Autor Tópico: Nikonzero -> Sonyzero -> Canonzero  (Lida 7174 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2021, 12:50:30
Então, quis esperar mais alguns eventos para dar um feedback mais rico em informações.

A mudança de sistema na parte prática foi muito mais fácil que eu imaginava, principalmente com a possibilidade de configurar basicamente qualquer botão pra fazer qualquer coisa, deixei muito parecido com o que tinha na Sony e melhorei a minha usabilidade com botões extras.

Durante casamentos, a câmera é rápida! No momento já fiz mais de 20 mil fotos com elas e realmente me parecem ser mais "sólidas", câmeras de foto mesmo. Não engasga, não da susto, tá sempre acordada e pronta pra clicar. A câmera tem um modo "Eco" que apaga 50% do brilho dos visores e isso economiza bastante energia. Essa noite fotografei das 15h as 5am e utilizei 2 baterias inteiras e 70% das restantes, 8 mil fotos. Bem interessante.

Sobre o foco, aqui acho que é a principal questão. A parte de aquisição de rosto é "Burra" e muito menos precisa que na Sony. Ela simplesmente demora pra entender que é um rosto, não encontra o olho tão fácil como nas sony's e isso é um pouco complicado pois fotografo 90% do tempo assim.. ela muitas vezes encontra rostos onde não tem, principalmente quando uma pessoa passa na frente e pega a cabeça de costas (na parte da nuca mesmo). Talvez seja questões de configuração do AF pois tem muita coisa pra mexer, estou cada vez mais próximo de encontrar a configuração ideal, mas no geral parece ser mais limitada.

Entretanto, apesar de limitada na aquisição de rosto/olhos, ela é mais PRECISA. Onde tu bota o foco principalmente a noite e pouquissima luz, ela CRAVA! Acredito que estou acertando mais fotos agora, mas espero que façam um upgrade de firmware quando lançar a R3 para deixar essa R6 mais esperta quanto a isso.

Outras coisas que gostei muito também, conectar a câmera pelo wifi, fazer marcação na camera por estrela e mandar direto o .CR3

Exemplo de foto que fiz nesse último casamento que com a sony não seria fácil e aqui tenho uma sequencia de 20 fotos em foco.
Exif:
ISO 1600
1/400
F1.4
Canon R6 adaptada c/ 24mm f1.4 USM

https://image.prntscr.com/image/U8XYxpcZQFGgMzEXKOTiGA.png

100% crop
https://image.prntscr.com/image/0TIOuXTlR6OuNwptr9hswA.png
« Última modificação: 11 de Outubro de 2021, 11:53:34 por André Sena »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2021, 15:01:20
O pessoal que faz bird com a R5 tem essa opinião também.
Que a aquisição de foco era lenta mas o foco depois que inicia é cravado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2021, 08:34:02
Muito boa sua comparação com a Sony. Gostamos de relatos de pessoas "reais".
O foco é graças ao dual pixel, ela crava de verdade.

A imagem não apareceu aqui.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2021, 11:02:16
Muito boa sua comparação com a Sony. Gostamos de relatos de pessoas "reais".
O foco é graças ao dual pixel, ela crava de verdade.

A imagem não apareceu aqui.


Ah, sobre a bateria, usei UMA inteira e 70% da segunda!*

Não sei o que deu, colocando de novo

Exemplo de foto que fiz nesse último casamento que com a sony não seria fácil e aqui tenho uma sequencia de 20 fotos em foco.
Exif:
ISO 1600
1/400
F1.4
Canon R6 adaptada c/ 24mm f1.4 USM


100%Crop

« Última modificação: 11 de Outubro de 2021, 11:03:19 por C. Ferrari »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #19 Online: 11 de Outubro de 2021, 11:54:35

Ah, sobre a bateria, usei UMA inteira e 70% da segunda!*

Não sei o que deu, colocando de novo

Verifiquei o post e por algum motivo este post em questão as tags não funcionaram.
Modifiquei e deixei como link.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Outubro de 2021, 03:44:30
Carlos Ferrari, não sei como vc usa uma 24mm como wide principal,  eu tiro meu chapéu .


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 12 de Outubro de 2021, 09:39:12
Carlos Ferrari, não sei como vc usa uma 24mm como wide principal,  eu tiro meu chapéu .

Kkkkkk pq?? Acha muito aberta ou fechada?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Outubro de 2021, 17:02:51
Kkkkkk pq?? Acha muito aberta ou fechada?

Cansei de 35mm. Fotografo meus sobrinhos e acho o angulo muito aberto, mas percebo muita informacao acontecendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 12 de Outubro de 2021, 17:45:23
Cansei de 35mm. Fotografo meus sobrinhos e acho o angulo muito aberto, mas percebo muita informacao acontecendo.

Não está perto o suficiente  :)
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Outubro de 2021, 18:07:57
Não está perto o suficiente  :)


 :ok: Valeu Vangelismm!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 12 de Outubro de 2021, 20:02:09
Então, quis esperar mais alguns eventos para dar um feedback mais rico em informações.

A mudança de sistema na parte prática foi muito mais fácil que eu imaginava, principalmente com a possibilidade de configurar basicamente qualquer botão pra fazer qualquer coisa, deixei muito parecido com o que tinha na Sony e melhorei a minha usabilidade com botões extras.

Durante casamentos, a câmera é rápida! No momento já fiz mais de 20 mil fotos com elas e realmente me parecem ser mais "sólidas", câmeras de foto mesmo. Não engasga, não da susto, tá sempre acordada e pronta pra clicar. A câmera tem um modo "Eco" que apaga 50% do brilho dos visores e isso economiza bastante energia. Essa noite fotografei das 15h as 5am e utilizei 2 baterias inteiras e 70% das restantes, 8 mil fotos. Bem interessante.

Sobre o foco, aqui acho que é a principal questão. A parte de aquisição de rosto é "Burra" e muito menos precisa que na Sony. Ela simplesmente demora pra entender que é um rosto, não encontra o olho tão fácil como nas sony's e isso é um pouco complicado pois fotografo 90% do tempo assim.. ela muitas vezes encontra rostos onde não tem, principalmente quando uma pessoa passa na frente e pega a cabeça de costas (na parte da nuca mesmo). Talvez seja questões de configuração do AF pois tem muita coisa pra mexer, estou cada vez mais próximo de encontrar a configuração ideal, mas no geral parece ser mais limitada.

Entretanto, apesar de limitada na aquisição de rosto/olhos, ela é mais PRECISA. Onde tu bota o foco principalmente a noite e pouquissima luz, ela CRAVA! Acredito que estou acertando mais fotos agora, mas espero que façam um upgrade de firmware quando lançar a R3 para deixar essa R6 mais esperta quanto a isso.

Outras coisas que gostei muito também, conectar a câmera pelo wifi, fazer marcação na camera por estrela e mandar direto o .CR3

Exemplo de foto que fiz nesse último casamento que com a sony não seria fácil e aqui tenho uma sequencia de 20 fotos em foco.
Exif:
ISO 1600
1/400
F1.4
Canon R6 adaptada c/ 24mm f1.4 USM

https://image.prntscr.com/image/U8XYxpcZQFGgMzEXKOTiGA.png

100% crop
https://image.prntscr.com/image/0TIOuXTlR6OuNwptr9hswA.png

Interessante seu relato sobre velocidade, precisão e o desempenho do autofoco com os pontos fortes e fracos da Canon em relação a Sony. Claro que há outros aspectos que devemos considerar como, por exemplo, o buffer pra armazenar as fotos , etc.

O que achei interessante é o seu relato do uso real do equipamentos com seus pontos fortes e fracos, muito diferentes de reviews de Youtube pagos por fabricantes pra falar bem ou por concorrentes pra falar negativamente , o melhor review é o de uso pessoal fruto das próprias observações particulares.

Sobre encontrar rosto, confesso que achei estranho pois já trabalhei com algumas câmeras com dual pixel e rosto era a primeira coisa que o sensor encontrava pra manter em foco. Até me assustou a R6 ter essa "lerdeza". Porém , eu imagino que alguma atualização futura de firmware possa melhorar este aspecto.

Esses dias vi uma comparação de ruído entre a RP e a R6 e o salto de desempenho do sensor é bem visível na R6, nesse aspecto.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Novembro de 2021, 15:26:25
E aí Carlos, como andam as duas R6 nos eventos em geral?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #27 Online: 08 de Novembro de 2021, 16:21:33
E aí Carlos, como andam as duas R6 nos eventos em geral?

Excelentes. Só torcendo pra vir algum firmware quando lançar a R3 pra ela ficar mais esperta e parar de pegar nuca ao invés de rosto. De resto nada a reclamar.

Precisa a Godox atualizar os firmwares tbm e conseguir usar HSS externo em TTL... isso tá chato, mas nada a ver com a Canon.

Já fiz 53 mil fotos (sim eventos bombando), estou 100% adaptado com o sistema.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Novembro de 2021, 17:21:45
Excelentes. Só torcendo pra vir algum firmware quando lançar a R3 pra ela ficar mais esperta e parar de pegar nuca ao invés de rosto. De resto nada a reclamar.

Precisa a Godox atualizar os firmwares tbm e conseguir usar HSS externo em TTL... isso tá chato, mas nada a ver com a Canon.

Já fiz 53 mil fotos (sim eventos bombando), estou 100% adaptado com o sistema.
Show de bola.

Godox tem seus bug´s, mas ainda é o melhor sistema cxb de flashes atualmente.

Eita, que bom! Cada corpo tem por volta de 26k?
« Última modificação: 08 de Novembro de 2021, 17:22:01 por YP »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #29 Online: 08 de Novembro de 2021, 17:42:25
Show de bola.

Godox tem seus bug´s, mas ainda é o melhor sistema cxb de flashes atualmente.

Eita, que bom! Cada corpo tem por volta de 26k?

Não sei se tá media igual, teria que ver. não fico tentando equilibrar kkkk sei do numero pela pasta do LR