaba sendo fraca, então o fotógrafo opta por usar um flash que dá um "estouro" muito grande de luz para conseguir iluminar. A questão é que flash já é mais caro do que luz contínua... e a segunda dificuldade é aprender a regular o flash que também não é uma coisa muito intuitiva.

Em resumo, depois que estiver bem entendida da técnica fotográfica, o kit que atende é Câmera de entrada antiga tipo T2i, lente Sigma e um Ring Flash.
T2i Fernando??? Eu acho que é uma câmera muito antiga...

tem coisa mais moderna...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 12:54:01
Olá, meu nome é Angie.

Eu estou iniciando no mundo da fotografia e não entendo muito sobre os equipamentos, eu estou recorrendo ao fórum porque preciso de sugestões.

Sou bióloga, pesquisadora, e estou precisando de um equipamento para me auxiliar na gravação de vídeo ou captura de fotos para meu projeto. Esse equipamento tem que ser capaz de fotografar pequenos animais, insetos, e no período noturno, onde há pouca iluminação ou nenhuma.

O orçamento que possuo é no valor de 2 a 3 mil reais.

Vocês poderiam me ajudar ?
Explica melhor, vc quer chegar perto de um inseto vivo, daqueles que voa, em local escuro e tirar uma foto é isso???

Pq se for ai talvez vc precise de mais equipamento ainda pra te ajudar a fazer a foto.

Se puder explicar melhor como seria a abordagem deste inseto ajuda a galera te recomendar algo com mais precisão.

Por exemplo, fala qual o tamanho do inseto??? Ele vai estar por ex em uma folha de alguma planta??? Tipo folhagem que fica mexendo com o vento???
Qual distancia +- vc imagina que vai ficar do inseto???
Vai filmar no escuro tbm???
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2022, 12:55:22 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 14:22:01
T2i Fernando??? Eu acho que é uma câmera muito antiga...

tem coisa mais moderna...

2-3 mil é o que tem disponível…. T2i, 50d, etc mais uma lente macro aí na  faixa dos 1500-2000.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 14:55:03
Galera, tópico de Setembro, o amigo feliz subiu do nada o assunto  :shock:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 15:13:00
Pelo visto ninguém sugeriu algo que filme e faça foto sem iluminação e macro ainda.  :snack:

No fim ela queria uma Ferrari com funções de retroescavadeira.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 15:44:55
ahhh ok agora entendi que é um tópico antigo.

mas Fernando T2i não... pelamor...  minha opinião.
Conhecimento importa mais que equipamento.