Autor Tópico: Bug´s sistema de iluminação Godox  (Lida 3030 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Outubro de 2021, 08:36:55
Eu enfrento dois bug´s no sistema de iluminação Godox para Nikon.

Primeiro, a luz auxiliar de af IR sai em muitas fotos, chega a ser irritante. Isso usando o X1T, testei 3 cópias e todas apresentaram o mesmo bug.
Me aconteceu pouquíssimas vezes quando usei o sistema de rádio da YN.

Segundo, com o flash no tripé sobre o receptor X1R e setado em manual, aleatoriamente começa a disparar em 1/1. As vezes se resolve desligando e ligando novamente o transmissor X1T. Já outras vezes tenho que ir e desligar flash e o receptor X1R. Aí pensei, pode ser algo com o X1R, certo? Errado, com o AD200 Pro que tem o receptor embutido acontece o mesmo bug. Também testei com 3 cópias do transmissor X1T.
Não me lembro se aconteceu alguma vez com o sistema de rádio da YN.

Outra coisa que poderia ser melhorada é o sistema de Sleep. Poxa, tem que deixar o flash sempre acordado gastando mais pilhas ou baterias.
Não poderiam deixar no modo inteligente de quando a câmera está ligada ele fica acordado e quando desliga dorme??


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2021, 11:56:25
Não entendi o problema da luz de AF.
Voce desliga elas no radio e no flash e mesmo assim disparam?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2021, 13:51:21
Não entendi o problema da luz de AF.
Voce desliga elas no radio e no flash e mesmo assim disparam?
Não, com ela ativada e no modo de foco af-s elas ligam corretamente como deve ser, mas acontece as vezes de sair os pontos vermelhos nas fotos  :ponder:
A luz ir deve se apagar no momento que o obturador faz o seu trabalho.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2021, 14:00:51
Não, com ela ativada e no modo de foco af-s elas ligam corretamente como deve ser, mas acontece as vezes de sair os pontos vermelhos nas fotos  :ponder:
A luz ir deve se apagar no momento que o obturador faz o seu trabalho.

Ta configurado como focus priority ou release priority?
Acho que release o flash não tem como saber o momento de desligar a luz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2021, 14:20:54
Ta configurado como focus priority ou release priority?
Acho que release o flash não tem como saber o momento de desligar a luz.
Bem lembrado, vou ver isso na câmera hoje à noite.  :ok:

Mas, como disse não sai em todas. É algo aleatório, quando vê saiu em uma ou outra.. com alguma frequência.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2021, 14:21:56 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2021, 22:20:14
Ta configurado como focus priority ou release priority?
Acho que release o flash não tem como saber o momento de desligar a luz.
Entre prioridade de Disparo e de Foco estava selecionado prioridade de Foco.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 16:33:18
Atualizando o tópico.

Agora estou utilizando os transmissores X2t e pelo que percebi o primeiro bug da luz auxiliar do af foi solucionada. Não sai mais nas fotos  :ok:

Já o segundo bug persiste, estou clicando com a potência setada manualmente e quando percebo o flash está disparando em carga muito baixa, parece menor que 1/128.
Pelo que me lembre não aconteceu mais dele disparar em potência máxima. Vamos ver nos próximos... Aí tenho que desligar e ligar novamente o transmissor para voltar ao normal.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 19:27:35
Atualizando o tópico.

Agora estou utilizando os transmissores X2t e pelo que percebi o primeiro bug da luz auxiliar do af foi solucionada. Não sai mais nas fotos  :ok:

Já o segundo bug persiste, estou clicando com a potência setada manualmente e quando percebo o flash está disparando em carga muito baixa, parece menor que 1/128.
Pelo que me lembre não aconteceu mais dele disparar em potência máxima. Vamos ver nos próximos... Aí tenho que desligar e ligar novamente o transmissor para voltar ao normal.

Vc chegou a atualizar o FW do seu Godox?

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 10:22:23
Vc chegou a atualizar o FW do seu Godox?
O X2t está com a última V1.01 que nem está no site... erro da Godox lá só tem a primeira V1.00

Os X1r eu atualizei sim.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2022, 10:56:59
Estava pesquisando sobre os bug´s que enfrento as vezes.
Esse vídeo pode ser muito útil para quem está passando por isso.

O que eu fiz:
- Mudei para um canal mais alto, para o 16 no caso. O ideal seria um mais alto ainda mas o TT350 só vai até o 16.
- Alterei a opção de 1-100m para 0-30m
- Usar apenas pilhas alcalinas nos transmissores, e quem possuir o receptor X1R, pois foi projetado para usar elas. As recarregáveis percebo que nem mostra corretamente a carga.

« Última modificação: 25 de Julho de 2022, 10:57:59 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2022, 11:01:58
Atualizei o firmware de tudo que necessitava.

O X2t teve um update agora no fim de Junho.  :ok:

https://www.godox.com/firmware-control-system/
« Última modificação: 25 de Julho de 2022, 11:02:33 por YP »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2022, 11:10:50
Nunca tive esses problemas com bateria recarregável, será que é só o transmissor Pro?

Já tive o problema da proximidade com aqueles disparadores baratos, Wansen.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2022, 11:35:01
Nunca tive esses problemas com bateria recarregável, será que é só o transmissor Pro?

Já tive o problema da proximidade com aqueles disparadores baratos, Wansen.
Pelo jeito todos transmissores devem ser usados com alcalinas.
Eu percebi no X2-T que com as recarregáveis o ícone da carga fica variando o tempo todo, as vezes indica sem carga alguma, outras vezes meia carga. Já com alcalina não acontece isso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2022, 11:50:22
O X1T se não me engano só mostra quando a bateria está fraca.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2022, 12:08:56
- Usar apenas pilhas alcalinas nos transmissores, e quem possuir o receptor X1R, pois foi projetado para usar elas. As recarregáveis percebo que nem mostra corretamente a carga.

Pilha recarregável NiMH tem voltagem nominal de 1.2 V, enquanto alcalinas têm 1.5 V. Ele reclama dessa diferença, e sempre acusa bateria fraca quando se usa recarregáveis. Minha solução foi usar pilhas recarregáveis de Li-ion, que têm uma porta micro-USB pra carregar. Essas mantêm voltagem de 1.5 V até acabar. Pode ser um problema, pois a voltagem é a mesma até acabar a bateria. Já as alcalinas vão baixando, e o medidor de carga vai acusando.