Autor Tópico: Dependendo do Algoritmo  (Lida 4286 vezes)

peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #15 Online: 27 de Setembro de 2021, 16:56:45
Sinceramente, cara, não acho isso.
O mundo está aberto sim, as possibilidades são infinitas sim.
Está faltando nas suas diretrizes, ir nas fontes certas, como o António disse 2 posts acima.
Acontece que as coisas mais interessantes não estão no radar tão facilmente.
Vc tem que garimpar da mesma maneira que garimpa para achar uma lente em bom estado, com boa ótica e se possível, barata.
Agora, é importante dizer que se muitos destes buscadores não existissem, talvez nem na sua esquina vc soubesse que está lá aquela exposição que vc sempre esperou para ver.

Éh assim, parece que o mundo esta aberto, temos essa sensação, porem não existe facilidade de se encontrar com nada além daquilo que os mercados te proporcionam.

Temos a internet teoricamente aberta e com potencial de acesso ao conhecimento de culturas nunca antes imagináveis, porem continuamos vivendo na época do "rádio AM" (figurativamente entenda por ex musica e fotografia).

Existe uma barreira de interesses patrocinados das big techs que impedem essa mistura cultural.

Tudo bem se vc me disser que pouca gente se interessa por algo que eu imagino mas não conheço, é que eu sou um daqueles que gosta do mundo digamos "underground" no sentido da novidade, eu gosto de passear tendências em nações desconhecidas para mim.

Por exemplo, o que é que está rolando na Polonia hoje??? E na India??? E na Indonesia???

Seja qual for a rede social, qq uma delas o cerco é o mesmo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2021, 17:56:23
Para vocês terem uma idéia, eu perdi uma documentação técnica sobre diversos "fósforos" (substâncias luminescentes) fabricados pela Nichia que me enviou amostras uns 16 anos atrás. Fui correr atrás, e mesmo com os códigos dos produtos não encontrei nem no site do fabricante. Entrei em contato com o fabricante e nem me responderam.

O que me salvou foi o Wayback Machine, senão eu estava lascado, teria que levantar os espectros de absorção e emissão das substâncias.

A busca normal retornava um monte de besteiras relacionadas aos produtos mas nada realmente útil para mim. Ou seja, tem realmente que saber o que e como procurar.

Outro problema é que a publicação de conteúdo aumentou absurdamente e com isso uma quantidade gigantesca de informações incompletas e mesmo erradas ficaram disponíveis. Isso em todas as áreas.

No caso de imagens, videos e música a coisa é mais complicada. Uma vez vi no Youtube um quarteto de cordas tocando música regional nordestina de uma maneira espetacular. Esqueci de fazer o bookmark e nunca mais encontrei, e olha que tentei MUITO.

Tags faltantes, errados ou imprecisos praticamente inviabilizam uma busca.

Existem também motores de busca mais voltados para certas áreas, por exemplo o Wolfram Alpha. Tem coisas que se buscar no Google, Yahoo ou Bing vem um trilhão de resultados e 99% são inúteis.



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2021, 19:15:00
Sinceramente, cara, não acho isso.
O mundo está aberto sim, as possibilidades são infinitas sim.
Está faltando nas suas diretrizes, ir nas fontes certas, como o António disse 2 posts acima.
Acontece que as coisas mais interessantes não estão no radar tão facilmente.
Vc tem que garimpar da mesma maneira que garimpa para achar uma lente em bom estado, com boa ótica e se possível, barata.
Agora, é importante dizer que se muitos destes buscadores não existissem, talvez nem na sua esquina vc soubesse que está lá aquela exposição que vc sempre esperou para ver.
sim, parece que esse é o problema. Vc já teve a sensação de que está procurando por algo que nem sabe o que é???

garimpar a gente garimpa, mas achar mesmo é bem difícil... muita coisa inútil nas buscas, isso devido a uma poluição de coisas que não servem pra nada.



Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2021, 19:15:37
Para vocês terem uma idéia, eu perdi uma documentação técnica sobre diversos "fósforos" (substâncias luminescentes) fabricados pela Nichia que me enviou amostras uns 16 anos atrás. Fui correr atrás, e mesmo com os códigos dos produtos não encontrei nem no site do fabricante. Entrei em contato com o fabricante e nem me responderam.

O que me salvou foi o Wayback Machine, senão eu estava lascado, teria que levantar os espectros de absorção e emissão das substâncias.

A busca normal retornava um monte de besteiras relacionadas aos produtos mas nada realmente útil para mim. Ou seja, tem realmente que saber o que e como procurar.

Outro problema é que a publicação de conteúdo aumentou absurdamente e com isso uma quantidade gigantesca de informações incompletas e mesmo erradas ficaram disponíveis. Isso em todas as áreas.

No caso de imagens, videos e música a coisa é mais complicada. Uma vez vi no Youtube um quarteto de cordas tocando música regional nordestina de uma maneira espetacular. Esqueci de fazer o bookmark e nunca mais encontrei, e olha que tentei MUITO.

Tags faltantes, errados ou imprecisos praticamente inviabilizam uma busca.

Existem também motores de busca mais voltados para certas áreas, por exemplo o Wolfram Alpha. Tem coisas que se buscar no Google, Yahoo ou Bing vem um trilhão de resultados e 99% são inúteis.
perfeito Antonio, e isso mesmo...
Conhecimento importa mais que equipamento.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2021, 21:55:46
Eu acho que isso sempre aconteceu.
Somos controlados desde o início do capitalismo...
Primeiro por que antes da internet, as notícias eram recebidas por jornais, telejornais, rádio.
E quem controla a linha editorial desses meios? Quem sempre controlou. Quem tem $$$.
Ainda hoje é visível a apresentação de matérias pagas ridículas em Jornais super conceituados como JN, Jornal da Band e até em programas do nível do Fantástico, por exemplo.
Hoje temos muitas fontes de informação. Pois a internet está ao acesso de quase todo mundo.
Mas os caras do $$$ se deram conta, através inicialmente do Facebook, que passou a usar algoritmos para "aproximar" os usuários, que era preciso e possível controlar o conteúdo que se tem acesso, o que as pessoas podem ou não ver.
Essa semana o episódio do Greg News - youtube - abordou esse assunto indiretamente. Na questão de manipulação exercida pela mídia, conforme seus interesses. Claro que ele falou somente o que lhe convinha. A sua interpretação. Mas aí é que está o grande ponto.
Qual a sua capacidade crítica e de interpretação, para assimilar uma informação somente após essa "digestão".
Eu costumo tentar me informar em vários locais sobre o mesmo tempo. Quase todos os grandes jornais tem sites em inglês hoje em dia.
Agora nessa visita super produtiva do Bolsonaro em NY, eu fui ler nos jornais lá dos States qual era a interpretação deles sobre o tema. Pois aqui é 8 ou 80. Ou ele foi um idiota passeando sem máscara por NY ou ele foi um negociador extremamente hábil que vendeu super bem a imagem do BR e encontrou várias oportunidades de negócio apesar do pouco tempo que esteve lá.
Além disso tudo, temos uma enxurrada de fake news, que apesar do que se pensa, é um sistema muito bem montado e financiado. Não é um tiozinho escrevendo asneiras. Há equipes de marketing especializadas na criação e difusão de fake news...
Há muitos anos atrás vi um documentário no Youtube, bem daqueles de teoria da conspiração, chamado Zeitgeist. Deve ter lá ainda.
Mas a realidade é a seguinte, não tem como se inserir no mundo moderno sem sofrer interferência dos tais algoritmos.
Cada vez será mais presente e mais potente.
Cabe ao indivíduo reconhecer isso, interpretar e, por fim, ceder ou não a essa interferência.
Desculpe, mas não é bem assim - a parte do "sempre existiu". As coisas mudaram, e mudaram muito.

O jeito da internet funcionar mudou absurdamente.

Os algoritmos mudam o preço dos produtos... mudam a forma como as buscas são feitas... organizam conteúdo dentro das plataformas - pra te manipular (se alguém pagar pra te manipular), pra te enganar, pra te direcionar, enfim... exemplo: pegue uma conta "virgem" do Google e comecem a navegar no Youtube...

Não tem muito espaço pra "interpretar" as coisas... o que dá, é tentar ser anonimo - tab anonima, VPN, TOR... mas tudo isso tem limites.

O Zeitgeist já "ficou velho", a internet mudou muito de lá pra cá.

Como um ponto de partida eu sugiro a leitura do "No Enxame" do Han.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 28 de Setembro de 2021, 10:10:01
Sim. Eu entendo que a coisa está funcionando em outra escala. E acredito, como escrevi, que o "controle do algoritmo" irá se intensificar ainda mais. Sobretudo com a difusão do 5G e introdução da rede em ítens banais da nossa vida. Você pode ligar sua cafeira pela internet se quiser, isso com a tecnologia já existente hoje.
Isso quer dizer que "a internet" já pode saber o horário que você costuma tomar café, e te exibir anúncios de marcas e itens para isso perto dos horários em que esse assunto está em SEU PENSAMENTO.
A gente está falando de controle no navegador. Mas ele não acontece só aí...
A grande sacada da Google foi o sistema Android. Ele te mantém monitorado 24h por dia (quem aí desliga o celular pra dormir?). E não é possível usar Android sem liberar o acesso à câmera, microfone, etc.
Tamanho é o controle que os caras usaram os GPSs dos celulares para monitorar o nível de isolamento social durante a pandemia. O buraco é bem mais embaixo do que o mecanismo de busca que usamos em nossos navegadores.

Desculpe, mas não é bem assim - a parte do "sempre existiu". As coisas mudaram, e mudaram muito.
Mas o controle da informação sempre existiu. Ou eu sou paranóico?  :eek: Me referia não só à internet, mas à informação de uma forma geral.
Gente, vejam o que foi o golpe de estado no impeachment da Dilma - não quero mesmo trazer essa discussão política pra cá - mas a mulher foi deposta por fazer algo que se fazia antes dela e continuou a se fazer depois dela.
Por pura manipulação da massa pelos meios de comunicação e impulsionamentos de informações (falsas e verdadeiras) pelas redes sociais. E isso acontece em diversos níveis em diversos países.

Mesmo no início da internet, quando você colocava um termo no "Cadê?" - lembram dele? - quem escolhia o que seria exibido era o algoritmo de busca e os próprios desenvolvedores dos sites. Mesmo na linguagem html bem báscia já era possível direcionar o mecanismo para exibir essa ou aquela página do site, esconder essa ou aquela página.

Então a liberdade total que se prega com a internet sempre foi e sempre será relativa. E eu entendo que só quando temos ciência disso, conseguimos ter algum senso crítico pra podermos continuar cafungando na informação até termos um panorama mais próximo do real.

Um bom pensamento pra isso é o seguinte:
Quem fornece esse sistema? É uma empresa? O que ela ganha com isso? Como conseguem fornecer isso pra tantas pessoas usarem gratuitamente?

E denovo, eu não sou adepto às teorias de conspiração, mas essa é a condição de uso da ferramenta, temos que entender que estamos sujeitos a esse controle se quisermos usá-la.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 28 de Setembro de 2021, 12:38:21
Mas o controle da informação sempre existiu. Ou eu sou paranóico?  :eek: Me referia não só à internet, mas à informação de uma forma geral.

Eu que não estou entendendo. Você tem alguma dúvida de que o controle da informação sempre existiu ?

Por trás de todas as guerras religiosas sejam de qual era ou religião sempre foram baseadas no controle de informação e na desinformação. Vale para todos os tipos de guerras, sejam militares, economicas, ideológicas, políticas, tribais, etc.

Mudaram os métodos mas a idéia continua exatamente a mesma.

Daí vem os fanatismos, os fanáticos, os conspiracionistas, os abduzidos, os maionesistas, os vitimistas e por aí vai.

A capacidade de discernimento de como interpretar uma informação é fundamental para separar uma pessoa da massa de manobra. E infelizmente essa capacidade está cada vez menor.

Outra coisa é que a maioria das pessoas se tornaram extremamente comodistas, querem as respostas na hora e tem preguiça de procurar e de pensar. É cômodo ter um motor de busca como oráculo, é o preço que se paga pela comodidade e por ser leniente.






Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Setembro de 2021, 12:38:48
Exatamente, sempre foi assim, as pessoas vivem dentro de uma bolha de informações, e passam a acreditar naquilo que foi manipulado por algum interesse, seja ele político, comercial, religioso, cultural, etc...

Mas falando de arte (ainda no exemplo anterior da musica/fotografia), vivendo em um pais onde as informações deveriam circular livremente, a barreira comercial é tamanha que atropela a divulgação e liberdade cultural.

Alguém aqui já se interessou em usar a internet para entrar e vasculhar a fundo o que está acontecendo em algum pais distante???
« Última modificação: 28 de Setembro de 2021, 12:39:11 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Setembro de 2021, 12:41:18
Outra coisa é que a maioria das pessoas se tornaram extremamente comodistas, querem as respostas na hora e tem preguiça de procurar e de pensar. É cômodo ter um motor de busca como oráculo, é o preço que se paga pela comodidade e por ser leniente.
Sim Antonio, tenho a impressão que uma coisa leva a outra. Perde-se muito com isso.
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #24 Online: 29 de Setembro de 2021, 10:36:32
Eu que não estou entendendo. Você tem alguma dúvida de que o controle da informação sempre existiu ?
Eu não tenho dúvida não, Antonio.

Foi uma resposta ao colega:
Desculpe, mas não é bem assim - a parte do "sempre existiu". As coisas mudaram, e mudaram muito.

Outra coisa é que a maioria das pessoas se tornaram extremamente comodistas...
Muito. Sobretudo as gerações (já são várias - ain tô véio  :doh:) que nasceram já com a internet à disposição.
Os caras não se dão sequer o trabalho de ler qualquer texto mínimo.
Num nível de preguiça tal, que tu anuncia qualquer coisa como:
"Show de Dança Tribal, online pelo YouTube, dia 01/11/21 às 20h. Inscreva-se pelo Whatsapp xx - xxxxxxxx"
E certamente verá comentários como:
"Pode qualquer tipo de dança?"
"Que legal! Quando será?"
"É online?"
"Como faço pra me inscrever?"

E isso diz muito sobre esse controle a que as pessoas se submetem. Por que o sujeito que não vai atrás, tem que aceitar o que lhe é trazido.
Mas eu acho que o algoritmo e sobretudo a liberação de uso de algoritmo (quando tem $$$) no caso das redes sociais, levou o controle a outro nível.
Eu vi pessoas que eu sempre julguei inteligentes, cultas, que lêem, se informam, acreditando em coisas como Ozônio Anal pra cura de COVID. É a fonte que a pessoa busca, que cria uma mentira tão bem montada, que acaba muito soando como verdade. E isso ainda é pulverizado na cara do sujeito várias e várias vezes através dos impulsionamentos. E o sujeito acaba cedendo ao bom senso. Só pode.
Eu não consigo acreditar que a pessoa simplesmente emburreceu.
Mas aí entra a questão que só recentemente começou a ser levantada: Até onde isso é liberdade de expressão? E quando isso vira um crime, por exemplo?
A falsa ideia de que se pode dizer tudo em nome da liberdade de expressão é a venda da liberação da mentira e controle do povo através DA MENTIRA.
Vocês acham que eu poderia, por exemplo, criar um site ensinando a fabricar bombas e como colocá-las em pontos estratégicos para eliminar mais pessoas? Isso é liberdade de expressão ou incitação à violência?
A gente vive em uma sociedade, onde existem regras. Então não é, e nunca deu certo a ideia de tudo pode.
A natureza humana requer controle.
E qual a diferença de um homem bomba que mata 200 pessoas e um médico que faz um vídeo dizendo pras pessoas continuarem suas vidas normalmente por que a pandemia não dura mais de 2 meses e não matará mais de 1000 pessoas no país?
Então a culpa pode ser do algoritmo, sim. Mas se houver algum controle sobre o conteúdo, o dano causado pela informação que ele leva poderá ser menor.
Claro que eu descambei pra uma situação extrema.
O algoritmo te faz comprar uma escova de dentes. Mas também te faz votar num candidado absurdo.
E ele não difere uma situação da outra. Cabe à gente, como sociedade, diferenciar.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Setembro de 2021, 17:21:11

Mas o controle da informação sempre existiu. Ou eu sou paranóico?  :eek: Me referia não só à internet, mas à informação de uma forma geral.

Então, sim, "controle de informação" sempre existiu, mas o que se discute aqui é diferente.

Ao longo da história isso sempre existiu - as instituições controlaram informação (e o jeito de pensar) praticamente sempre.

Ok, isso é uma coisa.

A outra coisa é o lance dos algoritmos.

Vc já deve ter ouvido falar em "capitalismo de dados", sobre o que as bigtechs (e as "small techs" também) fazem com os nossos dados (que são, a priori, "informação"), e que virou um lance tipo "satanás", com os caras sabendo mais sobre vc do que vc mesmo.

Tipo um varejista online que lucra mais com os seus dados do que com a mercadoria que ele te vende...

Mas isso é só a ponta do iceberg.

O site de buscas compra os seus dados pra saber se é mais lucrativo te dar resultados de direita, se vc é bolsonarista, por exemplo.

Ou seja, num contexto mais "primitivo" de controle de informação, a instituição (governo, igreja, empresa) escolhe o que vc vai ver/ler/ouvir.

No momento atual, o que vc é, faz, sabe, procura.... vira dinheiro, e dependendo de quem quiser ganhar mais $$$ e como quiser, vc vai ver o que interessa pra quem paga pra te manipular - pra que vc gaste mais $$$ com fulano ou cicrano.

Parece que é tudo a mesma coisa, mas não é. E isso é o grande problema - vc meio que consegue se livrar de um governo, mas tenta se livrar dos algoritmos e de tudo que os envolve...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Outubro de 2021, 10:10:35
Mas aí entra a questão que só recentemente começou a ser levantada: Até onde isso é liberdade de expressão? E quando isso vira um crime, por exemplo?
A falsa ideia de que se pode dizer tudo em nome da liberdade de expressão é a venda da liberação da mentira e controle do povo através DA MENTIRA.
Vocês acham que eu poderia, por exemplo, criar um site ensinando a fabricar bombas e como colocá-las em pontos estratégicos para eliminar mais pessoas? Isso é liberdade de expressão ou incitação à violência?
A gente vive em uma sociedade, onde existem regras. Então não é, e nunca deu certo a ideia de tudo pode.
A natureza humana requer controle.
Então Nando, só uma coisa aqui:

Sem liberdade de expressão não há democracia.
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #27 Online: 01 de Outubro de 2021, 10:26:21
Então Nando, só uma coisa aqui:
Sem liberdade de expressão não há democracia.
Concordo 100%, Lindsay.
Mas a liberdade de expressão está carregada com responsabilidade e legalidade.
Pode-se falar e fazer o que quiser, pagando-se o preço depois.
Não se pode defender racismo, homofobia, misoginia com o falso pretesto de liberdade de expressão. Que é o que temos vivido. Crime é crime. E tem que ser punido.
Principalmente se você impulsiona esse crime. Amplia o seu alcance.
Não podemos aceitar um Véio da Havan prescrevendo medicamento na rede social, durante uma crise sanitária sem precedentes, sem que ele seja responsabilizado por isso.
Entende o meu contraponto? Eu defendo 100% de liberdade de expressão, mas com 100% de responsabilização do que se fala e escreve.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 01 de Outubro de 2021, 10:29:10
Então Nando, só uma coisa aqui:

Sem liberdade de expressão não há democracia.

Mas há limite pra liberdade de expressão?

Ainda sobre algoritmos, vcs lembram dessa aqui?
https://www.cnet.com/tech/services-and-software/mac-users-pay-more-than-pc-users-says-orbitz/

Pra quem não quer ler, houve uma época (hoje não se sabe) que sites de agendamento de hotéis mostrava preços mais altos pra quem pesquisava a partir de computadores Apple. O raciocínio era que esse pessoal está mais disposto a gastar dinheiro.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 01 de Outubro de 2021, 10:45:28
Tipo um varejista online que lucra mais com os seus dados do que com a mercadoria que ele te vende...
Mas isso é só a ponta do iceberg.
Sim. O algoritmo está muito mais potente do que imaginamos.
É possível por exemplo prever tendências e alimentá-las, por exemplo, ou revertê-las.
Isso vale pra consumo, pra política, pra tudo. Basicamente isso pode ser entendido como "prever o futuro". Imaginem o valor disso!

E nesse aspecto, não sei nem se nosso senso crítico consegue nos livrar dessa manipulação. Acho que em parte sim.