Autor Tópico: As cores dos sensores estão piorando a cada lançamento?  (Lida 4381 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 21 de Setembro de 2021, 16:05:40
Imagine um trabalho com 5 fotógrafos com câmeras diferentes.
A entrega ao cliente é uma coleção de fotos que precisam tem uma relação de cores entre si.
Com jpg é impossível trabalhar.
Com RAW é muuuito difícil editar e estabelecer uma conformidade. São muitas variáveis para se lidar, inclusive o balanço de branco onde cada câmera responde de uma maneira diferente. Alie-se a isso as diversas condições de luz em que a equipe tem que fotografar, algumas fotos com preenchimento de flash, outras no contra luz, outras em uma luz interna em uma sala com temp diferente da outra sala, e assim vai, são centenas de fotos nas mais variadas condições de luz. Cada câmera, cada modelo de cada fabricante responde de um jeito. Dependendo da objetiva que o cara usou tbm influencia no resultado final da foto, lentes com cores mais frias, e o inverso mais quentes.
Atualmente fica muito difícil misturar trabalhos que por ex venha de uma Sony com uma Canon. Tbm fica difícil misturar trabalhos Canon modernas com as mais antigas, o mesmo para Nikon. Por ex da 5D2 que para a 6D tem uma diferença grande de cores.
E pior ainda, ficar criando perfis em programas de edição para modificar a curva de câmeras diferentes é muito trabalhoso, e ainda não vai funcionar para todas as fotos em qq situação de luz.

Para resover isso pelo menos razoavelmente tem que criar um LUT de saida especifico para cada câmera, usando uma referencia IT8 ou MacBeth por exemplo. Dá um bom trabalho mas tem que ser repetido para cada tipo de balanço de branco, fora isso, funciona. Vale lembrar que os monitores da equipe tem que estar calibrados de acordo.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #46 Online: 21 de Setembro de 2021, 16:30:11
Para resover isso pelo menos razoavelmente tem que criar um LUT de saida especifico para cada câmera, usando uma referencia IT8 ou MacBeth por exemplo. Dá um bom trabalho mas tem que ser repetido para cada tipo de balanço de branco, fora isso, funciona. Vale lembrar que os monitores da equipe tem que estar calibrados de acordo.

Esse é o caso onde o LUT funciona!  :D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 21 de Setembro de 2021, 16:48:07
Sim, mas na pratica do dia dia é difícil fazer e controlar isso, são vários parceiros e sempre vem trabalhar gente diferente, vem quem está disponível, cada um com sua câmera. Normalmente fica mesmo para o editor resolver da melhor maneira possível.

Lembro anos atrás quando que eu comprei 3 câmeras 5D2, eu entregava minha câmera para o cara trabalhar, pq a diferença de uma 5D2 para uma D200 ou uma 50D era brutal.

Pra facilitar, no momento da edição da pra fazer alguns ajustes em lote, indexando direitinho com tags tantos os profissionais como os momentos e espaços do evento, a gente consegue economizar algum tempo. Mas ainda sim é bem sofrível.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #48 Online: 21 de Setembro de 2021, 18:07:47
Sim, mas na pratica do dia dia é difícil fazer e controlar isso, são vários parceiros e sempre vem trabalhar gente diferente, vem quem está disponível, cada um com sua câmera. Normalmente fica mesmo para o editor resolver da melhor maneira possível.

Lembro anos atrás quando que eu comprei 3 câmeras 5D2, eu entregava minha câmera para o cara trabalhar, pq a diferença de uma 5D2 para uma D200 ou uma 50D era brutal.

Pra facilitar, no momento da edição da pra fazer alguns ajustes em lote, indexando direitinho com tags tantos os profissionais como os momentos e espaços do evento, a gente consegue economizar algum tempo. Mas ainda sim é bem sofrível.

Eu costumo levar um colorchecker em eventos que vou ter outros fotógrafos comigo.
Antes do evento arrumo um local pra todo mundo tirar umas fotos do colorcheck com suas câmeras.
Na pós crio um perfil pra cada câmera usando essas fotos e aplico nos arquivos delas.
Fica tudo bem uniforme e não gasta nem 10 minutos na pós.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #49 Online: 21 de Setembro de 2021, 18:25:05
Eu costumo levar um colorchecker em eventos que vou ter outros fotógrafos comigo.
Antes do evento arrumo um local pra todo mundo tirar umas fotos do colorcheck com suas câmeras.
Na pós crio um perfil pra cada câmera usando essas fotos e aplico nos arquivos delas.
Fica tudo bem uniforme e não gasta nem 10 minutos na pós.

Ia falar exatamente isso.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 21 de Setembro de 2021, 18:33:01
Eu costumo levar um colorchecker em eventos que vou ter outros fotógrafos comigo.
Antes do evento arrumo um local pra todo mundo tirar umas fotos do colorcheck com suas câmeras.
Na pós crio um perfil pra cada câmera usando essas fotos e aplico nos arquivos delas.
Fica tudo bem uniforme e não gasta nem 10 minutos na pós.
Muito bom, bacana mesmo!!!  :clap: :clap: :clap:

Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 21 de Setembro de 2021, 22:21:40
Eu costumo levar um colorchecker em eventos que vou ter outros fotógrafos comigo.
Antes do evento arrumo um local pra todo mundo tirar umas fotos do colorcheck com suas câmeras.
Na pós crio um perfil pra cada câmera usando essas fotos e aplico nos arquivos delas.
Fica tudo bem uniforme e não gasta nem 10 minutos na pós.

Cada um com sua câmera e com seu flash, isso assumindo que ninguém vai mudar o WB durante o evento. Aí funciona bem.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #52 Online: 22 de Setembro de 2021, 11:51:17
Eu pensei que isso já estivesse bem claro....

Mas voltando ao exemplo que você mostrou, encontrei isso:



Significa que essas canon tem vermelhos que as outras câmeras não conseguem reproduzir?
O mesmo valendo pro azul da Sony?

Tive que abrir essa imagem no editor pra ter certeza do que estava vendo... Veja que a tonalidade do vermelho nas Canon, apesar de se estender além dos sensores da Nikon e Sony, têm menor variação tonal. Na tabela de conversão da câmera que converte o sinal do sensor+matriz bayer em cor, parece que diversas variações resultam na mesma cor. É como se um vermelho profundo, por exemplo, 660 nm de comprimento de onda, tivesse a mesma cor que um vermelho 630 nm. Na prática, são parecidos, mas não são a mesma cor. O mesmo vale pro violeta interpretado pelo sensor Sony. Pode ser violeta mesmo, e pode ser um azul interpretado como violeta.

Veja que a curva de cor de um sensor+matriz Bayer ( 8-)) é mais ou menos assim:


Parte da luz verde também é interpretada como azul, e esta interseção é calibrada de forma a haver resposta harmoniosa naquela interseção. Se ela for larga demais, aqueles tons serão mostrados com intensidade maior que as cores primárias do sensor. Se for estreita demais, vão ficar buracos na interpretação de cor.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #53 Online: 22 de Setembro de 2021, 12:24:56
Vou mandar o link original: https://www.dpreview.com/forums/thread/4315294




Eles comentam algo sobre o canal vermelho da nikon ser muito estreito.
E algo sobre o canal verde da canon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 23 de Setembro de 2021, 01:09:17
Vou mandar o link original: https://www.dpreview.com/forums/thread/4315294

Essa história vai longe... Vou ler lá antes de dar pitaco aqui.