Autor Tópico: Duvida sobre câmeras - 5DIV - 6DII - sistema R  (Lida 662 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 14 de Setembro de 2021, 07:54:49
Falaí pessoal, blz? Faz tempo que não apareço por aqui.

Ando completamente desatualizado sobre novos equipamentos. Uso uma 5DII mas acho que chegou a hora de aposentar ela.. Então queria aproveitar que entrou uma grana inesperada e partir pra próxima. Mas muitas dúvidas sobre investir na 5DIV, economizar um pouco e pegar a 6DII, ou mudar de sistema pras baionetas R

Sei que tem milhões de posts sobre isso. Mas é justamente esse o problema  :ponder:

Enfim.. vale a pena ainda pegar a 6DII ? queria saber mais sobre durabilidade e iso elevado como ela se comporta perante a 5DIV. Com o resto não me preocupo, tenho certeza que qualquer uma delas será um upgrade enorme perante a 5DII ..

Pelo visto talvez seja a última DSLR que vou comprar com o fortalecimento da linha mirrorless.. Vale a pena mudar já pra esse sistema, tendo várias lentes EF no kit? Não vou ter como trocar as lentes agora. (24-70 f/2.8II, 16-35 f/4, 70-200 f/4, 150-600 sigma)


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2021, 08:21:33
Você pode ir pro sistema R e continuar com suas lentes, é só pegar o adaptador.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2021, 08:36:09
Se você estiver cogitando uma RP ou R, pela fotografia que você faz talvez seja melhor ir de 6D ou 5D mesmo.
Se você estivesse fazendo eventos ou ensaios, eu diria para ir nas ML sem medo.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2021, 11:01:35
Você pode ir pro sistema R e continuar com suas lentes, é só pegar o adaptador.

sim.. mas vale a pena? não conheço nada dessa linha R, nem sei que ganho real teria perto das DSLR.. talvez só a questão do foco, que pra mim não faz diferença mesmo, sei lá..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2021, 11:04:29
Se você estiver cogitando uma RP ou R, pela fotografia que você faz talvez seja melhor ir de 6D ou 5D mesmo.
Se você estivesse fazendo eventos ou ensaios, eu diria para ir nas ML sem medo.



Tendo a pensar isso também.. não faço foto "social" , mais natureza mesmo..

A 5DIV é sonho antigo.. e os 30Mp poderiam ajudar, inclusive pra um recorte.

Mas acho que a 6DII já me entregaria tudo que preciso no momento tb... então fica a dúvida.

Lembro que as primeiras 6D pessoal reclamava muito de durabilidade de borrachas, botões, etc.. acho que esses problemas não tem mais na 2º versão né?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2021, 12:57:41
Não sei, sinceramente eu nem sabia desses problemas da primeira.

Ela teve um grande upgrade no AF.
Mas o sensor é praticamente o mesmo da primeira 6D.

Se bater o martelo pelos 30MP, aí vale pena comparar os preços da R com mark IV.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2021, 13:24:48
Não sei, sinceramente eu nem sabia desses problemas da primeira.

Ela teve um grande upgrade no AF.
Mas o sensor é praticamente o mesmo da primeira 6D.

Se bater o martelo pelos 30MP, aí vale pena comparar os preços da R com mark IV.

pois é.. acho que o sonho da 5D vai ficar no sonho..

Estive no PY primeiro semestre e a diferença de preço entre as duas era de menos de R$3000,00

Mas liguei lá hj e a 6D consigo por U$1400,00 , 5D por U$2450,00

Inviável gastar mil dolares por essa diferença nesse momento..


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2021, 13:29:56
Bom dizia o Romulo Lubachesky que é um estudioso desse sistema sem espelho, que as lentes para DSLR logo iriam desvalorizar, isso devido à oferta dos usados pelo pessoal que está migrando, assim como também a qualidade superior do sistema já que a distância da flange é menor e a largura do bocal é maior, possibilitando uma construção de lente mais compacta, com menos material e que facilitaria no controle de aberrações óticas.
Isso só não aconteceu devido à disparada do dólar que houve com a pandemia. Também tem a questão que chips eletrônicos estão mais raros e são um fator limitante nos novos lançamentos. Acho que se não tivesse acontecido essa pandemia, certamente teríamos muito mais usuários de  ML.
Mas as ML vieram pra ficar. Como imagino que vc não está precisando com urgência de fazer a troca, sugiro esperar uma oportunidade... alguém que viajou e esteja vendendo alguma câmera, alguém que esteja precisando de dinheiro e esteja disposto a vender mais em conta, ou mesmo algum conhecido que possa trazer. Tem também os redirecionadores de encomenda que acabam deixando a importação com um preço bem convidativo. Eu mesmo estou ensaiando de pegar mais uma assim, só falta o $ rsrs.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2021, 15:47:19
Bom dizia o Romulo Lubachesky que é um estudioso desse sistema sem espelho, que as lentes para DSLR logo iriam desvalorizar, isso devido à oferta dos usados pelo pessoal que está migrando, assim como também a qualidade superior do sistema já que a distância da flange é menor e a largura do bocal é maior, possibilitando uma construção de lente mais compacta, com menos material e que facilitaria no controle de aberrações óticas.
Isso só não aconteceu devido à disparada do dólar que houve com a pandemia. Também tem a questão que chips eletrônicos estão mais raros e são um fator limitante nos novos lançamentos. Acho que se não tivesse acontecido essa pandemia, certamente teríamos muito mais usuários de  ML.
Mas as ML vieram pra ficar. Como imagino que vc não está precisando com urgência de fazer a troca, sugiro esperar uma oportunidade... alguém que viajou e esteja vendendo alguma câmera, alguém que esteja precisando de dinheiro e esteja disposto a vender mais em conta, ou mesmo algum conhecido que possa trazer. Tem também os redirecionadores de encomenda que acabam deixando a importação com um preço bem convidativo. Eu mesmo estou ensaiando de pegar mais uma assim, só falta o $ rsrs.

Realmente, nem é uma necessidade absurda assim a troca. Mas venho pensando nisso já tem uns 2 anos, e como entrou um grana não prevista penso em mudar já..

Senão acabo gastando esse dinheiro em outra coisa e fico sem trocar de câmera de novo..

Eu consigo comprar por ótimo preço. Tenho facilidade pra comprar no PY.. Mas até isso tá caro com esse dolar.

A 6DII consigo por R$7500,00, talvez até um pouco menos chorando lá na hora .. talvez menos do que vendem usada por aqui.