Autor Tópico: Nikonzero -> Sonyzero -> Canonzero  (Lida 7180 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 28 de Setembro de 2021, 14:53:48
Uma breve história do fotógrafo que pulou de galho em galho.

Hoje chegaram minhas novas R6's e oficialmente sou C A N O N !

Desde que comecei a fotografar utilizei Nikon, muito por ter na família já uma FT3 que no início usava para fotografar e era minha única fixa 50mm (f2 manual) que conseguia utilizar na minha primeira câmera D5000.
Os anos passaram e me profissionalizei e passei a viver de fotografia, na Nikon utilizei nessa ordem D5000 / D70s / D7000 / D700 / D3s / D750 e foi assim até junho de 2019, quando descobri o mundo mirrorless com a Sony a7iii.

A migração na época se deu por alguns motivos: As D750 estavam com 3 anos de uso / mirrorless / Eye AF / Nikon havia saído do Brasil e não queria arriscar migrar pra Z6 sem suporte oficial aqui.

Ir pra Sony foi muito fácil, AUTORIZADAS NO BRASIL, câmera recém lançada com capacidade para video excepcional e o melhor Eye AF do mercado, que pra quem faz social hoje já é indispensável. Arquivos sony iguais aos da nikon praticamente. O maior problema foi o alto valor das objetivas. Na Sony estou com o set 2 a73 / 24 1.4GM / 55 1.8 zeiss / 16-35 f4 zeiss e 70-200 f4 sonyG. (todas a venda por sinal).

Mas nem tudo é coisa boa: vertical lines em contra luz por conta do sistema de AF PDAF, que zebram a foto e tem que passar num programinha pra remover as piores (leia mais aqui: http://aggregate.org/DIT/KARWY-SR/karwy/test/karwy.html), aqueles problemas com o obturador assustaram também... uma delas quebrou com 4 mil cliques e foi trocado, a outra está 100% até hoje. 150k cliques em cada, uns 30% desses no eletrônico 100%. A câmera pode ser um pouco "lenta". Quando tu liga precisa 2 segundos pra poder disparar, os menus são confusos, as vezes tu usa o dial de obturador/diafragma e ela demora pra retornar e também a inexistência de flashes nativos aceitáveis. Na época comprei 2 V1s (que também estão a venda) e me supriram muito bem junto com o AD400 pro de estúdio. Então essa parte de flashes foi até bom pois montei um setup legal, que vou levar pra canon... estou adquirindo os novos v860III.

Então por quê migrar pra Canon? Em resumo: estratégia relacionada a $$ e A SONY NOS ABANDONOUUUU (CANON NÃO SEJA A PRÓXIMA, aí vou ter que virar fujizero)

Há mais de ano espero a a74 para atualizar. E não vem!!! Por conta da pandemia ou sei-la o que. Ao que tudo indica os rumores apontam ela com anúncio em outubro, com entrega em dezembro e sabe-se lá o valor que vai vir. Mas uma coisa me chamou atenção: 33mpx. Quem faz social sabe que 24mpx é o limite para se fotografar. Eu faço de 6 a 8 mil fotos por casamento... são 200gb de fotos todo o sábado. Na sony pra quem não sabe não há raw comprimido sem perda, no máximo tu usa ele comprimido e vira 12bits que é o que eu faço hoje. Assim o arquivo de 24mpx cai de 50mb pra 24mb. Então imagina esses arquivos novos de 33mpx... problema na certa pro meu workflow. O preço também é outra coisa que se imagina vir a 2500USD, pra bater de frente com a R6. O problema é que quando lançar lá nesse valor a Sony no Brasil/PY é muito inflacionada e vai vir a preço de R5 (anotem) sem falar no dólar ano que vem sendo ano eleitoral, eu digo que vai a 6,5.

O que eu fiz: comprei 2 R6 no brasil, com NF e garantia 1 ano BR (a preço de PY entregue aqui), com ASSISTÊNCIA NO BRASIL (e POA aqui do lado), 20.1mpx (tesão), câmera esperta e rápida, menus lindos, sistema de AF e Eye AF equivalente ao da a73... e uma infinidade de botões que posso customizar no corpo sem falar nas muitas lentes no mercado de usado a preço de banana! Sem falar que ao vender tudo sony é capaz de sobrar uns trocos ainda.

O que eu perco: basicamente nas canons é o alcance dinâmico limitado que tem em todos os sensores, mas coloquei na balança e pra mim não vai ser problema.. e o peso! essas bichinhas são grandes e com o adaptador ela perde o centro de equilíbrio, eventualmente quando sair todas as RF vou migrar aos poucos.

Meu set de Canon vai ficar 2 r6 / 24mm f1.4 (já adquirida usada), 50mm 1.8 RF (de plástico, vou pegar uma EF 1.2 assim que vender tudo sony, ou quem sabe RF? kkkk) 16-35 f4 usada e 70-200 f4 usada IS I / 2 godox 860v3.


Ainda não testei ela em eventos, faz 5 horas que tô com elas na mão e acabei de configurar... mas são lindas e passam muita confiança.
Perguntas: sintam-se a vontade.

No outro tópico falaram que eu era fan de Sony, mas não sou. Sou fan de Apple e era da Nikon até nos abandonar.  :no:

VIVA CANONNNNN
« Última modificação: 28 de Setembro de 2021, 14:55:23 por C. Ferrari »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2021, 15:12:03
Tinha virado fã simmm hahaha

Boa sorte com as novas Canon´s, taca-le pau!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2021, 15:17:58
Uma breve história do fotógrafo que pulou de galho em galho.

Sensacional!!!!

 :hysterical: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2021, 15:22:28
Depois quando testar melhor as R6's e colocar para trabalhar fale um pouco sobre duração da bateria.

Aliás, como ficou a sua conta de baterias? Usava quantas na Sony?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2021, 15:29:10
Adeus Canon BR, foi bom enquanto durou  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2021, 15:29:55
Adeus Canon BR, foi bom enquanto durou  :hysterical:

eta!!!

pára com isso!

batendo 3x na madeira.....
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 28 de Setembro de 2021, 15:30:10 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2021, 15:30:07
Adeus Canon BR, foi bom enquanto durou  :hysterical:
Nem fale isso !

Do jeito que tá...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2021, 15:47:34
Do jeito que a loja está nem faz falta.....

A T7 e Sl3 foram descartadas e o carro chefe agora é a M200, ML sem sapata de flash por 5k.

Assim nosso amigo Ferrari vai ter que mudar de país kkkkkkkk

Portugal e Canada são 02 opções interessantes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2021, 17:48:11
Parabéns!  :clap: :clap:

Veja um colega Douglas Melleti fotografo profissional(social) e Observador de Aves.

Troquei a Canon 5D mark IV pela Canon R6 - Primeiras impressões !
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,139766.msg1464358.html#msg1464358


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2021, 18:04:41
Obrigado a todos pessoal!
Todo mundo acendendo vela e orando pra Canon!! kkkkk

Depois quando testar melhor as R6's e colocar para trabalhar fale um pouco sobre duração da bateria.

Aliás, como ficou a sua conta de baterias? Usava quantas na Sony?

Beleza!! Vou testar sim, no momento estou com 5 baterias.. espero ser suficiente.

Nas sony's fazia entre 1500-2000 por bateria.. em 12 horas de trabalho uso em média 4 baterias e sobra uns 25%. O problema não é o número de fotos em si, mas quanto a câmera fica em standby/lcd ligado
« Última modificação: 29 de Setembro de 2021, 18:05:03 por C. Ferrari »


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2021, 12:13:06
Veja bateria R6 2.685 cliques-maior 5D IV

Este final de semana, utilizei a R6 e a EF 24-70 II no aniversário da minha filha, e fiquei surpreso com a com o consumo de energia da camera e duração da bateria original.

Fiz nada menos que 8min de video em 4k e 60fps e 2.685 cliques, e ainda sobrou 4% de carga na bateria. Esta capacidade é maior do que eu tinha, quando estava com a 5D mark IV.

Confesso que fiquei surpreso.

Até mais


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2021, 19:40:07
Belo relato. Cara, eu vou te dizer uma coisa, falam um monte de besteira na internet sobre alcance dinâmico. É fato que os sensores da Sony são um pouco melhores que da Canon, mas francamente, vendo em bancos de imagens ótimas fotos feitas com câmeras da Canon e alcance dinãmico vejo muitos youtubers dizendo isso como se isso fosse altamente revelante; em termos práticos é quase que irrelevante. Ainda mais numa R6 onde o número mais baixo de megapixels ajuda e , de fato, é um recurso quase que uma muleta pois eu entendo que se sua cena ficar mais do que dois pontos sub ou superexposta (erro de exposição) o problema não é a câmera e sim a técnica usada.

Mas tirando isso de lado, parabéns pela aquisição. A R6 tem sido bem elogiada e sempre gostei mesmo dos menus e da ergonomia da Canon são muito eficientes. Sony é ótima? É. Até melhor em alguns pontos, comparando câmeras equivalentes. Mas ... menus, interface, preço das lentes e saída do Brasil forçam a gente a pensar né.

Outro fator é que as lentes EF são bem abundantes no mercado. Por exemplo, as 24-70 2.8L que são muito boas. Parabéns e boas fotos/vídeos com sua R6.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2021, 20:52:14
Hoje fotografei 10 horas em estúdio com a câmera ligada em tethered, fiz 1100 fotos.

Usei 1 bateria e meia. Achei bom o desempenho... mas sábado vou fazer um evento "padrão"


Belo relato. Cara, eu vou te dizer uma coisa, falam um monte de besteira na internet sobre alcance dinâmico. É fato que os sensores da Sony são um pouco melhores que da Canon, mas francamente, vendo em bancos de imagens ótimas fotos feitas com câmeras da Canon e alcance dinãmico .....

Sobre isso, fiz uns testes com a a7iii e r6, pelos meus cálculos o DR da Sony é 1.3EV maior quando buscando recuperar highlights, na medida que o ISO sobe, a Sony fica melhor... mas casos extremos onde errei propositalmente a exposição em 3EV.

Na parte de sombras ainda não testei.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2021, 14:05:40
Muito legal, parabéns pela compra! Eu também já fiz migrações. Comecei Canonzeiro, virei fujicista, passei para Nikon e voltei para Canon de novo. Cheguei a ter Sony e Fuji, mas nunca como equipamento principal de trabalho.
Depois conta como foi o primeiro casório com elas!
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2021, 10:08:07
No aguardo de como elas se saíram no casamento.  :D