Autor Tópico: Consegue ver a diferença? Crop vs Fullframe  (Lida 5086 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #45 Online: 23 de Outubro de 2021, 11:52:04
A maioria absoluta dos fotógrafos são autônomos e trabalham diretamente para o cliente final.
Logo, comercialmente, podem fazer o que quiserem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 23 de Outubro de 2021, 12:43:59
A maioria absoluta dos fotógrafos são autônomos e trabalham diretamente para o cliente final.
Logo, comercialmente, podem fazer o que quiserem.

Então tá bom, fico feliz pois tenho aps c.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #47 Online: 01 de Novembro de 2021, 20:16:50
Hoje se a pessoa não vai fazer grandes impressões, acho que passa batido a questão do fullframe e crop, claro que há diferenças, pontos positivos dos dois lados, mas a diferença vem caindo com os avanços. Muitos hoje pensam mais em pegar uma câmera crop mais moderna do que uma fullframe mais batida, um exemplo é a 6D, quantas vezes eu vi aqui o pessoal falando que valia mais apena pegar uma crop. Pode ser que no futuro essa discussão nem exista mais.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 02 de Novembro de 2021, 05:20:05
Entre duas câmeras da Nikon, ambas de 24 mp, é perceptível uma diferença com algumas lentes devido a alta densidade de pixels. Perceptível, mas nem sempre importante, acaba sendo mais uma impressão geral. No caso da sensibilidade de foco em baixa luz, d7200 vai bem. (-3ev) e d610 sofre um pouco (-1 Ev) .
Mas não sei muito onde vc fotografe no escuro. Acho que afeta mais são cenas de pouco contraste.

No caso da Nikon, a intenção me parece ser vender esse caminho de um produto mais simples até um mais elaborado.

 Existem discursos intermináveis, sobre pós produção, sobre 50mm , fixas x zoom. Fotografia é um processo bem enrolado.




Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 03 de Novembro de 2021, 00:29:25
Parabéns!

Vi alguns dias teu site. Fotografias e arte!
Gostaria, só pouquinho, talento teu.... Felipe Mendes, AFShalders, astrofoto, Mike Castro, Carlos Ferrari, Douglas Fernando, casamento...

Só agora vi meu nome aqui, entre suas referências! Muitíssimo obrigado! Me senti lisonjeado!
Valeu mesmo!  :ok: :ok:

A maioria absoluta dos fotógrafos são autônomos e trabalham diretamente para o cliente final.
Logo, comercialmente, podem fazer o que quiserem.

Basicamente é isso.
Cliente não liga se vai usar 1dx Mark III ou 300d.
Ele avalia ANTES de ver suas fotos:
- Recomendações de amigos, parentes, assessoras;
- Prazo de entrega;
- Personalidade, jeito do fotógrafo.
- Ai vem as fotos.

Todo mundo hoje tá fazendo foto muito parecida. Aquela diferença entre o melhor e o piorzinho da cidade estão caindo, porque a tecnologia, a qualidade das câmeras e softwares de edição, melhorou muito.

Hoje se a pessoa não vai fazer grandes impressões, acho que passa batido a questão do fullframe e crop, claro que há diferenças, pontos positivos dos dois lados, mas a diferença vem caindo com os avanços. Muitos hoje pensam mais em pegar uma câmera crop mais moderna do que uma fullframe mais batida, um exemplo é a 6D, quantas vezes eu vi aqui o pessoal falando que valia mais apena pegar uma crop. Pode ser que no futuro essa discussão nem exista mais.

Posso falar com certa propriedade sobre isso, porque desde que me tornei autônomo, uso APS-C.
Tenho três máquinas, e quatro lentes, tudo APS-C e EF-S.
Quando comprei a primeira 60d, as opções eram 7d e 5d Mark II. Ambas muitíssimo mais caras que a sessentinha.
Como fui direcionando equipamento pro lado EF-S, quando vi, só tinha lente assim.
Aí chegou a época de substituir as 60d: escolha natural, as 80d eram melhores em tudo, com pouca variação de preço Ignorando o fator cambial, claro. 60d paguei 940 dólares, 80d uma 915, outra 890. Mas aí o dólar tava lá em cima.
Porque não peguei a 6d? Muitos relatos de baixa durabilidade. Defeitos bobos crônicos, e em muitas máquinas. Mais da metade dos colegas que têm/tiveram 6d, relatam alguma zica precoce. Obturador travando com 50k, botão pifando, slot de cartão com erro, por aí vai. Ela não aguentava o pau das formaturas.
Aí, além do sensor maior, em que ela era melhor que as 80d? Além de tudo isso, iria precisar trocar todas as lentes.
Fiquei assim, e na moral, sabem quem torce o nariz para minhas máquinas? Os outros fotógrafos. Alguns, naquela briga de orçamento, chegaram ao ponto de falar "Meu equipamento é melhor que o do Mike, o meu é fufreime"
Aí você vai ver o equipamento: 6d fodida sem borracha, 24-105 com flat trocado 10 vezes kkkkkkkk
Ah não, né.

"MAS MIKE, DÁ DIFERENÇA?" Lógico que dá. Não sou burro de negar isso.
Mas, é só em situacoes limite, como a partir de ISO alto, coisa de 3200 pra lá.
Como para meu estilo de foto isso não faz tanta falta, prefiro o af esperto das oitentinha.

Tanto que tô juntando dinheiro pra ir comprar a RP.
Mas nada me impede de dar um doido, e meter umas lentes melhores, e manter as 80d, hehehe.
Só vou ter certeza quando estiver no dia de comprar...