Autor Tópico: Lente do kit compacta m4/3  (Lida 1657 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Setembro de 2021, 12:59:40
Como sei que tem gente aqui com bastante experiência no formato m4/3 resolvi apelar para vocês. Lá vai...

Definitivamente Olympus e-pm2 + 20mm f2 é o kit compacto que mais uso atualmente.

Como fazem falta alguns milímetros a menos e a mais na lente, estou há algun tempo procurando uma zoom, no caso a zuiko 14-42mm pancake.

Vi uma usada, dita como nova, por R$1650.  Achei o preço meio salgado mas não encontrei outra para comparar.

Enquanto esperava acabei esbarrando em uma 12-32mm lumix junto com a câmera, uma gx850 (aka gf9) na caixa com todos os itens originais, por R$1700.  Lente perfeita e câmera com algumas marcas de uso segundo o vendedor, por um preço que me parece justo.

A ideia inicial seria uma zoom compacta para uso na e-pm2, mas aí vieram as dúvidas:

a- o preço da zuiko está bom e compro esta que achei mesmo?
b- espero aparecer uma outra zuiko com melhor preço?
c- compro a lente lumix para a e-pm2 e vendo a gx850 que vem junto?
d- vendo a e-pm2 e fico com o conjunto panasonic?
e- nenhuma das respostas acima.

Li vários reviews mas gostaria de ouvir a experiência de vocês.

Alguma?
« Última modificação: 13 de Setembro de 2021, 13:02:44 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2021, 15:59:41
Cara, eu definitivamente não gosto das zooms dos kits da Olympus. A construção é bem fraca, a ótica não é das melhores e acho terrivelmente inconveniente isso de ter que destravar a lente para por na posição de usar. A 14-42 original não vale nem a metade do que pedem nela, para você ter uma idéia eu dei a minha. A pancake não é muito melhor.

A pana 12-32 é muito boa e é diminuta. Mas também tem esse probleminha de ter que destravar a lente antes de poder usar. Nessas pancakes eu até entendo, mas não gosto do método, é inconveniente.

Essa 12-32 funciona magnificamente bem com a GX85 e similares, permitindo estabilização em 5 eixos, e é tão leve que você esquece que tem uma lente na câmera.

Uma que vale dar uma olhada é a Pana 14-42 PZ G.

Respondendo.

a) Acho que a Zuiko está cara e não vale.
b) Não gosto dessa lente
c) É uma possibilidade
d) Não é a Panasonic dos meus sonhos mas é superior à E-PM2 em todos os sentidos.



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2021, 08:13:08

Olá AF.  Obrigado pelo seu tempo em responder.

Creio que vou ter que conviver com o inconveniente do destravamento da lente e menor qualidade de imagem. Ainda tenho a 14-45mm panasonic (kit da minha gf1) mas acabo usando pouco ela na pm2.  Na equação que estou resolvendo no momento tamanho acaba sendo a variável mais relevante. 

Tinha algumas razões na minha preferência inicial pela olympus: a) já tenho outro corpo (om-d) e lentes da marca, b) ausência do anel de foco na pana já que o AF é muito preciso e rápido com cameras lumix, mas fiquei na dúvida de sua eficiência na pm-2 e c) um dos review que li falava que algumas distorções da pana 12-32 (perspectiva por ex.) só eram corrigidas diretamente em corpos lumix, ficando para ser resolvidos na pós quando usada em olympus.  Mas, além do tamanho, se tem uma coisa que me atrai *bastante* nessa panasonic são os 12mm inferior do zoom.

Achei também a 14-42 PZ G mas enquanto pesquisava detalhes sobre ela, foi vendida. As referências que encontrei foram realmente boas mas achei estranho o 'botão de zoom ao invés de um anel.

Conclusão: continuo depurando o assunto mais uns dias.

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas camarada.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2021, 11:19:55
Olá AF.  Obrigado pelo seu tempo em responder.

Creio que vou ter que conviver com o inconveniente do destravamento da lente e menor qualidade de imagem. Ainda tenho a 14-45mm panasonic (kit da minha gf1) mas acabo usando pouco ela na pm2.  Na equação que estou resolvendo no momento tamanho acaba sendo a variável mais relevante. 

Tinha algumas razões na minha preferência inicial pela olympus: a) já tenho outro corpo (om-d) e lentes da marca, b) ausência do anel de foco na pana já que o AF é muito preciso e rápido com cameras lumix, mas fiquei na dúvida de sua eficiência na pm-2 e c) um dos review que li falava que algumas distorções da pana 12-32 (perspectiva por ex.) só eram corrigidas diretamente em corpos lumix, ficando para ser resolvidos na pós quando usada em olympus.  Mas, além do tamanho, se tem uma coisa que me atrai *bastante* nessa panasonic são os 12mm inferior do zoom.

Achei também a 14-42 PZ G mas enquanto pesquisava detalhes sobre ela, foi vendida. As referências que encontrei foram realmente boas mas achei estranho o 'botão de zoom ao invés de um anel.

Conclusão: continuo depurando o assunto mais uns dias.

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas camarada.

No início eu tambem estranhei muito o power zoom, mas no final prefiro ele a ter que destravar a lente para usar.

Não tenho mais nenhuma Oly aqui para testar com a 12-32, mas o DxO com certeza aplica a correção ótica no conjunto E-PM2 com essa lente.

Mas fico pensando por que você não fica com a Pana e a Oly E-PM2 ? Essa Oly não vale muito monetariamente, seria uma excelente câmera de reserva, e a GX850 apesar de ser um dos modelos mais básicos é um salto tecnológico bem grande em relação à GF1, tem peaking, filma em 4K, vai a isos bem mais altos com facilidade, etc.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2021, 14:09:08
<...>
Mas fico pensando por que você não fica com a Pana e a Oly E-PM2 ? Essa Oly não vale muito monetariamente, <...>

Este parece ser o caminho: um kit lumix/pana compacto dedicado.

Quem deve sobrar nesta história é a Fuji x20.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna