Autor Tópico: Canon RF 16mm F2.8 anunciada  (Lida 2018 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #15 Online: 03 de Março de 2023, 14:05:39
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #16 Online: 06 de Março de 2023, 13:27:06
Pelo que andei vendo a lente tem se tornado bem popular, mas ainda parece ser uma relação de amor/ódio.  :D


Exatamente isso.
Ela é legal, afinal quando que você poderia ter uma lente Ultra Grande Angular, com abertura "clara" assim f2.8, pequena, pagando 300 Bidens? Pequena assim, acho que só alguma da LAOWA, mas vai ser mais cara, pesada e sem autofoco.
O problema dela é essa distorção forte que  ela tem e a questão da vinheta que chega a obstruir parte do quadro. Um tempo atrás fiz um trabalho para uma imobiliária, daí quando fui olhar com calma os arquivos, eles estavam com uns probleminhas nas linhas retas, parecia que a imagem tinha sido mexida (erroneamente) no filtro Liquify/Dissolver.
Tipo de lente que precisa dar sempre uma photoshopada pra entregar. Direto da câmera fica sempre faltando algo.

Fora isso, é a lente que mais uso na minha câmera. Na Full Frame ela "vira" duas lentes:  a 16 no modo full e ˜24 no crop.

Para retratos ela é interessante pois dá um look compatível com os que se tira com o celular. Essa galera Tik Toker mais nova curte esse estilo de imagem.

Eu fico pensando aqui, porquê será que a Canon não deu uma estudadinha melhor no projeto. Poderia ter feito ela com 14mm (que provavelmente é a distância focal dela), usado uns elementos de vidro um pouquinho maiores (ela parece a 40mm pankaque) e colocado uma rosca de filtro maior tipo 52 ou 58mm. Aí ao invés de cobrar 300, fosse $400. Seria perfeita assim.
« Última modificação: 06 de Março de 2023, 13:36:21 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical