Autor Tópico: Nikonzero -> Sonyzero -> Canonzero  (Lida 7182 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #60 Online: 13 de Março de 2022, 21:58:38
Interessante, no YT já vi muitos reclamaram das cores da Sony querendo voltar para Canon.

Sim, se estivesse com lentes RF seria uma comparação mais "correta".

Como já teve Nikon, qual a comparação dela com as duas citadas?

Nos testes cegos, normalmente prefiro as cores da Sony direto da câmera. Meu gosto deve ser meio errado, vai entender...

Sobre as lentes RF, ignoro qualquer diferença. Não sei se existe algum comparativo que a gente possa ver.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #61 Online: 14 de Março de 2022, 11:19:30
Não, e pra mim cor da Sony são muito mais bonitas... pra adaptar meu preset não foi fácil, ainda não sei se tá 100% e já passou 7 meses.. ainda mudo algumas coisas pontuais.

Sony é mais fácil de acertar. Acredito por conta das lentes que influenciam muito na cor e contraste... o processo zeiss/sony é mais novo que a linha L que uso na Canon 50 1.2 e 24 1.4 por exemplo.
Eu não esperava por essa resposta.... Há 1 ano atrás estava na pira de talvez trocar para Z7 usada ou R6 e baixei bastante RAW de vários cenários. Única câmera que me chamou mais a atenção foi a Z7. De resto, achei tudo muito parecido e, como já mencionado, desde que se fotografe em RAW, é tudo uma questão de edição.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #62 Online: 14 de Março de 2022, 11:24:10
Eu não esperava por essa resposta.... Há 1 ano atrás estava na pira de talvez trocar para Z7 usada ou R6 e baixei bastante RAW de vários cenários. Única câmera que me chamou mais a atenção foi a Z7. De resto, achei tudo muito parecido e, como já mencionado, desde que se fotografe em RAW, é tudo uma questão de edição.

Por sensor Nikon antigamente ser sony em grande maioria das cameras, a adaptação pra mim foi mais fácil. Canon sempre foi bizarro huahuahuahua


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 11 de Abril de 2022, 17:36:57
Carlos, o Jared fez o mesmo caminho que você...  :assobi:

N>S>C

« Última modificação: 11 de Abril de 2022, 17:37:15 por YP »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #64 Online: 11 de Abril de 2022, 19:03:22
Carlos, o Jared fez o mesmo caminho que você...  :assobi:

N>S>C



EU FUI ANTESSS!!!!!
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Detalhe que ele foi direto pra R3. Só ter dim dim.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #65 Online: 19 de Maio de 2022, 20:16:45
Eu não esperava por essa resposta.... Há 1 ano atrás estava na pira de talvez trocar para Z7 usada ou R6 e baixei bastante RAW de vários cenários. Única câmera que me chamou mais a atenção foi a Z7. De resto, achei tudo muito parecido e, como já mencionado, desde que se fotografe em RAW, é tudo uma questão de edição.

Este assunto é interessante, pois depende do sensor e do processador de imagens.

Uma vez fiz um ensaio com uma Helios 44_M4 que tem um contraste um pouco baixo em abertura máxima, mas uma saturação de cor interessante quando tiravamos foto no RAW. Usei a Canon 7D Mark 1 na época e uma Sony A6000, em Raw , com o mesmo balanço de branco pras duas câmeras e usando a mesma lente com adaptador. Nas duas o perfil "Neutro" estava ativado, pois embora não interfira no RAW, mas o histograma do JPG Neutral fica o mais parecido possível com o arquivo Raw. Enfim...

Na época, minhas conclusões:
1. O RAW da Sony tem maior latitude de exposição. Mas sempre disse que pra mim este assunto é irrelevante por diversos motivos que já discutimos aqui no fórum.

2. O RAW da Canon era mais saturado direto da câmera. O contraste e a saturação das cores quentes me agradava mais do que da Sony. Não sei exatamente o motivo, mas ajustar o balanço de branco em uma sequência de fotos era mais fácil pra mim na 7D do que na A6000.

2. As cores quentes como Laranja, Amarelo, Vermelho e os tons de azul-celeste como , por exemplo, o azul do céu eram mais bonitas na Canon. Por outro lado, os tons mais claros de violeta, magenta e verdes eram mais bonitos (pro meu gosto) na A6000.

3- Por mais que usasse a mesma lente, o processo de edição varia bastante entre dois modelos de câmera, usando os arquivos RAW e o mesmo setup de luz (natural + flash).

4- Tinha a impressão também que os RAWs da Sony A6000 eram ligeiramente mais nítidos do que os RAws da Canon 7D. Todavia não era uma diferença tão absurda assim. Na prática, a diferença era marginal.

5- Sobre os JPGS direto da câmera: os JPGS de todas as câmeras da Sony que já vi eram bem melhores que os da Canon. Sempre achei que os engenheiros da Canon foram meio "preguiçosos" ao criar perfis de JPG (tirando os de preto e branco que tinham uma razoável customização). Mas os perfils de JPG coloridos sempre foram bem sem graça na Canon. Então imagino que pra Sony fazer algo melhor, não seria algo muito difícil.

Carlos, se puder me responde uma dúvida por favor: dizem que os JPG direto da câmera  da R5 e R6 estão bem melhores do que a Canon fazia nos modelos anteriores ? Procede  essa informação?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #66 Online: 20 de Maio de 2022, 14:42:03

Carlos, se puder me responde uma dúvida por favor: dizem que os JPG direto da câmera  da R5 e R6 estão bem melhores do que a Canon fazia nos modelos anteriores ? Procede  essa informação?

Pior que não tenho como te responder essa. Não lembro de ter feito nenhum jpg nem na canon nem nas sony's.. das nikon só tenho de uns 8-9 anos atrás direto da câmera... sempre fiz raw