Autor Tópico: Impressão de fotografia  (Lida 1453 vezes)

Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio Pexels
Online: 09 de Outubro de 2021, 11:44:08
Bom dia!

Alguém saberia indicar um guia rápido do melhor tamanho x qualidade x resolução de fotos?

Estou pra usar uma eos rebel sl3 e quero fazer uns quadros com as fotos dela, alguém já faz isso? deu bom?

Valeu!!
Alguns trabalhos
                            
            Porfólio Pexels


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2021, 13:17:50
Canon SL3 tem 24 MPX, isto é, tem resolução suficiente para diversos tamanhos de quadros, e, grandes inclusive.

Quanto melhor o arquivo original = melhor a impressão.

Outro dia fiz uma simulação para uma impressão de um quadro 1,60m x 0,8m de uma foto de drone, 12 MPX. Tranquilo!

Fotografe em RAW e tenha certeza que o foco está no lugar certo. :ok:

Qual o tamanho dos quadros que tem pensando em fazer?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio Pexels
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2021, 17:38:33
esses maiores e tbm os normais 40x60!!
bom saber que ela já da conta!
Alguns trabalhos
                            
            Porfólio Pexels


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2021, 17:58:10
Use pure raw da dxo.

Se não puder, use a super resolução da Adobe.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2021, 19:17:50
Outro dia fiz uma simulação para uma impressão de um quadro 1,60m x 0,8m de uma foto de drone, 12 MPX. Tranquilo!

Sempre tem a ver com a distância na qual a foto vai ser vista. Lembro ter visto, coisa de mais de 10 anos atrás, fotos deslumbrantes que, olhando de perto, dava pra ver os pixels. Mas as fotos não eram pra ser apreciadas de perto... Já imprimi 13x19" (330x481mm) a partir de uma câmera 16 Mp moderna, e já não dá mais pra ver os pixels. Imagino que impressoras modernas também já tenham recursos de interpolação que as antigas não tinham.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2021, 21:15:01
Aqui tem um post fixo sobre resolução, tamanho da impressão e distancia do observador, o autor é o Leo Terra, tem que dar uma navegada, basicamente foi explicado pelo @felipemendes

Se procura qualidade de impressão pense sempre em trabalhar em raw e ao exportar tiff, prophoto e 16 bits. Quando for imprimir procure um cara que trabalhe com papeis perfilados ou na pior das hipóteses  com perfil de fábrica.

O ideal é gerenciamento de cor desde a captação ou no mínimo o monitor calibrado.

Se precisar de dicas de emolduramento, deixa um aviso aqui que eu explico.

Abração


Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio Pexels
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2021, 17:50:37
Aqui tem um post fixo sobre resolução, tamanho da impressão e distancia do observador, o autor é o Leo Terra, tem que dar uma navegada, basicamente foi explicado pelo @felipemendes

Se procura qualidade de impressão pense sempre em trabalhar em raw e ao exportar tiff, prophoto e 16 bits. Quando for imprimir procure um cara que trabalhe com papeis perfilados ou na pior das hipóteses  com perfil de fábrica.

O ideal é gerenciamento de cor desde a captação ou no mínimo o monitor calibrado.

Se precisar de dicas de emolduramento, deixa um aviso aqui que eu explico.

Abração

Pois é, eu tentei pela busca, mas me joga no google e não volta resultados da página.

Quando tiver um tempo, seria bem interessante essas dicas de moldura também.
Alguns trabalhos
                            
            Porfólio Pexels


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2021, 01:24:47
Pois é, eu tentei pela busca, mas me joga no google e não volta resultados da página.

Quando tiver um tempo, seria bem interessante essas dicas de moldura também.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0

Vão-se 12 anos, e a resolução só aumentou!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2021, 02:21:26
Segue o link do size calc.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0

Resumão: o olho humano tem uma limitação (tudo tem) em distinguir limítrofes no nosso caso o tamanho do pixel, por isso a função inversa distância x resolução.

Moldura: obvio ululante, tem a função de proteger as fotos ou similares e o material utilizado interfere nisto. Os materiais menos nobres tem acidez elevada e esta acidez vai atacar o papel e a tinta ou químico amarelando o papel e "desbotando" a foto.

Então, as molduras montadas com eucatex, extremamente acido, vai fud3r todas as suas fotos. A vantagem que a degradação é lenta e sem um comparativo raramente os donos dos quadros vão perceber.

Um quadro com foto que vc pode vender ou dar de presente sem medo de ser feliz utiliza um material free acid, ao invés de eucatex, foamboard (espuma de poliuretano revestido com papel laminado de ambos os lados). A montagem com paspatour ou passepartout (passar por) vai deixar a foto "respirar" além da beleza e a moldura em si, feita em madeira é orgânico e com o tempo vai também acidificar, mas muuuuito menos que a montagem com eucatex

A montagem mais nobre é a padrão museológico e montada com impressão fine art  por uma empresa certificada (não me lembro a norma, mas existe uma e a molduraria tem que ser auditada, como uma ISO 14000 por exemplo)

Basicamente este tipo de montagem é feita com material também certificado com reserva alcalina, a acides aumenta e é anulada pela reserva. A foto basicamente é envelopada. Internamente a moldura é isolada com uma fita tampão, o vidro tem que ter um filtro UV e uma transparência mínima exigida pela norma (honestamente não me lembro), e as fitas adesivas utilizadas tb são free acid, até a de vedação de fundo.

Um quadro assim emoldurado e registrado na biblioteca nacional é considerado uma obra de arte e pode ser avaliado com tal. O feliz proprietário pode declarar no imposto de renda "quadro do Rodrigo"  :)

Espero ter ajudado e qualquer coisa pode perguntar

Abração


Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio Pexels
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2021, 12:23:50
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0

Vão-se 12 anos, e a resolução só aumentou!

Ótimo, muito legal!!


Segue o link do size calc.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0

Resumão: o olho humano tem uma limitação (tudo tem) em distinguir limítrofes no nosso caso o tamanho do pixel, por isso a função inversa distância x resolução.

Moldura: obvio ululante, tem a função de proteger as fotos ou similares e o material utilizado interfere nisto. Os materiais menos nobres tem acidez elevada e esta acidez vai atacar o papel e a tinta ou químico amarelando o papel e "desbotando" a foto.

Então, as molduras montadas com eucatex, extremamente acido, vai fud3r todas as suas fotos. A vantagem que a degradação é lenta e sem um comparativo raramente os donos dos quadros vão perceber.

Um quadro com foto que vc pode vender ou dar de presente sem medo de ser feliz utiliza um material free acid, ao invés de eucatex, foamboard (espuma de poliuretano revestido com papel laminado de ambos os lados). A montagem com paspatour ou passepartout (passar por) vai deixar a foto "respirar" além da beleza e a moldura em si, feita em madeira é orgânico e com o tempo vai também acidificar, mas muuuuito menos que a montagem com eucatex

A montagem mais nobre é a padrão museológico e montada com impressão fine art  por uma empresa certificada (não me lembro a norma, mas existe uma e a molduraria tem que ser auditada, como uma ISO 14000 por exemplo)

Basicamente este tipo de montagem é feita com material também certificado com reserva alcalina, a acides aumenta e é anulada pela reserva. A foto basicamente é envelopada. Internamente a moldura é isolada com uma fita tampão, o vidro tem que ter um filtro UV e uma transparência mínima exigida pela norma (honestamente não me lembro), e as fitas adesivas utilizadas tb são free acid, até a de vedação de fundo.

Um quadro assim emoldurado e registrado na biblioteca nacional é considerado uma obra de arte e pode ser avaliado com tal. O feliz proprietário pode declarar no imposto de renda "quadro do Rodrigo"  :)

Espero ter ajudado e qualquer coisa pode perguntar

Abração

Entendi!!

Valeu pelas dicas
Alguns trabalhos
                            
            Porfólio Pexels


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2021, 17:53:06
Eu recomendo fortemente você assistir a esse vídeo do Armando Vernaglia sobre impressões e tamanho da foto. É muito esclarecedor, abordando todos pontos levantados pelos colegas aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=mzl__cHzw0c
« Última modificação: 22 de Outubro de 2021, 17:53:26 por dlgoes »


Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio Pexels
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2021, 13:45:19
Eu recomendo fortemente você assistir a esse vídeo do Armando Vernaglia sobre impressões e tamanho da foto. É muito esclarecedor, abordando todos pontos levantados pelos colegas aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=mzl__cHzw0c

Esse camarada tem vários vídeos bons! Ele é muito humilde na fala.
Alguns trabalhos
                            
            Porfólio Pexels