Autor Tópico: Circuito Frito? Fotometro  (Lida 1695 vezes)

PLH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 16 de Setembro de 2021, 09:25:44
Uma tensão de 1,588V poderia fritar o circuito da olympus om-1n? A primeira vez que testei o fotômetro dessa máquina foi junto do técnico, quando ele instalou uma bateria  LR 44 0 HG. Na hora deu tudo certo. Deixei a câmera  parada por uns dias e quando finalmente fui tirar as primeiras fotos com ela, não estava mais funcionando. Alguém tem uma sugestão?

https://www.dpreview.com/forums/post/65487891?image=0


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2021, 10:47:42
Uma tensão de 1,588V poderia fritar o circuito da olympus om-1n? A primeira vez que testei o fotômetro dessa máquina foi junto do técnico, quando ele instalou uma bateria  LR 44 0 HG. Na hora deu tudo certo. Deixei a câmera  parada por uns dias e quando finalmente fui tirar as primeiras fotos com ela, não estava mais funcionando. Alguém tem uma sugestão?

https://www.dpreview.com/forums/post/65487891?image=0
Bem vindo ao fórum  :ok:

O que aconteceu queimou mesmo??? Ja levou no técnico novamente???
Se queimou o que vc vai fazer, vc já fotografou com fotômetro de mão??? Conhece a regra "sunny"???

Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2021, 11:20:27
Antes de mais nada, bem-vindo ao fórum.

Já vi casos, sim de a bobina queimar por sobretensão. Tenha em mente que o fio da bobina é finissimo, mas tenho minhas dúvidas se 20% a mais de tensão (e consequentemente corrente, pois V=RI) seriam o suficiente.

Você testou a bateria ? Se ela estiver com a tensão nominal em aberto, pode ser um mau-contato na câmera, seja no interruptor (chave liga-desliga), na fiação ou nas molas espirais que são conectadas na bobina móvel do fotômetro.

Se a tensão da bateria estiver baixa é caso de algum curto-circuito.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2021, 11:21:29 por AFShalders »