Autor Tópico: Consegue ver a diferença? Crop vs Fullframe  (Lida 5124 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 07 de Outubro de 2021, 19:08:53
Era bem comum cada objetiva ter uma assinatura bem específica. Por exemplo no caso das Rolleiflex, a turma não gostava dos modelos com objetiva Tessar para retratos, pois em aberturas médias é muito contrastada e nítida, então qualquer ruga ficava bem evidente. Para isso as Planar eram mais adequadas, mesmo tendo a mesma distância focal.

Hoje a coisa complica um pouco mais porque existem objetivas OEM idênticas que são vendidas para diversas marcas com nomes diferentes, e além do mais no meio digital, é muito difícil que alguma saída em jpg não aplique algum tipo de correção ótica, de curvas e de cores. O mesmo acontece como RAW, cada programa que importa aplica valores definidos pelo fabricante e por aí vai.

Nitidez não é tudo.
Bokeh não é tudo.
Resolução não é tudo.

São apenas componentes de uma imagem que devem ser usados da maneira que mais agradar a quem fotografa.

Uma vez aprendi que a maioria das lentes são melhores do que a maioria dos fotógrafos.

AF Schalder, obrigado pela aula, interessante essa área.

Se fosse o contrário, a indústria estaria pobre!   :ponder: hehehe





José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 08 de Outubro de 2021, 14:20:58
1 - Minha resposta – Não.

Cxpostal Resposta - ‘Não.’  Simples assim!

Cheferson – muito ‘preciosismo’ – Perfeito! Faz 7 anos comprei 2 superzoom Nikon, 2 DSLR Canon, mas um amigo disse assim: Eu, câmera ou lente...’desfoca o fundo’! Somente um!!!

Mike Castro
Eu até vejo, mas meus fregueses não veem kkkkk – Verdade!

Eu fiz 3 casamentos(1 cartório + ensaio pós; 2 cartório; 3 cartório e casamento e mini pós – vovô do noivo, tinha uma Sony A6XXX, eu tinha(ou tenho) Canon T5i!

AFShalders Deu aula, história e cores, sistemas, etc, curiosidades, enriquecem Fórum ou tópico.

Site/youtube back to basics Andrey Lanhi tinha(ou tem) T5i, eventos, casamentos, etc (trocou por 6D).


2 - Colega Rinaldo disse ‘Micro 4/3 é um sistema consolidado e uma ótima alternativa para muitas aplicações. Claro que não vai durar pra sempre, mas o que não entendo é essa torcida pela morte de um sistema tão bacana.’

Acredito este Tópico também...’Torcer’ contra APC-S ou sistema Canon-M, etc
Realmente é feio.

Crop vs FF, Crop vs Canon M, Crop vs Micro4/3, DSLR vs Mirroless, Nikon vs Canon…

Tópico é Consegue ver a diferença? Crop vs Fullframe! Moderador rsrs Urgente rs  :assobi:  :D

Abraços
Cumprimentos!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 08 de Outubro de 2021, 15:09:10

Crop vs FF, Crop vs Canon M, Crop vs Micro4/3, DSLR vs Mirroless, Nikon vs Canon…

Tópico é Consegue ver a diferença? Crop vs Fullframe! Moderador rsrs Urgente rs  :assobi:  :D

Abraços
Cumprimentos!

É porque as vezes a coisa não é tão simples quanto parece a primeira vista.

Resposta simples: Na maioria das vezes, para a maioria das pessoas, não faz diferença nem se a foto for feita com celular.
O porque dessa resposta se desdobra em muitos outros assuntos interconectados.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 08 de Outubro de 2021, 17:43:58
É porque as vezes a coisa não é tão simples quanto parece a primeira vista.

Resposta simples: Na maioria das vezes, para a maioria das pessoas, não faz diferença nem se a foto for feita com celular.
O porque dessa resposta se desdobra em muitos outros assuntos interconectados.


É verdade! No mês passado, pensei na 6D II, nova; FF mas custo, lentes, etc. Comprei 80D. Minha opinião é íncrivel! Na T5i, por exemplo, Tiê Preto macho (preto ou azulado) as fotos não tem 'textura', chapadas. Na 80D tem textura, cores mais precisas, preto/azulado, nítida. Fotografei, hoje, tiê preto.
Abraço


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 09 de Outubro de 2021, 07:29:09
A fotografia mudou.
Antes vc tinha câmeras semi pros apsc e a Nikon oferecia algo muito perto, dois slots e tal. Mas Nikon  tem sua história no FF, um monte de lentes , estética e clientes que pagaram.
Veio a Sigma e revolucionou o aps c.
Canon e Nikon não gostaram.

Os sensores FF na mão deles oferecem melhores resultados, e eles possuem um set  histórico de lentes, clientes .

A Fuji viu uma necessidade, um mercado e se colocou. Muito bem por sinal.

Sony e Canon tem alguma vantagem no eye AF e Nikon oferece lentes 1.8 possíveis de se ter.. algumas lentes  eu nem sonho. Não vou nem falar em vídeo, muita coisa mudou.

Sensores menores tendem a dar ótimos resultados com Ibis e menos Rolling schutter, mas FF estão evoluindo.

Câmeras apsc semi pro, com bom grip se fizerem ( para pássaros, esportes)não custarão menos de 2000 dólares. Já estavam nesse caminho.

Quem faz foto e vídeo, usa essas novas tecnologias, não espera ter uma câmera no formato semi pro ou amador avançado como era concebido antes.









« Última modificação: 09 de Outubro de 2021, 07:44:59 por Leonardo Tonin »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #35 Online: 10 de Outubro de 2021, 01:11:03
eu não consigo ver a diferença e tbm não me preocupo muito com isso,
eu coloco meus esforços para ver uma luz de qualidade, compor melhor, aprender novas linguagens e técnicas.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #36 Online: 14 de Outubro de 2021, 08:37:55
eu não consigo ver a diferença e tbm não me preocupo muito com isso,
eu coloco meus esforços para ver uma luz de qualidade, compor melhor, aprender novas linguagens e técnicas.
Esse é um dos pontos importantes, entender que o equipamento, seja ele fullframe ou crop, não é um limitador daquilo que você pode criar, o que limita é aquilo que você mencionou, falta de luz de qualidade, composição e técnicas aplicadas.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #37 Online: 14 de Outubro de 2021, 12:34:02
Esse é um dos pontos importantes, entender que o equipamento, seja ele fullframe ou crop, não é um limitador daquilo que você pode criar, o que limita é aquilo que você mencionou, falta de luz de qualidade, composição e técnicas aplicadas.

outro dia vi o Lindsay comentando que qualquer equipamento que vc comprar que foi lançado há alguns anos já produz um imagem satisfatória,
eu tbm concordo, então a gente pode focar em outros aspectos, a única ressalva que faria é sobre lentes, tem algumas com estética únicas e que realmente fazem um diferencial, eu mesmo gostaria de usar uma Petzval.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 14 de Outubro de 2021, 13:00:30
outro dia vi o Lindsay comentando que qualquer equipamento que vc comprar que foi lançado há alguns anos já produz um imagem satisfatória,
eu tbm concordo, então a gente pode focar em outros aspectos, a única ressalva que faria é sobre lentes, tem algumas com estética únicas e que realmente fazem um diferencial, eu mesmo gostaria de usar uma Petzval.

Até sobre lente ter estética eu acho duvidoso......

Porque em f/8 ninguem percebe diferença, só com a lente aberta.

E até com a lente aberta não é 100%.
Fazer um retrato com fundo preto ou branco, com a lente aberta também não vai mostrar estética da lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 14 de Outubro de 2021, 14:19:50
outro dia vi o Lindsay comentando que qualquer equipamento que vc comprar que foi lançado há alguns anos já produz um imagem satisfatória,
eu tbm concordo, então a gente pode focar em outros aspectos, a única ressalva que faria é sobre lentes, tem algumas com estética únicas e que realmente fazem um diferencial, eu mesmo gostaria de usar uma Petzval.

Parabéns!

Vi alguns dias teu site. Fotografias e arte!
Gostaria, só pouquinho, talento teu.... Felipe Mendes, AFShalders, astrofoto, Mike Castro, Carlos Ferrari, Douglas Fernando, casamento...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 14 de Outubro de 2021, 17:00:33
Parabéns!

Vi alguns dias teu site. Fotografias e arte!
Gostaria, só pouquinho, talento teu.... Felipe Mendes, AFShalders, astrofoto, Mike Castro, Carlos Ferrari, Douglas Fernando, casamento...


José, suas fotos de pássaros são excelentes, nunca consegui nada que chegasse sequer perto.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 15 de Outubro de 2021, 13:02:29

José, suas fotos de pássaros são excelentes, nunca consegui nada que chegasse sequer perto.


Oi colega
Valeu, mesmo!!!

Muito obrigado pelo incentivo.
Abraço


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 15 de Outubro de 2021, 15:24:09
Com arte, vc pode vc fazer o que quiser.

Em situações comerciais, a conversa muda.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #43 Online: 23 de Outubro de 2021, 08:44:28
Com arte, vc pode vc fazer o que quiser.

Em situações comerciais, a conversa muda.
Não entendi Leonardo, pode falar mais um pouco?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 23 de Outubro de 2021, 11:11:34
Claro que sim querido.

Eu já conheci fotógrafos que só trabalham com Canon.  E empresas de tratamento de imagem que só trabalham com Adobe.
Uma vez que você trabalha para eles, você precisa se ajustar.