Autor Tópico: Sigma 17-50mm com Nikon. Água e óleo?  (Lida 2103 vezes)

DougFunnie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 27 de Setembro de 2021, 11:23:10
Bom dia

Recentemente adquiri uma das lentes que mais gostei. Foi uma experiência e amor e ódio com a Sigma 17-50mm 2.8 e Canon. Usei ela em uma t4i e errava bastante o foco. Depois em uma 60d que acertava bem mais e por fim em uma t5 que foi a que tive a melhor experiência.

Essa lente é muito boa, excelente qualidade de imagem, foco rápido, mas não é preciso. Errava bastante, mas quando acerta é só alegria. Excelente nitidez em 2.8 e cores muito boas.

Estou com uma d7000 aqui em casa e na dúvida se pego ela. Gostei demais dessa lente e queria saber como é a experiência dela com Nikon, já que muitas pessoas afirmam que as Sigma não funcionam bem com Canon.

A Tamron está fora de cogitação. Não gosto dessa lente. Não acho boa em 2.8, porém é boa em f4. Já o foco é lento e trava, porém preciso.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2021, 12:15:04
Hehe, as Sigma também não funcionam legal com Nikon, não...

Tenha certeza que ela está com o firmware mais recente, ou separe um dinheiro pra comprar um dock pra atualizar você mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2021, 12:21:23
Tem que ver se essa atualiza porque é sigma antiga.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2021, 12:34:58
Cara essa Sigma é muito antiga. Eu sempre gostei da ótica dela, mas o OS dela nunca funcionou bem pra mim no pouco tempo que vi ela . E o autofoco é uma verdadeira loteria, você pode pegar uma lente que crava o foco perfeitamente e outra que não. Hoje to com uma 17-55 2.8 em casa. Ontem fui fazer um evento esportivo (corrida de rua) com ela e , cara, me desculpe poucos concordam com isso mas a Canon 17-55 2.8 coloca a Sigma e Tamron no chinelo em autofoco e IS. E sendo bem sincero, na parte ótica, as diferenças são ridículas, muito pouca mesmo.

A Sigma tem ótima nitidez, mas eu raramente uso minhas lentes em abertura máxima. Sempre uso entre F4-F8 . Então, se você tá com a Nikon tente buscar uma Nikon 17-55 2.8 ; ela é mais cara? É. Mas com certeza entrega boa qualidade.

Outra detalhe é que a Sigma 17-50 2.8 tá muito super-valorizada no mercado; eu não acho que ela o quanto estão pedindo por ela (2.500 uma nova; com esse preço dá pra encontrar com paciência uma Canon-Nikon 17-55 2.8 ).

Nos tipos de trabalho que eu faço velocidade e precisão de foco são elementos essenciais . Portanto, lentes genéricas em DSLR estão fora de cogitação. No mundo mirrorless é outra história, porque o foco das genéricas via de regra é sempre preciso.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2021, 12:54:45
Dot  calibration focus .
Procure na Internet e calibre bem a lente.

Sucesso.


DougFunnie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2021, 14:09:01
A sigma 17-50mm não tem compatibilidade com o doc da Sigma. Apenas as versões da era global vision.

Ela não tem back ou front focus. Simplesmente ela erra e acerta. As vezes foca no lugar certo e outras não. Mas a ótica é maravilhosa, mesmo em 2.8

Acho que a 17-55mm USM deve ser a mais completa mesmo. Qualidade e foco. Salvo apenas o aspirador de pó que todos dizem ser, mas de resto deve ser quase perfeita.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2021, 15:29:53
Nikon AF d  24 - 85   f2.8 -4
« Última modificação: 27 de Setembro de 2021, 15:30:24 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2021, 17:15:29
A sigma 17-50mm não tem compatibilidade com o doc da Sigma. Apenas as versões da era global vision.

Ela não tem back ou front focus. Simplesmente ela erra e acerta. As vezes foca no lugar certo e outras não. Mas a ótica é maravilhosa, mesmo em 2.8

Acho que a 17-55mm USM deve ser a mais completa mesmo. Qualidade e foco. Salvo apenas o aspirador de pó que todos dizem ser, mas de resto deve ser quase perfeita.

Sobre a compatibilidade é isso mesmo; a Sigma com o Doc que é muito boa é a 17-70 2.8-4 Contemporany.

Cara, o foco da Canon 17-55 é incrivelmente rápido e preciso; nunca me deixou na mão até mesmo nas Rebels mais básicas. Ontem fiz o evento com 17-55 2.8 e a 7D Mark 1. Foco cravado em média em 95% das fotos; sério te juro que se tivesse com uma Sigma 17-50 com certeza passaria raiva com a lente pois as fotos são JPG direto da câmera e preciso enviar pro portal que presto serviço no mesmo dia. É evidente que a Sigma é um pouco mais nítida de fato em aberturas maiores (2.8) , mas entre F4-F8, as duas entregam a mesma imagem, praticamente.

Mas nitidez nem é tudo na fotografia. Acho que há uma super-valorização de nitidez. Pro meu caso desse tipo de evento, uma lente com boa nitidez é aceitável, desde que o foco seja cravado. E neste caso, imagino, a Nikon 17-55 2.8 também deve ser imbatível em questão de foco (não conheço essa lente da Nikon, mas reviews em inglês falam bem dela).
 
« Última modificação: 27 de Setembro de 2021, 17:16:22 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2021, 18:54:56
Bom dia

Recentemente adquiri uma das lentes que mais gostei. Foi uma experiência e amor e ódio com a Sigma 17-50mm 2.8 e Canon. Usei ela em uma t4i e errava bastante o foco. Depois em uma 60d que acertava bem mais e por fim em uma t5 que foi a que tive a melhor experiência.

Essa lente é muito boa, excelente qualidade de imagem, foco rápido, mas não é preciso. Errava bastante, mas quando acerta é só alegria. Excelente nitidez em 2.8 e cores muito boas.

Estou com uma d7000 aqui em casa e na dúvida se pego ela. Gostei demais dessa lente e queria saber como é a experiência dela com Nikon, já que muitas pessoas afirmam que as Sigma não funcionam bem com Canon.

A Tamron está fora de cogitação. Não gosto dessa lente. Não acho boa em 2.8, porém é boa em f4. Já o foco é lento e trava, porém preciso.

A Nikon 17 55 r rápida. A 17 70 c sigma é elogiada.. a d,7000 tem microajuste de foco.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2021, 19:26:05
A Nikon 17 55 r rápida. A 17 70 c sigma é elogiada.. a d,7000 tem microajuste de foco.


É fato, o micro-ajuste de foco pode ajudar bastante mesmo. Só não esquece de anotar como foi feito o micro-ajuste, porque muitas unidades da  D7000 tem problema crônico de desregular o foco alguns meses depois da regulagem.


DougFunnie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2021, 19:31:18
Vou pras fixas mesmo então gente. 30mm 1.4 Art será a escolhida.

Desisto de zoom em crop.. acho que essa 30mm vai me agradar e ainda ganho o 1.4.. acho que em eventos da pra fazer fotos em iso bem baixo pela abertura


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2021, 02:44:20
Tem gente que usa zoom 2.8 + flash nem no apsc.
A melhor lente é a Sigma 18 35 1.8.
A Nikon tem a 35 1.8 dx muito mais barata.
Se vc quer ir para o FF a 24 1.8 g e a 28 1.8g

essa 30 é legal, mas ela TB não fica lá essas coisas. Ela funciona em dslr FF sem cropar. Nas novas mirrorless Nikon ela vai automaticamente para aps c :aua:

Evento com uma câmera, eu usaria uma 17 50 +flash+  uma lente clara ou 18 35 + flash. 
« Última modificação: 28 de Setembro de 2021, 02:45:49 por Leonardo Tonin »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2021, 11:52:44
É fato, o micro-ajuste de foco pode ajudar bastante mesmo. Só não esquece de anotar como foi feito o micro-ajuste, porque muitas unidades da  D7000 tem problema crônico de desregular o foco alguns meses depois da regulagem.

Problemas que vejo com micro-ajuste:
- não padronização da distância de teste;
- não fazem teste nos extremos das lentes zoom;
- não testam na distância focal que mais usam.

Já fiz muito micro-ajuste de lentes, tanto com Reikan e Lens Align (tenho os dois) . Algumas lentes zoom tinham uma disparidade enorme de valores em relação as duas distâncias focais de extremo (wide-tele).

As DLSR's Nikon só permite um único valor de micro-ajuste, diferentemente de alguns modelos Canon que permite entrar com valores p/ wide e tele.

No dock USB da Sigma e Tamrom com lentes compatíveis , além dos valores de ajuste p/ os extremos, tem possibilidade p/ alguns valores intermediários de distância focal.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2021, 14:17:44
Eu usei essa tecnica de calibracao

https://www.youtube.com/watch?v=7zE50jCUPhM

E eu usei essa tabela de calculo para a target.

https://support.fo-cal.co.uk/article/27-af-calibration-target-distance-tool

Aconselho comprar a sigma 17 - 70 2.8 - 4 (e o usb doc)  e a 35 1.8 dx

Sem paciencia e meticulosidade. Nem tente.

 
Boa sorte!
« Última modificação: 28 de Setembro de 2021, 14:18:00 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2021, 19:50:19
O fogo é que a
Problemas que vejo com micro-ajuste:
- não padronização da distância de teste;
- não fazem teste nos extremos das lentes zoom;
- não testam na distância focal que mais usam.

Já fiz muito micro-ajuste de lentes, tanto com Reikan e Lens Align (tenho os dois) . Algumas lentes zoom tinham uma disparidade enorme de valores em relação as duas distâncias focais de extremo (wide-tele).

As DLSR's Nikon só permite um único valor de micro-ajuste, diferentemente de alguns modelos Canon que permite entrar com valores p/ wide e tele.

No dock USB da Sigma e Tamrom com lentes compatíveis , além dos valores de ajuste p/ os extremos, tem possibilidade p/ alguns valores intermediários de distância focal.


O fogo da D7000 é a desregulagem de foco das lentes, problema muito comum no modelo, corrigido já na D7100.