Autor Tópico: Restauração de slide de monóculo  (Lida 11887 vezes)

pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Setembro de 2021, 22:51:01
Imagens do antes e depois da restauração de fotos de monóculos antigos, da década de 1970.









felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2021, 00:40:06
 :clap: :clap: :clap: :clap:

Muito bem feito!

Mas como é, por exemplo, que vc define os verdes? Tem bem pouco informação dos verdes nos slides originais. Folhagens são fáceis, elas sempre são verdes. Mas pergunto, por exemplo, sobre o terno do senhor da última foto. Como vc encontrou o verde ali? Porque de olhar o original, eu só vi cinza.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2021, 09:33:27
:clap: :clap: :clap: :clap:

Muito bem feito!

Mas como é, por exemplo, que vc define os verdes? Tem bem pouco informação dos verdes nos slides originais. Folhagens são fáceis, elas sempre são verdes. Mas pergunto, por exemplo, sobre o terno do senhor da última foto. Como vc encontrou o verde ali? Porque de olhar o original, eu só vi cinza.

Obrigado Felipe!

Os slides coloridos possuem 3 camadas de cor (amarelo, ciano e magenta) e essas camadas de corantes desbotam de maneira diferente ao longos das décadas. O que perde densidade mais facilmente é o amarelo, seguido pelo ciano. O magenta é o mais resistente ao tempo, daí o aspecto mais magenta dos slides antigos.
Quando essa imagem é digitalizada, as informações da camada amarela é registrada no canal azul, a camada ciano é registada no canal vermelho e a magenta é registrada no canal verde. Isso é registrado de maneira inversa, ou seja, quanto mais corante amarelo tiver numa área do filme, menos intensidade do canal azul se tem na imagem digitalizada.
Sabendo disso, o que eu faço no Photoshop é reequilibrar esses canais de cor através do comando "Curves", dando mais densidade ao amarelo (descendo a curva do azul) e diminuindo a densidade do magenta (elevando a curva do canal verde) até que a escala tonal de cinza pareça equilibrada e as cores naturais.
Isso acaba resultando numa imagem de baixa saturação. Daí eu elevo a saturação de cor até que a imagem fique com as cores de um slide fotografado recentemente. Obviamente, algumas cores podem ficar meio distorcidas, sendo corrigidas com comandos "color range", "color balance" ou selecionar essas áreas por camadas e corrigir individualmente.
Então, respondendo a sua pergunta, eu não preciso, necessariamente, definir as cores da vegetação ou da roupa. Elas aparecem naturalmente com o processo acima.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2021, 14:42:48
Obrigado Felipe!

Os slides coloridos possuem 3 camadas de cor (amarelo, ciano e magenta) e essas camadas de corantes desbotam de maneira diferente ao longos das décadas. O que perde densidade mais facilmente é o amarelo, seguido pelo ciano. O magenta é o mais resistente ao tempo, daí o aspecto mais magenta dos slides antigos.
Quando essa imagem é digitalizada, as informações da camada amarela é registrada no canal azul, a camada ciano é registada no canal vermelho e a magenta é registrada no canal verde. Isso é registrado de maneira inversa, ou seja, quanto mais corante amarelo tiver numa área do filme, menos intensidade do canal azul se tem na imagem digitalizada.
Sabendo disso, o que eu faço no Photoshop é reequilibrar esses canais de cor através do comando "Curves", dando mais densidade ao amarelo (descendo a curva do azul) e diminuindo a densidade do magenta (elevando a curva do canal verde) até que a escala tonal de cinza pareça equilibrada e as cores naturais.
Isso acaba resultando numa imagem de baixa saturação. Daí eu elevo a saturação de cor até que a imagem fique com as cores de um slide fotografado recentemente. Obviamente, algumas cores podem ficar meio distorcidas, sendo corrigidas com comandos "color range", "color balance" ou selecionar essas áreas por camadas e corrigir individualmente.
Então, respondendo a sua pergunta, eu não preciso, necessariamente, definir as cores da vegetação ou da roupa. Elas aparecem naturalmente com o processo acima.

Excelente a explicação, muito obrigado!


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2021, 22:14:38
Excelente a explicação, muito obrigado!

Só para ter uma ideia. À esquerda, a saturação de cor restante no slide depois de balancear os canais de cor. À direita, a imagem com a saturação elevada em mais de 100%.



Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2021, 18:30:38
Obrigado Felipe!

Os slides coloridos possuem 3 camadas de cor (amarelo, ciano e magenta) e essas camadas de corantes desbotam de maneira diferente ao longos das décadas. O que perde densidade mais facilmente é o amarelo, seguido pelo ciano. O magenta é o mais resistente ao tempo, daí o aspecto mais magenta dos slides antigos.
Quando essa imagem é digitalizada, as informações da camada amarela é registrada no canal azul, a camada ciano é registada no canal vermelho e a magenta é registrada no canal verde. Isso é registrado de maneira inversa, ou seja, quanto mais corante amarelo tiver numa área do filme, menos intensidade do canal azul se tem na imagem digitalizada.
Sabendo disso, o que eu faço no Photoshop é reequilibrar esses canais de cor através do comando "Curves", dando mais densidade ao amarelo (descendo a curva do azul) e diminuindo a densidade do magenta (elevando a curva do canal verde) até que a escala tonal de cinza pareça equilibrada e as cores naturais.
Isso acaba resultando numa imagem de baixa saturação. Daí eu elevo a saturação de cor até que a imagem fique com as cores de um slide fotografado recentemente. Obviamente, algumas cores podem ficar meio distorcidas, sendo corrigidas com comandos "color range", "color balance" ou selecionar essas áreas por camadas e corrigir individualmente.
Então, respondendo a sua pergunta, eu não preciso, necessariamente, definir as cores da vegetação ou da roupa. Elas aparecem naturalmente com o processo acima.


 :eek: :eek: :eek:  :clap: :clap: :clap:

Caraca, que aula, algum influeencer photoshopeiro vê isso vai promover um workshop custando uma fortuna 8-)

obrigado por compartilhar o seu conhecimento,
forte abraço


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2021, 22:59:20

 :eek: :eek: :eek:  :clap: :clap: :clap:

Caraca, que aula, algum influeencer photoshopeiro vê isso vai promover um workshop custando uma fortuna 8-)



" influeencer photoshopeiro" - Isso é muito bom!  :hysterical:  :ok:


fabiodum

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2022, 17:53:49
pqp...puta trampo..... :worship: :worship: :worship:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2022, 17:55:18
Belo trabalho.  :clap:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2022, 22:16:46
Também já fiz muitas restaurações, e dá um prazer ver os olhinhos das pessoas felizes ao ver o resultado.

No seu caso, parabéns pelo cuidado com as cores e detalhes. Ficaram todas excelentes!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2022, 22:31:17
 :clap: :clap: :clap:
Uma aula...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2022, 22:37:59
Parabéns!!! Excelente o trabalho e muito legal a explicação


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2022, 22:13:19
Vídeo no YouTube do processo:

https://www.youtube.com/watch?v=75gf7jrB32w


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2022, 13:49:55
Muito boa restauração. Eu digitalizei muitas ampliações em papel e, como leigo, acho muito difícil tirar o tom avermelhado das fotos. Como solução prática, habilito a correção automática que o scanner oferece.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2022, 21:50:11
Muito boa restauração. Eu digitalizei muitas ampliações em papel e, como leigo, acho muito difícil tirar o tom avermelhado das fotos. Como solução prática, habilito a correção automática que o scanner oferece.

Obrigado!
Verdade, é muito difícil corrigir os tons avermelhados de fotos antigas. Eu mesmo levei anos para chegar a esse nível.