Autor Tópico: voltando pra fotografia - DÚVIDA - QUAL CÂMERA COMPRAR?  (Lida 4917 vezes)

Mayttê Teixeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 23 de Setembro de 2021, 20:11:15
Sou nova aqui e conheço o fórum há pouco tempo.

Estou voltando pra fotografia e estou perdida sobre equipamentos.


Queria pegar uma opção custo benefício pra conseguir fazer alguns jobs de fotografia (talvez de vídeo, apesar de não querer focar nisso).


Pesquisei pouco ainda, mas pensei nelas:


- CANON SL2 ou SL3 - só que não consigo entender por que tão cara (?)

- Cogitei pegar uma Panasonic LUMIX GH4 - (vi uma nova e com bom preço)

- Uma Canon M200 (que estava com preço inferior da Canon SL3. Não deveria ser mais cara por ser mirrorless? Vi que o bocal da lente é EOS)



A Lumix me pareceu superior em questão de entregar um bom material de vídeo (apesar de não ser meu foco agora), mas me pareceu dificil e caro encontrar maior possibilidade de lentes (me corrijam se eu estiver enganada).


Pensei na Canon SL2 ou SL3 por parecer maior o leque de lentes e ser mais facil de vender posteriormente. Fora que vi um comparativo na Versus e ela entregava uma resolução melhor, fora a questão do Dual Pixel.


Dá pra comprar alguma câmera + uma lente 50mm ou 35mm com um orçamento de R$5.000?

Enfim, quem tiver alguma opção pra sugerir, vai ser de grande ajuda.















vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2021, 20:30:18
Mirrorless e DSLR tem praticamente o mesmo preço em suas respectivas categorias.

Equipamento está caro no geral.

M200 não tem sapata de flash, podemos descartar para fotografia professional.
A menos que seja ensaios com luz natural ou led.
Basicamente é uma tela com 01 botão de disparo.

Cuidado com a serie M, elas são EF-m o bocal.
Precisa do adaptador para usar lentes EF e EF-s.

SL2 é melhor do que a SL3, usada junto com uma EF 50mm 1.8 + uma Yongnuo 35mm talvez caiba no orçamento.
Eu recomendaria a EF-s 24mm 2.8 no lugar da 35mm.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2021, 20:30:38 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2021, 20:56:10
Canon M50.
Usada você acha ela na faixa de R$3000 até R$4000, sobrando uma grana para a lente que você quer pegar também.

Eu tentaria pegar essa lente 33mm pra ela: https://s.click.aliexpress.com/e/_AU5Gvs
Minha preferência pela M50 é que ela tem acesso a essa linha de lentes da Viltrox que tem um ótimo custo/benefício e não serve nas DSLRs.
Também tem as Sigma 16mm, 30mm e 56mm que são de longe as melhores lentes APS-C para Canon e também só servem na linha M.

Se decidir por DSLR, eu optaria por uma SL2 usada.
É melhor que a SL3 e tá na faixa de preço da M50, sobrando uma grana pra pegar uma Canon 24mm f/2.8.


Mayttê Teixeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2021, 23:41:05
Canon M50.
Usada você acha ela na faixa de R$3000 até R$4000, sobrando uma grana para a lente que você quer pegar também.

Eu tentaria pegar essa lente 33mm pra ela: https://s.click.aliexpress.com/e/_AU5Gvs
Minha preferência pela M50 é que ela tem acesso a essa linha de lentes da Viltrox que tem um ótimo custo/benefício e não serve nas DSLRs.
Também tem as Sigma 16mm, 30mm e 56mm que são de longe as melhores lentes APS-C para Canon e também só servem na linha M.

Se decidir por DSLR, eu optaria por uma SL2 usada.
É melhor que a SL3 e tá na faixa de preço da M50, sobrando uma grana pra pegar uma Canon 24mm f/2.8.




Pareceu interessante, vou dar uma procurada na M50



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2021, 23:44:40
Eu tenho recomendo a M50, porém por menos de 4 mil está muito difícil de achar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mayttê Teixeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2021, 23:44:48
Mirrorless e DSLR tem praticamente o mesmo preço em suas respectivas categorias.

Equipamento está caro no geral.

M200 não tem sapata de flash, podemos descartar para fotografia professional.
A menos que seja ensaios com luz natural ou led.
Basicamente é uma tela com 01 botão de disparo.

Cuidado com a serie M, elas são EF-m o bocal.
Precisa do adaptador para usar lentes EF e EF-s.

SL2 é melhor do que a SL3, usada junto com uma EF 50mm 1.8 + uma Yongnuo 35mm talvez caiba no orçamento.
Eu recomendaria a EF-s 24mm 2.8 no lugar da 35mm.



Entendi.

A SL2 seria melhor por custo benefício? (pagar menos em por algo que não tem de diferente da SL3?)



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2021, 00:22:03
Pensando em JOBS de fotografia, uma SL2 + Tamron 17-50 2.8 caberia dentro deste orçamento.

Andei vendo umas SL2 por 2.000 a 2.200, mas tem cara vendendo na cara de pau por 3.000 reais. Eu não compraria por este valor. Pra mim dólar alto não é desculpa pra equipamento usado.

Eu não pegaria a SL3 por causa do pino central do flash (incompatível com flashs genéricos).

Peguei uma SL2 de volta que ficou 3 semanas na minha mão (comprei 1.950 e vendi por 2.300 ) . Só o fiz porque em breve vou pegar uma R ou RP , então pra mim não compensava ficar com ela. Mas indico e recomendo qualquer uma dessas: M50, SL2, T7i, 80D. São basicamente a mesma qualidade de imagem, câmeras muito boas para diferentes nichos.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2021, 00:25:23


Entendi.

A SL2 seria melhor por custo benefício? (pagar menos em por algo que não tem de diferente da SL3?)



Eu acho a SL2 um custo-benefício muito bom pra fotos e vídeos. O Full HD dela é muito bom; mas não tem 4k. Só que o 4K da SL3 é muito meia-boca, não vale a pena (vc vai usar mesmo vídeo 4k? Raramente se usa para jobs no Brasil, salvo se tiver trabalhos que justifiquem 4K, dai precisa pegar R5-R6 ou câmeras de outras marcas com 4K melhorado).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2021, 08:44:30


Entendi.

A SL2 seria melhor por custo benefício? (pagar menos em por algo que não tem de diferente da SL3?)

Basicamente, além da sapata do flash que a Canon fez a cagada de tirar o pino central na SL3, diminuindo a quantidade flashs compatíveis.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2021, 10:32:12
Entendi.

A SL2 seria melhor por custo benefício? (pagar menos em por algo que não tem de diferente da SL3?)

Na verdade a SL2 é melhor que a SL3.
Não é só questão de custo/benefício.
SL3 foi um dos piores lançamentos da Canon.
Conseguiram lançar uma câmera pior que a anterior.

Além do detalhe do flash que já citaram, a SL3 também não tem vídeo a 24fps com Dual Pixel, o que é mandatório pra quem pretende trabalhar com vídeos.
Então a SL3 é uma câmera capada em termos de flashes pra fotografia e capada para vídeos por não ter uma das configurações mais usadas nesse meio.
Fizeram a mesma coisa com a M200 também. A M100 é uma opção melhor.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2021, 15:01:17
Na verdade a SL2 é melhor que a SL3.
Não é só questão de custo/benefício.
SL3 foi um dos piores lançamentos da Canon.
Conseguiram lançar uma câmera pior que a anterior.

Além do detalhe do flash que já citaram, a SL3 também não tem vídeo a 24fps com Dual Pixel, o que é mandatório pra quem pretende trabalhar com vídeos.
Então a SL3 é uma câmera capada em termos de flashes pra fotografia e capada para vídeos por não ter uma das configurações mais usadas nesse meio.
Fizeram a mesma coisa com a M200 também. A M100 é uma opção melhor.

Tenho a M100, uma delícia de usar. Para hobby. Não recomendaria para uso profissional, a não ser para uso com luz natural, sem necessidade de ter comandos à mão e de rápido acesso. É frágil, pequena, fácil de carregar, com imagem muito boa (mesmo sensor da 80D).

Acho que pode considerar também, ao comprar algo, o futuro do sistema que você vai adotar. Se é algo que você estima que seja para um bom tempo, eu não compraria câmera do sistema M da Canon (M100, M200, M50 foram as citadas já no tópico). A expectativa é que este mount seja descontinuado pela Canon. E se já é difícil achar lente para ele, imagine depois disso?

Considerando um investimento num sistema que você vai usar por um tempo maior eu pensaria na Fuji ou Sony (crop) ou Sony/Canon/Nikon FF mirrorless. Mas aí o custo já pode ficar impeditivo, dependendo do orçamento.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2021, 15:49:15
Para o meu gosto, iria de SL2. É boa, não é tão cara como a M50 ou mesmo a SL3.

Essas EOS-M na minha opinião só valem se forem ser usadas com as objetivas nativas. Fica bem incomodo usar uma câmera tão pequena com o adaptador e mais uma objetiva grande. Qualquer EF salvo a 40mm pancake fica grande e desbalanceada na M50 e o mesmo vale para a maioria das EF-S. Tipo.. Uma M50 com o adaptador e uma 17-50 2.8 ? Horrível de usar... Na SL2 ainda é suportável.

Se a proposta fosse vídeo, aí seria Panasonic sem nem pensar. A GH4 é excelente para vídeos full HD. A propósito, que eu lembre a M50 faz um crop brabo (2.56x) em vídeo 4K, tenha isso em mente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2021, 15:57:34
A expectativa é que este mount seja descontinuado pela Canon. E se já é difícil achar lente para ele, imagine depois disso?

Besteira, minha principal câmera é uma M50 e tenho para ela todas as lentes de sua assinatura, salvo a 35mm.
Lentes EF(s) é o melhor investimento do mercado atualmente, posso usar em 03 mounts diferentes.
Tenho duvidas se as Rebels e XXD já não estão tão mortas quanto o sistema M.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2021, 17:06:27
Besteira, minha principal câmera é uma M50 e tenho para ela todas as lentes de sua assinatura, salvo a 35mm.
Lentes EF(s) é o melhor investimento do mercado atualmente, posso usar em 03 mounts diferentes.
Tenho duvidas se as Rebels e XXD já não estão tão mortas quanto o sistema M.

Vixi... minha assinatura  :D :D :D
Vou ter que atualiza-la. Já migrei para Fuji. Atualmente tenho apenas a M100 e sua lente do Kit, a 35mm, 18-135 e 55-250, que não consegui vender ainda.

Mas, com relação a custo-benefício, de fato as lentes EF e EF S são ótimas e, no Brasil, ainda serão boas nos próximos anos, uma vez que a força da Canon por aqui e a quantidade de equipamento Canon que já circula aqui torna pouco provável uma saída de cena muito rápida.

Meu apontamento foi em relação a começar do zero a montar um set e desejar ficar nele por muitos anos. Comprar um modelo atualizado, zerado, de câmera no mount M ou EF-S acredito que não será possível em poucos anos. Usado vai ter por muito tempo ainda.

Até hoje lamento a Canon não valorizar a linha M. Se não fosse isso eu me manteria na Canon.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2021, 18:27:35
Eu só acho cilada investir em lente Ef-m pois são as únicas incompatíveis com o RF.

Mas não vejo motivo nenhum pra uma pessoa deixar de comprar uma 90d ou M6 mk2 hoje só porque talvez não tenham mais sucessoras.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs