Autor Tópico: Erro 36-24  (Lida 1177 vezes)

Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Outubro de 2021, 17:14:51

Minha câmera reserva é uma D810, que perdeu totalmente o foco, com qualquer lente. Toda vez que aperto o botão de AFS ou AFC, aparece no visor, embaixo, à esquerda,, onde deveria haver a confirmação de foco, os números 36-24, e nada de foco. Alguém já viveu essa situação? Levei em duas assistências em BH e ninguém resolveu. A câmera está perfeita, com menos de 30 mil clicks, e não a uso por essa questão. Às vezes preciso usar ela e a D850 e não dá. Alguém pode ajudar?
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2021, 00:21:15

Minha câmera reserva é uma D810, que perdeu totalmente o foco, com qualquer lente. Toda vez que aperto o botão de AFS ou AFC, aparece no visor, embaixo, à esquerda,, onde deveria haver a confirmação de foco, os números 36-24, e nada de foco. Alguém já viveu essa situação? Levei em duas assistências em BH e ninguém resolveu. A câmera está perfeita, com menos de 30 mil clicks, e não a uso por essa questão. Às vezes preciso usar ela e a D850 e não dá. Alguém pode ajudar?

Nem fazendo reset da configurações de fábrica? Será que o motor de foco da câmera não tá ligado e o da lente também? Uma vez usando uma D90 num trabalho, dava um erro parecido . Desliguei o motor de foco da câmera e ativei o da lente, funcionou beleza. Mas não me lembro se era essa a mensagem de erro.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2021, 05:15:46
26 34 e informacao sobre o tamanho de imagem.



Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2021, 08:22:04
Não é sobre o tamanho do frame. Se assim fosse, apareceria na D85O que tenho.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2021, 13:04:25
Que pena! uma d810 :wub: Alvaro Fraga, nao encontrei nenhuma mensagem de erro semelhante na pagina da Nikon.  Estranhissimo o que esta acontecendo com sua camera. O negocio e aguardar ate segunda. Acredito que assistencias tecnicas reconhecidas poderao lhe atender. Quem sabe alguem aparece por aqui e podera lhe ajudar.  :snack:



Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2021, 13:26:35
Muito obrigado, meu caro. Tomara que eu consiga resolver. Passei a manhã tentando focar, e nada. Testei com a 24-120, a 300mm f/4, ambas nikkor, e a tamron 150-600mm, e nada.

Que pena! uma d810 :wub: Alvaro Fraga, nao encontrei nenhuma mensagem de erro semelhante na pagina da Nikon.  Estranhissimo o que esta acontecendo com sua camera. O negocio e aguardar ate segunda. Acredito que assistencias tecnicas reconhecidas poderao lhe atender. Quem sabe alguem aparece por aqui e podera lhe ajudar.  :snack:
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2021, 17:29:19
Sugestão simplista eu sei, mas vai que...

Tentou limpar os contatos eletronicos com a lente na câmera?

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2021, 18:40:14
Sugestão simplista eu sei, mas vai que...

Tentou limpar os contatos eletronicos com a lente na câmera?

Lembrete: alcool isopropilico e pano de microfobra.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2021, 23:34:15
Lembrete: alcool isopropilico e pano de microfobra.

O erro ocorre com as 4 lentes que tenho: 50mm f/1.8, 24-120, 390mm f/4 e a Tamron 150-600,mm g2.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2021, 09:21:12
Tenta tirar uma foto do ovf com o erro.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2021, 10:06:34
O erro ocorre com as 4 lentes que tenho: 50mm f/1.8, 24-120, 390mm f/4 e a Tamron 150-600,mm g2.

Por isso sugeri limpar os contatos no mount da câmera.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2021, 12:54:42

Minha câmera reserva é uma D810, que perdeu totalmente o foco, com qualquer lente. Toda vez que aperto o botão de AFS ou AFC, aparece no visor, embaixo, à esquerda,, onde deveria haver a confirmação de foco, os números 36-24, e nada de foco. Alguém já viveu essa situação? Levei em duas assistências em BH e ninguém resolveu. A câmera está perfeita, com menos de 30 mil clicks, e não a uso por essa questão. Às vezes preciso usar ela e a D850 e não dá. Alguém pode ajudar?

Boa tarde!  Quando foi a última vez que utilizou a câmera?  Qual era a objetiva instalada?  Usou o "Live View"?  Verificou se, tanto a câmera quanto as objetivas, estão no modo de foco manual ou automático, como mostrado nas imagens abaixo?





A Nikon  possui uma ótima página de Troubleshooting  (pesquisa de panes) disponível no sítio da companhia. Veja aqui: https://www.nikonimgsupport.com/ni/NI_article?articleno=000043719&lang=en_US

Em tempo, embora não tenha encontrado nada parecido com a mensagem "Err 36-24" que você informou aqui no post, entendo que os números podem significar a razão de aspecto da imagem e do sensor.  E a D810 pode gerar imagens em outras razões de aspecto e, inclusive, trabalhar com as objetivas da série "DX"(APS-C). 

Encontrei um caso, no sítio "Photography Life" que também ocorreu com uma D810. Transcreví abaixo:

"...Kevin

 December 9, 2019 11:53 am

I had the same ERR code on my Nikon D810 and tried a lot of the solutions listed above without success. I finally remembered that I was last shooting video and had Live View (LV) activated. My first clue was when taking the lens off to clean the contacts, the mirror wasn’t visible. Typically when you turn the camera off, Live View deactivates, but in this case it hadn’t happened. Here are the things I tried:
I pressed the Qual button and the Exposure Compensation (+/-) button simultaneously (to reset the cam) without success.
I switched the camera back to photo mode (swiveled the ring from the video cam icon to the still cam icon).
I pressed the LV button without success.
I pressed the shutter release button without success.
I turned the camera off and on repeatedly without success.
I removed the lens without success.
I cleaned the contacts on the lens and the camera body without success.
I installed another lens without success.
I removed the battery and left it out for several hours without success.
I changed batteries without success.
I took the lens out of M/A mode without success.

I can’t tell you what changed, but at some point I pressed the shutter button halfway and the mirror came back down and everything was fine. As ridiculous as this seems and after using up much of a morning fiddling with it, the camera is back to normal. Hope this helps someone!
..."

O artigo original está aqui: https://photographylife.com/how-to-fix-blinking-err-error-on-new-nikon-dslr-cameras

Outra coisa; já tentou fazer o foco usando o botão de disparo do obturador (pressionado até a metade do curso, naturalmente)?  E, como o colega acima mencionou, aproveite para fazer a limpeza dos contatos, tanto da câmera quanto das objetivas!

Boa sorte e tenha uma excelente semana!  :ok:
« Última modificação: 17 de Outubro de 2021, 13:06:13 por Fábio Kruschewsky Lemos »