Autor Tópico: Nikonzero -> Sonyzero -> Canonzero  (Lida 7179 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 08 de Novembro de 2021, 18:42:26
Excelentes. Só torcendo pra vir algum firmware quando lançar a R3 pra ela ficar mais esperta e parar de pegar nuca ao invés de rosto. De resto nada a reclamar.


Tem uma pessoa de frente e outra de costas, a câmera foca na nuca?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #31 Online: 09 de Novembro de 2021, 11:39:38
Tem uma pessoa de frente e outra de costas, a câmera foca na nuca?

Sim, acontece muito. Principalmente se a pessoa de costas está em primeiro plano.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 09 de Novembro de 2021, 12:08:16
Sim, acontece muito. Principalmente se a pessoa de costas está em primeiro plano.

Entendi, acho que é efeito colateral do algoritmo pra ficar na cabeça da pessoa quando ela vira o rosto.

Não sei se na R6 tem os botões pra isso.
Mas vi um video da R3 o cara explicando que deixa o AF tracking + face ativado e configurou um botão pra mudar para single.
Aí o ponto de foco vai pro centro, então ele escolhe onde vai focar, como se fosse focar e recompor com o ponto central das DSLR.
Ao soltar o botão, volta o rastreio só que no assunto que ele queria.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #33 Online: 09 de Novembro de 2021, 13:27:13
Entendi, acho que é efeito colateral do algoritmo pra ficar na cabeça da pessoa quando ela vira o rosto.

Não sei se na R6 tem os botões pra isso.
Mas vi um video da R3 o cara explicando que deixa o AF tracking + face ativado e configurou um botão pra mudar para single.
Aí o ponto de foco vai pro centro, então ele escolhe onde vai focar, como se fosse focar e recompor com o ponto central das DSLR.
Ao soltar o botão, volta o rastreio só que no assunto que ele queria.

Sim eu uso isso desde as Sony's. O botão AF On é servo + o sistema de foco que eu quero. O botão do lado dele é o que vai só pro Eye AF, mas nesse caso pega a nuca pq entende como cabeça kkkk


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 10 de Novembro de 2021, 08:13:58
Sim eu uso isso desde as Sony's. O botão AF On é servo + o sistema de foco que eu quero. O botão do lado dele é o que vai só pro Eye AF, mas nesse caso pega a nuca pq entende como cabeça kkkk
Em entrada de noivo/noiva onde tem inúmeras pessoas na cena você foca em qual modo?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #35 Online: 12 de Dezembro de 2021, 19:02:00
Em entrada de noivo/noiva onde tem inúmeras pessoas na cena você foca em qual modo?

Não sei pq não te respondi aqui, mas foco em servo com botão ativando eye af e quando ele não encontra rosto uso o expanded af around


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #36 Online: 13 de Dezembro de 2021, 12:17:59
Quem diria.... o mundo dá voltas. Mas brincadeiras à parte, fez um grande negócio.
Hoje, entre Canon e Sony, não existe câmera ruim nessas últimas gerações. Os pontos que vc reclamou da Sony A7III, eu concordo com a maioria deles mas vamos lembrar que é uma câmera de 2018 e foi revolucionária na sua época.
Acho que a A7IV vai empatar ou até ganhar nesse jogo quando comparado com a R6. Acho que a maior diferença entre elas está na ergonomia mesmo.

Sobre a questão de tamanho de arquivo RAW, eu só o compressed RAW mas, para mim, a Canon entrega essa relação 1:1 no seu arquivo original porque justamente o algoritmo deles faz o que o compressed da Nikon e Sony fazem. Por isso que todos nós que usamos arquivos compressed da Sony nunca tivemos problemas. É como se a Sony tivesse a opção de entregar algo a mais na qualidade do arquivo que a Canon não tem (não que vá fazer diferença para 99% das coisas).

Agora eu fiquei abismado com a quantidade de fotos que vc tira. A triagem e a pós do que resta deve cansar mais do que estar no evento em si.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #37 Online: 13 de Dezembro de 2021, 16:47:15
Quem diria.... o mundo dá voltas. Mas brincadeiras à parte, fez um grande negócio.
Hoje, entre Canon e Sony, não existe câmera ruim nessas últimas gerações. Os pontos que vc reclamou da Sony A7III, eu concordo com a maioria deles mas vamos lembrar que é uma câmera de 2018 e foi revolucionária na sua época.
Acho que a A7IV vai empatar ou até ganhar nesse jogo quando comparado com a R6. Acho que a maior diferença entre elas está na ergonomia mesmo.

Sobre a questão de tamanho de arquivo RAW, eu só o compressed RAW mas, para mim, a Canon entrega essa relação 1:1 no seu arquivo original porque justamente o algoritmo deles faz o que o compressed da Nikon e Sony fazem. Por isso que todos nós que usamos arquivos compressed da Sony nunca tivemos problemas. É como se a Sony tivesse a opção de entregar algo a mais na qualidade do arquivo que a Canon não tem (não que vá fazer diferença para 99% das coisas).

Agora eu fiquei abismado com a quantidade de fotos que vc tira. A triagem e a pós do que resta deve cansar mais do que estar no evento em si.

A quantidade de foto foi descomunal por conta dos eventos acumulados, 150k de fotos em 2 meses é um record pra mim tbm... e depois das Canon's aumentei o meu número de fotos feitas nos eventos... não sei por que. Casamento que girava em 7-8 mil passou pra 10k... acho que eu tô mais confiante no equipamento e me permitindo inventar mais coisa. Quanto ao FPS é o mesmo da A73, acho que até menor... as minhas lentes por serem adaptadas e antigas ficam em 6fps só.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.279
Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2021, 14:53:10
Uma breve história do fotógrafo que pulou de galho em galho.

Hoje chegaram minhas novas R6's e oficialmente sou C A N O N !

Desde que comecei a fotografar utilizei Nikon, muito por ter na família já uma FT3 que no início usava para fotografar e era minha única fixa 50mm (f2 manual) que conseguia utilizar na minha primeira câmera D5000.
Os anos passaram e me profissionalizei e passei a viver de fotografia, na Nikon utilizei nessa ordem D5000 / D70s / D7000 / D700 / D3s / D750 e foi assim até junho de 2019, quando descobri o mundo mirrorless com a Sony a7iii.

A migração na época se deu por alguns motivos: As D750 estavam com 3 anos de uso / mirrorless / Eye AF / Nikon havia saído do Brasil e não queria arriscar migrar pra Z6 sem suporte oficial aqui.

Ir pra Sony foi muito fácil, AUTORIZADAS NO BRASIL, câmera recém lançada com capacidade para video excepcional e o melhor Eye AF do mercado, que pra quem faz social hoje já é indispensável. Arquivos sony iguais aos da nikon praticamente. O maior problema foi o alto valor das objetivas. Na Sony estou com o set 2 a73 / 24 1.4GM / 55 1.8 zeiss / 16-35 f4 zeiss e 70-200 f4 sonyG. (todas a venda por sinal).

Mas nem tudo é coisa boa: vertical lines em contra luz por conta do sistema de AF PDAF, que zebram a foto e tem que passar num programinha pra remover as piores (leia mais aqui: http://aggregate.org/DIT/KARWY-SR/karwy/test/karwy.html), aqueles problemas com o obturador assustaram também... uma delas quebrou com 4 mil cliques e foi trocado, a outra está 100% até hoje. 150k cliques em cada, uns 30% desses no eletrônico 100%. A câmera pode ser um pouco "lenta". Quando tu liga precisa 2 segundos pra poder disparar, os menus são confusos, as vezes tu usa o dial de obturador/diafragma e ela demora pra retornar e também a inexistência de flashes nativos aceitáveis. Na época comprei 2 V1s (que também estão a venda) e me supriram muito bem junto com o AD400 pro de estúdio. Então essa parte de flashes foi até bom pois montei um setup legal, que vou levar pra canon... estou adquirindo os novos v860III.

Então por quê migrar pra Canon? Em resumo: estratégia relacionada a $$ e A SONY NOS ABANDONOUUUU (CANON NÃO SEJA A PRÓXIMA, aí vou ter que virar fujizero)

Há mais de ano espero a a74 para atualizar. E não vem!!! Por conta da pandemia ou sei-la o que. Ao que tudo indica os rumores apontam ela com anúncio em outubro, com entrega em dezembro e sabe-se lá o valor que vai vir. Mas uma coisa me chamou atenção: 33mpx. Quem faz social sabe que 24mpx é o limite para se fotografar. Eu faço de 6 a 8 mil fotos por casamento... são 200gb de fotos todo o sábado. Na sony pra quem não sabe não há raw comprimido sem perda, no máximo tu usa ele comprimido e vira 12bits que é o que eu faço hoje. Assim o arquivo de 24mpx cai de 50mb pra 24mb. Então imagina esses arquivos novos de 33mpx... problema na certa pro meu workflow. O preço também é outra coisa que se imagina vir a 2500USD, pra bater de frente com a R6. O problema é que quando lançar lá nesse valor a Sony no Brasil/PY é muito inflacionada e vai vir a preço de R5 (anotem) sem falar no dólar ano que vem sendo ano eleitoral, eu digo que vai a 6,5.

O que eu fiz: comprei 2 R6 no brasil, com NF e garantia 1 ano BR (a preço de PY entregue aqui), com ASSISTÊNCIA NO BRASIL (e POA aqui do lado), 20.1mpx (tesão), câmera esperta e rápida, menus lindos, sistema de AF e Eye AF equivalente ao da a73... e uma infinidade de botões que posso customizar no corpo sem falar nas muitas lentes no mercado de usado a preço de banana! Sem falar que ao vender tudo sony é capaz de sobrar uns trocos ainda.

O que eu perco: basicamente nas canons é o alcance dinâmico limitado que tem em todos os sensores, mas coloquei na balança e pra mim não vai ser problema.. e o peso! essas bichinhas são grandes e com o adaptador ela perde o centro de equilíbrio, eventualmente quando sair todas as RF vou migrar aos poucos.

Meu set de Canon vai ficar 2 r6 / 24mm f1.4 (já adquirida usada), 50mm 1.8 RF (de plástico, vou pegar uma EF 1.2 assim que vender tudo sony, ou quem sabe RF? kkkk) 16-35 f4 usada e 70-200 f4 usada IS I / 2 godox 860v3.


Ainda não testei ela em eventos, faz 5 horas que tô com elas na mão e acabei de configurar... mas são lindas e passam muita confiança.
Perguntas: sintam-se a vontade.

No outro tópico falaram que eu era fan de Sony, mas não sou. Sou fan de Apple e era da Nikon até nos abandonar.  :no:

VIVA CANONNNNN

Bacana seu relato Ferrari.
Antes de migrar para o sistema Nikon Z (Z6II), avaliei bastante mudar para a Canon R6. Mas confesso que fiquei com preguiça de vender tudo e comprar tudo para Canon. Diferente de você, que tem um volume enorme de arquivos, meu trabalho principal e com fotografia científica (registro de fenômenos físicos, químicos e pequenos organismos) trabalhando com 3 universidades públicas, e também com o setor de energia (termoelétrica, eólica e fotovoltaica). Sendo um volume mais baixo e podendo ser feito com uma câmera de backup, caso a principal precise de manutenção.
Gosto bastante da Canon... este ano vendi minhas últimas câmeras (aps-c) e lentes - ficando apenas com Nikon.
Parabéns pela aquisição.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2021, 14:59:33 por peccioli »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 16 de Dezembro de 2021, 13:45:33
Carlos nao sei se vc ja respondeu essa duvida em algum outro topico, mas com esta o FPS no disparo continuo + servo + eye com flash ttl  ,  tem aqueles depoimentos da galera afirmando que na RP é mto lerda pra isso, que cai pra 3fps , ja vi esses relatos tambem na R que usar flash ttl com ela nos eventos onde usa Ai Servo ela cai o desempenho bastante , gostaria de saber como esta isso na R6


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #40 Online: 16 de Dezembro de 2021, 16:05:11
Carlos nao sei se vc ja respondeu essa duvida em algum outro topico, mas com esta o FPS no disparo continuo + servo + eye com flash ttl  ,  tem aqueles depoimentos da galera afirmando que na RP é mto lerda pra isso, que cai pra 3fps , ja vi esses relatos tambem na R que usar flash ttl com ela nos eventos onde usa Ai Servo ela cai o desempenho bastante , gostaria de saber como esta isso na R6

Na R6 não tem essa limitação. O que limita o FPS são as lentes mais antigas adaptadas.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 17 de Dezembro de 2021, 10:08:21
Na R6 não tem essa limitação. O que limita o FPS são as lentes mais antigas adaptadas.

nas suas lentes adaptadas existem essa limitação mesmo ? vc chega a sentir bastante a diferença ?

como esta seu set de lentes hoje, ainda continua com as que voce citou no inicio do topico ?



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #42 Online: 17 de Dezembro de 2021, 10:28:04
nas suas lentes adaptadas existem essa limitação mesmo ? vc chega a sentir bastante a diferença ?

como esta seu set de lentes hoje, ainda continua com as que voce citou no inicio do topico ?

A limitação só tem com obturador mecanico, no eletronico pega os 20fps. estou com a 16-35 f4 (essa é 100% compatível), 24 1.4 / 50 1.2 e 70-200 f4 IS. Nas tele ainda não usei fps alto, mas as outras fica em 6-7fps. Pro que eu uso é ótimo, e nem uso no modo mais rápido..


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Dezembro de 2021, 11:13:38
A limitação só tem com obturador mecanico, no eletronico pega os 20fps. estou com a 16-35 f4 (essa é 100% compatível), 24 1.4 / 50 1.2 e 70-200 f4 IS. Nas tele ainda não usei fps alto, mas as outras fica em 6-7fps. Pro que eu uso é ótimo, e nem uso no modo mais rápido..

mas tudo isso que vc respondeu é referente ao uso no combo de config que eu informei né,
flash ttl+aiservo+eye+highspeed H+
que a duvida é justamente pelo os relatos da rp e r ficarem lentas com o disparo continuo de flash


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #44 Online: 17 de Dezembro de 2021, 11:46:45
mas tudo isso que vc respondeu é referente ao uso no combo de config que eu informei né,
flash ttl+aiservo+eye+highspeed H+
que a duvida é justamente pelo os relatos da rp e r ficarem lentas com o disparo continuo de flash

Sim pois só trabalho dessa maneira(TTL e eye af), mas não uso H+, somente H. E não há limitação de fps por isso, somente pelas lentes adaptadas antigas. Se usar a 16-35 pega 10fps.