Autor Tópico: Composição em 2021  (Lida 4413 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 17 de Outubro de 2021, 12:50:22
A composição é um fator muito importante na fotografia, sem dúvida, mas como vocês entendem a composição atualmente em 2021, onde muitos fogem de regras convencionais como a regra dos terços, proporção áurea, etc.
Vocês se preocupam com essas regras ou preferem se guiar pelo seu próprio olhar no momento da foto?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2021, 18:09:23
Eu fico o tempo todo pensando em fugir das regras básicas que acostumamos, mas depois de muito tempo fotografando é bem difícil, por mais que eu queira no final ao ver as fotos, me vejo influenciado por elas, pq eu tentei fugir mas elas estão ali.
Dai me ocorre que o problema não é fugir das regras mas fugir dos assuntos comuns e das maneiras corriqueiras que massivamente aprendemos a fotografar.


Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2021, 10:36:09
São tantas regras de composição e formas "catalogadas" de organização visual da imagem, que acho que não tem como fugir de alguma delas.
O que conseguimos é usar as menos frequêntes, não acham?

Eu acho que o processo de composição teve 2 mudanças bastante expressivas nos últimos anos.
Pelo aumento da definição dos sensores, melhora na correção de exposição das imagens e melhora dos softwares de tratamento, boa parte do processo de composição fica definido no pós.
Não sei se vocês viram aquele reality que teve no History Channel - Arte na Fotografia. Ali ficou claro que quem explora bem o pós, consegue ter uma fotografia destacada. Claro que uma foto cag@da sempre será uma foto cag@da. Não é isso que estou falando. Mas boa parte do processo, agora, pode ficar pro pós sem grandes prejuízos pro resultado final.
E aí o olhar no momento da foto fica com um peso maior, na minha opinião.
Tanto que grande parte das minhas fotografias são apenas mentais. Eu não ando com a câmera a tira-colo.
Vocês fazem isso também?
Estão andando na rua, olham uma cena qualquer e pensam toda a fotografia na cabeça?
Eu chego a pensar assim: "aquela parte vai ficar subexposta, mas dá pra resolver no LR."
« Última modificação: 18 de Outubro de 2021, 10:37:34 por nandoespinosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2021, 13:13:33
Tanto que grande parte das minhas fotografias são apenas mentais. Eu não ando com a câmera a tira-colo.
Vocês fazem isso também?
Estão andando na rua, olham uma cena qualquer e pensam toda a fotografia na cabeça?
Eu chego a pensar assim: "aquela parte vai ficar subexposta, mas dá pra resolver no LR."
Acontece direto comigo, e aqui tem uma manha importante pra salientar, pelo menos comigo acontece sempre assim:

Aquela foto que vejo e imagino tem uma distancia focal que normalmente é diferente da lente que está em minha câmera, e ela tem tbm um ângulo e posição de tomada diferente daquela onde estou. Nem sempre é possível resolver essa situação, pois ao pegar a câmera e tentar a foto ela fica diferente daquela que imaginei.

O que ocorre é um processo assim, meio distrativo, eu imagino e faço a foto, mas se eu não prestar bastante atenção na foto da imaginação para lembrar dela depois de alguns minutos, o resultado da câmera que é diferente me atrapalha o raciocínio, e eu não consigo mais me lembrar exatamente de como foi na imaginação. Na imaginação foi linda, mas na câmera ficou mais ou menos uma bosta.

To compartilhando com vcs uma questão muito intima, falando de como as coisas são pra mim ok gente???

Podem até dizer que estou ficando louco, mas essa distancia focal da imaginação e do equipamento são diferentes, é um exercício diário pra entender qual a distancia focal da minha imaginação.

Indo um passo adiante usar uma objetiva zoom pode ferrar tudo, zoom pode atrapalhar a execução, acho que é dai vem o amor que tenho pelas lentes fixas, pois continuo tentar associar o meu raciocínio visual a uma distancia focal.
Conhecimento importa mais que equipamento.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2021, 14:18:13
Acho primordial e minhas fotos são todas, sem exceção, compostas.
Mas a questão da composição é que muitas pessoas tendem a associar o conceito a um mito, o HCB.
Compor uma imagem não é torná-la um clássico.
Compor é antes de tudo, organizar os elementos da cena para que estes tenham sentido, seja na mensagem passada, seja na proporção dos objetos, seja na exploração da cena com a lente X ...
Compor pra mim é acima de tudo saber o que se faz e saber, também, explicar o porquê dos elementos estarem incluídos na foto e qual a intenção disto.
Não é apenas o resultado final.
É fundamental, pra mim, que a minha intenção seja realizada.
Isto é compor.


A composição é um fator muito importante na fotografia, sem dúvida, mas como vocês entendem a composição atualmente em 2021, onde muitos fogem de regras convencionais como a regra dos terços, proporção áurea, etc.
Vocês se preocupam com essas regras ou preferem se guiar pelo seu próprio olhar no momento da foto?
« Última modificação: 18 de Outubro de 2021, 14:19:13 por peridapituba »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2021, 14:31:16
Em um ensaio depende da locação.

Mas hoje vejo muito "fotógrafo" que é apenas um retratista. Principalmente nessa era de Instagram.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2021, 15:49:52
Em um ensaio depende da locação.

Mas hoje vejo muito "fotógrafo" que é apenas um retratista. Principalmente nessa era de Instagram.

Qual a diferença entre os dois?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2021, 16:44:13
Qual a diferença entre os dois?
Nem se prezam em ao menos estudar um pouco sobre fotografia. Os princípios básicos de composição.

Pegam uma câmera e saem fazendo fotos apenas na vertical, não sabem compor absolutamente nada.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2021, 22:16:15
Rpz, pra mim retratista seria um profissional altamente qualificado.
Que se especializou em retratos.
E não uma coisa pejorativa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2021, 22:28:05
Nem se prezam em ao menos estudar um pouco sobre fotografia. Os princípios básicos de composição.

Pegam uma câmera e saem fazendo fotos apenas na vertical, não sabem compor absolutamente nada.
Sim mas observe que essas regras de "composição" que o mundo ocidental tanto estuda, e que acaba de certa forma padronizando os retratos, é mais o reconhecimento de uma vertente dentro de um mundo padronizado. E a fotografia espontânea do cara que não estudou, e/ou que não se submete aos padrões estudados, talvez seja mais livre e espontânea do que a outra.

Rpz, pra mim retratista seria um profissional altamente qualificado.
Que se especializou em retratos.
E não uma coisa pejorativa.
Eu entendo o que o colega falou, retratista pra mim é qq pessoa que gosta de fazer retratos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2021, 22:43:25
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2021, 08:29:23
Xiii não quero polemizar gente  :ok:

Vange, eu estava me referindo aos fotógrafos iniciantes e outros que não sabem compor nada com nada. Não tenho nada contra, mas como o tópico é sobre composição...

Sim mas observe que essas regras de "composição" que o mundo ocidental tanto estuda, e que acaba de certa forma padronizando os retratos, é mais o reconhecimento de uma vertente dentro de um mundo padronizado. E a fotografia espontânea do cara que não estudou, e/ou que não se submete aos padrões estudados, talvez seja mais livre e espontânea do que a outra.
Eu entendo o que o colega falou, retratista pra mim é qq pessoa que gosta de fazer retratos.

Certo, bem observado.

É, não me referi aos profissionais do retrato. Os quais estudaram para isso.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2021, 09:26:37
Bem lá no século passado, existiam os "fotos", que eram os minilabs de hoje em dia.
Quando precisávamos de um 3x4 para uma identidade ou para uma carteirinha do colégio ou do clube, íamos ao "foto" e lá existia um fotógrafo que era um retratista e que fazia nossos 3x4 e os replicava em quantas imagens quiséssemos.
Várias vezes eu comprava 10-15 destes 3x4 para usar onde precisasse.
Este profissional "retratista" era o cara que no final de semana estava nos casamentos, nos eventos de formatura e etc.
Este cara também fotografava suas preferências e fazia lá suas mostras fotográficas de vez em quando.
O cara deveria ter muito mais conhecimento para atuar em várias áreas.
Não era pejorativo, mas hoje em dia um retratista é visto como um fotógrafo de menor capacidade.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2021, 09:43:00
Eu pessoalmente acho que tudo tem o seu momento, pode ser que em determinada situação uma determinada regra de composição funcione ou pode ser que fugir dessa regra produza um resultado melhor. Então ficaria uma questão mais pessoal de ter o discernimento de quando aplicar ou não determinada regra. (e não uma obrigação de aplicar uma regra)
E tem alguns tipos de fotografia que pela dinâmica fica difícil se atentar a esses detalhes, por exemplo eventos, é claro que o fotógrafo de eventos tem conhecimento sobre composição, mais as vezes a dinâmica faz com que as coisas não saiam do jeito que ele quer, aquele convidado aparecendo atrás dos noivos por exemplo.
Composição é importante, mas para isso é importante também tempo para pensar a foto, organizar os elementos como mencionou o peridapituba, aquela foto mental citada pelo nandoespinosa e Lindsay fazem muita diferença na hora de fazer a foto. Eu também sou um que passo por fotos maravilhosas todo dia, mas elas ficam só na mente.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2021, 11:01:19
Então pergunto: a pessoa que faz "selfies" não é uma pessoa que faz retratos??? Ou seja um retratista???
Conhecimento importa mais que equipamento.