Autor Tópico: [BUG] Canon R5/R6 e Godox ETTL + HSS  (Lida 3087 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 11 de Outubro de 2021, 17:38:37
Quero convidar aos outros usuários do sistema R (R e RP) para quem tiver flashes Godox testem o HSS em TTL.
Acabei de descobrir que ao utilizar o HSS em TTL o flash simplesmente dispara 1/1 e evapora com tudo. Não adianta mudar a medição na câmera ou diminuir os EV's no flash. Em modo MANUAL no flash o HSS funciona sem problema.

Mesmo disparando montado na câmera ou externo pelo Xpro-C acontece a mesma coisa.
Encontrei o tópico de agosto/2020 no DPREVIEW com reports do erro.

Aqui utilizei a R6 com Godox V860III (V3) para testar e não funciona mesmo. (vou testar com o AD400 Pro em casa mais tarde)


BAD MOVES GODOXXXX

https://www.dpreview.com/forums/thread/4515845


« Última modificação: 11 de Outubro de 2021, 17:40:28 por C. Ferrari »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2021, 08:30:17
A Godox tem alguns defeitos chatos, mas ainda é o melhor sistema de iluminação. A integração de rádio é excelente.

Eu enfrento dois bug´s no sistema de iluminação Godox para Nikon.

Primeiro, a luz auxiliar de af IR sai em muitas fotos, chega a ser irritante. Isso usando o X1T, testei 3 cópias e todas apresentaram o mesmo bug.

Segundo, com o flash no tripé sobre o receptor X1R e setado em manual, aleatoriamente começa a disparar em 1/1. As vezes se resolve desligando e ligando novamente o transmissor X1T. Já outras vezes tenho que ir e desligar flash e o receptor X1R. Aí pensei, pode ser algo com o X1R, certo? Errado, com o AD200 Pro que tem o receptor embutido acontece o mesmo bug. Também testei com 3 cópias do transmissor X1T.

Até vou criar um tópico na área de iluminação para ver se alguém enfrenta o mesmo.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2021, 12:35:01
Aqui utilizei a R6 com Godox V860III (V3) para testar e não funciona mesmo. (vou testar com o AD400 Pro em casa mais tarde)

Não tenho uma R6 , sim uma m50 com o v860ii e testei em 1000 velocidade em ttl e funcionou com a carga fracionada, sem ser 1/1 .

eu não consigo é ativar a luz auxiliar de foco do proprio flash v860ii , ja deixei ativado no proprio flash e nunca vi acionar (na verdade eu tenho minhas duvidas se realmente ele tem essa função kkk ou é apenas no radio transmissor que tem)


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2021, 13:33:29
Não tenho uma R6 , sim uma m50 com o v860ii e testei em 1000 velocidade em ttl e funcionou com a carga fracionada, sem ser 1/1 .

eu não consigo é ativar a luz auxiliar de foco do proprio flash v860ii , ja deixei ativado no proprio flash e nunca vi acionar (na verdade eu tenho minhas duvidas se realmente ele tem essa função kkk ou é apenas no radio transmissor que tem)
Nas mirrorless a luz auxiliar ir não funciona. Fica desativada, pois mesmo que funcionasse o sistema de foco delas não enxerga.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2021, 13:33:40 por YP »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2021, 13:51:00
Nas mirrorless a luz auxiliar ir não funciona. Fica desativada, pois mesmo que funcionasse o sistema de foco delas não enxerga.

Citar
Or doing what Godox does with its X1T command units: firing its red target, just as it would for DSLRs, because in many cases this is better than nothing.

Vamos lá, mirrorless não enxerga infrared que é invisível ao olho nu.
Acontece que na prática esses infrared dos flashs são apenas uma luz vermelha visível para a câmera ter contraste e focar.
Tenho minhas dúvidas se o chineses tem algo de infrared mesmo.
Talvez só nos flashs da marca da câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2021, 00:05:22
A Godox tem alguns defeitos chatos, mas ainda é o melhor sistema de iluminação. A integração de rádio é excelente.

Eu enfrento dois bug´s no sistema de iluminação Godox para Nikon.

Primeiro, a luz auxiliar de af IR sai em muitas fotos, chega a ser irritante. Isso usando o X1T, testei 3 cópias e todas apresentaram o mesmo bug.

Segundo, com o flash no tripé sobre o receptor X1R e setado em manual, aleatoriamente começa a disparar em 1/1. As vezes se resolve desligando e ligando novamente o transmissor X1T. Já outras vezes tenho que ir e desligar flash e o receptor X1R. Aí pensei, pode ser algo com o X1R, certo? Errado, com o AD200 Pro que tem o receptor embutido acontece o mesmo bug. Também testei com 3 cópias do transmissor X1T.

Até vou criar um tópico na área de iluminação para ver se alguém enfrenta o mesmo.

Elogiam tanto Godox aqui no fórum , uso Youngnuo há anos e nunca tive esses problemas. Acho que quando o pessoal do fórum cisma que algo é bom ou que algo é ruim, parece que vira um "culto" a aquele padrão kkkkkkkkkk

Não digo que Godox é ruim, mas sabe é aquele tipo de coisa super-valorizada por galera de internet (onde tá o Ernesto nessa hora pra dizer que ele tem razão e os youtúbers não?  :D :D :D :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:)  ....se formos parar pra pensar racionalmente, nenhum flash genérico chega aos pés em termos de construção e confiabilidade do que os originais da própria marca.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2021, 00:05:59 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2021, 08:29:06
Aí você forçou a barra pra defender a yongnuo rsrsrs

Vou listar os 03 motivos que fizeram a Godox virar a queridinha  :D

Eu tenho o YN568 II.
Depois desse flash a qualidade da YN caiu muito, começou a chover flash dando defeito, o principal era só disparar na potência máxima.
Defeito no circuito igbt ou algo de sigla parecida.
Não adianta dizer que os seus nunca deram defeito, o meu também não deu mas não posso negar a quantidade de pessoas que tiveram problemas.

Sistema de rádio.
A YN tinha 03 sistemas de rádios, todos incompatíveis entre si.
Um inferno, tanto aqui como no grupos de zap sempre tem um desavisado que compra rádio 622 pra usar com flash 560.
Godox tem 01 sistema de rádio, pode comprar qualquer flash e rádio que funcionam.

Tochas.
A godox tem uma linha de tochas que é considerada o melhor custo benefício, comparada com as grandes do mercado, como a Prophoto.
E usa os mesmos rádios dos flashs.
O AD600 foi uma revolução no mercado.
Hoje já temos AD 100, 200, 300, 400, 1200.

Mas nem tudo são flores.
O flash mini deles pra ML tem muito relato de defeito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2021, 08:38:16
Elogiam tanto Godox aqui no fórum , uso Youngnuo há anos e nunca tive esses problemas. Acho que quando o pessoal do fórum cisma que algo é bom ou que algo é ruim, parece que vira um "culto" a aquele padrão kkkkkkkkkk

Não digo que Godox é ruim, mas sabe é aquele tipo de coisa super-valorizada por galera de internet (onde tá o Ernesto nessa hora pra dizer que ele tem razão e os youtúbers não?  :D :D :D :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:)  ....se formos parar pra pensar racionalmente, nenhum flash genérico chega aos pés em termos de construção e confiabilidade do que os originais da própria marca.
Pois é, chato esses bugs aí  :(
« Última modificação: 14 de Outubro de 2021, 08:38:36 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2021, 08:41:44
Mas nem tudo são flores.
O flash mini deles pra ML tem muito relato de defeito.
Putz, eu comprei um TT350 para usar no estúdio ano passado e em pouco tempo começou a falhar muito. Nem tinha visto sobre, se não nem teria pego ele.
Ainda importei a sapata achando que ela tinha sido danificada.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2021, 08:42:15 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2021, 08:48:00
Aí você forçou a barra pra defender a yongnuo rsrsrs

Vou listar os 03 motivos que fizeram a Godox virar a queridinha  :D

Eu tenho o YN568 II.
Depois desse flash a qualidade da YN caiu muito, começou a chover flash dando defeito, o principal era só disparar na potência máxima.
Defeito no circuito igbt ou algo de sigla parecida.
Não adianta dizer que os seus nunca deram defeito, o meu também não deu mas não posso negar a quantidade de pessoas que tiveram problemas.

Sistema de rádio.
A YN tinha 03 sistemas de rádios, todos incompatíveis entre si.
Um inferno, tanto aqui como no grupos de zap sempre tem um desavisado que compra rádio 622 pra usar com flash 560.
Godox tem 01 sistema de rádio, pode comprar qualquer flash e rádio que funcionam.

Tochas.
A godox tem uma linha de tochas que é considerada o melhor custo benefício, comparada com as grandes do mercado, como a Prophoto.
E usa os mesmos rádios dos flashs.
O AD600 foi uma revolução no mercado.
Hoje já temos AD 100, 200, 300, 400, 1200.

Mas nem tudo são flores.
O flash mini deles pra ML tem muito relato de defeito.
É, eu mudei para Godox pelos 3 motivos.
O sistema é muito bom e com ótimo cxb.

Tive um YN560 ll que deu problemas, deve ser algum capacitor bixado
Mesmo em 1/1 parecia estar em 1/8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2021, 08:59:19
Putz, eu comprei um TT350 para usar no estúdio ano passado e em pouco tempo começou a falhar muito. Nem tinha visto sobre, se não nem teria pego ele.
Ainda importei a sapata achando que ela tinha sido danificada.

Esse mesmo.
Aqui no grupo da cidade uma mesma pessoa perdeu os 02 flahs, mas era a versão com a bateria de litio.
Aí a pessoa reutilizou a bateria em flashs YN :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2021, 09:01:58
Esse mesmo.
Aqui no grupo da cidade uma mesma pessoa perdeu os 02 flahs, mas era a versão com a bateria de litio.
Aí a pessoa reutilizou a bateria em flashs YN :hysterical:
Esse que peguei é o que vai 2xAA
Paguei R$350 na época + uns trocos na sapata  :doh:

Gostei da gambiarra  :hysterical:
Mas me conte melhor, eles pararam de funcionar do nada? Ou acontece o mesmo que o meu?
« Última modificação: 14 de Outubro de 2021, 09:03:01 por YP »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2021, 09:10:14
Não lembro qual foi o defeito.
Só sei que foi em menos de 06 meses de uso.
Deu pau no primeiro, comprou outro e deu o mesmo defeito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2021, 13:24:25
Sistema de rádio.
A YN tinha 03 sistemas de rádios, todos incompatíveis entre si.
Um inferno, tanto aqui como no grupos de zap sempre tem um desavisado que compra rádio 622 pra usar com flash 560.
Godox tem 01 sistema de rádio, pode comprar qualquer flash e rádio que funcionam.

Acho que são 2 não?
Os do sistema X (X1t/r, X2T, X Pro) e os de de frequência mais baixa tipo o RT-16.

Além disso tem esse que não sei qual a família dele:
« Última modificação: 14 de Outubro de 2021, 13:26:57 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2021, 13:28:35
Acho que são 2 não?
Os do sistema X (X1t/r, X2T, X Pro) e os de de frequência mais baixa tipo o RT-16.

Além disso tem esse que não sei qual a família dele:


Esse é o sistema legado, quando só tinha tocha simples.

Quando vieram pra valer com flash e tochas com bateria ficaram com um só.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs